[google-translator]

Menu

Coalizão pelos Oceanos

Em dezembro de 2017, as Nações Unidas (ONU) declararam que entre 2021 e 2030 será a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável. Esta iniciativa surge da necessidade de atuação global em prol da saúde oceânica fortalecendo a cooperação internacional. A “Década do Oceano” construirá uma estrutura comum para que a ciência oceânica garanta a implementação da Agenda 2030 no âmbito dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Ainda, oferecerá uma oportunidade única para estabelecer uma interface ciência–política-sociedade que fortalecerá a gestão dos nossos oceanos e zonas costeiras para o benefício da humanidade. A mensagem da Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da UNESCO vinculada à iniciativa está centrada na idéia de juntos obtermos o oceano que precisamos para o futuro que queremos.

A Coalizão UFPR pela Década do Oceano surge para desenvolver ações em colaboração à Década do Oceano e incluir a UFPR como protagonista regional e internacional. Como grandes marinheiros, nos lançamos ao mar para vencer importantes desafios: atar nós, pessoas, ideias, projetos, conteúdos e iniciativas para promover a adesão à Década da Ciência Oceânica, fortalecendo a interface sociedade-academia-políticas públicas.

A iniciativa da ONU estimula a construção de cooperações locais, nacionais e internacionais para desenvolver pesquisas científicas e tecnologias inovadoras que sejam capazes de conectar a ciência oceânica com as necessidades da sociedade. Assim, a Década exigirá o envolvimento de todos para inovar em ideias, soluções, parcerias e em mudanças efetivas. Cientistas, governos, acadêmicos, formuladores e executores de políticas públicas, empresas, indústria e sociedade civil, são todos chamados para o desafio de construir hoje os caminhos para um futuro mais justo, igualitário, sustentável e de relações mais harmoniosa para o desenvolvimento das atividades humanas no planeta. Esta chamada é a partida para que possamos iniciar a coalizão para navegar juntos rumo ao futuro que queremos para todos.

Sem ainda saber quantos somos, mas com a certeza que os nós unirão cabos essenciais para as grandes navegações, esperamos que diversos pesquisadores venham à bordo e colaborem para amarrarmos importantes #NosPelosOceanos. A coalizão inicia com uma importante vela atada, a parceria da UFPR com a UNESCO para a Década do Oceano já está içada e o vento começa a nos levar (The Decade Community – Federal University of Paraná). Juntos, construiremos as rota para seguir a viagem. Ainda não sabemos todas as ferramentas já existentes e nem temos um roteiro com calendários de atividades definidas, mas sabemos onde queremos chegar.

Vamos formar essa Coalizão UFPR pela Década dos Oceanos, identificar quanta energia já temos acumulada em nossa universidade, mapear as forças e definir as coordenadas da nossa rota e cronograma de navegação. Aguardem, logo iniciaremos a construção do mapa de equipes e iniciativas atuais da UFPR ligadas a Década do Oceano.


Se ficou interessado em saber mais, seguem diversas redes, iniciativas e oportunidades globais que podem ser acessadas com os links abaixo:

Universidade Federal do Paraná
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Rua Dr. Faivre, 405 - Ed. Dom Pedro II, 1º andar
Centro - CEP: 80060-140
Curitiba (PR), Brasil

Universidade Federal do Paraná
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Rua Dr. Faivre, 405 - Ed. Dom Pedro II, 1º andar
Centro - CEP: 80060-140
Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação