PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
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Autoavaliação

O PPGEAL instituiu a Comissão Permanente de Autoavaliação e Planejamento (CPAP), composta por 5 docentes e 1 discente, responsável por sistematizar e realizar a autoavaliação do PPGEAL com vistas a propor políticas e ações que promovam o seu desenvolvimento contínuo.

 

A autoavaliação do programa de pós-graduação em Engenharia de Alimentos é realizada por meio de diferentes procedimentos, a fim de se obter um cenário mais amplo da situação. Os discentes preenchem relatórios periodicamente que englobam produção científica e participação em eventos, entre outros. Além destes, semestralmente é realizada uma avaliação pelo orientador dos seus discentes (formulário para acompanhamento e para renovação da quota de bolsa), que além das produções avalia disciplinas e desenvolvimento pessoal.

 

Os docentes, por sua vez, são submetidos à processos de credenciamento e recredenciamento. Isso fornece ao programa um panorama da qualificação a fim de se levantarem indicadores visando a melhoria. O próprio programa de pós-graduação, de uma maneira geral, também se autoavalia em função de produções intelectuais, inserção regional e egressos.

 

O programa também estabeleceu como meta a criação de Seminários Anuais de Autoavaliação e Planejamento Institucional (SAAPI) de forma a envolver toda a sua comunidade (docente, discentes e técnicos administrativos) no desenvolvimento do programa.

 

É importante destacar ainda que há uma avaliação institucionalizada, realizada anualmente pela CPA – Comissão Própria de Avaliação da UFPR (https://cpa.ufpr.br/portal/) que tem a função de coordenar o processo de avaliação interna da instituição e publicizar os resultados. A CPA é composta por docentes, discentes, técnico-administrativos, representantes da sociedade civil e representantes da administração. Alguns dos temas avaliados através do questionário de interesse direto dos programas de pós-graduação são: disciplinas, oferta de bolsas, quadro docente, orientação, incentivo a pesquisa, grupos de pesquisa, interação com docentes e outros discentes, serviços da PRPPG, da biblioteca, dos laboratórios, e de redes, sistema de gestão acadêmica; divulgação científica. No ano seguinte à realização da pesquisa pela comissão, os relatórios com os resultados são encaminhados às unidades para análise interna dos dados, o que permite a retroalimentação do planejamento institucional. Os resultados desta pesquisa servem como indicador e afetam diretamente a tomada de decisão para a melhoria contínua das ações do PPGEAL.

 

A partir dos pontos levantados pelos relatórios discentes, credenciamento e recredenciamento docente e avaliação institucional, é realizada análise contínua para planejamento e realização de ações visando a formação e qualificação dos pesquisadores do PPGEAL. As ações previstas envolvem o incentivo a participação em eventos científicos, participação em programas de doutorado sanduíche e participação dos docentes em programas de pós-doutorado no exterior.

 

Os instrumentos utilizados para a autoavaliação passam por revisões contínuas. Os critérios de credenciamento e recredenciamento são avaliados e ajustados periodicamente. Os documentos para autoavaliação do corpo discente também são revisados periodicamente com o objetivo de acompanhar a formação de maneira adequada. Os questionários realizados pela CPA são sempre revisados e os resultados publicizados pela própria Universidade.

 

A autoavaliação institucional, bem como, as ferramentas próprias de avaliação de Programa são discutidas no colegiado para solução dos problemas e proposição de melhorias contínuas. Muitas das mudanças que o programa experimentou nos últimos anos foram frutos desse processo de autoavaliação contínua.

 

Como mencionado, o estabelecimento da Comissão Permanente de Autoavaliação e Planejamento (CPAP) e a criação dos Seminários Anuais de Autoavaliação e Planejamento Institucional (SAAPI) se configuram como ações de aprimoramento dos instrumentos de autoavaliação e planejamento estratégico do PPGEAL.

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Telefone: (41) 3361-3232
E-mail: posalim@ufpr.br

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