As transformações dos processos de trabalho exigem dos (as) servidores (as) públicos capacitação permanente e continuada, atualização e aprimoramento de conhecimentos, aquisição de novas informações, desenvolvimento de habilidades específicas, renovação de conceitos, práticas e atitudes profissionais. É por meio da capacitação e qualificação que os (as) servidores (as) adquirem a capacidade técnica necessária para a execução de suas atividades, autonomia, valorização da função pública, potencialização do desempenho individual e coletivo.
A capacitação e qualificação dos (as) servidores (as) da UFPR para o desenvolvimento das competências necessárias ao atingimento dos objetivos institucionais seguem as diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), instituída pelo Decreto nº 9.991, de 28 de agosto de 2019. Tem como objetivo atender as demandas de desenvolvimento e capacitação propiciando conhecimento teórico e prático aos (as) servidores (as) por meio de diretrizes, estratégias e metodologias comprometidas com a missão, visão e objetivos institucionais.
As ações de desenvolvimento, capacitação ou treinamento regularmente instituído que compõem os Programas de Capacitação dos (as) servidores (as) da UFPR classificam-se em eventos de capacitação, educação formal e aprendizagem prática. As ações organizadas pela PROGEPE/CDP/UCAQ são obtidas por meio do Levantamento de Necessidades de Desenvolvimento realizado anualmente, por ocasião da elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP).
O PDP é um instrumento da nova Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas, em substituição ao Plano Anual de Capacitação (PAC), que e tem a finalidade de elencar as ações de desenvolvimento necessárias à consecução dos objetivos institucionais, dos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC).
Programas de Capacitação
Os Programas de Capacitação se constituem em um dos principais instrumentos de desenvolvimento dos (as) servidores (as) da UFPR:
Trilhas de Desenvolvimento ou de Aprendizagem
As Trilhas de Desenvolvimento ou aprendizagem ou percursos formativos são caminhos alternativos e flexivos de desenvolvimento direcionados às competências específicas para o trabalho. São, também, uma estratégia pedagógica para a promoção do desenvolvimento de competências profissionais.
“A noção de Percurso Formativo corresponde ao conceito de trilha de aprendizagem. Esse conceito evidencia uma forma de desenvolvimento de competências profissionais na qual o percurso ou trilha construída pelo participante para o seu desenvolvimento profissional resultam, de um lado, das suas próprias conveniências, necessidades e aspirações profissionais; e de outro lado, das necessidades da organização na qual trabalha, da avaliação do seu desempenho na realização da função e das atividades que lhes são incumbidas, das competências que já possui e das que necessita desenvolver” (Política Nacional de Educação Permanente do SUAS, 2013, p. 42).
Monitoramento e Avaliação
O Monitoramento e a Avaliação são os meios pelos quais os resultados dos processos de aprendizagem são conhecidos e tem como finalidade subsidiar a tomada de decisões para o aperfeiçoamento das ações de desenvolvimento, capacitação ou treinamento regularmente instituído.
Os instrumentos utilizados no Monitoramento e Avaliação são ferramentas que medem o grau de eficácia, eficiência e efetividade dos Programas de Capacitação e, por consequência, do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP). Os instrumentos utilizados são formulários/questionários aplicados nas ações de desenvolvimento caracterizados de acordo com o tipo de avaliação:
Horas de treinamento por servidor
Atualizado em 21/07/2022