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Capacitação e Qualificação

As transformações dos processos de trabalho exigem dos (as) servidores (as) públicos capacitação permanente e continuada, atualização e aprimoramento de conhecimentos, aquisição de novas informações, desenvolvimento de habilidades específicas, renovação de conceitos, práticas e atitudes profissionais. É por meio da capacitação e qualificação que os (as) servidores (as) adquirem a capacidade técnica necessária para a execução de suas atividades, autonomia, valorização da função pública, potencialização do desempenho individual e coletivo.

A capacitação e qualificação dos (as) servidores (as) da UFPR para o desenvolvimento das competências necessárias ao atingimento dos objetivos institucionais seguem as diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), instituída pelo Decreto nº 9.991, de 28 de agosto de 2019. Tem como objetivo atender as demandas de desenvolvimento e capacitação propiciando conhecimento teórico e prático aos (as) servidores (as) por meio de diretrizes, estratégias e metodologias comprometidas com a missão, visão e objetivos institucionais.

As ações de desenvolvimento, capacitação ou treinamento regularmente instituído que compõem os Programas de Capacitação dos (as) servidores (as) da UFPR classificam-se em eventos de capacitação, educação formal e aprendizagem prática. As ações organizadas pela PROGEPE/CDP/UCAQ são obtidas por meio do Levantamento de Necessidades de Desenvolvimento realizado anualmente, por ocasião da elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP).

O PDP é um instrumento da nova Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas, em substituição ao Plano Anual de Capacitação (PAC), que e tem a finalidade de elencar as ações de desenvolvimento necessárias à consecução dos objetivos institucionais, dos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC).


Programas de Capacitação

Os Programas de Capacitação se constituem em um dos principais instrumentos de desenvolvimento dos (as) servidores (as) da UFPR:

  • Programa de Desenvolvimento Pessoal – Propiciar a compreensão de aspectos inerentes aos princípios e políticas de gestão de pessoas que impactam nos valores, cultura, nas relações interpessoais e na qualidade de vida do servidor no ambiente de trabalho.
  • Programa de Educação a Distância – Fomentar novas tecnologias educacionais e o advento das plataformas de ensino a distância.
  • Programa de Educação em Saúde – Capacitar servidores com vistas a incentivar o processo educativo, assim como estimular a promoção à saúde e qualidade de vida, tanto do profissional quanto dos usuários dos serviços.
  • Programa de Governança Pública – Capacitar servidores públicos para as práticas de governança pública, buscando eficácia organizacional por meio de monitoramento de resultados, planejamento estratégico, indicadores de desempenho e sistemas de gestão de riscos.
  • Programa de Línguas Estrangeiras Modernas – Possibilitar ao servidor maior capacidade de comunicação em línguas estrangeiras.
  • Programa de Orçamento e Finanças – Conhecer, compreender e aplicar ações de planejamento e de execução orçamentária, seus princípios, instrumentos e normativas, com vistas à melhoria da capacidade de governo.
  • Programa de Saúde e Segurança do Trabalhador – Capacitar servidores na área de saúde e segurança do trabalho de acordo com as necessidades identificadas e com vistas a incentivar o processo educativo, assim como estimular a promoção à saúde e qualidade de vida, tanto do profissional quanto dos usuários dos serviços.
  • Programa de Tecnologia da Informação e Comunicação – Conhecer, compreender e aplicar tecnologias de informação e comunicação, com vistas a potencializar resultados e otimizar o serviço público.
  • Programa de Treinamento – Oferecer ao servidor público o desenvolvimento de habilidades e ferramentas para o desempenho de atividades vinculadas ao cargo, à função ou ao ambiente organizacional em que atua.
  • Programa de Valorização Ético-Profissional do Servidor Público – Fortalecer o papel e ambiente da Administração Pública, as responsabilidades do serviço público, assim como o contexto da função pública.

Trilhas de Desenvolvimento ou de Aprendizagem

As Trilhas de Desenvolvimento ou aprendizagem ou percursos formativos são caminhos alternativos e flexivos de desenvolvimento direcionados às competências específicas para o trabalho. São, também, uma estratégia pedagógica para a promoção do desenvolvimento de competências profissionais.

“A noção de Percurso Formativo corresponde ao conceito de trilha de aprendizagem. Esse conceito evidencia uma forma de desenvolvimento de competências profissionais na qual o percurso ou trilha construída pelo participante para o seu desenvolvimento profissional resultam, de um lado, das suas próprias conveniências, necessidades e aspirações profissionais; e de outro lado, das necessidades da organização na qual trabalha, da avaliação do seu desempenho na realização da função e das atividades que lhes são incumbidas, das competências que já possui e das que necessita desenvolver” (Política Nacional de Educação Permanente do SUAS, 2013, p. 42).


Monitoramento e Avaliação

O Monitoramento e a Avaliação são os meios pelos quais os resultados dos processos de aprendizagem são conhecidos e tem como finalidade subsidiar a tomada de decisões para o aperfeiçoamento das ações de desenvolvimento, capacitação ou treinamento regularmente instituído.

Os instrumentos utilizados no Monitoramento e Avaliação são ferramentas que medem o grau de eficácia, eficiência e efetividade dos Programas de Capacitação e, por consequência, do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP). Os instrumentos utilizados são formulários/questionários aplicados nas ações de desenvolvimento caracterizados de acordo com o tipo de avaliação:

  • Avaliação de Reação I e II – registrar as impressões dos participantes a respeito dos conteúdos abordados, avaliação do instrutor/tutor e possibilidade de aplicação na área de atuação.
  • Avaliação de Aprendizagem – avaliar a compreensão dos participantes a respeito dos conceitos, princípios e técnicas trabalhadas durante a ação de desenvolvimento.
  • Avaliação de Aplicabilidade – avaliar a aplicação do conhecimento adquirido no cotidiano, troca de informações e experiências, mudança de comportamento no ambiente de trabalho.

Horas de treinamento por servidor


Atualizado em 30/03/2021

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