Dúvidas | Respostas |
Quais as disciplinas ofertadas? | Acesse aqui as informações sobre cada disciplina ofertada, turmas em andamento, cronograma, ementas, docentes responsáveis e bibliografia. |
Quem pode se inscrever? | Alunos regularmente matriculados na pós-graduação stricto sensu e docentes credenciados na pós-graduação stricto sensu da UFPR |
Como me inscrevo? | Para solicitar sua matrícula acesse o portal do aluno no SIGA. No menu do lado esquerdo da tela clique em “Disciplinas” e depois em “Solicitações/atuais”. Localize a disciplina que deseja cursar e clique em “Solicitar matrícula”.
Após a solicitação de matrícula, o orientador do aluno deverá dar sua anuência nesta (através do SIGA). A partir de então a matrícula poderá ser aceita pelo professor responsável pela disciplina transversal. Já o docente que tiver interesse em se inscrever deverá acessar o portal do SIGA no menu “Disciplinas Transversais”. |
Não consigo me inscrever, o que devo fazer? | Se você já fez os procedimentos descritos acima e não conseguiu solicitar sua matrícula entre em contato com o programa de pós-graduação em que está matriculado/credenciado.
O programa verificará se seu cadastro no SIGA está correto e atualizado. O programa deverá estar com o ano base 2020 vigente. Caso o problema persista, o próprio programa abrirá um chamado no SIGA para regularização cadastral. |
Como acessar as aulas e o Moodle da modalidade remota? | Faça login no portal do aluno no SIGA. No menu do lado esquerdo da tela clique em “Disciplinas” e depois em “Solicitações/atuais”. Abaixo de “Minhas Disciplinas” localize a Disciplina Transversal desejada e clique no botão vermelho “Siga TV – Disciplina Transversal”. Você será direcionado(a) para uma tela com 4 partes. Na parte superior esquerda da tela você assistirá as aulas ao vivo. Ao lado dela você poderá acompanhar os slides da aula. Na parte inferior esquerda da tela você visualizará o SIGA.
Na parte inferior direita clique em “Acesse aqui a plataforma SIGA-MOODLE para atividades da disciplina” e você será novamente direcionado para o SIGA. Clique em “Acessar o Moodle” no menu do lado esquerdo da tela do SIGA e você terá acesso ao Moodle da disciplina. Não será necessário fazer cadastro nem login no Moodle, pois você já terá feito seu login ao acessar o SIGA. A transmissão ocorrerá simultaneamente às aulas presenciais. Certifique-se de garantir conexão de alta velocidade, preferencialmente através de cabeamento (evitando utilizar wifi). Caso você tente acessar o conteúdo utilizando uma conexão lenta, o Moodle e demais recursos interativos da aula poderão não funcionar adequadamente. Sugerimos que utilize fones de ouvido para receber o áudio com melhor qualidade. Caso a transmissão falhe, siga as sugestões abaixo sucessivamente até que o problema seja sanado. Geralmente, executar o passo 1 é suficiente. 1) Atualize a página. 2) Reinicie seu navegador de internet. 3) Limpe a memória cache do seu navegador. 4) Reinicie seu computador. |
Como acessar o Moodle da modalidade presencial? | Faça login no portal do aluno no SIGA. No menu do lado esquerdo da tela clique em “Acessar o Moodle”.
Não é possível acessar o Moodle de Disciplinas Transversais diretamente através da página de login do Moodle. O acesso deve ocorrer somente da maneira descrita acima. |
Como responder as chamadas das aulas? | Para responder as chamadas de ambas as modalidades (remota ou presencial) é necessário estar no ambiente Moodle da disciplina. Se você não sabe como acessar o Moodle verifique as perguntas e respostas acima.
Cada chamada possui uma palavra passe e um período de tempo válido. Após expirado este período não é mais possível responder a chamada em questão. Verifique abaixo como responder as chamadas em ambas as modalidades da disciplina: Na página inicial do Moodle, em “Meus Cursos”, clique sobre a disciplina desejada e depois encontre a seção/aula da data de acesso. Clique na atividade “Chamada” e responda clicando na palavra passe correta. Salve a opção desejada. Caso você tenha clicado na palavra passe errada, por gentileza, entre em contato com os monitores da disciplina. |
Qual o dia da semana e horário das aulas? | As disciplinas transversais são ofertadas todas as quartas-feiras, nos períodos da manhã e/ou da tarde. Verifique o calendário da disciplina escolhida para maiores informações. |
Qual o período de inscrição? | As inscrições terão início em 21/02/2020. A data de término varia de acordo com a disciplina e está sujeita ao limite das vagas. Verifique a data de encerramento através dos links: |
Para a modalidade remota é necessário acompanhar as aulas no horário em que são ministradas ou é possível acessá-las em outro momento? | É necessário acompanhar as aulas em tempo real, ou seja, nos mesmos dias e horários em que ocorrem as aulas da modalidade presencial. |
Consigo consultar os vídeos de aulas anteriores? | Para alunos matriculados na modalidade remota é necessário assistir as aulas no mesmo horário da modalidade presencial. Entretanto, as aulas ministradas no semestre anterior são gravadas, editadas e publicadas no Canal da PRPPG no Youtube.
Clique aqui para acessar as aulas disponíveis. Atenção: alunos da modalidade remota devem acompanhar a aula durante o dia e horário da aula presencial para garantir seu registro de presença e o acesso ao Moodle para desenvolvimento das atividades didáticas. |
Posso mudar minha opção de remota para presencial ou de presencial para remota após a homologação das inscrições? | Não. Após a homologação das inscrições não é possível fazer este tipo de alteração. |
Posso cancelar minha matrícula? Até que data? | Sim, o cancelamento é feito via SIGA pelo próprio discente até a data limite disponível no sistema.
Caso seja necessário cancelamento da matrícula, a data limite para cancelamento deverá respeitar o determinado pelo artigo 27 da Resolução 32/17-CEPE: Art. 27. O cancelamento em uma ou mais disciplinas poderá ocorrer durante a primeira metade de sua programação, mediante justificativa e anuência do orientador. Parágrafo único. O pedido de cancelamento de matrícula em disciplina é de responsabilidade do discente e será efetuado na plataforma de gestão acadêmica da pós-graduação da UFPR da PRPPG. * Verifique diretamente no SIGA para saber a data limite para cancelamento com exatidão. CANCELAMENTO DE MATRÍCULA – ALUNOS INTERNOS (UFPR): 1) Acesse o SIGA. 2) No menu do lado esquerdo da tela clique em “Disciplinas”, “Solicitação/Atuais”. 3) Localize a disciplina desejada e clique em “Solicitar cancelamento”. 4) Para que sua solicitação seja concluída é necessário que seu orientador aceite o cancelamento. CANCELAMENTO DE MATRÍCULA – ALUNOS EXTERNOS (IEES): 1) Acesse o SIGA. 2) No menu do lado esquerdo da tela clique em “Disciplinas Transversais”. 3) Localize a disciplina desejada e clique em “Solicitar cancelamento”. 4) Para que sua solicitação seja concluída é necessário que sua instituição aceite o cancelamento. |
O aproveitamento de créditos é automático? O programa em que estou matriculado é obrigado a aceitar todos os créditos da disciplina? | Não, o aproveitamento ou equivalência dos créditos dependerá do Colegiado do programa de pós-graduação a que você está vinculado. E compete ao Colegiado decidir sobre o aproveitamento de estudos e a equivalência de créditos, conforme artigo 18 da Resolução 32/17-CEPE.
As disciplinas transversais poderão ser aproveitadas ou equiparadas com disciplinas ofertadas da grade do programa, a critério do colegiado. Não é obrigatório que o programa integralize os créditos cursados, portanto, é importante que o discente informe-se com a coordenação. |
Qual o local das aulas presenciais? | Auditório do CIFLOMA – Engenharia Florestal, Campus Botânico (Avenida Prefeito Lothário Meissner, 632 – Jardim Botânico) |
O que devo levar para a aula? Quais os requisitos? | Requisitos: Para a execução das atividades presenciais da disciplina e avaliação, os alunos deverão levar notebook, tablet ou celular. Os alunos que optarem pela modalidade remota deverão garantir uma conexão de alta velocidade, preferencialmente através de cabeamento (evitando utilizar wifi). Caso o aluno da modalidade remota tente acessar o conteúdo utilizando uma conexão lenta, o Moodle e demais recursos interativos da aula poderão não funcionar adequadamente. |
Qual o cronograma previsto para as aulas? | Confira o cronograma da disciplina transversal escolhida: |
Qual a ementa da disciplina transversal ofertada? | Mais informações em: |
Qual a bibliografia da disciplina transversal ofertada? | Confira a bibliografia da disciplina transversal escolhida: |
Como saberei minha nota na disciplina? | O professor tem o prazo de 60 dias após o término das aulas para fazer o lançamento das notas. Você poderá consultar sua nota através do portal do aluno no SIGA. |
Como obtenho uma declaração de disciplina cursada? | Para emitir declaração de disciplina cursada você deve fazer login no portal do aluno no SIGA. No menu ao lado esquerdo da tela clique em “Disciplinas” e depois em “Histórico de turmas”. Localize a disciplina desejada e clique em “Declaração de disciplina cursada”. Acesse o passo-a-passo. |
Sou docente orientador de aluno que solicitou matrícula em uma disciplina transversal. Como dar ciência em sua solicitação de matrícula? | Acesse o portal do docente no SIGA. Na tela inicial localize o campo vermelho “Dar ciência de matrícula” e clique em “Acessar” na parte inferior do campo indicado. Localize o orientando desejado. Clique no campo “Aprovar/recusar solicitações” abaixo das informações do aluno. Localize a disciplina em questão e concorde ou recuse a matrícula.
Se você está sem acesso ao SIGA, entre em contato com o programa de pós-graduação em que está credenciado. O programa verificará se seu cadastro no SIGA está correto e atualizado e, caso seja necessário, abrirá um chamado no próprio sistema para regularização cadastral. |