PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

EAO – Estratégia e Análise Organizacional

O objetivo desta linha de pesquisa é desenvolver estudos e pesquisas em organizações e suas estratégias, compreendendo a análise das formas e tipos de gestão, dos diversos processos de administração, da estrutura organizacional e das relações de poder e de trabalho, a partir de técnicas quantitativas e qualitativas, em uma perspectiva multi e interdisciplinar.

A coordenadora da linha é a Prof.ª Dr.ª Queila Regina Souza Matitz. Mais de 286 dissertações e 31 teses de doutorado já foram defendidas.

Atualmente 9 professores estão dedicados à linha:

Prof.ª Dr.ª Adriana Roseli Wunsch Takahashi
Prof. Dr. Germano Glufke Reis
Prof. Dr. Gustavo Abib
Prof.ª Dr.ª Jane Mendes Ferreira Fernandes
Prof. Dr. José Henrique de Faria
Prof.ª Dr.ª Karina de Déa Roglio
Prof.ª Dr.ª Mariane Lemos Lourenço
Prof.ª Dr.ª Natália Rese
Prof.ª Dr.ª Queila Regina Souza Matitz
Prof.ª Dr.ª Yara Lúcia Mazziotti Bulgacov

Tem hoje em torno de 14 alunos em doutoramento e 17 mestrandos.

GRUPOS E PROJETOS DE PESQUISA

1) Estratégia, Dinâmica e Comportamento em Organizações – Processos e Práticas – Líder: Prof.ª Dr.ª Adriana Roseli Wünsch Takahashi. Professores integrantes do PPGADM: Prof.ª Dr.ª Mariane Lemos Lourenço, Prof.ª Dr.ª Jane Mendes Ferreira Fernandes e Prof.ª Dr.ª Natália Rese.
Projetos de Pesquisa:
a) Aprendizagem organizacional, conhecimento e capacidades.
b) Análise das organizações e comportamento organizacional.
c) Estratégia, governança e resultados no campo educacional: um estudo de organizações diferenciadas a partir de condicionantes comuns no período de 1990 A 2010.
d) O indivíduo e a organização e seus papeis nas práticas sociais de gestão.
e) Dynamic Capabilities, Operational Capabilities and Performance: how organizations can learn to innovate and improve the economic growth and development in Brazil.
f) Estratégia, Dinâmica e Comportamento em Organizações – Processos e Práticas.
g) Capacidades Dinâmicas, Renovação Estratégica e Aprendizagem Organizacional: uma análise processual da relação mediada pelo alinhamento interno e externo e pela comunicação (papel da linguagem) em empresas multinacionais (EMNs).
h) Análise das organizações e comportamento organizacional: cultura, identidade e mudança em organizações.

2) Estratégia e Processo Decisório – Líderes: Prof.ª Dr.ª Karina De Déa Róglio e Prof. Dr. Gustavo Abib. Professores integrantes do PPGADM: Prof.ª Dr.ª Natália Rese e Prof.ª Dr.ª Queila Regina Souza Matitz.
Projetos de Pesquisa:
a) Elementos de dimensão social no alinhamento estratégico: uma análise sob a ótica da estratégia enquanto prática. b)Prática Reflexiva: influências sobre a efetividade do processo decisório de executivos.
c) Processo Decisório de Demissão.
d) Processo Decisório Estratégico de Executivos.
e) O Fenômeno do Risco no Processo Estratégico.
f) Elementos de dimensão social no alinhamento estratégico: uma análise sob a ótica da estratégia enquanto prática.
g) Pesquisa Processual em Estudos Organizacionais e de Estratégia: Contribuições da Filosofia do Processo.
h) Estratégia e Processo Decisório.

3) Economia Política do Poder em Estudos Organizacionais (EPPEO) – Líder: Prof. Dr. José Henrique de Faria.
Projetos de Pesquisa:
a) Gestão social e democrática.
b) Economia política do poder em estudos organizacionais.

Av. Lothario Meissner, 632 - 2º andar
80210-170 - Jardim Botânico - Curitiba - PR