EMCC – Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor

Os objetivos desta linha de pesquisa estão relacionados à análise do comportamento do consumidor (final e organizacional) e seu impacto na formulação da estratégia global e de marketing das organizações; e a construção e o desenvolvimento da estratégia de marketing, bem como a gestão do marketing nas organizações em suas diversas perspectivas (produto, preço, comunicação, distribuição, marketing de relacionamento, marketing interno e força de vendas, marketing eletrônico, marketing de varejo e de serviços).

Esta linha de pesquisa é coordenada pelo Profa. Dra. Simone Regina Didonet. Mais de 148 dissertações e 20 teses de doutorado já foram defendidas.

Atualmente 6 professores estão dedicados à linha:

Profa. Dra. Ana Maria Machado Toaldo
Profa. Dra. Danielle Mantovani Lucena da Silva
Prof. Dr. Jose Carlos Korelo
Prof. Dr. Paulo Henrique Muller Prado
Profa. Dra. Simone Regina Didonet
Prof. Dr. Tomás Sparano Martins

Tem hoje em torno de 11 alunos em doutoramento e 20 mestrandos.

GRUPOS E PROJETOS DE PESQUISA

1) Estratégia de Relacionamento e Comportamento do Consumidor – Líderes: Prof. Paulo Henrique Muller Prado. Professores integrantes do PPGADM: Danielle Mantovani Lucena da Silva e José Carlos Korelo.
Projetos de pesquisa:
a) Uma análise do shopping momentum effect sobre compras não efetivadas por fatores externos, e seus possíveis moderadores e mediadores.
b) Análise das transgressões no relacionamento b2c.
c) Estratégia ou tentação? Análise do comportamento do consumidor na busca de metas concorrentes.
d) Brand equity e autenticidade de marca.
e) Estruturas cognitivas e adoção de inovações por consumidores.
f) Comportamento do consumidor e estratégias de relacionamento em marketing.
g) A influência do framing do produto nas decisões relacionadas a metas de consumo.

2) Estratégias de Marketing – Líderes: Profa. Ana Maria Machado Toaldo e Profa. Simone Regina Didonet. Professores integrantes do PPGADM: Tomás Sparano Martins.
Projetos de pesquisa:
a)  Processo de formação de estratégias.
b) Orientação para o mercado, estratégias de marketing, valor para o cliente e inovação em empresas brasileiras.
c) Capacidades de marketing, inovação e desempenho: sua relação no processo de estratégia de marketing.
d) Perspectivas estratégicas do marketing e da inovação e contribuições para o desempenho de empresas brasileiras.
e) Developing Sustainable Agricultural Supply Chains: Building Capacity for Executive Training and Supply Chain Research with Co-operative Managers.
f) A influência da orientação empreendedora e da aprendizagem baseada no mercado na capacidade de inovação das Cooperativas do Estado do Paraná.

Av. Lothario Meissner, 632 - 2º andar
80210-170 - Jardim Botânico - Curitiba - PR