[google-translator]

Menu

Perguntas Frequentes

Dúvidas  Respostas
Quais as disciplinas ofertadas? Acesse aqui as informações sobre as ofertas.
Quem pode se inscrever? Alunos regularmente matriculados na pós-graduação stricto sensu e docentes credenciados na pós-graduação stricto sensu da UFPR e de universidades parceiras.
Como me inscrevo? Alunos UFPR: Para solicitar sua matrícula acesse o portal do aluno no SIGA. No menu do lado esquerdo da tela clique em “Disciplinas” e depois em “Solicitações/atuais”. Localize a disciplina que deseja cursar e clique em “Solicitar matrícula”. Atenção: Após a solicitação de matrícula, seu orientador deverá dar sua anuência nesta (através do SIGA).

Docentes UFPR: Acessar o portal de docente (stricto sensu) no SIGA e clicar sobre “Disciplinas Transversais” no menu lateral esquerdo.

Alunos e docentes de instituições parceiras: Para informações sobre matrículas clique aqui.

Não consigo me inscrever, o que devo fazer? Alunos e docentes UFPR: Se você já fez os procedimentos descritos acima e não conseguiu solicitar sua matrícula entre em contato com o programa de pós-graduação em que está matriculado/credenciado. O programa verificará se seu cadastro no SIGA está correto e atualizado. O programa deverá estar com o ano base 2021 vigente. Caso o problema persista, o próprio programa abrirá um chamado no SIGA para regularização cadastral.

Alunos e docentes de instituições parceiras: Procure o responsável pelas matrículas em sua instituição. Para visualizar os contatos dos responsáveis clique aqui.

Como acessar as aulas e o Moodle? Consulte no Manual do Aluno aqui.
Como responder as chamadas das aulas? Consulte no Manual do Aluno aqui.
Qual o dia da semana e horário das aulas? Acesse aqui as informações sobre as ofertas.
Qual o período de inscrição? Acesse aqui as informações sobre as ofertas.
É necessário acompanhar as aulas ao vivo ou é possível acessá-las em outro momento? É necessário acompanhar as aulas em tempo real (ao vivo). Inclusive são realizadas verificações de frequência durante as aulas.
Posso cancelar minha matrícula? Até que data? Sim, a solicitação de cancelamento é feita via SIGA pelo próprio discente até a data limite disponível no sistema.

A data limite para cancelamento deverá respeitar o determinado pelo artigo 27 da Resolução 32/17-CEPE:

Art. 27.  O cancelamento em uma ou mais disciplinas poderá ocorrer durante a primeira metade de sua programação, mediante justificativa e anuência do orientador.

Parágrafo único. O pedido de cancelamento de matrícula em disciplina é de responsabilidade do discente e será efetuado na plataforma de gestão acadêmica da pós-graduação da UFPR da PRPPG.

Datas limite para cancelamentos 2021.1:

Disciplina

Data limite

Métodos Estatísticos em Pesquisa Científica

09/05/2021

Metodologia de Pesquisa Científica

09/05/2021

Inovação e Empreendedorismo

20/05/2021

Passo a passo para cancelamento de matrícula – Alunos UFPR:

1) Acesse o SIGA.

2) No menu do lado esquerdo da tela clique em “Disciplinas”, “Solicitação/Atuais”.

3) Localize a disciplina desejada e clique em “Solicitar cancelamento”.

4) Para que sua solicitação seja concluída é necessário que seu orientador aceite o cancelamento.

 

Passo a passo para cancelamento de matrícula – Alunos de instituições parceiras:

1) Acesse o SIGA.

2) No menu do lado esquerdo da tela clique em “Disciplinas Transversais”.

3) Localize a disciplina desejada e clique em “Solicitar cancelamento”.

4) Para que sua solicitação seja concluída é necessário que sua instituição aceite o cancelamento.

O aproveitamento de créditos é automático? O programa em que estou matriculado é obrigado a aceitar todos os créditos da disciplina? Alunos UFPR:

Não, o aproveitamento ou equivalência dos créditos dependerá do Colegiado do programa de pós-graduação a que você está vinculado. E compete ao Colegiado decidir sobre o aproveitamento de estudos e a equivalência de créditos, conforme artigo 18 da Resolução 32/17-CEPE.

As disciplinas transversais poderão ser aproveitadas ou equiparadas com disciplinas ofertadas da grade do programa, a critério do colegiado. Não é obrigatório que o programa integralize os créditos cursados, portanto, é importante que o discente informe-se com a coordenação.

Alunos e docentes de instituições parceiras: Consulte as regras sobre aproveitamento e equivalência em sua instituição.

 Qual o tipo de conexão recomendada? Os alunos deverão garantir uma conexão de alta velocidade, preferencialmente através de cabeamento (evitando utilizar wifi). Caso o aluno tente acessar o conteúdo utilizando uma conexão lenta, o Moodle e demais recursos interativos da aula poderão não funcionar adequadamente.
Qual a ementa, bibliografia e cronograma das disciplinas ofertadas? Acesse aqui as informações sobre as ofertas.
Como consultar minha nota na disciplina? O professor tem o prazo de 60 dias após o término das aulas para fazer o lançamento das notas. Você poderá consultar sua nota através do portal do aluno no SIGA.

Para visualização da nota:

Alunos UFPR: Através do menu lateral esquerdo do SIGA, clicar em “Disciplinas”; “Histórico de turmas”; Localizar a disciplina e visualizar nota e frequência.

Alunos de Instituições Parceiras: Através do menu lateral esquerdo do SIGA, clicar em “Turmas”; “Histórico de turmas”; Localizar a disciplina e visualizar nota e frequência.

Como obtenho uma declaração de disciplina cursada? Alunos UFPR: Através do menu lateral esquerdo do SIGA, clicar em “Disciplinas”; “Histórico de turmas”; Localizar a disciplina e clicar sobre o botão azul (ao lado das informações da disciplina). Acesse o passo-a-passo.

A declaração possui assinatura digital. No rodapé do documento há instruções para verificação de autenticidade.

Alunos de Instituições Parceiras: Através do menu lateral esquerdo do SIGA, clicar em “Turmas”; “Histórico de turmas”; Localizar a disciplina e clicar sobre o botão azul (ao lado das informações da disciplina).

A declaração possui assinatura digital. No rodapé do documento há instruções para verificação de autenticidade.

Como verificar se minha solicitação de matrícula foi aceita? Para verificação de status – Alunos UFPR: Acesse o SIGA; no menu lateral esquerdo clique em “Disciplinas”; depois em “Solicitação/Atuais”; encontre a disciplina desejada e visualize o status da sua matrícula.

Para verificação de status – Alunos de instituições parceiras/externos: Acesse o SIGA; no menu lateral esquerdo clique em “Disciplinas Transversais”; encontre a disciplina desejada e visualize a situação da sua matrícula.

Se a situação da sua solicitação de matrícula for “solicitado“, a sua matrícula ainda está pendente. Verifique no Manual do Aluno o que você deve fazer para regularizar sua matrícula.

Se a situação da sua solicitação de matrícula for “matriculado“, sua matrícula já foi devidamente efetivada.

Sou docente orientador de aluno UFPR que solicitou matrícula em uma disciplina transversal. Como dar ciência em sua solicitação de matrícula? Acesse o portal do docente no SIGA. Na tela inicial localize o campo vermelho “Dar ciência de matrícula” e clique em “Acessar” na parte inferior do campo indicado. Localize o orientando desejado. Clique no campo “Aprovar/recusar solicitações” abaixo das informações do aluno. Localize a disciplina em questão e concorde ou recuse a matrícula.

Se você está sem acesso ao SIGA, entre em contato com o programa de pós-graduação em que está credenciado.

O programa verificará se seu cadastro no SIGA está correto e atualizado e, caso seja necessário, abrirá um chamado no próprio sistema para regularização cadastral.

 

 

 

Universidade Federal do Paraná
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Rua Dr. Faivre, 405 - Ed. Dom Pedro II, 1º andar
Centro - CEP: 80060-140
Curitiba (PR), Brasil

Universidade Federal do Paraná
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Rua Dr. Faivre, 405 - Ed. Dom Pedro II, 1º andar
Centro - CEP: 80060-140
Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação