Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Menu

Perguntas Frequentes

Clique sobre o tema para acessar as perguntas relacionadas:

RECURSOS

PLANO DE TRABALHO

PROGRAMA THALES

 

 

 

RECURSOS

 

1) Quais as agências de fomento onde posso pedir recursos para participação em eventos?

Capes, CNPQ, Fundação Araucária, UFPR/Tesouro Nacional. Atentar para os prazos de cada agência.

Voltar ao topo

 

2) Antes de pedir para qualquer agência é necessário pedir para algo para a PRPPG?

Não, as agências são todas independentes. Existe uma parceria entre a UFPR e a Fundação Araucária onde a universidade apenas administra o pagamento de diárias e a compra de passagens. A solicitação de recursos pela Fundação Araucária, bem como seleção e divulgação do resultado, não tem vinculação com a UFPR, exceto para as assinaturas requeridas na documentação.

Voltar ao topo

 

3) Como solicitar o recurso ou obter mais informações?

CNPQ

CAPES

Fundação Araucária   – Procurar chamada para Participação em Eventos vigente.

UFPR/Tesouro Nacional

Verificar se não está em interstício por nenhuma dessas agências.

Para recursos do tesouro nacional o interstício é :

– Para uma passagens internacional o interstício é de 1 ano para poder solicitar outra passagem internacional, mas não tem restrição quanto a passagens nacionais.

– Para uma passagem nacional não há interstício.

Voltar ao topo

 

4) Como recebo os recursos?

CNPQ e Capes fazer depósito em conta corrente.

UFPR/TN e Fundação Araucária – As passagens são compradas pela agência conveniada à UFPR e os recursos para diárias são depositados em conta corrente. Esses tramites são feitos pelo financeiro da PRPPG.

Voltar ao topo

 

5) Posso entrar com a solicitação de auxílio passagens sem ter o aceite? (Válido apenas para os recursos do Tesouro Nacional)

Sim, mas apenas nos casos em que o aceite ainda não chegou e o prazo para entrar com a solicitação está muito curto. O aceite é FUNDAMENTAL e OBRIGATÓRIO para a liberação dos recursos, então providencie o mais RÁPIDAMENTE possível.

Voltar ao topo

 

6)Posso comprar minha passagem e pedir reembolso se receber recursos da Fundação Araucária ou UFPR/TN?

NÃO HÁ NENHUMA POSSIBILIDADE! Quando os recursos vêem da Fundação Araucária ou UFPR/TN quem efetua a compra das passagens é o setor financeiro da PRPPG por meio da agência licitada.

Voltar ao topo

 

7) Ganhei recurso da UFPR/TN ou Fund. Araucária. O que faço?

Acesse o link de Solicitação de Serviços

1. Preencher o formulário indicado no item

2. Anexar documentos requeridos. No caso dos contemplados pela UFPR/TN é necessário anexar, em formato digital, o formulário de solicitação assinado pelo Coordenador de Pesquisa ou Pró-Reitor de Pesquisa além dos demais documentos solicitados.

Voltar ao topo

 

8) É possível levar alunos(graduação/mestrado/doutorado) para a apresentação de trabalhos se ganhar recurso pela Fundação Araucária ou UFPR/TN?

NÃO ! Os recursos são apenas para docentes e técnicos no caso da UFPR/TN e apenas docentes no caso da Fundação Araucária.

Voltar ao topo

 

9) Como é gerido o recurso para manutenção de equipamentos multiusuários?

A PRPPG abre o edital e faz a seleção das propostas de manutenção. As que tiverem mérito serão encaminhadas a PROPLAN onde o recurso será destinado a seção financeira/orçamentária do Setor ao qual pertence o laboratório.  O solicitante deverá entrar em contato com o responsável pela seção financeira para as devidas providências.

O financeiro da PRPPG não participa de nenhuma das etapas do processo.

Voltar ao topo

 

10) Como preencher o Formulário para Concessão de Passagens e Diárias?
Para recursos do Tesouro Nacional: Anexo 1
Para recurso da Fundação Araucária – só passagens : Anexo 2
Para recurso da Fundação Araucária – passagens e diárias: Anexo 3

 

 

 

PLANO DE TRABALHO

 

10) Sou docente na instituição e é a primeira vez que uso o THALES, quais os primeiros passos?

1.Inicialmente você precisar ter um login e senha. Isso pode ser fornecido pelo CCE/UFPR por meio do e-mail ou entrando em contato com a central de atendimento pelo telefone 3361-3333. O site do CCE é www.cce.ufpr.br

2.Mande um e-mail para informando seu nome completo, RG, CPF, e número de registro na universidade. Não é o número do SIAPE !

Se preferir você pode ligar para o serviço de atendimento ao usuário.

O THALES ESTÁ EM PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO. A INCLUSÃO DE NOVOS PROFESSORES BEM COMO A REMOÇÃO DE PROJETOS EM DUPLICIDADE E MANUTENÇÃO DO BANCO DE DADOS ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSA.

Voltar ao topo

 

11) Esqueci a minha senha do Thales, o que devo fazer?

Entre em contato com o CCE. Ligue para o serviço de atendimento ao usuário. Confira o número no site do CCE .

O THALES ESTÁ EM PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO. A INCLUSÃO DE NOVOS PROFESSORES BEM COMO A REMOÇÃO DE PROJETOS EM DUPLICIDADE E MANUTENÇÃO DO BANCO DE DADOS ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSA.

Voltar ao topo

 

12) Como instalo o programa do Thales/Banpesq ?

Verifique as informações contidas no link 

O THALES ESTÁ EM PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO. A INCLUSÃO DE NOVOS PROFESSORES BEM COMO A REMOÇÃO DE PROJETOS EM DUPLICIDADE E MANUTENÇÃO DO BANCO DE DADOS ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSA.

Voltar ao topo

 

13) Sou aluno(a) da instituição, posso registrar um projeto no Thales?

NÃO, o serviço é EXCLUSIVO PARA DOCENTES DA UFPR.

O THALES ESTÁ EM PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO. A INCLUSÃO DE NOVOS PROFESSORES BEM COMO A REMOÇÃO DE PROJETOS EM DUPLICIDADE E MANUTENÇÃO DO BANCO DE DADOS ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSA.

Voltar ao topo

 

14) Sou aluno(a) e preciso do número de registro de um projeto no Thales para participar de : Iniciação Científica, Bolsas, etc. O que devo fazer?

Primeiro, o cadastro de projetos no Thales é feito APENAS pelos DOCENTES da UFPR.

Segundo, procure o seu professor orientador e peça para que ele faça a inserção do seu nome, no projeto, pelo THALES.

Terceiro, só o DOCENTE responsável pelo projeto tem acesso ao THALES para fazer esse tipo de inserção ou qualquer alteração nas informações do projeto.

O THALES ESTÁ EM PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO. A INCLUSÃO DE NOVOS PROFESSORES BEM COMO A REMOÇÃO DE PROJETOS EM DUPLICIDADE E MANUTENÇÃO DO BANCO DE DADOS ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSA.

Voltar ao topo

 

15) Como faço para fazer a atualização/inserção dos dados?

Inicialmente você precisar ter um login e senha. Isso pode ser fornecido pelo CCE/UFPR por meio do e-mail ou entrando em contato com a central de atendimento pelo telefone 3361-3333. O site do CCE é www.cce.ufpr.br

 

Para auxílio quanto a utilização do Thales você tem dois caminhos, o primeiro é individual por meio das orientações disponível no link

A segunda forma é por meio do auxílio da Coordenadoria de Pesquisa. Você pode dirigir-se à Coordenadoria de Pesquisa ou ligar para 3360-5328.

O THALES ESTÁ EM PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO. A INCLUSÃO DE NOVOS PROFESSORES BEM COMO A REMOÇÃO DE PROJETOS EM DUPLICIDADE E MANUTENÇÃO DO BANCO DE DADOS ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSA.

Voltar ao topo

 

16) A instituição organizadora não fornece aceito e/ou certificado. O que faço?

Negocie com a instituição organizadora pois esses documentos são OBRIGATÓRIOS.

Voltar ao topo

 

17) Como faço para pedir afastamento do país?

A Progepe é a unidade responsável pelo afastamento de docentes/técnicos. Preencher o formulário de afastamento disponível no site da PROGEPE.

Tentar para o tipo de ônus solicitado. Na dúvida, ligue na PROGEPE e pergunte!

Voltar ao topo

 

18) Como faço para criar um Grupo de pesquisa?

1.Acessar o link

2.Preenchendo todos os requisitos, encaminhar um e-mail para olivia@ufpr.br  e pesquisaprppg@ufpr.br dizendo qual o nome do grupo, nome dos integrantes (líder, vice-líder, pesquisadores e estudantes)

Para maiores informações acesse aqui.

Voltar ao topo

 

19) Sou professor(a) novo(a) na instituição e preciso cadastrar um projeto de pesquisa. Como faço?

Um modelo pode ser visto em Anexo 1.

Depois deverá cadastrar o projeto no sistema Thales/Banpesq, não há necessidade de abertura de processo interno.

O THALES ESTÁ EM PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO. A INCLUSÃO DE NOVOS PROFESSORES BEM COMO A REMOÇÃO DE PROJETOS EM DUPLICIDADE E MANUTENÇÃO DO BANCO DE DADOS ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSA.

Voltar ao topo

 

20) Como mudar o líder de um grupo de pesquisa da UFPR?

Quem faz a alteração do líder de um grupo de pesquisa é o líder atual. Na própria plataforma do CNPQ, na parte correspondente ao líder do grupo, há a possibilidade de fazer a mudança. Sempre que é feita uma mudança desse porte o grupo fica com o status de “Grupo não certificado”. Para reverter esse status do grupo é necessário enviar um e-mail, para a Coordenadoria de Pesquisa –PRPPG/UFPR, informando que foi feita a alteração. Esse e-mail deve ser encaminhado pelo antigo líder, para formalização da mudança. Assim que esse e-mail for recebido a Coordenadoria certificará o grupo novamente.

Tome cuidado para que o grupo ainda mantenha todos os quesitos necessários, conforme consta nas informações do link do grupo de pesquisa. Do contrário o grupo pode ser considerado atípico e ser cancelado.

Voltar ao topo

 

21) Minha portaria saiu errado, o que faço?

Primeiramente, assim que você entra com o pedido de afastamento deve ter a responsabilidade de estar verificando periodicamente junto ao site da Imprensa Nacional a publicação da sua portaria. O quanto antes for feita a correção, maior será a possibilidade de liberação do recurso. Caso você tenha descoberto o erro muito tarde, não há NADA que possa ser feito.

Voltar ao topo

 

22) O que é o programa de manutenção de equipamento multiusuário, quais os critérios?

O programa tem a finalidade de propiciar em fluxo contínuo a manutenção corretiva e preventiva de equipamentos com característica multiusuária visando evitar que as atividades de pesquisa e o desenvolvimento de Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da UFPR sejam interrompidos.

O total de recurso varia anualmente e destina-se a reposição de peças nacionais/importadas e serviços de terceiros como visitas técnicas e contratos de manutenção. Não é permitida a compra de material/equipamento permanente mas é permitida a compra de material de consumo (peças de reposição, insumos, etc). Acesse aqui a página de equipamentos Multiusuário.

Voltar ao topo

 

23) O laboratório tem vários equipamentos necessitando de manutenção mas o custo individual é inferior ao estabelecido no edital para manutenção de equipamentos multiusuários. O que posso fazer?

Há possibilidade desde que seja possível agrupar os vários equipamentos em um único orçamento. Caso a empresa seja nacional e necessário colocar 3 orçamentos, então os três orçamentos deverão ser referentes a todos o equipamentos.

Voltar ao topo

 

24) Dos docentes da UFPR, quais são bolsistas de produtividade do CNPQ?

Basta fazer a consulta pelo site do CNPQ seguindo o seguinte caminho:

www.cnpq.br > Bolsas > Bolsas Produtividade em Pesquisa > Bolsas em curso. Selecionar a busca por estado e instituição.

Voltar ao topo

 

25) Como faço para participar do programa de manutenção de equipamentos multiusuários?

Anualmente é aberto um edital, geralmente no mês de junho. Os Coordenadores de Laboratório Multiusuário interessados deverão abrir um processo no sistema SIE destinado a Coordenadoria de Pesquisa da PRPPG anexando o Formulário de Solicitação preenchido, orçamentos/proformas, planilha de custo de importação (para equipamentos importados) e cópias dos registros de uso do equipamento e demais documentos de relevância.

A planilha de custos de importação pode ser feita com auxílio da Divisão de Importação da UFPR. Entrar em contato pelo telefone 3360-5015.

Equipamentos nacionais necessitarão de 3 orçamentos ou carta de exclusividade do fornecedor/prestador de serviço, além da empresa não estar em débito com qualquer órgão fiscal (Receita Federal, Receita Estadual, …). 

Voltar ao topo

 

 

 

 

 

PROGRAMA THALES

 

26) Sou docente na instituição e é a primeira vez que uso o THALES, quais os primeiros passos?

1.Inicialmente você precisar ter um login e senha. Isso pode ser fornecido pelo CCE/UFPR por meio do e-mail ou entrando em contato com a central de atendimento pelo telefone 3361-3333. O site do CCE é www.cce.ufpr.br

2.Mande um e-mail informando seu nome completo, RG, CPF, e número de registro na universidade. Não é o número do SIAPE !

3.Se preferir você pode ligar para o serviço de atendimento ao usuário.

O THALES ESTÁ EM PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO. A INCLUSÃO DE NOVOS PROFESSORES BEM COMO A REMOÇÃO DE PROJETOS EM DUPLICIDADE E MANUTENÇÃO DO BANCO DE DADOS ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSA.

Voltar ao topo

 

27) Como instalo o programa do Thales/Banpesq?

Verifique as informações contidas no link.

O THALES ESTÁ EM PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO. A INCLUSÃO DE NOVOS PROFESSORES BEM COMO A REMOÇÃO DE PROJETOS EM DUPLICIDADE E MANUTENÇÃO DO BANCO DE DADOS ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSA.

Voltar ao topo

 

28) Esqueci a minha senha do Thales, o que devo fazer?

Entre em contato com o CCE. Ligue para o serviço de atendimento ao usuário. Confira o número no site do CCE .

O THALES ESTÁ EM PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO. A INCLUSÃO DE NOVOS PROFESSORES BEM COMO A REMOÇÃO DE PROJETOS EM DUPLICIDADE E MANUTENÇÃO DO BANCO DE DADOS ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSA.

Voltar ao topo

 

29) Sou aluno(a) da instituição, posso registrar um projeto no Thales?

NÃO, o serviço é EXCLUSIVO PARA DOCENTES DA UFPR.

O THALES ESTÁ EM PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO. A INCLUSÃO DE NOVOS PROFESSORES BEM COMO A REMOÇÃO DE PROJETOS EM DUPLICIDADE E MANUTENÇÃO DO BANCO DE DADOS ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSA.

Voltar ao topo

 

30) Sou aluno(a) e preciso do número de registro de um projeto no Thales para participar de : Iniciação Científica, Bolsas, etc. O que devo fazer?

1.O cadastro de projetos no Thales é feito APENAS pelos DOCENTES da UFPR.

2.Procure o seu professor orientador e peça para que ele faça a inserção do seu nome, no projeto, pelo THALES.

3.Somente o DOCENTE responsável pelo projeto tem acesso ao THALES para fazer esse tipo de inserção ou qualquer alteração nas informações do projeto.

O THALES ESTÁ EM PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO. A INCLUSÃO DE NOVOS PROFESSORES BEM COMO A REMOÇÃO DE PROJETOS EM DUPLICIDADE E MANUTENÇÃO DO BANCO DE DADOS ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSA.

Voltar ao topo

 

31) Como faço para fazer a atualização/inserção dos dados?

1.Inicialmente você precisar ter um login e senha. Isso pode ser fornecido pelo CCE/UFPR por meio do e-mail ou entrando em contato com a central de atendimento pelo telefone 3361-3333. O site do CCE é www.cce.ufpr.br

Para auxílio quanto a utilização do Thales você tem dois caminhos, o primeiro é individual por meio das orientações disponível no link.

2.A segunda forma é por meio do auxílio da Coordenadoria de Pesquisa. Você pode dirigir-se à Coordenadoria de Pesquisa ou ligar para 3360-5328.

O THALES ESTÁ EM PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO. A INCLUSÃO DE NOVOS PROFESSORES BEM COMO A REMOÇÃO DE PROJETOS EM DUPLICIDADE E MANUTENÇÃO DO BANCO DE DADOS ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSA.

Voltar ao topo

Universidade Federal do Paraná
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Rua Dr. Faivre, 405 - Ed. Dom Pedro II, 1º andar
Centro - CEP: 80060-140
Curitiba (PR), Brasil

Universidade Federal do Paraná
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Rua Dr. Faivre, 405 - Ed. Dom Pedro II, 1º andar
Centro - CEP: 80060-140
Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação