METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA 2020.1

1.º semestre 2020

Dia da semana

Quartas-feiras

Local (para alunos da modalidade presencial)

Modalidade cancelada devido à pandemia de COVID-19.

Local de acesso (para alunos da modalidade remota)

As aulas devem ser acompanhadas ao vivo através do SIGA.

Foram encerradas dia 15/05/2020

Início das aulas

20/05/2020

Previsão de fim das aulas

26/08/2020

Total de encontros previstos

15 encontros

Carga horária*

60h (Leia sobre os créditos ao fim desta página).

Modalidade presencial

Modalidade cancelada devido à pandemia de COVID-19. Os alunos foram transferidos para a modalidade remota.

Modalidade remota

650 vagas

Professores responsáveis

Ângela Couto Machado Fonseca

Emerson Cervi

João Rickli

Requisitos

Ser discente regularmente matriculado na pós-graduação stricto sensu da UFPR ou professor vinculado a programa de pós-graduação stricto sensu da UFPR.

Concordar com o “Termo de Aceite para Discentes” da disciplina e obter concordância do orientador no “Termo de Aceite para Orientadores”.  (Leia mais sobre os termos abaixo)**

Ementa ofertada

Questões fundamentais sobre ciência, conhecimento e pesquisa. Áreas de pesquisa e formas de produção de conhecimento. Formas e técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa. Critérios para a elaboração de trabalhos acadêmicos, projetos de pesquisa e relatórios de resultado de pesquisa. Revisão de literatura, publicação em periódicos e principais debates em ética na pesquisa.

Conteúdo programático:

1. Conhecimento, ciência e pesquisa;

2. Normas e formatação de trabalhos acadêmicos. Sistema de base indexadoras;

3. O uso do Conhecimento – método científico;

4. O uso do método científico – validade e reprodutibilidade;

5. Métodos de Pesquisa – quantitativa;

6. Métodos de Pesquisa – quantitativa;
  7. Métodos de Pesquisa – quantitativa;

8. Métodos de Pesquisa – qualitativa;

9. Métodos de Pesquisa – qualitativa;

10. Métodos de Pesquisa – qualitativa;

11. Desenvolvimento de Projeto de Pesquisa;

12. Revisão Sistemática;

13. Relatórios e comunicação de resultados de pesquisa;

14. Publicações em periódicos;

15. Ética em Pesquisa.

(Detalhamento do conteúdo abaixo no Cronograma de Aulas)

Referências bibliográficas:

KUHN Thomas. The structure of scientific revolutions. Chicago: University of Chicago Press, 1962.

LAKATOS, Imre. The Methodology of Scientific Research Programmes: Philosophical Papers Volume 1. Cambridge: Cambridge University Press, 1977.

MARCONI, Marina de A. Fundamentos de Metodologia científica. São Paulo: Editora Atlas – 6 edição, 2006.

POPPER, Karl. A Lógica da Pesquisa Científica. São Paulo: Editora Cultrix, 2007.

RAGIN, Charles C (1994). Constructing Social Research: the unit and diversity of method. Pine Forge Press: Thousand Oaks.

ROSENBERG, Morris (1971). A Lógica da Análise do Levantamento de Dados. São Paulo: Editora Cultrix/Editora da Universidade de São Paulo.

* Créditos da disciplina

ATENÇÃO: O aproveitamento ou equivalência dos créditos das disciplinas transversais dependerá do Colegiado do programa de pós-graduação a que você está vinculado. Não acontece automaticamente. Compete ao Colegiado decidir sobre o aproveitamento de estudos e a equivalência de créditos, conforme artigo 18 da Resolução 32/17-CEPE.

As disciplinas transversais poderão ser aproveitadas ou equiparadas com disciplinas ofertadas da grade do programa, a critério do colegiado. Não é obrigatório que o programa integralize os créditos cursados, portanto, é importante que o discente informe-se com a coordenação sobre esta possibilidade.

**Termos de Aceite

ATENÇÃO: Para se matricular em uma Disciplina Transversal é necessário que o aluno interessado concorde com o “Termo de Aceite para Discentes” e que seu orientador concorde com o “Termo de Aceite para Orientadores”. A concordância com os termos acontecerá no momento da solicitação de matrícula no SIGA (no caso dos alunos) e no momento da ciência do orientador também através do SIGA (no caso dos orientadores). Ambos visualizarão o termo e marcarão opção de concordância diretamente no sistema. O objetivo destes termos é garantir que alunos e orientadores obtenham as informações que precisam antes de se matricularem (no caso dos alunos) e antes de concordarem com a matrícula de seus orientandos (no caso dos orientadores).

Acesse aqui o Termo de Aceite para Discentes das Disciplinas Transversais e saiba tudo o que precisa antes de se matricular.

Acesse aqui o Termo de Aceite para Orientadores de alunos da Disciplina Transversal Metodologia de Pesquisa Científica e saiba tudo o que precisa antes de concordar com a matrícula de seus orientandos.

*** Se necessário a PRPPG poderá alterar o cronograma, locais e outras características desta disciplina.

Mais informações em: http://www.prppg.ufpr.br/site/perguntas-frequentes-2/

CRONOGRAMA DE AULAS

Encontro Data

20/05 Conhecimento, Ciência e Pesquisa