[google-translator]

Portal da Capacitação SIGA-UFPR

Menu

Avaliação de Desempenho

A Avaliação de Desempenho é um instrumento gerencial que permite ao(a) administrador(a) mensurar os resultados obtidos pelo(a) servidor(a) e pela equipe de trabalho, com a finalidade de subsidiar a política de desenvolvimento institucional e dos(as) servidores(as).

A  avaliação serve de base para a Progressão por Mérito Profissional dos(as) servidores(as) Técnico-Administrativos em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) cujo reflexo é a mudança para o padrão de vencimento imediatamente subsequente, conforme o plano de carreira dos cargos técnicos, observados os 18 (dezoito) meses de efetivo exercício. E, ainda, oferece subsídios para a elaboração dos Programas de Capacitação e Aperfeiçoamento, bem como o Dimensionamento das Necessidades Institucionais de Pessoal e as Políticas de Saúde Ocupacional.


Quem deve fazer a Avaliação de Desempenho?

A Avaliação de Desempenho deve ser feita por todos(as) os(as) servidores(as) Técnico-Administrativos em Educação da UFPR ingressos até 31 de dezembro do ano imediatamente anterior ao da realização da avaliação. Incluem-se aqueles(as) servidores(as) que no período de realização da Avaliação de Desempenho se encontram:

  • em férias;
  • cedidos(as);
  • em colaboração técnica;
  • afastados(as) com remuneração;
  • afastados(as) para realização de cursos de pós-graduação;
  • em licença (maternidade, capacitação, tratamento da própria saúde, assistência a familiar enfermo).

Quando fazer a Avaliação de Desempenho?

A Avaliação de Desempenho é realizada anualmente no mês de março para todos(as) os(as) servidores(as) Técnico-Administrativos em Educação, independente da data em que os(as) mesmos(as) venham a completar seus respectivos interstícios.

Não há possibilidade de realização da avaliação em outro período, por isso é importante que esse prazo não seja perdido, sob pena de ocorrer atraso na Progressão por Mérito Profissional.


Como fazer a Avaliação de Desempenho?

A Avaliação de Desempenho dos(as) servidores(as) Técnico-Administrativos em Educação da UFPR é realizada por meio do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA).

Para orientações gerais, consulte o Passo a Passo.


Quais são as competências avaliadas?
  • Conhecimento Técnico.
  • Conhecimento Estratégico.
  • Conhecimento Legal.
  • Desenvolvimento do(a) servidor(a).
  • Qualidade, produtividade e responsabilidade.
  • Assiduidade, pontualidade e permanência.
  • Otimização e consciência na atualização de recursos.
  • Flexibilidade.
  • Proatividade, colaboração e trabalho em equipe.
  • Relacionamento interpessoal.

Formulários da Avaliação de Desempenho 2021

Autoavaliação (AD 2021)

Avaliação da Equipe de Trabalho (AD 2021)

Avaliação do Subordinado (AD 2021)

Avaliação do Superior Imediato (AD 2021)

Avaliação do Servidor em Exercício em Outro Órgão (AD 2021)


Composição da nota final da Avaliação de Desempenho

A composição da nota final corresponde ao cálculo da fórmula de acordo com os casos nos quais o servidor estiver enquadrado, respeitando os pesos de cada tipo de avaliação.

Caso Fórmula
a Técnico-administrativo sem FG ou CD, sem subordinados, com equipe. AA(3) + AE(3) + AR(2) + AS(1) + AI(1)
b Técnico-administrativo sem FG ou CD, sem subordinados, sem equipe. AA(3)+ média da AE (3)+ AR(2) + AS(1) + AI(1)
c Técnico-administrativo sem FG ou CD, com subordinados, com equipe. AA(3) + ASI(3) + AR(2) + AS(1) + AI(1)
d Técnico-administrativo sem FG ou CD, com subordinados, sem equipe. AA(3) + ASI(3) + AR(2) + AS(1) + AI(1)
e Técnico-administrativo com FG ou CD, sem subordinados. AA(3)+ média da AE (3)+ AR(2) + AS(1) + AI(1)
f Técnico-administrativo com FG ou CD, com subordinados. AA(3) + ASI(3) + AR(2) + AS(1) + AI(1)
g Técnico-administrativo em exercício em outro órgão, com ou sem subordinados. AA(6) + AR(2) + AS(1) + AI(1)
h Técnico-administrativo afastado para estudo, com ou sem subordinados. AA(8) + AS(1) + AI(1)

Legenda: AA – auto avaliação; AE – avaliação da equipe de trabalho; AR – avaliação do responsável; ASI – avaliação do superior imediato; AS – avaliação setorial; AI – avaliação institucional.


Resultado da Avaliação de Desempenho

Para obter o resultado da Avaliação de Desempenho, o(a) servidor(a) deverá acessar o SIGA, entrar no Portal do Servidor e clicar no botão Resultados.

Os(As) servidores(as) docentes, servidores(as) cedidos(as) para a UFPR, chefias EBSERH e chefias das lotações de servidores(as) Técnico-Administrativos em Educação da FPR em exercício em outro Órgão que responderam sobre seu(s) subordinado(s), receberão o comprovante da Avaliação de Desempenho por e-mail encaminhado automaticamente pelo SIGA.


Recurso quanto ao resultado da Avaliação de Desempenho

O(A) servidor(a) que se sentir prejudicado(a) quanto ao resultado da Avaliação de Desempenho poderá solicitar recurso à Comissão do Conselho de Planejamento e Administração – COPLAD de Acompanhamento da Avaliação de Desempenho dos Técnicos Administrativos em Educação da UFPR. A Comissão  analisará situações objetivas e devidamente comprovadas que deram causa à baixa nota obtida pelo técnico-administrativo.

Para tanto, o(a) servidor(a) deverá abrir processo no SEI no prazo de 10 (dez) dias corridos contados a partir da publicação oficial do resultado final da Avaliação de Desempenho no site da PROGEPE.

Processo SEI/UFPR

Abrir Processo no SEI/UFPR tipo PROGEPE: Avaliação de Desempenho, preencher o formulário PROGEPE: Pedido de Recurso – Avaliação de Desempenho 2021 e seguir as orientações contidas na Base de Conhecimento Pedido de Recurso – Avaliação de Desempenho 2021.

Processo SEI/EBSERH – servidores(as) do Complexo Hospital de Clínicas (CHC) ou Hospital Maternidade Victor Ferreira do Amaral (HMVFA)

Abrir Processo no SEI/EBSERH tipo: Demanda de servidor RJU, preencher o formulário Pedido de Recurso – Avaliação de Desempenho 2021 (CHC e HMVFA), incluir os documentos solicitados e enviar para PRTC/SUP/CHC-UFPR que encaminhará o processo à Comissão do Conselho de Planejamento e Administração – COPLAD de Acompanhamento da Avaliação de Desempenho dos Técnicos Administrativos em Educação da UFPR (UFPR/R/PROGEPE/CDP/SAA).


Como ocorre a Progressão por Mérito Profissional?

Ao final do interstício de 18 (dezoito) meses de cada servidor(a), a PROGEPE, com base na média aritmética dos resultados bianuais das avaliações de desempenho, procederá a implantação da Progressão por Mérito Profissional aos(as) servidores(as) que obtiverem resultado favorável no Programa de Avaliação de Desempenho dos servidores Técnico-Administrativos em Educação da UFPR, sendo considerado resultado favorável a média igual ou superior a 7 (sete) pontos.


Quais são os casos em que o(a) servidor(a) poderá não ter a Progressão por Mérito Profissional implantada?

O(A) servidor(a) poderá não ter a Progressão por Mérito Profissional implantada nos casos em que não for possível computar a média aritmética dos 2 (dois) últimos resultados devido à falta da realização de uma ou mais avaliações ou quando a média aritmética for inferior a 7 (sete) pontos.

O(A) servidor(a) também não terá implantada a Progressão nos casos em que a contagem dos 18 (dezoito) meses de efetivo exercício for afetada devido aos dias descontados decorrentes de:

  • faltas não justificadas;
  • suspensão disciplinar, inclusive a preventiva;
  • cumprimento de pena privativa de liberdade que impeça o exercício das funções de seu cargo;
  • licença para acompanhar o cônjuge sem exercício provisório;
  • licença para tratamento da própria saúde, quando superior a 6 (seis) meses, dentro do mesmo período avaliativo;
  • licença para prestar assistência a familiar enfermo, quando não remunerada;
  • licença para tratar de interesse particular;
  • licença para atividade política, quando não remunerada;
  • afastamento para exercício de mandato eletivo;
  • qualquer outro afastamento não remunerado ou período não considerado como efetivo exercício.

Legislação

Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005

Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e dá outras providências.

Lei nº 11.784, de 22 de setembro de 2008

Dispõe sobre a reestruturação do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo – PGPE, de que trata a Lei no 11.357, de 19 de outubro de 2006, do Plano Especial de Cargos da Cultura, de que trata a Lei no 11.233, de 22 de dezembro de 2005 …

Decreto nº 5.825, de 29 de junho de 2006

Estabelece as diretrizes para elaboração do Plano de Desenvolvimento dos Integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, instituído pela Lei no 11.091, de 12 de janeiro de 2005.

Resolução 21-2008 COPLAD, de 02 de outubro de 2008

Aprova o Programa de Avaliação de Desempenho dos Técnico-Administrativos em Educação da Universidade Federal do Paraná.

Resolução 06-2000 COPLAD, de 08 de julho de 2000

Altera a Res. 21/08-COPLAD que aprovou o Programa de Avaliação de Desempenho dos Técnico-Administrativos em Educação da Universidade Federal do Paraná.

Resolução 05-2000 COPLAD

Homologa a decisão ad referendum do Plenário do Conselho de Planejamento e Administração (COPLAD) que prorrogou o prazo para o término da Avaliação de Desempenho (AD) – 2020 dos servidores técnico-administrativos da UFPR até 30 de abril de 2020.

Resolução 11-2021 COPLAD

Homologa a decisão ad referendum do Plenário do Conselho de Planejamento e Administração (COPLAD) que prorrogou o prazo para o término da Avaliação de Desempenho (AD) – 2021 dos servidores técnico-administrativos da UFPR até 30 de abril de 2021.


Atualizado em 30/04/2021
Universidade Federal do Paraná
Portal da Capacitação SIGA-UFPR
Rua Dr. Faivre, 405 - Ed. Dom Pedro II, 1º andar
Centro - CEP: 80060-140
Curitiba (PR), Brasil

Universidade Federal do Paraná
Portal da Capacitação SIGA-UFPR
Rua Dr. Faivre, 405 - Ed. Dom Pedro II, 1º andar
Centro - CEP: 80060-140
Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2022 - Universidade Federal do Paraná - Portal da Capacitação SIGA-UFPR

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Portal da Capacitação SIGA-UFPR