[google-translator]

Menu

Perguntas Frequentes

 

 

Disciplinas Transversais:

2019.2

2019.1

2018

2017

 

Perguntas Frequentes

Respostas

Quem pode se inscrever?

Alunos regularmente matriculados na pós-graduação stricto sensu e docentes credenciados na pós-graduação stricto sensu da UFPR

Como me inscrevo? Para solicitar sua matrícula acesse o portal do aluno no SIGA. No menu do lado esquerdo da tela clique em “Disciplinas” e depois em “Solicitações/atuais”. Localize a disciplina que deseja cursar e clique em “Solicitar matrícula”.

Após a solicitação de matrícula, o orientador do aluno deverá dar sua anuência nesta (através do SIGA). A partir de então a matrícula poderá ser aceita pelo professor responsável pela disciplina transversal.

Já o docente que tiver interesse em se inscrever deverá acessar o portal do SIGA no menu “Disciplinas Transversais”.

Não consigo me inscrever, o que devo fazer?  

Se você já fez os procedimentos descritos acima e não conseguiu solicitar sua matrícula entre em contato com o programa de pós-graduação em que está matriculado/credenciado.

O programa verificará se seu cadastro no SIGA está correto e atualizado. O programa deverá estar com o ano base 2019 vigente. Caso o problema persista, o próprio programa abrirá um chamado no SIGA para regularização cadastral.

Como acessar as aulas e o Moodle da modalidade remota?

Faça login no portal do aluno no SIGA. No menu do lado esquerdo da tela clique em “Disciplinas” e depois em “Solicitações/atuais”. Abaixo de “Minhas Disciplinas” localize a Disciplina Transversal desejada e clique no botão vermelho “Siga TV – Disciplina Transversal”. Você será direcionado(a) para uma tela com 4 partes. Na parte superior esquerda da tela você assistirá as aulas ao vivo. Ao lado dela você poderá acompanhar os slides da aula. Na parte inferior esquerda da tela você visualizará o SIGA.

Na parte inferior direita clique em “Acesse aqui a plataforma SIGA-MOODLE para atividades da disciplina” e você será novamente direcionado para o SIGA. Clique em “Acessar o Moodle” no menu do lado esquerdo da tela do SIGA e você terá acesso ao Moodle da disciplina.

Não será necessário fazer cadastro nem login no Moodle, pois você já terá feito seu login ao acessar o SIGA.

A transmissão ocorrerá simultaneamente às aulas presenciais.

Certifique-se de garantir conexão de alta velocidade, preferencialmente através de cabeamento (evitando utilizar wifi). Caso você tente acessar o conteúdo utilizando uma conexão lenta, o Moodle e demais recursos interativos da aula poderão não funcionar adequadamente.

Sugerimos que utilize fones de ouvido para receber o áudio com melhor qualidade.

Caso a transmissão falhe, siga as sugestões abaixo sucessivamente até que o problema seja sanado. Geralmente, executar o passo 1 é suficiente.

1) Atualize a página.

2) Reinicie seu navegador de internet.

3) Limpe a memória cache do seu navegador.

4) Reinicie seu computador.

Como acessar o Moodle da modalidade presencial?

Faça login no portal do aluno no SIGA. No menu do lado esquerdo da tela clique em “Acessar o Moodle”.

Não é possível acessar o Moodle de Disciplinas Transversais diretamente através da página de login do Moodle. O acesso deve ocorrer somente da maneira descrita acima.

Como responder as chamadas das aulas?

Para responder as chamadas de ambas as modalidades (remota ou presencial) é necessário estar no ambiente Moodle da disciplina. Se você não sabe como acessar o Moodle verifique as perguntas e respostas acima.

Cada chamada possui uma palavra passe e um período de tempo válido. Após expirado este período não é mais possível responder a chamada em questão.

Verifique abaixo como responder as chamadas em ambas as modalidades da disciplina:

Na página inicial do Moodle, em “Meus Cursos”, clique sobre a disciplina desejada e depois encontre a seção/aula da data de acesso. Clique na atividade “Chamada” e responda clicando na palavra passe correta. Salve a opção desejada.

Caso você tenha clicado na palavra passe errada, por gentileza, entre em contato com os monitores da disciplina.

Qual o dia da semana e horário das aulas? As disciplinas transversais são ofertadas todas as quartas-feiras, nos períodos da manhã e/ou da tarde. Verifique o calendário da disciplina escolhida para maiores informações.
Qual o período de inscrição? As inscrições terão início em 07/08/2019. A data de término varia de acordo com a disciplina e está sujeita ao limite das vagas. Verifique a data de encerramento através dos links:

Para a modalidade remota é necessário acompanhar as aulas no horário em que são ministradas ou é possível acessá-las em outro momento?

É necessário acompanhar as aulas em tempo real, ou seja, nos mesmos dias e horários em que ocorrem as aulas da modalidade presencial.

Consigo consultar os vídeos de aulas anteriores?

Para alunos matriculados na modalidade remota é necessário assistir as aulas no mesmo horário da modalidade presencial. Entretanto, as aulas ministradas no semestre anterior são gravadas, editadas e publicadas no Canal da PRPPG no Youtube.

Clique aqui para acessar as aulas disponíveis.

Atenção: alunos da modalidade remota devem acompanhar a aula durante o dia e horário da aula presencial para garantir seu registro de presença e o acesso ao Moodle para desenvolvimento das atividades didáticas.

Posso mudar minha opção de remota para presencial ou de presencial para remota após a homologação das inscrições? Não. Após a homologação das inscrições não é possível fazer este tipo de alteração.
Posso cancelar minha matrícula? Até que data?

Sim, o cancelamento é feito via SIGA pelo próprio discente até a data limite disponível no sistema.

Caso seja necessário cancelamento da matrícula, a data limite para cancelamento deverá respeitar o determinado pelo artigo 27 da Resolução 32/17-CEPE:

Art. 27.  O cancelamento em uma ou mais disciplinas poderá ocorrer durante a primeira metade de sua programação, mediante justificativa e anuência do orientador.

Parágrafo único. O pedido de cancelamento de matrícula em disciplina é de responsabilidade do discente e será efetuado na plataforma de gestão acadêmica da pós-graduação da UFPR da PRPPG.

* Verifique o cronograma da disciplina transversal do seu interesse diretamente no SIGA para saber a data com exatidão.

Favor atentar para a data limite de solicitação de cancelamento das Disciplinas Transversais – 2.º Semestre de 2019, abaixo:

Disciplina

Prazo Limite

Metodologia de Pesquisa Científica 06/10/19
Escrita Acadêmica em Inglês 16/10/19

 

CANCELAMENTO DE MATRÍCULA – ALUNOS INTERNOS (UFPR)

Favor atentar para o passo a passo:

1) Acesse no SIGA o “portal de aluno”.

2) No menu do lado esquerdo da tela clique em “Disciplinas”, “Solicitação/Atuais”.

3) Localize a disciplina desejada e clique em “Solicitar cancelamento”

4) Para que seja concluída a solicitação de cancelamento, é necessário que o orientador aceite o cancelamento.

 

CANCELAMENTO DE MATRÍCULA – ALUNOS EXTERNOS (IES)

Favor atentar para o passo a passo:

1) Acesse o SIGA.

2) No menu do lado esquerdo da tela clique em “Disciplinas Transversais”.

3) Localize a disciplina desejada e clique em “Excluir solicitação”.

4) Enviar um e-mail para transversal@ufpr.br, especificando no assunto: “Solicitação de exclusão de matrícula e IES”. No corpo do e-mail, seu nome completo, CPF, para que possamos homologar sua solicitação de exclusão de matrícula.

O aproveitamento de créditos é automático? O programa em que estou matriculado é obrigado a aceitar todos os créditos da disciplina?

Não, o aproveitamento ou equivalência dos créditos dependerá do Colegiado do programa de pós-graduação a que você está vinculado. E compete ao Colegiado decidir sobre o aproveitamento de estudos e a equivalência de créditos, conforme artigo 18 da Resolução 32/17-CEPE.

As disciplinas transversais poderão ser aproveitadas ou equiparadas com disciplinas ofertadas da grade do programa, a critério do colegiado. Não é obrigatório que o programa integralize os créditos cursados, portanto, é importante que o discente informe-se com a coordenação.

Qual o local das aulas presenciais?

Auditório do CIFLOMA – Engenharia Florestal, Campus Botânico (Avenida Prefeito Lothário Meissner, 632 – Jardim Botânico)

O que devo levar para a aula? Quais os requisitos?

Requisitos: Para a execução das atividades presenciais da disciplina e avaliação, os alunos deverão levar notebook, tablet ou celular. Os alunos que optarem pela modalidade remota deverão garantir uma conexão de alta velocidade, preferencialmente através de cabeamento (evitando utilizar wifi). Caso o aluno da modalidade remota tente acessar o conteúdo utilizando uma conexão lenta, o Moodle e demais recursos interativos da aula poderão não funcionar adequadamente.

Qual o cronograma previsto para as aulas?

Confira o cronograma da disciplina transversal escolhida:

Qual a ementa  da disciplina transversal ofertada?

Mais informações em:

Qual a bibliografia da disciplina transversal ofertada?

Confira a bibliografia da disciplina transversal escolhida:

Como saberei minha nota na disciplina?

O professor tem o prazo de 60 dias após o término das aulas para fazer o lançamento das notas. Você poderá consultar sua nota através do portal do aluno no SIGA.

Como obtenho uma declaração de disciplina cursada?

Para emitir declaração de disciplina cursada você deve fazer login no portal do aluno no SIGA. No menu ao lado esquerdo da tela clique em “Disciplinas” e depois em “Histórico de turmas”. Localize a disciplina desejada e clique em “Declaração de disciplina cursada”. Acesse o passo-a-passo.

Sou docente orientador de aluno que solicitou matrícula em uma disciplina transversal. Como dar ciência em sua solicitação de matrícula?

Acesse o portal do docente no SIGA. Na tela inicial localize o campo vermelho “Dar ciência de matrícula” e clique em “Acessar” na parte inferior do campo indicado. Localize o orientando desejado. Clique no campo “Aprovar/recusar solicitações” abaixo das informações do aluno. Localize a disciplina em questão e concorde ou recuse a matrícula.

Se você está sem acesso ao SIGA, entre em contato com o programa de pós-graduação em que está credenciado.

O programa verificará se seu cadastro no SIGA está correto e atualizado e, caso seja necessário, abrirá um chamado no próprio sistema para regularização cadastral.

Universidade Federal do Paraná
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Rua Dr. Faivre, 405 - Ed. Dom Pedro II, 1º andar
Centro - CEP: 80060-140
Curitiba (PR), Brasil

Universidade Federal do Paraná
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Rua Dr. Faivre, 405 - Ed. Dom Pedro II, 1º andar
Centro - CEP: 80060-140
Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação