[google-translator]

Menu

Pesquisa em Foco

COMO PESQUISADORES DEVEM LER TEXTOS DURANTE A PANDEMIA

Já nos primeiros meses da pandemia, mais de 6.000 trabalhos sobre COVID foram publicados. Enquanto alguns contém importantes e até vitais informações, outros são de baixíssima qualidade. Essa nova onda de insipiência colocou muitas fontes de financiamento em risco. Por essa leitura, entenda como identificar fontes legítimas de conhecimento.

Fonte: Enago

SUAS PESQUISAS GERAM IMPACTO?

Todos os pesquisadores querem que as suas pesquisas tenham impacto – com outros pesquisadores e no mundo em geral. Mas o que é impacto e como ele é medido? Ou ainda, ele deve ser medido? Este artigo explorará essas questões, juntamente com críticas e alternativas às formas mais “aceitas” de medir o impacto da pesquisa.

Fonte: Emerald Publishing

COMO GARANTIR O SEU FINANCIAMENTO

O primeiro passo para financiar sua pesquisa é escrever a proposta perfeita. Embora todas as Chamadas sejam únicas, esse webinar discute quais aspectos comuns podem ajudá-lo a alcançar o sucesso em sua carreira.

Fonte: Elsevier

COMO ESCREVER PARA UM AUDIÊNCIA INTERDISCIPLINAR

Neste seminário online, especialistas ajudarão você a preparar seus artigos de pesquisa com o objetivo de publicá-los em periódicos interdisciplinares.

Fonte: Elsevier

UMA VISÃO GERAL SOBRE O PROCESSO DE REVISÃO POR PARES

A validação por especialistas da sua área aprimora a qualidade do seu trabalho. Confira o infográfico que fornece uma visão geral da revisão por pares e facilita o entendimento deste complicado processo.

Fonte: Enago

O QUE FAZER APÓS SEU ARTIGO SER PUBLICADO?

Uma discussão sobre como você pode garantir que seu artigo não desapareça como tantos outros após a publicação.

Fonte: Elsevier

COMO IDENTIFICAR O PERIÓDICO CERTO PARA O SEU ARTIGO

Depois de investir tanto tempo e esforço em seu artigo, você quer encontrar o periódico com o escopo adequado e o nível de qualidade que você está procurando – o que nem sempre é uma tarefa fácil. Neste webinar, dois especialistas orientam você nos pontos a serem considerados ao avaliar um periódico.

Fonte: Elsevier

A CHAVE PARA COLABORAÇÕES ACADÊMICAS BEM SUCEDIDAS

As colaborações acadêmicas com outros pesquisadores podem atuar como um canal para idéias e soluções inovadoras. Devido à sua crescente popularidade junto aos órgãos financiadores e aos resultados obtidos, os estudos colaborativos tornaram-se onipresente na academia. Neste webinar, é fornecida uma visão geral detalhada das colaborações de pesquisa, destacando seus conceitos, processos e tipos.

Fonte: Elsevier

COMO ESCREVER UMA PROPOSTA DE FINANCIAMENTO

Devido à natureza individual de cada financiamento da pesquisa, cada órgão terá seus próprios critérios para a concessão de financiamento. No entanto, é possível generalizar alguns pontos…

Fonte: Emerald Publishing

10 MOTIVOS PARA CRIAR – E USAR – UMA ORCID iD

Pesquisadores trabalham duro para que seu trabalho seja reconhecido, mas nomes não são únicos. ORCID iD é um identificador exclusivo totalmente gratuito usado para atribuir sua produção de pesquisa, prêmios e financiamentos a você. A ORCID iD pode ser usada em centenas de plataformas, incluindo aplicativos de financiamento e sistemas de gerenciamento de pesquisa.
 

Fonte: Elsevier

INTRODUÇÃO AO CURSO DE REVISOR POR PARES

Você tem vontade de se tornar um revisor de periódico? Ao fazer esse curso, você receberá uma base completa nos princípios e nas práticas de revisão. Esta introdução oferece mais informações sobre o curso.
 

Fonte: Elsevier

ENCONTRE OS PRINCIPAIS AUTORES EM UMA ÁREA DE PESQUISA

É importante se familiarizar com as estrelas na sua área de pesquisa. Os pesquisadores já estabelecidos, prolíficos e emergentes contribuem para a conversa acadêmica e depende de você saber quem eles são e o que alcançaram para promover suas idéias.

Fonte: Web of Science

COMO ENCONTRAR O PERIÓDICO CERTO PARA SUA PESQUISA

Deseja ajudar a sua pesquisa a prosperar? Compartilhamos aqui dicas com dados e estatísticas de editoras para encontrar o periódico certo para o seu trabalho de pesquisa.

Fonte: Web of Science

COMO ESCREVER UMA REVISÃO POR PARES: MODELOS PRÁTICOS E EXEMPLOS DE ESPECIALISTAS

Aprender a escrever uma revisão por pares construtiva é um passo essencial para contribuir com a qualidade e integridade da literatura publicada. Leia os recursos que o colocarão no caminho certo.

Fonte: Web of Science

E-BOOK “CONFERENCING AND PRESENTATION ENGLISH FOR YOUNG ACADEMICS

Este e-book, disponível gratuitamente, discute e demonstra os tipos de discurso em inglês usados em conferências acadêmicas e oferece orientação para futuros participantes de eventos científicos.

Fonte: Springer

COMO INCLUIR PRODUÇÕES NO CURRÍCULO LATTES?

A atividade de pesquisa vai além da produção de artigos científicos. Assista ao vídeo e descubra como incluir em seu Currículo Lattes como consultorias, palestras, vídeos, cursos de curta duração, entre outros.

Fonte: Revista Científica Núcleo do Conhecimento

MÍDIAS SOCIAIS PARA PESQUISADORES

Mídias sociais são onipresentes e pesquisadores podem usá-las para promover seus trabalhos, trocar ideias e resultados e conhecer colegas. Os benefícios de usar as mídias sociais são abundantes, mas é importante saber como aproveitar o poder de cada tipo de plataforma. Esse webinar explica a história do networking social para pesquisadores, os benefícios de cada tipo de plataforma e como usá-las a seu favor.

Fonte: Elsevier

CALMA

Como responder aos comentários críticos da maneira certa. Uma nova proposta para garantir o seu sucesso ao resubmeter artigos.

Fonte: Elsevier

CORRIGINDO ERROS EM UM ARTIGO PUBLICADO: DICAS PARA AUTORES

Erros em publicações acadêmicas acontecem por todos os tipos de razões. Eles variam de simples erros tipográficos à manipulação intencional de descobertas ou resultados. A maneira como esses erros são tratados depende muito de sua gravidade ou magnitude e se eles foram intencionais. As dicas para os autores ao responderem a um erro em um artigo publicado serão baseadas na classificação do erro nesse texto.
 
Fonte: Enago
 

COMO USAR QUESTIONÁRIOS DE MODO EFICIENTE

Entenda todo o processo de como construir e aplicar questionários em sua pesquisa de forma eficiente.

Fonte: Emerald Publishing

Universidade Federal do Paraná
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Rua Dr. Faivre, 405 - Ed. Dom Pedro II, 1º andar
Centro - CEP: 80060-140
Curitiba (PR), Brasil

Universidade Federal do Paraná
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Rua Dr. Faivre, 405 - Ed. Dom Pedro II, 1º andar
Centro - CEP: 80060-140
Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação