Escola de Administração – PPGADM

Menu

Editais

EDITAL 02/2019 – PPGADM

Prazo para solicitação de Dispensa de Prova de Nivelamento e para solicitação de Equivalência de Créditos em Disciplina de Prática de Docência

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná torna público o prazo para solicitação de dispensa de prova de nivelamento e para solicitação de equivalência de créditos em disciplina de prática de docência.

Visualizar Edital 02/2019-PPGADM em PDF

1. Documentos para solicitação de dispensa da prova de nivelamento, para estudantes ingressantes no mestrado em 2019 (conforme Edital 12/2018 – PPGADM, Item 1.3, “Os candidatos selecionados, não graduados em Administração, deverão realizar provas de nivelamento nas áreas de Administração da Produção, Marketing, Finanças e Recursos Humanos, no primeiro ano do curso. Aqueles que possuam disciplinas cursadas na graduação ou que tenham realizado cursos de especialização nessas áreas da Administração poderão solicitar dispensa das provas de nivelamento. A análise da solicitação de dispensa será feita pelo PPGADM, mediante comprovação, avaliação e aprovação de conteúdo equivalente”):

a) Requerimento de equivalência de créditos (disponível no site: http://www.prppg.ufpr.br/site/ppgadm/organizacao-academica/formularios/)
b) Histórico Escolar
c) Programa da Disciplina

2. Documentos para solicitação de equivalência de créditos em disciplina de prática de docência (para estudantes que não possuem bolsas de estudo):

a) Requerimento de equivalência de créditos (disponível no site: http://www.prppg.ufpr.br/site/ppgadm/organizacao-academica/formularios/)
b) Comprovante de docência no ensino superior por pelo menos um ano letivo e/ou comprovante de realização de prática de docência em curso de Mestrado

Local de entrega: Secretaria do PPGADM
Data: 11/03/2019 a 22/03/2019

Curitiba, 24 de janeiro de 2019.

Prof.ª Dr.ª Ana Maria Machado Toaldo
Vice-Coordenadora do PPGADM-UFPR

Visualizar Edital 02/2019-PPGADM em PDF


 

EDITAL 04/2019 – PPGADM

RESULTADO DE SELEÇÃO DE CANDIDATURAS PARA BOLSA DO PROGRAMA DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR (PDSE) DA CAPES – Chamada Complementar para SUPLÊNCIA Edital 01/2019 PPGADM

A Comissão para o processo seletivo para bolsa PDSE do Programa em Administração da Universidade Federal do Paraná (Portaria no 02/2019-PPGADM-UFPR) torna público o resultado de Seleção de Candidatura, do Edital 01/2019 – PPGADM/UFPR do processo seletivo para Bolsa Doutorado Sanduíche do Programa Nacional de Doutorado Sanduíche no Exterior – PDSE – CAPES, acrescido da Chamada Complementar para SUPLÊNCIA.

Visualizar Edital 04/2019 – PPGADM em PDF

 

EDITAL 03/2019 – PPGADM

RESULTADO DE SELEÇÃO DE CANDIDATURAS PARA BOLSA DO PROGRAMA DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR (PDSE) DA CAPES

A Comissão para o processo seletivo para bolsa PDSE do Programa em Administração da Universidade Federal do Paraná (Portaria no 02/2019-PPGADM-UFPR) torna público o resultado de Seleção de Candidatura, do Edital 01/2019 – PPGADM/UFPR do processo seletivo para Bolsa Doutorado Sanduíche do Programa Nacional de Doutorado Sanduíche no Exterior – PDSE – CAPES.

Visualizar Edital 03/2019 – PPGADM em PDF

 

EDITAL 01/2019 – PPGADM

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA PDSE

O Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná – PPGADM, torna público, em 17 de janeiro de 2019, o regulamento do processo seletivo para Bolsa Doutorado Sanduíche do Programa Nacional de Doutorado Sanduíche no Exterior – PDSE – CAPES, em atendimento ao Edital 41/2018 – Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior 2018/2019 da Capes publicado na WEB em 28 de dezembro 2018 e às recomendações apresentadas no Ofício Circular no 01/2019 – PRPPG de 03 de janeiro de 2019.

Visualizar Edital 01/2019 – PPGADM em PDF

Em conformidade com o Edital 41/2018 da Capes publicado na WEB em 28 de dezembro de 2018, Doutorado Sanduíche do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior – PDSE e Ofício Circular no 01/2019 – PRPPG de 03 de janeiro de 2019, o Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná – PPGADM-UFPR oferece cota de bolsa para o PDSE para alunos regularmente matriculados no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná – PPGADM-UFPR.

 

  1. Vagas

O presente edital visa à seleção de bolsista(s) PDSE – até 02 (duas) vagas por cota, pelo período de 06 (seis) meses (no caso do preenchimento de duas vagas) ou até 12 (doze) meses (no caso de preenchimento de uma vaga), a critério do Programa. De acordo com o Edital 41/2018 da CAPES o PPGADM-UFPR será contemplado com 1 cota, a qual equivale a 12 mensalidades, podendo ser utilizada de acordo com o interesse do Programa e o cronograma de execução dos projetos propostos. Assim, de acordo com o Edital 41/2018 da CAPES será possível o Programa atender de 01 (um) até 02 (dois) bolsistas por cota, usufruindo cada um dos bolsistas um período de 06 (seis) ou 12 (doze) meses, em conformidade com as cotas de bolsas disponíveis.

 

  1. Objetivo

O PDSE tem por objetivos: (1) oferecer oportunidades para a atualização de conhecimentos científicos, tecnológicos e acadêmicos; (2) ampliar o nível de colaboração e de publicações conjuntas entre pesquisadores que atuam no Brasil e no exterior; (3) fortalecer os programas de pós-graduação e o intercâmbio entre instituições ou grupos de pesquisa brasileiros e internacionais; (4) ampliar o acesso de doutorandos brasileiros às instituições internacionais de excelência; (5) auxiliar no processo de internacionalização do ensino superior bem como da ciência, tecnologia e inovação brasileiras; (6) proporcionar maior visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural brasileiras.

 

  1. Inscrições no PPGADM

As inscrições serão realizadas de 17 de janeiro a 18 de fevereiro de 2019 (até às 12:00, horário de Brasília), por meio do  envio para o e-mail ppgadm@ufpr.br (envio por e-mail válido somente com o recebimento de confirmação de recebimento pela secretaria do PPGADM) dos seguintes documentos (inserir no assunto do e-mail o título: “Inscrição Edital PPGADM 01/2019-PDSE):

 

I- Cópia do RG se brasileiro(a) ou visto permanente no Brasil, caso estrangeiro(a). Em caso de aprovação do candidato no processo regido por este Edital, este documento deverá ser entregue também no ato da inscrição no Sistema da Capes.

 

II- Carta de aceite definitiva da instituição no exterior, devidamente datada e assinada pelo(a) coorientador(a) no exterior – em papel timbrado da instituição -, aprovando o plano de pesquisa com a identificação do título do projeto e informando o mês/ano de início e término da bolsa no exterior, de forma a se compatibilizar com o prazo definido pela IES brasileira;

Parágrafo Único: Para efeitos da seleção no PPGADM, o candidato que não possua a carta de aceite definitiva da instituição no exterior até a data final das inscrições no PPGADM (até 18/02/2019 às 12:00, horário de Brasília) poderá entregar uma manifestação de aceite do coorientador no Exterior, informando a previsão de mês/ano de início e término da bolsa no exterior, com início entre agosto e novembro de 2019. Se o candidato for aprovado no processo seletivo, a carta de aceite definitiva da instituição no exterior deverá obrigatoriamente ser entregue no PPGADM até 11/04/2019 (conforme Cronograma do Anexo I deste Edital) e também no ato da inscrição do candidato aprovado no Sistema da Capes. A não apresentação deste documento no PPGADM até o prazo estipulado (11/04/2019) será comunicada formalmente via SEI à PRPPG e a inscrição do candidato no Sistema da Capes não será homologada pela Pró-Reitoria.

 

III- Dados do Procurador no Brasil, conforme Anexo II do Edital 41/2018 da Capes.

Parágrafo Único: Para efeitos da seleção no PPGADM esse documento não precisa ser apresentado. Ele deve ser obrigatoriamente entregue no PPGADM pelo candidato aprovado até 11/04/2019 (conforme Cronograma do Anexo I deste Edital) e também no ato da inscrição no Sistema da Capes. A não apresentação deste documento no PPGADM até o prazo estipulado (11/04/2019) será comunicada formalmente via SEI à PRPPG e a inscrição do candidato no Sistema da Capes não será homologada pela Pró-Reitoria.

 

IV- Curriculum Vitae atualizado, extraído da plataforma Lattes;

 

V- Carta do orientador brasileiro, devidamente datada e assinada e em papel timbrado da instituição de origem, com a previsão da defesa da tese, justificando a necessidade da bolsa e demonstrando interação técnico científico com o coorientador no exterior para o desenvolvimento das atividades propostas.

 

VI- Plano de estudos, em português, com, no máximo, 15 (quinze) páginas, com cronograma do plano de atividades, incluindo a infraestrutura experimental ou laboratorial específica. Deve conter, obrigatoriamente, os itens abaixo: a) Título; b) Introdução e justificativa, apresentando a atualidade e relevância do tema; c) Objetivos, com definição e delimitação clara do objeto de estudo; d) Metodologia a ser empregada; e) Cronograma das atividades; f) Contribuição do plano de estudos para a promoção do ensino, formação e aprendizagem, quando o caso; g) Potencial para o aumento da rede de pesquisa e educação, com novas técnicas e parcerias, além de ampla divulgação dos resultados, quando o caso; h) Relevância para o desenvolvimento científico e tecnológico da área no Brasil no médio e longo prazos; i) Relevância para o desenvolvimento econômico e de bem-estar social do Brasil no médio e longo prazos, quando o caso; j) Se o plano de estudos prevê/atende às normas éticas nacionais e internacionais, quando relevante; k) Justificativa para a escolha da IES de destino e coorientador no exterior; l) Referências bibliográficas.

VII- Comprovante válido de proficiência no idioma do país de destino, de acordo com as seguintes exigências (nível mínimo exigido):

 

Inglês Francês Alemão Espanhol Italiano
TOEFL IBT TOEFL ITP IELTS Cambridge Exam DALF, DELF, TCF ou TCF CAPES Cert. do Instituto Goethe TestDaF OnSET – Deutsch Cert. DELE Cert. SIELE Teste do IIC
71 527 6 CAE ou FCE B2 B2 B1 B1 B1 B2 C1 B2

 

  1. a) Para a língua inglesa:(i) TOEFL (IBT – Internet-Based Testing; ITP – Institutional Testing Program) com validade de 2 (dois) anos; (ii) International English Language Test – IELTS com validade de 2 (dois) anos, sendo que cada banda (listening, reading, writing e speaking) deve ter nota mínima de 5 (cinco); e (iii) Certificado CAE ou FCE de Cambridge, ambos sem prazo de validade;
  2. b) Para a língua francesa: (i) Test de Connaissance du Français – TCF TP (no mínimo, as provas obrigatórias) ou TCF Capes, com validade de 2 (dois) anos; e (ii) DALF ou DELF, sem prazo de validade;
  3. c) Para a língua alemã: (i) certificado do Instituto Goethe; (ii) TestDaF ou OnSET, todos sem prazo de validade;
  4. d) Para a língua espanhola: DELE, emitido pelo Instituto Cervantes, sem prazo de validade; SIELE: O candidato deverá realizar o exame completo para realização da prova, com validade de 05 (cinco) anos. Sendo assim, exames parciais não serão aceitos.
  5. e) Para a língua italiana: teste Lato Sensu do Instituto Italiano de Cultura, com validade de 1 (um) ano;
  6. f) Para países de língua portuguesa, o(a) candidato(a) deverá apresentar, obrigatoriamente, a comprovação de nível mínimo de proficiência em inglês, conforme item “a”.
  7. g) Candidatos(as) com destino a países de língua não especificada anteriormente devem apresentar certificado de proficiência no idioma do país, emitido por instituição oficialmente reconhecida, ou uma das alternativas relacionadas acima, desde que aceita pela instituição de destino, onde se realizará o doutoramento, e expresso na carta do coorientador no exterior;
  8. h) O teste de proficiência em língua inglesa poderá ser aceito para qualquer país de destino, desde que aceito pela IES de destino e expresso na carta do coorientador no exterior;
  9. i) Os requisitos de proficiência listados acima são exigência da Capes e não dispensam o atendimento das exigências da IES de destino no exterior.

Parágrafo Único: Para efeitos da seleção no PPGADM, o candidato que não possua comprovante válido de proficiência no idioma do país de destino, com todas as exigências listadas no item VII deste Edital e do item 5.3.6.1.6 do Edital 41/2018 da Capes, até a data final das inscrições no PPGADM (até 18/02/209 às 12:00, horário de Brasília) deverá obrigatoriamente, caso aprovado, entregá-lo no PPGADM até 11/04/2019 (conforme Cronograma do Anexo I deste Edital). A não apresentação deste documento no PPGADM até o prazo estipulado (11/04/2019) será comunicada formalmente via SEI à PRPPG e a inscrição do candidato no Sistema da Capes não será homologada pela Pró-Reitoria.

 

VIII- Carta de solicitação do candidato com defesa e justificativa da necessidade do período no exterior para o desenvolvimento de sua pesquisa, com no máximo 30 linhas;

IX- Formulário disponível no Anexo II desse Edital, referente aos últimos 5 anos, preenchido e com a documentação comprobatória anexada;

X– Histórico escolar do candidato no curso de doutorado;

XI- Currículo resumido do (a) coorientador (a) no exterior, o qual deve evidenciar produção científica e/ou tecnológica compatível e a titulação mínima de doutorado;

XII- Possuir o registro ORCID que fornece um identificador único voltado para a área acadêmica e de pesquisa. O registro é gratuito e pode ser realizado no site https://orcid.org/.

 

  1. Requisitos e atribuições dos candidatos à bolsa

O candidato deverá, obrigatoriamente, preencher os seguintes requisitos:

I- Ser brasileiro(a) ou estrangeiro(a) com visto permanente no Brasil;

II- Não possuir título de doutor(a), quando da inscrição;

III- Estar regularmente matriculado(a) no curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPR;

IV- Não acumular bolsa no exterior ou outros auxílios simultaneamente à bolsa pleiteada junto à Capes, independentemente do tipo ou finalidade dos benefícios preexistentes, devendo o(a) candidato(a) declarar recepção de outras bolsas concedidas por órgãos ou entidades da Administração Pública federal, estadual ou municipal e, na ocasião de aprovação da bolsa, requerer a suspensão ou cancelamento do benefício preexistente, de modo que não haja acúmulo de benefícios durante o período de estudos no exterior;

V- Não ter sido contemplado(a) com bolsa de Doutorado Sanduíche no Exterior neste ou em outro curso de doutorado realizado anteriormente;

VI- Não ultrapassar o período total do doutorado, de acordo com o prazo regulamentar do curso para defesa da tese, devendo o tempo de permanência no exterior ser previsto de modo a restarem, no mínimo, 6 (seis) meses no Brasil para a integralização de créditos e a defesa da tese;

VII- Ter integralizado o número de créditos referentes ao programa de doutorado no Brasil que seja compatível com a perspectiva de conclusão do curso, em tempo hábil, após a realização das atividades no exterior;

VIII- Ter obtido aprovação no exame de qualificação ou ter cursado, pelo menos, o primeiro ano do doutorado, tendo como referência a data da inscrição no Sistema da Capes (Sicapes);

IX- Possuir a proficiência linguística mínima, conforme tabela e requisitos descritos no item VII deste Edital e no item 5.3.6.1.6 do Edital 41/2018 da Capes;

X- Possuir o registro ORCID que fornece um identificador único voltado para a área acadêmica e de pesquisa. O registro é gratuito e pode ser realizado no site https://orcid.org/.

XI- Sendo aprovado no processo seletivo interno da IES, realizar a inscrição pelo link “Inscrição Online” disponível na página do Programa (http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-exterior/programa-de-doutorado-sanduiche-no-exterior-pdse – Inscrição – PDSE – Edital nº 41/2018 – Seleção 2018/2019) para posterior homologação pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação ou Órgão Equivalente.

 

  1. Dos Requisitos do Coorientador no Exterior

O(A) coorientador(a) no exterior deve, obrigatoriamente:

I- ser doutor e pesquisador com produção acadêmica consolidada e relevante para o desenvolvimento da tese do (a) doutorando (a);

II- pertencer a uma instituição de ensino ou pesquisa no exterior, pública ou privada, de relevância para o estudo pretendido.

  

  1. Dos Requisitos do Orientador no Brasil

O(A) orientador(a) brasileiro(a) deve, obrigatoriamente:

I- Apresentar formalmente à Coordenação do Programa na IES a candidatura do seu orientando e a documentação exigida pelo presente Edital;

II- Zelar para que o bolsista cumpra as obrigações acordadas com a Capes;

III- Demonstrar interação e relacionamento técnico-científico com o coorientador no exterior para o desenvolvimento das atividades inerentes ao estágio do doutorando.

 

  1. Das exigências do Bolsista

I- Elaborar Relatório de Atividades realizadas no exterior a ser encaminhado por e-mail (ppgadm@ufpr.br) ao PPGADM em até 60 (sessenta) dias após o encerramento da respectiva bolsa;

II– Dedicar-se às atividades do projeto;

III- Restituir à CAPES os recursos recebidos irregularmente ou não utilizados para seus fins específicos, inclusive pagamentos antecipados, referentes ao período em que o(a) bolsista não estiver presente no local de estudo no exterior, mesmo que por motivo de força maior ou caso fortuito.

 

  1. Dos Critérios para Seleção

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Administração constituirá uma Comissão especialmente para a seleção dos candidatos, que deverá conter no mínimo três membros: o Coordenador do Programa, um representante discente dos pós-graduandos (doutorando) e um avaliador externo ao programa de pós-graduação. Os professores que compõem a comissão não poderão ter orientandos participando do processo seletivo a que se refere este Edital. No caso de impedimento do Coordenador do PPGADM, o Colegiado deverá nomear um substituto. No processo de seleção, a Comissão levará em consideração os seguintes aspectos:

I- Aspectos eliminatórios:

  1. a) Atendimento aos requisitos e atribuições dos candidatos exigidos neste Edital, na data prevista da seleção; b) Adequação da documentação apresentada pelo candidato às exigências deste Edital;

II – Aspectos classificatórios:

  1. a) Desempenho acadêmico (cálculo do Coeficiente de Rendimento – CR (Anexo III)) e potencial científico para o desenvolvimento dos estudos propostos no exterior;
  2. b) Pontuação obtida nos itens presentes no formulário disponível no Anexo II desse Edital, referente aos últimos 5 anos, sendo a pontuação dos artigos publicados e aceitos para publicação definida pelo Qualis-Periódicos CAPES (Quadriênio 2013-2016 – área de avaliação Administração, Ciências Contábeis e Turismo) e os demais itens do formulário pela pontuação definida no artigo 18 do capítulo IV da Resolução 10/2014 do CEPE/UFPR;
  3. c) Pertinência do plano de pesquisa no exterior com o projeto de tese e sua exequibilidade dentro do cronograma previsto (pertinência = peso 30%; exequibilidade = peso 30%; adequação à proposta da tese = peso 40%);
  4. d) Adequação da instituição de destino e a pertinência técnico-científica do coorientador no exterior às atividades a serem desenvolvidas.

III – Os itens classificatórios terão os seguintes pesos: item a – 30%, item b – 30%, item c – 30% e item d -10%.

 

  1. Disposições Finais

I- O resultado preliminar e o resultado final serão divulgados, em 25/02/2019 e 01/03/2019, respectivamente, no site do PPGADM, http://www.prppg.ufpr.br, conforme cronograma apresentado no Anexo I deste Edital. Caberá pedido de recurso e reconsideração formal em relação ao resultado, entregue na secretaria do PPGADM pelo candidato, por meio de carta assinada de 26/02/2019 a 27/02/2019.

II- Os critérios referentes às inscrições do candidato aprovado no Sistema Capes (Siscapes), da concessão da bolsa de estudos, da implementação da bolsa, dos benefícios e do retorno ao Brasil e outras informações relevantes, inclusive que consubstanciam este Edital, estão dispostas no Edital 41/2018 da Capes.

III- Os casos omissos deste edital serão decididos pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPR.

 Curitiba, 17 de janeiro de 2019.

 

Profa. Dra. Natália Rese

Coordenadora do PPGADM-UFPR

Visualizar Edital 01/2019-PPGADM em PDF

Universidade Federal do Paraná
Escola de Administração – PPGADM
Av. Lothario Meissner, 632 - 2º andar
80210-170 - Jardim Botânico - Curitiba - PR
Telefone:(41) 3360-4365
E-mail: ppgadm@ufpr.br

Universidade Federal do Paraná
Escola de Administração – PPGADM
Av. Lothario Meissner, 632 - 2º andar
80210-170 - Jardim Botânico - Curitiba - PR
Telefone:(41) 3360-4365
E-mail: ppgadm@ufpr.br

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná - Escola de Administração – PPGADM

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação