Para subsidiar o amadurecimento das questões propostas nas novas fichas de avaliação e permitir um melhor aporte de informações no módulo Coleta do Sucupira, foram convidados palestrantes de alto nível (Membros e ex-Membros do CTC, Coordenadores dos GTs da CAPES, Pró-reitores, Técnicos da DAV).
Os eventos foram estruturados em temas voltados para melhorar a visibilidade da pós-graduação, subsidiar o planejamento e adequar os programas às exigências do novo modelo multidimensional de avaliação da CAPES.
Todos os eventos serão transmitidos ao vivo e de acordo com o público-alvo de cada tema. Em algumas atividades, as discussões serão destinadas exclusivamente a coordenadores, vice-coordenadores e secretários, enquanto outras devem abranger todos os envolvidos no programa (gestores, docentes e discentes).
A Avaliação Quadrienal da Capes está em fase de transição, passou a observar critérios multidimensionais, aumentou o peso das análises qualitativas e apresentou uma nova exigência para os programas: apresentar um planejamento estratégico bem estruturado. Para que os 91 programas de pós-graduação da UFPR possam desenvolver seus planejamentos individuais, a CPGSS disponibilizará materiais de apoio, oficinas e palestras que subsidiarão a adaptação a esse novo formato de avaliação. As ações acontecerão em dois eixos: preparação para a avaliação quadrienal e desenvolvimento do planejamento estratégico de todos os programas de pós-graduação. Adicionalmente, foram convidados consultores de avaliação para qualificar os relatórios apresentados pelos programas.
Dando continuidade ao processo de acompanhamento e orientação dos programas de pós-graduação na elaboração de seu planejamento e no preenchimento dos relatórios da Plataforma Sucupira, a PRPPG, por meio da Coordenadoria de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (CPGSS), elaborou a proposta de Planejamento Estratégico Institucional da Pós-graduação Stricto Sensu para o Quadriênio 2021-2024.
Acesse a página específica para os Consultores:
http://www.prppg.ufpr.br/site/en/pes/consultores/
Consultores em Avaliação: Qualificando as Informações Apresentadas pelos Programas
Trabalhando com o foco em ajustar a forma de apresentação dos resultados dos programas para garantir que todo o trabalho realizado durante o quadriênio seja avaliado adequadamente, ficou evidente que a CPGSS e os PPGs precisariam de ajuda nesta etapa final da avaliação.
A partir desta necessidade, foram convidados consultores de avaliação para qualificar os relatórios apresentados pelos programas. Nesta etapa, 6 (seis) consultores com experiência reconhecida foram convidados pela CPGSS e 61 foram indicados pelos PPGs.
Em um segundo momento, será realizada a distribuição dos trabalhos de análise dos programas entre os consultores – e a organização em grandes colégios de conhecimento de modo que não haja endogenia: o consultor atuará dentro do seu colégio de conhecimento mas não deverá analisar os trabalhos de seu próprio PPG.
Contribuição solicitada à Comissão de Tutores / Consultores de Avaliação:
Para garantir o acompanhamento de elaboração dos relatórios foi elaborado um plano de ação para alcançar os seguintes objetivos:
Acesse documentos como memórias de reunião, arquivos compartilhados durante as apresentações e demais informações das atividades de planejamento e de preparação para a avaliação quadrienal
Documentos e sites de interesse para subsidiar os trabalhos das coordenações
Acesse aqui os textos com informações sobre a pós-graduação da UFPR para subsidiar a elaboração dos relatórios (textos editáveis .docx):
Documento modelo para planejamento interno dos PPGs
Acesse documentos como memórias de reunião, arquivos compartilhados durante as apresentações e demais informações das atividades de planejamento e de preparação para a avaliação quadrienal
Data: 20.07.2020
Participantes
Vídeos
Memória de Reunião e outros arquivos
Data: 03.09.2020
Participantes
Memória de Reunião e outros arquivos
As reuniões com gestores e outros atores de planejamento serão realizadas e arquivadas na plataforma Teams e os eventos abertos à comunidade serão transmitidos pelo canal da CPGSS no YouTube.
Para acessar os vídeos das reuniões no Teams basta inserir seu login e senha da intranet UFPR.
Eventos na plataforma Teams:
Eventos no canal da CPGSS no YouTube:
Publicações que divulgam os resultados de estudos e proposições decorrentes de Grupos de Trabalho criados pela CAPES, com a finalidade de aprimoramento do processo e de instrumentos relacionados a avaliação da pós-graduação.
Relatórios mais recentes dos Grupos de Trabalho da CAPES sobre o novo modelo de Avaliação Multidimensional
Estudos e pesquisas desenvolvidos pela Diretoria de Avaliação da CAPES
Procure pelo colégio correspondente e, em seguida, pela área e nome do programa
Atenção: a CAPES alterou o endereço das páginas das áreas. Acesse aqui.
GRANDE ÁREA | ÁREA DE AVALIAÇÃO | PPGS UFPR | FICHAS DE AVALIAÇÃO E DOCUMENTO DE |
AGRARIAS | CIÊNCIA DE ALIMENTOS | ENGENHARIA DE ALIMENTOS | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS I | CIÊNCIA DO SOLO | ||
ENGENHARIA FLORESTAL | |||
AGRONOMIA (PRODUÇÃO VEGETAL) | |||
MEDICINA VETERINÁRIA | CIÊNCIAS VETERINÁRIAS | ||
CIÊNCIA ANIMAL | |||
ZOOTECNIA / RECURSOS PESQUEIROS | AQUICULTURA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | ||
ZOOTECNIA | |||
BIOLÓGICAS | BIODIVERSIDADE | BOTÂNICA | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (ENTOMOLOGIA) | |||
ZOOLOGIA | |||
ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO | |||
SISTEMAS COSTEIROS E OCEÂNICOS | |||
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS I | PROFBIO ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL | ||
GENÉTICA | |||
BIOINFORMÁTICA | |||
BIOINFORMÁTICA (EM REDE) | |||
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS II | MULTICÊNTRICO EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR | ||
CIÊNCIAS (BIOQUÍMICA) | |||
BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR | |||
FARMACOLOGIA | |||
FISIOLOGIA | |||
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS III | MICROBIOLOGIA, PARASITOLOGIA E PATOLOGIA | ||
SAUDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | EDUCAÇÃO FÍSICA | |
ENFERMAGEM | ENFERMAGEM | ||
PRÁTICA DO CUIDADO EM SAÚDE | |||
FARMÁCIA | CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS | ||
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA | |||
MEDICINA I | MEDICINA INTERNA E CIÊNCIAS DA SAÚDE | ||
MEDICINA II | SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE | ||
MEDICINA III | MEDICINA (CLÍNICA CIRÚRGICA) | ||
TOCOGINECOLOGIA E SAÚDE DA MULHER | |||
NUTRIÇÃO | ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO | ||
ODONTOLOGIA | ODONTOLOGIA | ||
SAÚDE COLETIVA | SAÚDE DA FAMÍLIA | ||
SAÚDE COLETIVA |
GRANDE | ÁREA | PPGS | FICHAS | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIAS I | ENGENHARIA DE | ||
ENGENHARIA DE | ||||
ENGENHARIA | ||||
ENGENHARIA E | ||||
ENGENHARIAS II | ENGENHARIA QUÍMICA | |||
ENGENHARIAS III | MÉTODOS NUMÉRICOS | |||
ENGENHARIA | ||||
ENGENHARIA DE | ||||
ENGENHARIA DE | ||||
ENGENHARIAS IV | ENGENHARIA | |||
EXATAS E DA TERRA | ASTRONOMIA / | FÍSICA | ||
CIÊNCIA DA | INFORMÁTICA | |||
GEOCIÊNCIAS | CIÊNCIAS | |||
GEOLOGIA | ||||
MATEMÁTICA / | MATEMÁTICA EM REDE | |||
MATEMÁTICA | ||||
QUÍMICA | QUÍMICA EM REDE | |||
QUÍMICA | ||||
MULTIDISCIPLINAR | BIOTECNOLOGIA | ENGENHARIA DE | ||
BIOTECNOLOGIA | ||||
CIÊNCIAS | REDE NACIONAL PARA |
| ||
MEIO AMBIENTE E | ||||
MEIO AMBIENTE | ||||
DESENVOLVIMENTO | ||||
ENSINO | EDUCAÇÃO EM | |||
EDUCAÇÃO EM | ||||
INTERDISCIPLINAR | GESTÃO DA | |||
POLÍTICAS PÚBLICAS | ||||
BIOENERGIA – UEL – | ||||
MATERIAIS | ENGENHARIA E | |||
GRANDE | ÁREA | PPGS | FICHAS |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA / | ANTROPOLOGIA E | |
CIÊNCIA POLÍTICA E | CIÊNCIA POLÍTICA | ||
EDUCAÇÃO | EDUCAÇÃO | ||
EDUCAÇÃO: TEORIA E | |||
FILOSOFIA | FILOSOFIA | ||
FILOSOFIA | |||
GEOGRAFIA | GEOGRAFIA | ||
HISTÓRIA | ENSINO DE HISTÓRIA | ||
HISTÓRIA | |||
PSICOLOGIA | PSICOLOGIA | ||
SOCIOLOGIA | SOCIOLOGIA EM REDE | ||
SOCIOLOGIA |
| ||
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | |
LINGUÍSTICA E | LETRAS | ||
SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | PROFNIT – | |
ADMINISTRAÇÃO | |||
CONTABILIDADE | |||
TURISMO | |||
GESTÃO DE | |||
ARQUITETURA, | DESIGN | ||
COMUNICAÇÃO E | COMUNICAÇÃO | ||
DIREITO | DIREITO | ||
ECONOMIA | DESENVOLVIMENTO | ||
ECONOMIA | |||
PLANEJAMENTO | PLANEJAMENTO |