Clique sobre o tema para acessar as perguntas relacionadas:
1) Quais as agências de fomento onde posso pedir recursos para participação em eventos?
Capes, CNPQ, Fundação Araucária, UFPR/Tesouro Nacional. Atentar para os prazos de cada agência.
2) Antes de pedir para qualquer agência é necessário pedir para algo para a PRPPG?
Não, as agências são todas independentes. Existe uma parceria entre a UFPR e a Fundação Araucária onde a universidade apenas administra o pagamento de diárias e a compra de passagens. A solicitação de recursos pela Fundação Araucária, bem como seleção e divulgação do resultado, não tem vinculação com a UFPR, exceto para as assinaturas requeridas na documentação.
3) Como solicitar o recurso ou obter mais informações?
Fundação Araucária – Procurar chamada para Participação em Eventos vigente.
Verificar se não está em interstício por nenhuma dessas agências.
Para recursos do tesouro nacional o interstício é :
– Para uma passagens internacional o interstício é de 1 ano para poder solicitar outra passagem internacional, mas não tem restrição quanto a passagens nacionais.
– Para uma passagem nacional não há interstício.
4) Como recebo os recursos?
CNPQ e Capes fazer depósito em conta corrente.
UFPR/TN e Fundação Araucária – As passagens são compradas pela agência conveniada à UFPR e os recursos para diárias são depositados em conta corrente. Esses tramites são feitos pelo financeiro da PRPPG.
5) Posso entrar com a solicitação de auxílio passagens sem ter o aceite? (Válido apenas para os recursos do Tesouro Nacional)
Sim, mas apenas nos casos em que o aceite ainda não chegou e o prazo para entrar com a solicitação está muito curto. O aceite é FUNDAMENTAL e OBRIGATÓRIO para a liberação dos recursos, então providencie o mais RÁPIDAMENTE possível.
6)Posso comprar minha passagem e pedir reembolso se receber recursos da Fundação Araucária ou UFPR/TN?
NÃO HÁ NENHUMA POSSIBILIDADE! Quando os recursos vêem da Fundação Araucária ou UFPR/TN quem efetua a compra das passagens é o setor financeiro da PRPPG por meio da agência licitada.
7) Ganhei recurso da UFPR/TN ou Fund. Araucária. O que faço?
Acesse o link de Solicitação de Serviços
1. Preencher o formulário indicado no item
2. Anexar documentos requeridos. No caso dos contemplados pela UFPR/TN é necessário anexar, em formato digital, o formulário de solicitação assinado pelo Coordenador de Pesquisa ou Pró-Reitor de Pesquisa além dos demais documentos solicitados.
8) É possível levar alunos(graduação/mestrado/doutorado) para a apresentação de trabalhos se ganhar recurso pela Fundação Araucária ou UFPR/TN?
NÃO ! Os recursos são apenas para docentes e técnicos no caso da UFPR/TN e apenas docentes no caso da Fundação Araucária.
9) Como é gerido o recurso para manutenção de equipamentos multiusuários?
A PRPPG abre o edital e faz a seleção das propostas de manutenção. As que tiverem mérito serão encaminhadas a PROPLAN onde o recurso será destinado a seção financeira/orçamentária do Setor ao qual pertence o laboratório. O solicitante deverá entrar em contato com o responsável pela seção financeira para as devidas providências.
O financeiro da PRPPG não participa de nenhuma das etapas do processo.
10) Como preencher o Formulário para Concessão de Passagens e Diárias?
Para recursos do Tesouro Nacional: Anexo 1
Para recurso da Fundação Araucária – só passagens : Anexo 2
Para recurso da Fundação Araucária – passagens e diárias: Anexo 3
10) Sou docente na instituição e é a primeira vez que uso o THALES, quais os primeiros passos?
1.Inicialmente você precisar ter um login e senha. Isso pode ser fornecido pelo CCE/UFPR por meio do e-mail ou entrando em contato com a central de atendimento pelo telefone 3361-3333. O site do CCE é www.cce.ufpr.br
2.Mande um e-mail para informando seu nome completo, RG, CPF, e número de registro na universidade. Não é o número do SIAPE !
Se preferir você pode ligar para o serviço de atendimento ao usuário.
O THALES ESTÁ EM PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO. A INCLUSÃO DE NOVOS PROFESSORES BEM COMO A REMOÇÃO DE PROJETOS EM DUPLICIDADE E MANUTENÇÃO DO BANCO DE DADOS ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSA.
11) Esqueci a minha senha do Thales, o que devo fazer?
Entre em contato com o CCE. Ligue para o serviço de atendimento ao usuário. Confira o número no site do CCE .
O THALES ESTÁ EM PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO. A INCLUSÃO DE NOVOS PROFESSORES BEM COMO A REMOÇÃO DE PROJETOS EM DUPLICIDADE E MANUTENÇÃO DO BANCO DE DADOS ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSA.
12) Como instalo o programa do Thales/Banpesq ?
Verifique as informações contidas no link
O THALES ESTÁ EM PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO. A INCLUSÃO DE NOVOS PROFESSORES BEM COMO A REMOÇÃO DE PROJETOS EM DUPLICIDADE E MANUTENÇÃO DO BANCO DE DADOS ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSA.
13) Sou aluno(a) da instituição, posso registrar um projeto no Thales?
NÃO, o serviço é EXCLUSIVO PARA DOCENTES DA UFPR.
O THALES ESTÁ EM PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO. A INCLUSÃO DE NOVOS PROFESSORES BEM COMO A REMOÇÃO DE PROJETOS EM DUPLICIDADE E MANUTENÇÃO DO BANCO DE DADOS ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSA.
14) Sou aluno(a) e preciso do número de registro de um projeto no Thales para participar de : Iniciação Científica, Bolsas, etc. O que devo fazer?
Primeiro, o cadastro de projetos no Thales é feito APENAS pelos DOCENTES da UFPR.
Segundo, procure o seu professor orientador e peça para que ele faça a inserção do seu nome, no projeto, pelo THALES.
Terceiro, só o DOCENTE responsável pelo projeto tem acesso ao THALES para fazer esse tipo de inserção ou qualquer alteração nas informações do projeto.
O THALES ESTÁ EM PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO. A INCLUSÃO DE NOVOS PROFESSORES BEM COMO A REMOÇÃO DE PROJETOS EM DUPLICIDADE E MANUTENÇÃO DO BANCO DE DADOS ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSA.
15) Como faço para fazer a atualização/inserção dos dados?
Inicialmente você precisar ter um login e senha. Isso pode ser fornecido pelo CCE/UFPR por meio do e-mail ou entrando em contato com a central de atendimento pelo telefone 3361-3333. O site do CCE é www.cce.ufpr.br
Para auxílio quanto a utilização do Thales você tem dois caminhos, o primeiro é individual por meio das orientações disponível no link
A segunda forma é por meio do auxílio da Coordenadoria de Pesquisa. Você pode dirigir-se à Coordenadoria de Pesquisa ou ligar para 3360-5328.
O THALES ESTÁ EM PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO. A INCLUSÃO DE NOVOS PROFESSORES BEM COMO A REMOÇÃO DE PROJETOS EM DUPLICIDADE E MANUTENÇÃO DO BANCO DE DADOS ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSA.
16) A instituição organizadora não fornece aceito e/ou certificado. O que faço?
Negocie com a instituição organizadora pois esses documentos são OBRIGATÓRIOS.
17) Como faço para pedir afastamento do país?
A Progepe é a unidade responsável pelo afastamento de docentes/técnicos. Preencher o formulário de afastamento disponível no site da PROGEPE.
Tentar para o tipo de ônus solicitado. Na dúvida, ligue na PROGEPE e pergunte!
18) Como faço para criar um Grupo de pesquisa?
1.Acessar o link
2.Preenchendo todos os requisitos, encaminhar um e-mail para olivia@ufpr.br e pesquisaprppg@ufpr.br dizendo qual o nome do grupo, nome dos integrantes (líder, vice-líder, pesquisadores e estudantes)
Para maiores informações acesse aqui.
19) Sou professor(a) novo(a) na instituição e preciso cadastrar um projeto de pesquisa. Como faço?
Um modelo pode ser visto em Anexo 1.
Depois deverá cadastrar o projeto no sistema Thales/Banpesq, não há necessidade de abertura de processo interno.
O THALES ESTÁ EM PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO. A INCLUSÃO DE NOVOS PROFESSORES BEM COMO A REMOÇÃO DE PROJETOS EM DUPLICIDADE E MANUTENÇÃO DO BANCO DE DADOS ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSA.
20) Como mudar o líder de um grupo de pesquisa da UFPR?
Quem faz a alteração do líder de um grupo de pesquisa é o líder atual. Na própria plataforma do CNPQ, na parte correspondente ao líder do grupo, há a possibilidade de fazer a mudança. Sempre que é feita uma mudança desse porte o grupo fica com o status de “Grupo não certificado”. Para reverter esse status do grupo é necessário enviar um e-mail, para a Coordenadoria de Pesquisa –PRPPG/UFPR, informando que foi feita a alteração. Esse e-mail deve ser encaminhado pelo antigo líder, para formalização da mudança. Assim que esse e-mail for recebido a Coordenadoria certificará o grupo novamente.
Tome cuidado para que o grupo ainda mantenha todos os quesitos necessários, conforme consta nas informações do link do grupo de pesquisa. Do contrário o grupo pode ser considerado atípico e ser cancelado.
21) Minha portaria saiu errado, o que faço?
Primeiramente, assim que você entra com o pedido de afastamento deve ter a responsabilidade de estar verificando periodicamente junto ao site da Imprensa Nacional a publicação da sua portaria. O quanto antes for feita a correção, maior será a possibilidade de liberação do recurso. Caso você tenha descoberto o erro muito tarde, não há NADA que possa ser feito.
22) O que é o programa de manutenção de equipamento multiusuário, quais os critérios?
O programa tem a finalidade de propiciar em fluxo contínuo a manutenção corretiva e preventiva de equipamentos com característica multiusuária visando evitar que as atividades de pesquisa e o desenvolvimento de Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da UFPR sejam interrompidos.
O total de recurso varia anualmente e destina-se a reposição de peças nacionais/importadas e serviços de terceiros como visitas técnicas e contratos de manutenção. Não é permitida a compra de material/equipamento permanente mas é permitida a compra de material de consumo (peças de reposição, insumos, etc). Acesse aqui a página de equipamentos Multiusuário.
23) O laboratório tem vários equipamentos necessitando de manutenção mas o custo individual é inferior ao estabelecido no edital para manutenção de equipamentos multiusuários. O que posso fazer?
Há possibilidade desde que seja possível agrupar os vários equipamentos em um único orçamento. Caso a empresa seja nacional e necessário colocar 3 orçamentos, então os três orçamentos deverão ser referentes a todos o equipamentos.
24) Dos docentes da UFPR, quais são bolsistas de produtividade do CNPQ?
Basta fazer a consulta pelo site do CNPQ seguindo o seguinte caminho:
www.cnpq.br > Bolsas > Bolsas Produtividade em Pesquisa > Bolsas em curso. Selecionar a busca por estado e instituição.
25) Como faço para participar do programa de manutenção de equipamentos multiusuários?
Anualmente é aberto um edital, geralmente no mês de junho. Os Coordenadores de Laboratório Multiusuário interessados deverão abrir um processo no sistema SIE destinado a Coordenadoria de Pesquisa da PRPPG anexando o Formulário de Solicitação preenchido, orçamentos/proformas, planilha de custo de importação (para equipamentos importados) e cópias dos registros de uso do equipamento e demais documentos de relevância.
A planilha de custos de importação pode ser feita com auxílio da Divisão de Importação da UFPR. Entrar em contato pelo telefone 3360-5015.
Equipamentos nacionais necessitarão de 3 orçamentos ou carta de exclusividade do fornecedor/prestador de serviço, além da empresa não estar em débito com qualquer órgão fiscal (Receita Federal, Receita Estadual, …).
26) Sou docente na instituição e é a primeira vez que uso o THALES, quais os primeiros passos?
1.Inicialmente você precisar ter um login e senha. Isso pode ser fornecido pelo CCE/UFPR por meio do e-mail ou entrando em contato com a central de atendimento pelo telefone 3361-3333. O site do CCE é www.cce.ufpr.br
2.Mande um e-mail informando seu nome completo, RG, CPF, e número de registro na universidade. Não é o número do SIAPE !
3.Se preferir você pode ligar para o serviço de atendimento ao usuário.
O THALES ESTÁ EM PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO. A INCLUSÃO DE NOVOS PROFESSORES BEM COMO A REMOÇÃO DE PROJETOS EM DUPLICIDADE E MANUTENÇÃO DO BANCO DE DADOS ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSA.
27) Como instalo o programa do Thales/Banpesq?
Verifique as informações contidas no link.
O THALES ESTÁ EM PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO. A INCLUSÃO DE NOVOS PROFESSORES BEM COMO A REMOÇÃO DE PROJETOS EM DUPLICIDADE E MANUTENÇÃO DO BANCO DE DADOS ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSA.
28) Esqueci a minha senha do Thales, o que devo fazer?
Entre em contato com o CCE. Ligue para o serviço de atendimento ao usuário. Confira o número no site do CCE .
O THALES ESTÁ EM PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO. A INCLUSÃO DE NOVOS PROFESSORES BEM COMO A REMOÇÃO DE PROJETOS EM DUPLICIDADE E MANUTENÇÃO DO BANCO DE DADOS ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSA.
29) Sou aluno(a) da instituição, posso registrar um projeto no Thales?
NÃO, o serviço é EXCLUSIVO PARA DOCENTES DA UFPR.
O THALES ESTÁ EM PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO. A INCLUSÃO DE NOVOS PROFESSORES BEM COMO A REMOÇÃO DE PROJETOS EM DUPLICIDADE E MANUTENÇÃO DO BANCO DE DADOS ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSA.
30) Sou aluno(a) e preciso do número de registro de um projeto no Thales para participar de : Iniciação Científica, Bolsas, etc. O que devo fazer?
1.O cadastro de projetos no Thales é feito APENAS pelos DOCENTES da UFPR.
2.Procure o seu professor orientador e peça para que ele faça a inserção do seu nome, no projeto, pelo THALES.
3.Somente o DOCENTE responsável pelo projeto tem acesso ao THALES para fazer esse tipo de inserção ou qualquer alteração nas informações do projeto.
O THALES ESTÁ EM PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO. A INCLUSÃO DE NOVOS PROFESSORES BEM COMO A REMOÇÃO DE PROJETOS EM DUPLICIDADE E MANUTENÇÃO DO BANCO DE DADOS ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSA.
31) Como faço para fazer a atualização/inserção dos dados?
1.Inicialmente você precisar ter um login e senha. Isso pode ser fornecido pelo CCE/UFPR por meio do e-mail ou entrando em contato com a central de atendimento pelo telefone 3361-3333. O site do CCE é www.cce.ufpr.br
Para auxílio quanto a utilização do Thales você tem dois caminhos, o primeiro é individual por meio das orientações disponível no link.
2.A segunda forma é por meio do auxílio da Coordenadoria de Pesquisa. Você pode dirigir-se à Coordenadoria de Pesquisa ou ligar para 3360-5328.
O THALES ESTÁ EM PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO. A INCLUSÃO DE NOVOS PROFESSORES BEM COMO A REMOÇÃO DE PROJETOS EM DUPLICIDADE E MANUTENÇÃO DO BANCO DE DADOS ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSA.