ADMI7000 – ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA |
CONCENTRAÇÃO |
Mestrado |
PERÍODO: 1° Semestre
LOCAL: PPGADM – Sala 212
HORÁRIO: Quinta – 14:00 às 17:00 – 15 encontros
NÚMERO DE VAGAS: 30
PERÍODO DE MATRÍCULA: De: 10/01/2018 a 02/03/2018
PERÍODO DE AULAS: De: 05/03/2018 a 01/07/2018
PROFESSOR: QUEILA REGINA SOUZA MATITZ
EMENTA: Fundamentos da Gestão Estratégica. Análise das principais abordagens e referências sobre estratégia, considerando os seus aspectos organizacionais e gerenciais, sob diferentes perspectivas epistemológicas.
BIBLIOGRAFIA: 1. BANSAL, P. et al. bridging the research-practice gap. The Academy of Management Perspectives,v. 26, n. 1, 2012. 2. CHANDLER, A. D.Strategy and structure: chapters in the history of the industrial enterprise. Cambridge: The MIT Press, [1969], 2013. 3. CLEGG, S. R.; CARTER, C.; KORNBERGER, M.; SCHWEITZER, J. Strategy: Theory and Practice, London: SAGE Publications Ltd., 2011. 4. BARNEY J. Purchasing, supply chain management and sustained competitive advantage: the relevance of resource-based theory. Journal of Supply Chain Management, v. 48, n. 2, p. 3-6, 2012. 5. CARVALHO, M. M.; PRIETO V. C.; BOUER, R. Maximização da estratégia: promovendo resultados por meio de alinhamento, execução e medição. Rio de Janeiro:Campus Elsevier, 2013. 6. D’AVENI, R. A.; DAGNINO, G. B.; SMITH, K. G. The age of temporary advantage. Strategic Management Journal, v. 31, n. 13, p. 1371-1385, 2010. 7. EVANS, V. Ferramentasestratégicas. Rio de Janeiro:Campus Elsevier, 2013. 8. JOHNSON, C. M.; REDMON, W. K.; MAWHINNEY, T. C. Handboo k of organizational performance: behavior analysis and management. New York: Routledge, 2013. 9. LAFLEY, A. G.; MARTIN, R. L. Playing to win: how strategy really works. 1 ed. New York: Harvard Business Review Press, 2013. 10. RONDA-PUPO, G. A., GUERRAS-MARTIN, L. A. Dynamics of the evolution of the strategy concept 1962-2008: a co-word analysis. Strategic Management Journal, v. 33, n. 2, 2012. 11. RUMELT, R. Good strategy bad strategy: The difference and why it matters. New York: Crown Business, 2011. 12. PAROUTIS, S.; HERACLEOUS, L.;ANGWIN, D. Practicing strategy: Text and cases, London: SAGE Publications Ltd., 2013. 13. PETTIGREW, A.; THOMAS, R.; WHITTINGTON, R. Handbook of Strategy and Management. England: Sage, 2002. 14. PYZDEK, T.; KELLER, P. The Handbook for Quality Management, Second Edition: a complete guide to operational excellence. New York:McGraw-Hill, 2013. 15. WALDMAN, D. A. et al. What can we really learn about management practice across firms and countries? Academy of Management Perspectives, v.26, n.1, 2012.
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ADMI7006 – ESTATÍSTICA E ANÁLISE DE DADOS |
2018 |
Mestrado e Doutorado |
PERÍODO: 1° Semestre
LOCAL: PPGADM – Sala 208
HORÁRIO: Quarta – 14:00 às 17:00 – 15 encontros
NÚMERO DE VAGAS: 50
PERÍODO DE MATRÍCULA: De: 10/01/2018 a 02/03/2018
PERÍODO DE AULAS: De: 05/03/2018 a 01/07/2018
PROFESSOR: JOSÉ ROBERTO FREGA
EMENTA: Estatística descritiva. Medidas de tendência central e medidas de dispersão. Estatística Inferencial. Amostragem, Análise Fatorial, Validação de escalas, Regressão Linear Simples e múltipla, Correlação, Teste de Hipóteses. Análise multivariada. Estatística paramétrica e estatística não paramétrica. Utilização de software estatístico.
BIBLIOGRAFIA: 1. FIELD, A. Descobrindo a estatística usando o SPSS. Porto Alegre: Bookman, 2009. 2. PALLANT, J. SPSS Survival manual: a step by step guide to data analysis using IBM SPSS. 5 ed. Chicago: Open University, 2013. 3. BRUNI, A. L. PASW aplicado à pesquisa acadêmica. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2011. 4. CARVALHO, H. Análise multivariada de dados qualitativos: utilização da HOMALS com o SPSS. Lisboa: Edições Sílabo, 2004. 5. DANCEY, C. P.; REIDY, J. Estatística sem matemática para psicologia. 5ª ed. Porto Alegre: Penso, 2006. 6. FÁVERO, L. P., BELFIORE, P, LOPES DA SILVA, F.; CHAN, B. L.. Análise de dados: modelagem multivariada para tomada de decisão. São Paulo: Elsevier, 2009. 7. FIELD, A. Discovering Statistics using SPSS for Windows. London: Sage Press, 2013. 8. GRIMM, L. G.; YARNOLD, P. R. Reading and understanding more multivariete statistics. Washington: American Psychological Association, 2010. 9. KINNEAR, P. R.; GRAY, C. D. SPSS 19 made simple. New York: Psychology Press, 2011. 10. LEECH, N.; BARRETT, K.; MORGAN, G. SPSS for intermediate statistics: use and interpretation. New York: Psychology Press, 2008. 11. MARTINS, G. A.; DOMINGUES, O. Estatística geral e aplicada. São Paulo: Atlas, 2011. 12. OAKSHOTT, L. Essential quantitative methods for business, management and finance. Houndsmill: Palgrave, Macmillan, 2012. 13. PESTANA, M. H.; GAGEIRO, J. N. Análise de dados para as ciências sociais: a complementaridade do SPSS. Lisboa: Silabo, 2005. 14. PESTANA, M. H.; GAGEIRO, J. N. Descobrindo a regressão: com a complementariedade do SPSS. Lisboa: Silabo, 2005. 15. SARANTAKOS, S; A toolkit for quantitative data analysis using SPSS; Houndsmill: Palgrave, Macmillan, 2007. 16. SIEGEL, S.; CASTELLAN Jr, N.J. Estatística não paramétrica para ciências do comportamento. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. 17. TABACHNICK, B. G.; FIDELL, L. S. Using multivariate statistics. 6 ed. Washington: Pearson, 2012. 18. VARADARAJAN, P.R.; TERRY, C. Delineating the scope of corporate, business, and marketing strategy. Journal of Business Research, v.31, n.2, p.93-105, 1994.
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ADMI7011 – ESTRATÉGIAS DE MARKETING |
CONCENTRAÇÃO |
Doutorado |
PERÍODO: 1° Semestre
LOCAL: PPGADM – Sala 212
HORÁRIO: Quarta – 09:00 às 12:00 – 15 encontros
NÚMERO DE VAGAS: 30
PERÍODO DE MATRÍCULA: De: 10/01/2018 a 02/03/2018
PERÍODO DE AULAS: De: 05/03/2018 a 01/07/2018
PROFESSOR: ANA MARIA MACHADO TOALDO
EMENTA: O processo de marketing na empresa e na economia. Estratégia Organizacional e Estratégia de Marketing. A gestão da orientação para o mercado em um ambiente em transformação. Estrutura de mercado e vantagem competitiva. A formulação e a implementação da estratégia de marketing. Estratégia de marketing através do relacionamento e de redes organizacionais. Decisões estratégicas de marca. Avaliação do desempenho da estratégia de marketing.
BIBLIOGRAFIA: 1. HREBINIAK, L. G. Fazendo a estratégia funcionar. Porto Alegre: Bookman, 2006. 2. KERIN, R. A.; PETERSON, R. A. Problemas de marketing estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2009. 3. KUMAR. N. Marketing as strategy. Boston, MA: Harvard Business School Press, 2004. 4. LAMBIN, J. J.; MOERLOOSE, C. Marketing stratégique et opérationnel. France: Dunod, 2012. 5. MOORMAN, C.; LEHMANN, D.R. Assessing marketing strategy performance. Cambridge, MA: Marketing Science Institute, 2004. 6. ASHILL, N. J.; FREDERIKSON, M.; DAVIES, J. Strategic marketing planning: a grounded investigation. European Journal of Marketing, v. 37, n.3/4, p.430-460, 2003. 7. GAO, Y., Measuring marketing performance: a review and a framework. The Marketing Review, v. 10, n. 1, p. 25-40, 2010. 8. GUMMERUS, J. Value creation processes and value outcomes in marketing theory: Strangers or siblings? Marketing Theory, v. 13, p. 19?46, 2013. 9. HUMPHREYS, A. Megamarketing: the creation of markets as a social process. Journal of Marketing, v. 74, n. 2, p.1-19, March 2010. 10. JAYACHANDRAN, S.; GIMENO, J.; VARADARAJAN, P. R. The Theory of multimarket competition: a synthesis and implications for marketing strategy. Journal of Marketing, v.63, p. 49-66, March 1999. 11. KUMAR, V.; SHAH; D. Expanding the role of marketing: from customer equity to market capitalization. Journal of Marketing, v.73, n.6, p.119-136, 2009. 12. KUMAR, V.; JONES, E.; VENKATESAN, R.; LEONE, R. P. Is market orientation a source of sustainable competitive advantage or simply the cost of competing?. Journal of Marketing, v. 75, p.16 ?30, January 2011. 13. MENON, A.; BHARADWAJ, S.; ADIDAM, P.T.; EDISON, S. Antecedents and consequences of marketing strategy making: a model and a test. Journal of Marketing, v. 63, p.18-40, April 1999. 14. MORGAN, N. A.; REGO, L.L. Brand portfolio strategy and firm performance. Journal of Marketing, v. 73, p. 59-74, 2009. 15. MORGAN, N. A. Marketing and business performance. Journal of the Academy of Marketing Science, v.40, p.102-119, 2012. 16. SHETH, J. N. Impact of emerging markets on marketing: rethinking existing perspectives and practices. Journal of Marketing, vol. 75, p. 166-182, July 2011. 17. SLATER, S. F.; OLSON, E. M. Marketing’s contribution to the implementation of business strategy: an empirical analysis. Strategic Management Journal, v. 22, n. 11, p.1055-1067, Nov 2001. 18. VARADARAJAN, R. Strategic marketing and marketing strategy: domain, definition, fundamental issues and foundational premises. Journal of the Academy Marketing Science, v. 38, p.119-140, 2010.
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ADMI7013 – EVOLUÇÃO E PERSPECTIVAS EM MARKETING |
CONCENTRAÇÃO |
Mestrado |
PERÍODO: 1° Semestre
LOCAL: PPGADM – Sala 212
HORÁRIO: Quinta – 09:00 às 12:00 – 15 encontros
NÚMERO DE VAGAS: 30
PERÍODO DE MATRÍCULA: De: 10/01/2018 a 02/03/2018
PERÍODO DE AULAS: De: 05/03/2018 a 01/07/2018
PROFESSOR: ANA MARIA MACHADO TOALDO
EMENTA: Perspectiva histórica do marketing. Evolução do conceito de marketing. Abrangência do marketing. Fundamentos teóricos do marketing. Papel do marketing na organização. Perspectivas futuras do marketing.
BIBLIOGRAFIA: 1. BARTELS, R. The history of marketing thought. Columbus, Publishing Horizons, 1988. 2. HUNT, S. D., Foundations of marketing theory: toward a general Theory of Marketing. Armonk, NY: M.E. Sharpe, Inc., 2002. 3. LEHMANN, D. R.; JOCZ, K.E. Reflections on the futures of marketing. Cambridge, MA: Marketing Science Institute, 1997. 4. McALISTER, L.; BOLTON, R.N.; RIZLEY, R. Essential readings in marketing. Cambridge, MA: Marketing Science Institute, 2006. 5. MACLARAN, P.; SAREN, M.; STERN, B.; TADAJEWSKI, M. The SAGE Handbook of Marketing Theory. Thousand Oaks, California: SAGE Publications Inc, 2010. 6. ANDERSON, P.F. Marketing, strategic planning and the Theory of the Firm. Journal of Marketing, v.46, n.2, p.15-26, Spring 1982. 7. BROWN, S.W.; WEBSTER Jr., F.E.; STEENKAMP, J.B.E.M.; WILKIE, W.L.; SHETH, J.N. e SISODIA, R.S; KERIN, R.A.; MacINNIS, D.J.; McLISTER, L.; RAJU, J.S.; BAUERLY, R.J.; JOHNSON, D.T.; SINGH, M.; STAELIN, R. Marketing renaissance: opportunities and imperatives for improving marketing thougth, practice and infrastructure. Journal of Marketing, v.69, n.4, p.1-25, October 2005. 8. BUCKLIN, R.E.; SIDDARTH, S.; SILVA-RISSO, J.M. Distribution intensity and new car choice. Journal of Marketing Research, v. XLV, p.473?486, August 2008. 9. CHIMHANZI, J.; MORGAN, R.E. Explanations from the marketing/human resources dyad for marketing strategy implementation effectiveness in service firms. Journal of Business Research, v.58, p.787-796, 2005. 10. HOMBURG, C.; WORKMAN Jr., J.P.; KROHMER, H. Marketing?s influence within the firm. Journal of Marketing, v.63, p.1-17, April 1999. 11. KATSIKEAS, C.S.; ROBSON, M.J.; HULBERT, J.M. In search of relevance and rigour for research in marketing. Marketing Intelligence & Planning, v. 22, n. 5, p. 568-578, 2004. 12. KOHLI, A.K.; JAWORSKI, B.J. Market orientation: the construct, research propositions, and managerial implications. Journal of Marketing, v.54, p.1-18, April 1990. 13. KOTLER, P.; LEVY, S. Broadening the concept of marketing. Journal of Marketing, v.33, n.1, p.10-15, Winter 1969. 14. KOTLER, P. A generic concept of marketing. Journal of Marketing, v.36, n.2, p.46-54, April 1972. 15. NGO, L. V.; O?CASS, A. Performance implications of market orientation, marketing resources, and marketing capabilities. Journal of Marketing Management, v.28, n.1-2, p.173?187, 2012. 16. ROBERTS, D.; ADAMS, R. Agenda development for marketing research. International Journal of Market Research, v.52, n.3, p.339-362, 2010. 17. SHAW, E.H.; JONES, D.G.B. A history of schools of marketing thought. Marketing Theory. Sage Publications, v.5, n.3, p.239-281, 2005. 18. VARGO, S.L.; LUSCH, R.F. Evolving to a new dominant logic for marketing. Journal of Marketing, v.68, n.1, p.1-17, January 2004.
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ADMI7015 – INOVAÇÃO E TECNOLOGIA |
CONCENTRAÇÃO |
Mestrado |
PERÍODO: 1° Semestre
LOCAL: PPGADM – Sala 218
HORÁRIO: Quinta – 09:00 às 12:00 – 15 encontros
NÚMERO DE VAGAS: 30
PERÍODO DE MATRÍCULA: De: 10/01/2018 a 02/03/2018
PERÍODO DE AULAS: De: 05/03/2018 a 01/07/2018
PROFESSOR: ANDRÉA PAULA SEGATTO
EMENTA: O conceito de inovação. Tipos de Inovação; Instrumentos de gestão tecnológica e gestão sustentável de organizações. Principais abordagens, conceitos e técnicas relacionadas com inovação, sustentabilidade e tecnologia. O processo de inovação tecnológica na empresa. Arranjos Interinstitucionais: Alianças Cooperativas para Inovação. Arranjos Interinstitucionais: Cooperação entre empresa/ universidade/instituto de pesquisa. Transferência de Tecnologia. Agências de Transferência de Tecnologia, Escritórios de transferência de Tecnologia e Fundações. Polos, Parques e Incubadoras Tecnológicas. Patentes.
BIBLIOGRAFIA: 1? BREUNIG, K. J.; AAS, T. H.; HYDLE K. M. Incentives and performance measures for open innovation practices. Measuring Business Excellence. v. 18, n.1, p. 45-54, 2014. DOI 10.1108/MBE-10-2013-0049 2? PORTO, G. S. (Org.). Gestão da Inovação e Empreendedorismo. Rio de Janeiro: Elsevier / Campus, 2013. 3? STOKES, D.. Pasteur’s quadrant. Washington DC: Brookings Institution Press, 1997. 4? ROSENBERG, N. Inside the black box: technology and economics. New York: Cambridge University,1982. 5? STAL, E. et al. Inovação: como vencer esse desafio empresarial. São Paulo: Clio, 2006. 6? TIDD, J.; BESSANT, J.; PAVIT, K. Gestão da Inovação. Porto Alegre: Bookman, 2008. 7. ARAÚJO, S. V.; TEIXEIRA, F. L. C.; LUCIANO, E. M. Virtudes e Deficiências dos Parques Tecnológicos Brasileiros: O Caso TECNOPUC. In: SIMPÓSIO DE GESTÃO DA INOVAÇÃO, 25º, Brasília/DF. Anais… Rio de Janeiro/RJ: ANPAD, 2008. 8. BATAGLIA, W.; SEGATTO, A. P.; KLEMENT, C. Ambiente Regulatório e Alianças no Setor de Biotecnologia: Um Estudo no Segmento de Saúde Humana Brasileiro. In: 7th International Meeting of Iberoamerican Academy of Management., 2011, Lima. Management in Iberoamerican Countries: Cultural Perspective, v.7, 2011. 9. BIGNETTI, L. P. O Processo de Inovação em Empresas Intensivas em Conhecimento. Revista de Administração Contemporânea, v.6, n.3, p.33-53, set./dez. 2002. 10. BOSCOLO, R.; SBRAGIA, R. Estratégia, Inovação e Desempenho: uma Análise da Relevância da Inovação de Valor no Desempenho das Empresas. In: SIMPÓSIO DE GESTÃO DA INOVAÇÃO, 25º, Brasília/DF. Anais… Rio de Janeiro/RJ: ANPAD, 2008. 11. CABRAL, J. E. de O. Determinantes da Propensão para Inovar e da Intensidade Inovativa em Empresas da Indústria de Alimentos do Brasil. Revista de Administração Contemporânea, v.11, n.4, p.87-108, out./dez. 2007. 12. DOSSA, A. A.; SEGATTO, A. P. Pesquisas cooperativas entre universidades e institutos públicos no setor agropecuário brasileiro: um estudo na Embrapa. Revista de Administração Pública, v. 44, p. 1327-1352, 2010. 13. ETZKOWITZ, H.; LEYDESDORFF, L. The dynamics of innovation: from National Systems and ??Mode2?? to a Triple Helix of university?industry?government relations. Research Policy, n. 29, p.109?123, 2000. 14. FAERMAN, S. R; McCAFFREY, D. P; SLYKE, D. M. V. Understanding Interorganizational Cooperation: Public-Private Collaboration in Regulating Financial Market Innnovattion. Organization Science, v. 12, n. 3, p. 372-388, May-Jun 2001. 15. LEYDESDORFF, L.; ETZKOWITZ, H. Emergence of a Triple Helix of university?industry?government relations. Science and Public Policy, v. 23, 279?286, 1996. 16. MUSSI, F. B.; CANUTO, K.; SEGATTO, A. P.; COSTA, R. S. da . Percepção dos Atributos de Uma Inovação por Parte dos Profissionais de Operação e Manutenção de Uma Usina Termelétrica: Um Caso de Transferência de Tecnologia com Foco nos Usuários Finais. In: EnANPAD 2011 – XXXV Encontro da ANPAD, 2011, Rio de Janeiro – RJ. Anais do XXXV Encontro da ANPAD, 2011. 17. PERIN, M.G.; SAMPAIO, C. H. ; FALEIRO, S. N. The Competence Accumulation Process in the Technology Transference Strategy. Brazilian Administration Review, v. 5, n. 2, p. 125-138, Apr/June 2008. 18. VALLADARES, P. S. D. de A.; VASCONCELLOS, M. A. de; SERIO, L. C. Di . Capacidade de Inovação: Uma revisão sistemática da literatura. Revista de Administração Contemporânea. v.18, n.5, p.598-626, Set.2014. http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac20141210. 19. ZOUAIN, D. M.; DAMIÃO, D.; SCHIRRMEISTER, R.; Estudo de demandas por inovação e conhecimentos em empresas situadas no entorno de Parques Científicos e Tecnológicos: o Parque Tecnológico de São Paulo. In: SIMPÓSIO DE GESTÃO DA INOVAÇÃO, 25º, Brasília/DF. Anais… Rio de Janeiro/RJ: ANPAD, 2008.
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ADMI7021 – PESQUISA DE MARKETING |
CONCENTRAÇÃO |
Mestrado |
PERÍODO: 1° Semestre
LOCAL: PPGADM – Sala 213
HORÁRIO: Quarta – 09:00 às 12:00 – 15 encontros
NÚMERO DE VAGAS: 30
PERÍODO DE MATRÍCULA: De: 10/01/2018 a 02/03/2018
PERÍODO DE AULAS: De: 05/03/2018 a 01/07/2018
PROFESSOR: JOSÉ CARLOS KORELO
EMENTA: Pesquisa de Marketing e o Sistema de Informação de Marketing. O Projeto de Pesquisa. Os Métodos de Coleta. Concepção do Instrumento de Coleta de Dados. Definição do Plano Amostral. Análise dos Dados. Aplicações de Pesquisa em Marketing.
BIBLIOGRAFIA: 1. AAKER, D.; DAY, G.; KUMAR V. Pesquisa de marketing. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2004. 2. IACOBUCCI, D.; CHURCHILL, G. A. Marketing research: methodological foundations (with Qualtrics card). Cengage Learning, 2009. 3. MCDANIEL Jr, C.; GATES, R. Marketing research. New Jersey: John Wiley & Sons, 2012. 4. MALHOTRA, N. Marketing research: an applied orientation. New Jersey: Prentice Hall, 2009. 5. NIQUE, W.; LADEIRA, W. Pesquisa de marketing: uma orientação para o mercado brasileiro. São Paulo: Atlas, 2013. 6. MATTAR, F. N; Pesquisa de marketing. ed. Compacta. Rio de Janeiro: Campus, 2012. 7. MATTAR, F. N; OLIVEIRA, B.; MOTTA, S.L.S.. Pesquisa de marketing: Metodologia, planejamento, execução e análise. Rio de Janeiro: Campus, 2014. 8. ANDERSON, R. E.; TATHAM, R. L; BLACK, W. C.; HAIR, J. F.; BABIN, B. J.; Análise multivariada de dados. Porto Alegre: Bookman, 2009. 9. FAIN, N.; KLINE, M.; DUHOVNIK, J. Integrating R&D and marketing in new product development. Journal of Mechanical Engineering, v.57, n. 7-8, p. 599-609, 2011. 10. POLIGNANO, L. A.C.; DRUMOND, F. B. The role of market research during product development. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO, 3., 2001, Florianópolis. Anais… Florianópolis: IGDP, 2001. p. 25-27. 11. WEIJTERS, B.; BAUMGARTNER, H. Misresponse to reversed and negated items in surveys: a review. Journal of Marketing Research, v. 49, 737-747, 2012. 12. WENZEL, D.; NATTER, M.; LEEFLANG, P. S. H. Improving marketing?s contribution to new product development. Journal of Product Innovattion Management, v. 30, n.2, p.298-315, 2013.
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ADMI7022 – PRÁTICA DE DOCENCIA |
OBRIGATÓRIA – MESTRADO |
Mestrado |
PERÍODO: 1° Semestre
LOCAL: DAGA
HORÁRIO: – 07:30 às 22:30 – 8 encontros
NÚMERO DE VAGAS: 30
PERÍODO DE MATRÍCULA: De: 10/01/2018 a 02/03/2018
PERÍODO DE AULAS: De: 05/03/2018 a 01/07/2018
PROFESSOR: ANDRÉA PAULA SEGATTO
EMENTA: Definição do conceito de prática de docência. Competências necessárias para a prática pedagógica no ensino superior. Organização do trabalho pedagógico.
BIBLIOGRAFIA: 1. GIL, A. C. Metodologia do Ensino Superior. 4ª Ed. São Paulo: Atlas, 2005. 2. PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2010. 3. ANTUNES, C. Manual de técnicas de dinâmica de grupo de sensibilização de ludopedagogia. Petrópolis: Vozes, 2001. 4. LEITE, D.; MOROSINI, M. (Orgs.). Universidade futurante – produção do ensino e inovação. Campinas: Papirus, 1997. 5. LOWMAN, J. Dominando as técnicas de ensino. São Paulo: Atlas 2007. 6. MACHADO, N. J. Epistemologia e didática. São Paulo: Cortez, 2000. 7. MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2001. 8. POZO, J. I. Aprendizes e mestres – a nova cultura da aprendizagem.São Paulo: Armed, 1999.
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ADMI7022 – PRÁTICA DE DOCENCIA |
OBRIGATÓRIA – DOUTORADO |
Doutorado |
PERÍODO: 1° Semestre
LOCAL: DAGA
HORÁRIO: – 07:30 às 22:30 – 8 encontros
NÚMERO DE VAGAS: 30
PERÍODO DE MATRÍCULA: De: 10/01/2018 a 02/03/2018
PERÍODO DE AULAS: De: 05/03/2018 a 01/07/2018
PROFESSOR: ANDRÉA PAULA SEGATTO
EMENTA: Definição do conceito de prática de docência. Competências necessárias para a prática pedagógica no ensino superior. Organização do trabalho pedagógico.
BIBLIOGRAFIA: 1. GIL, A. C. Metodologia do Ensino Superior. 4ª Ed. São Paulo: Atlas, 2005. 2. PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2010. 3. ANTUNES, C. Manual de técnicas de dinâmica de grupo de sensibilização de ludopedagogia. Petrópolis: Vozes, 2001. 4. LEITE, D.; MOROSINI, M. (Orgs.). Universidade futurante – produção do ensino e inovação. Campinas: Papirus, 1997. 5. LOWMAN, J. Dominando as técnicas de ensino. São Paulo: Atlas 2007. 6. MACHADO, N. J. Epistemologia e didática. São Paulo: Cortez, 2000. 7. MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2001. 8. POZO, J. I. Aprendizes e mestres – a nova cultura da aprendizagem.São Paulo: Armed, 1999.
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ADMI7023 – PROCEDIMENTOS QUALITATIVOS AVANÇADOS DE PESQUISA |
OBRIGATÓRIA |
Doutorado |
PERÍODO: 1° Semestre
LOCAL: PPGADM – Sala 208
HORÁRIO: Terça – 14:00 às 17:00 – 15 encontros
NÚMERO DE VAGAS: 30
PERÍODO DE MATRÍCULA: De: 10/01/2018 a 02/03/2018
PERÍODO DE AULAS: De: 05/03/2018 a 01/07/2018
PROFESSOR: QUEILA REGINA SOUZA MATITZ
EMENTA: Bases ontológicas e epistemológicas na pesquisa qualitativa. A natureza da pesquisa qualitativa, os tipos de pesquisa existentes e como têm sido aplicados. As estratégias de coleta e análise de dados, e a validação e confiabilidade neste tipo de pesquisa.
BIBLIOGRAFIA: 1. CRESWELL, J.W. Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. Thousand Oaks: Sage Publications Inc., 2014. 2. DENZIN, N.K.; LINCON, Y.S. The Sage Handbook of qualitative research. 4 ed. Thousand Oaks: Sage Publications Inc., 2011. 3. SALDAÑA, J. The Coding Manual for Qualitative Researchers. Thousand Oaks: Sage Publications Inc., 2013. 4. SILVERMAN, D. Doing qualitative research. Thousand Oaks: Sage Publications Inc., 2013. 5. BRINKMANN, S.; KVALE, S. Interviews: Learning the Craft of Qualitative Research Interviewing, 3 ed. Thousand Oaks: SAGE Publications, Inc., 2014. 6. CHARMAZ, K. Constructing Grounded Theory, 2 ed. Thousand Oaks: Sage Publications Inc., 2014. 7. CORBIN, J.; STRAUSS, A. Basics of Qualitative Research: Techniques and Procedures for Developing Grounded Theory, 4 ed., Thousand Oaks: Sage Publications Ltd., 2014. 8. CRESWELL, J. W. Qualitative inquiry and research design: choosing among five traditions. Thousand Oaks: Sage Publications Inc., 2012. 9. KRIPPENDORFF, K. Content Analysis: An Introduction to Its Methodology, 3 ed. Thousand Oaks: Sage Publications Inc., 2013. 10. LIBERMAN, K.; GARFINKEL, H. More Studies in Ethnomethodology, New York: State University of New York Press, 2014. 11. MANEN, M. V. Phenomenology of Practice: Meaning-Giving Methods in Phenomenological Research and Writing, Walnut Creek:Left Coast Press, 2014. 12. MILES, M. B.; HUBERMAN, A. M.; SALDAÑA, J. Qualitative Data Analysis: A Methods Sourcebook, 3 ed. Thousand Oaks: Sage Publications Inc., 2013. 13. SALDAÑA, J. Thinking Qualitatively: Methods of Mind, 1 ed. Thousand Oaks: Sage Publications Inc., 2014. 14. SILVERMAN, D. Interpreting Qualitative Data, 5 ed. Thousand Oaks: Sage Publications Ltd., 2015. 15. WILLMOTT, H.; BELL, E. Qualitative Research in Business and Management, Four-Volume Set ed., Thousand Oaks: Sage Publications Ltd., 2014. 16. YIN, R. K. Case Study Research: Design and Methods, 5 ed. Thousand Oaks: Sage Publications Inc., 2013.
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ADMI7027 – SEMINÁRIO EM ESTRATÉGIA DE MARKETING E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR |
METAS DE CONSUMO E AUTO-REGULAÇÃO EM COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR – CONCENTRAÇÃO |
Doutorado |
PERÍODO: 1° Semestre
LOCAL: PPGADM – Sala 213
HORÁRIO: Quinta – 09:00 às 12:00 – 15 encontros
NÚMERO DE VAGAS: 30
PERÍODO DE MATRÍCULA: De: 10/01/2018 a 02/03/2018
PERÍODO DE AULAS: De: 05/03/2018 a 01/07/2018
PROFESSOR: PAULO HENRIQUE MULLER PRADO
EMENTA: Variável conforme a oferta.
BIBLIOGRAFIA: Variável conforme a oferta.
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ADMI7028 – SEMINÁRIO EM ESTRATÉGIA E ANÁLISE ORGANIZACIONAL |
CULTURA, IDENTIDADE E MUDANÇA – CONCENTRAÇÃO |
Mestrado |
PERÍODO: 1° Semestre
LOCAL: PPGADM – Sala 212
HORÁRIO: Terça – 14:00 às 17:00 – 15 encontros
NÚMERO DE VAGAS: 30
PERÍODO DE MATRÍCULA: De: 10/01/2018 a 02/03/2018
PERÍODO DE AULAS: De: 05/03/2018 a 01/07/2018
PROFESSOR: MARIANE LEMOS LOURENÇO
EMENTA: Variável conforme a oferta.
BIBLIOGRAFIA: Variável conforme a oferta.
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ADMI7028 – SEMINÁRIO EM ESTRATÉGIA E ANÁLISE ORGANIZACIONAL |
EPISTEMOLOGIA, METODOLOGIA E TEORIA EM ESTUDOS ORGANIZACIONAIS – CONCENTRAÇÃO |
Doutorado |
PERÍODO: 1° Semestre
LOCAL: PPGADM – Sala 212
HORÁRIO: Segunda – 14:00 às 17:00 – 15 encontros
NÚMERO DE VAGAS: 30
PERÍODO DE MATRÍCULA: De: 10/01/2018 a 02/03/2018
PERÍODO DE AULAS: De: 05/03/2018 a 01/07/2018
PROFESSOR: JOSÉ HENRIQUE DE FARIA
EMENTA: Relações de identidade, integração e diferença entre filosofia, ciência, teoria, metodologia, epistemologia e ontologia. Linhas gerais dos paradigmas epistemológicos a partir de seus pólos opostos: empirismo e idealismo. Elementos constitutivos das dimensões epistemológicas da Matriz Epistemológica Geral pelo enfrentamento de alguns de seus avatares (transformações). Dimensões epistemológicas clássicas (positivismo, funcionalismo, estruturalismo, fenomenologia, materialismo histórico dialético e pragmatismo), suas relações, especificidades, pontos de contato e diferenças inconciliáveis. Conhecimento científico na área dos estudos organizacionais.
BIBLIOGRAFIA: 1. ADORNO, T. W. Epistemología y ciencias sociales. Madrid: Cátedra, 2001.
2. AUDI, R. Epistemology: a contemporary introduction to the theory of knowledge. 3 ed. London: Rutledge, 2010.
3. BACHELARD, G. A epistemologia. Lisboa: Edições 70, 2006.
4. BELLO, A. A. Fenomenologia e ciências humanas. Bauru: EDUSC, 2004.
5. BOURDIEU, P.; CHAMBOREDON, J. C.; PASSERON, J. C. A profissão de sociólogo: preliminares epistemológicas. Petrópolis: Vozes, 1999.
6. BRUYNE, P. de; HERMAN, J.; SCHOUTHEETE, M. de. Dinâmica da pesquisa em ciências sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.
7. CHASIN, J. Marx: estatuto ontológico e resolução metodológica. São Paulo: Boitempo, 2009.
8. CHERQUES, H. R. T. Métodos estruturalistas. São Paulo: Atlas, 2008.
9. COMTE, A. Curso de filosofia positiva. São Paulo: Abril Cultural, 1983 (Coleção Os Pensadores).
10. DEWEY, J. Lógica: a teoria da investigação. São Paulo: Abril Cultural, 1980 (Coleção Os Pensadores).
11. DOMINGUES, I. Epistemologia das ciências humanas: positivismo e hermenêutica. São Paulo: Loyola, 2004.
12. DURKHEIM, É. As regras do método sociológico. São Paulo: Abril Cultural, 1978 (Coleção Os Pensadores).
13. FARIA, J. H. de. Epistemologia Critica do Concreto e os Momentos da Pesquisa. Revista de Administração Mackenzie (RAM), v.16, n.5, p.15-40, Out. 2015.
14. FARIA, J. H. de. Epistemologia, metodologia e teoria em estudos organizacionais. Curitiba: EPPEO, 2015. Working Paper.
15. FARIA, J. H. de; MARANHÃO, C; MENEGHETTI, F. Reflexões Epistemológicas para a Pesquisa em Administração: Contribuições de Theodor W. Adorno. RAC, Rio de Janeiro, v. 17, n. 6, art. 1, p. 642-660, Nov./Dez. 2013
16. FURTADO, O; REY, F. G. (Org.). Por uma epistemologia da subjetividade: um debate entre a teoria sócio-histórica e a teoria das representações sociais. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.
17. HUSSERL, E. A ideia da fenomenologia. Lisboa: Edições 70: 1990.
18. JAMES, W. Pragmatismo; Ensaios de Empirismo Radical. São Paulo: Abril Cultural, 1979. Coleção Os Pensadores.
19. JAPIASSU, H. Introdução ao pensamento epistemológico. 5ª. Ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988.
20. KOSIK, K. Dialética do concreto. 7ª. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
21. LECOURT, D. Para uma crítica da epistemologia. 2ª. Ed. Lisboa: Assirio e Alvim, 1980.
22. MARX, K. O método na economia política. Lisboa: Manuel Xavier, 1974.
23. MERTON, R. K. Sociologia: teoria e estrutura. São Paulo: Mestre Jou, 1970.
24. PENNA, A. G. Introdução à epistemologia. Rio de Janeiro: Imago, 2000.
25. REY, F. G. Epistemología cualitativa y subjetividad. São Paulo: EDUC, 2003.
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ADMI7029 – SEMINÁRIO EM INOVAÇÃO E TECNOLOGIA |
GESTÃO ESTRATÉGICA DE TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO – CONCENTRAÇÃO |
Mestrado |
PERÍODO: 1° Semestre
LOCAL: PPGADM – Sala 213
HORÁRIO: Terça – 14:00 às 17:00 – 15 encontros
NÚMERO DE VAGAS: 30
PERÍODO DE MATRÍCULA: De: 10/01/2018 a 02/03/2018
PERÍODO DE AULAS: De: 05/03/2018 a 01/07/2018
PROFESSOR: MÁRCIA RAMOS MAY
EMENTA: Alinhamento estratégico da tecnologia. Vantagem competitiva e TI. Planejamento de aspectos tecnológicos. Organização da função de TI. Aquisição de recursos de Tecnologia e TI. Implementação estratégica da TI. Negócios baseados em informação e TI. Novos modelos de negócio baseados em Tecnologia. Perspectivas tecnológicas brasileiras. Governança em TI. Terceirização e outras formas alternativas de organização tecnológica.
BIBLIOGRAFIA: 1. ARVIDSSON, V. HOLMSTRÖNG, J.; LYYTINEN, K. Information systems use as strategy practice: a multi-dimensional view of strategic information system implementation and use. Journal of Strategic Information Systems, v.13, n.1, p.45-61, Mar. 2014.
2. BARNEY, J. B.; KETCHEN JR., D. J., WRIGHT, M. The Future of Resource-Based Theory: Revitalization or Decline? Journal of Management. Published online, Mar. 2011.
3. BHARADWAJ, A.; SAVY, O.A. el; PAVLOU, P.A.; VENKATRAMAN, N. Business Strategy: toward a next generation of insights. MIS Quarterly, v.37, n.2, p.472-482, Jun.2013.
4. CHAHIN, A.; CUNHA, M. A. V. C.; KNIGHT, P. T.; PINTO, S. L.. e-gov.br: a próxima revolução brasileira – Eficiência, qualidade e democracia: o governo eletrônico no Brasil e no Mundo. 1. ed. São Paulo: Financial Times/Prentice Hall, 2004. v. 1. 380 p.
5. DRNEVICH, P. Information technology and business-level strategy: toward an integrated theoretical perspective. (Special Issue: Digital Business Strategy). MIS Quarterly, v.37, n.2, p.483, 2013.
6. Gomel, M.M.; Sbragia, R. A Capacitação Tecnológica e o Desempenho Exportador da Indústria Brasileira de Software: O Papel dos Investimentos em P&D. Journal of Technology Management & Innovation, v.1, n.3, 2006.
7. GRAEML, A. Sistema de informação: o alinhamento da estratégia de TI com a estratégia corporativa. São Paulo: Atlas, 2000.
8. HAAG, S.; CUMMINGS, M. Management information systems for the information age. 8th ed. New York, NY: McGraw-Hill Irwin, 2010.
9. HAHN, E.; DOH, J.; BUNYARATAVEJ, K. The evolution of risk in information systems offshoring: the impact of home country risk, firm learning, and competitive dynamics. MIS Quarterly, v.33, n.3, 2009.
10. JAIN, A.; THIETART, R.A. Knowledge based transactions and decision framing in Information Technology outsourcing. Journal of Strategic Information Systems, v.22, p. 315-327, 2013.
11. LAUDON, K.; LAUDON, J. Sistemas de informação gerenciais: administrando a empresa digital. 9.ed.São Paulo: LTC, 2010.
12. LI, DA-YUAN. Dynamic capabilities, environmental dynamism, and competitive advantage: Evidence from China. Journal of Business Research, 2012.
13. MITHAS, S.; TAFTI, A.; MITCHEL, W. How a Firm´s Competitive Environment and Digital Strategic Posture Influence Digital Business Strategy. MIS Quarterly, v. 37, n.2, p. 511-536, Jun. 2013.
14. PEARLSON, K.; SAUNDERS, C. Managing and using information systems: a strategic approach. 4th ed. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, 2010.
15. PICCOLI, G.; IVES, B. Review: IT-Dependent Strategic Initiatives and Sustained Competitive Advantage: A Review and Synthesis of the Literature. MIS Quarterly, v.29, n.4. 2005.
16. PRIEM, R.L.; LI, S.; CARR, J.C. Insights and new directions from demand-side approaches to technology innovation, entrepreneurship and strategic management research. Journal of Management, v.38, n.1, p. 346-374, 2012. Disponível em: http://jom.sagepub.com/content/38/1/346 DOI:10.1177/0149206311429614
17. RAINER JR., R.K.; CEGIELSKI, C.G. Introduction to information systems: supporting and transforming business. 3rd ed. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, 2011.
18. RESCA, A.; ZA, S.; SPAGNOLETTI, P. Digital platforms as sources for organizational and strategic transformation: a case study of the Midblue project. Journal of Theoretical and Applied Electronic Commerce Research, v.8, n.2., p. 71-84, Aug. 2013.
19. SINGH, H. Data warehousing: conceitos, tecnologias, implementação e gerenciamento. São Paulo: Makron, 2001.
20. SUH, H.; HILLEGERSBERG, J.V.; CHOI, J.; CHUNG, S. Effects of strategic alignment on IS success: the mediation role of information systems investment in Korea. Information Technology Management, v.14, p.7-27, 2013.
21. TEECE, D. J. Explicating Dynamic Capabilities: the nature and microfoundations of (sustainable) enterprise performance. Strategic Management Journal, v. 28, p. 1319?1350, 2007.
22. TEECE, D. J. Profiting from technological innovation ? implications for integration, collaboration, licensing and public policy. Research Policy, v. 15, p. 285-305, 1986.
23. TIGRE, P.; NORONHA, V. Do mainframe à nuvem: inovações, estrutura industrial e modelos de negócios nas tecnologias da informação e da comunicação. Revista de Administração da USP, v.48, n.1, p.114-127, 2013.
24. TURBAN, E.; VOLONINO, L.; WOOD, G.R. Information technology for management: digital strategies for insight, action, and sustainable performance. 10th. ed. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, 2014. BARNEY, J. B. Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of Management, v. 17, p. 99-120, 1991.
25. WAGNER, H.T.; BEIMBORN, D.; WEITZEL, T. How social capital among information technology and business units drives operational alignment and IT business value. Journal of Management Information Systemer, v.31, n.1, p.241-272, Summer 2014.
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ADMI7030 – SEMINÁRIO EM METODOLOGIA DA PESQUISA |
DESIGNS EXPERIMENTAIS – ELETIVA DE METODOLOGIA |
Doutorado |
PERÍODO: 1° Semestre
LOCAL: PPGADM – Sala 208
HORÁRIO: Segunda – 09:00 às 12:00 – 15 encontros
NÚMERO DE VAGAS: 30
PERÍODO DE MATRÍCULA: De: 10/01/2018 a 02/03/2018
PERÍODO DE AULAS: De: 05/03/2018 a 01/07/2018
PROFESSOR: PAULO HENRIQUE MULLER PRADO
EMENTA: Questões relevantes sobre pesquisa experimental em comportamento do consumidor. Testes de Hipótese. Designs Between Subjects. Designs Within Subjects. Modelos Mistos. Mediação e Moderação.
BIBLIOGRAFIA: 1. BIESANZ, J. C.; FALK, C.; SAVALEI, V. Assessing meditational models: Testing and interval estimation for indirect effects. Multivariate Behavioral Research, v.45, p.661?701, 2010.
2. HAIR, J.F., BLACK, B., BABIN, B., ANDERSON, R.E., TATHAM, R. L. Multivariate data analysis. 6ed. New Jersey: Prentice-Hall, 2013.
3. HAUGTVEDT, C.P.; HERR, P.M.; KARDES, F.P. Handbook of Consumer Psychology. Mahwah: LEA. 2008.
4. HAYES, A.F. Introduction to Mediation, Moderation and Conditional Process Analysis. New York:Guilford, 2013.
5. HAYES, A. F., SCHARKOW, M. The relative trustworthiness of inferential tests of the indirect effect in statistical mediation analysis: Does method really matter? Psychological Science, v. 24, p. 1918-1927, 2013.
6. HAYES, A. F. Beyond Baron and Kenny: statistical mediation analysis in the new millennium. Communication Monographs, v.76, n. 4, p. 408‐420, 2009.
7. HERNANDEZ, J. M.; BASSO, K.; BRANDÃO, E.M. Pesquisa Experimental em Marketing. Revista Brasileira de Marketing, Edição Especial, v.13, n.2, p.96-115, 2014.
8. IACOBUCCI, D. Mediation analysis. Thousand Oaks, CA: Sage, 2008.
9. KANTOWITZ, B.H.; ROEDIGER III, H.L.; ELMES, D.G. Psicologia Experimental. São Paulo: Thompson, 2011.
10. KARDES F.R.; HERR, P.M.; NANTHEL, J. Applying Social Cognition to Consumer-Focused Strategy. Mahwah: LEA, 2009.
11. KEPPEL, G.; WICKINS, T.D. Design and Analysis: A Researcher?s Handbook. 4a edição. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall, 2004.
12. KIRK, R.E. Experimental Design: Procedures for the Behavioral Sciences. Thousand Oaks : Sage, 2013.
13. LUSK, J.; SHOGREN, J.F. Experimental actions: methods and applications in economic and marketing research. Cambridge: Cambridge University, 2008.
14. MULLER, D.; JUDD, C.M. and YZERBYT, V.Y. When Moderation is Mediated and Mediation is Moderated. Journal of Personality and Social Psychology, v.89, n.6, p.852-863, 2005.
15. PALLANT, J. SPSS Survival Manual: A step by step guide to data analysis using SPSS. Open University Press, 2013.
16. PRADO, P.H.M.; KORELO, J.C.; SILVA, D.M.L. Análise de Mediação, Moderação e Processos Condicionais. Revista Brasileira de Marketing, Edição Especial, v.13, n.4, p.4-24, 2014.
17. SHADISH, W. R.; COOK, T. D.; CAMPBELL, D. T. Experimental and quasi-experimental designs: for generalized causal inference. New York: Houghton Mifflin, 2002.
18. ZHAO, X.; LYNCH Jr, J. G.; CHEN, Q. Reconsidering Baron and Kenny: Myths and Truths about Mediation Analysis. Journal of Consumer Research, v. 37, n.2, p.197-206, 2010.
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ADMI7031 – TEORIAS DA ORGANIZAÇÃO |
2018 |
Mestrado e Doutorado |
PERÍODO: 1° Semestre
LOCAL: PPGADM – Sala 208
HORÁRIO: Terça – 09:00 às 12:00 – 15 encontros
NÚMERO DE VAGAS: 30
PERÍODO DE MATRÍCULA: De: 10/01/2018 a 02/03/2018
PERÍODO DE AULAS: De: 05/03/2018 a 01/07/2018
PROFESSOR: NATÁLIA RESE
EMENTA: Relevância da teoria; os conceitos de racionalidade e de dominação; emergência da teoria das organizações; perspectivas, níveis e unidades de análise; estruturação e formas organizacionais; processos organizacionais; cultura societária e organizacional; a relação organização-ambiente; organizações modernas e pós-modernas; pesquisa em organizações.
BIBLIOGRAFIA: 1. DREES, J. M.; HEUGENS, P. P. M. A. R. Synthesizing and Extending Resource Dependence Theory: A Meta-Analysis. Journal of Management, v. 39, n. 6, 2013. pp.1666-1698. 2. PFEFFER, J.; SALANCIK, G.R. The External Control of Organizations: A Resource Dependence Perspective. Palo Alto: Stanford University Press, 1978. 3. SCOTT, W. R.; DAVIS, G. F. Organizations and Organizing: Rational, Natural and Open Systems Perspectives. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall, 2007. 4. SHAFRITZ, J. M.; OTT, J. S. Classics of Organization Theory. 7. Ed. London: Cengage Learning, 2010. 5. TOSI, H. L. Theories of Organization. London: Sage Publications, 2008. 6. ADLER, P. S. (Ed.) The Oxford Handbook of Sociology and Organization Studies: Classic Foundations. New York: Oxford University Press, 2009. 7. BERGER, P. L.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 2003. 8. CHANDLER, A. Strategy and Structure: chapters in the History of the American Industrial Enterprise. Cambridge: The MIT Press, 1962. 9. HASSARD, J.; COX, J. W. Can Sociological Paradigms Still Inform Organizational Analysis? A Paradigm Model for Post-Paradigm Times. Organization Studies, v. 34, n. 11, p. 1701-1728, Aug. 2013. 10. HOLANDA, S. B. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. 11. MARCH, J. G.; SIMON, H. Teoria das Organizações. São Paulo: FGV Editora, 1967. 12. RAMOS, A. G. A nova ciência das organizações: uma reconceituação da riqueza das nações. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1989. 13. SUDDABY, R.; HARDY, C.; HUY, Q. N. Where are the new Theories ofOrganization?Academy of Management Review, v. 38, n. 2, 2011. pp. 236?246. 14. TZOUKAS, H.; KNUDESEN, C. The Oxford Handbook of Organization Theory: Meta-theoretical Perspectives. London: Oxford University Press, 2007. 15. WEBER, M. A gênese do capitalismo moderno ? organização e comentários Jessé Souza. São Paulo: Ática, 2006. 16. WEICK, K. E. Sensemaking in Organizations: Foundations for Organizational Science. London: Sage Publications, 1995.
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ADMI7034 – TÓPICOS ESPECIAIS EM METODOLOGIA DA PESQUISA |
ESTUDO DE CASO – ELETIVA DE METODOLOGIA |
Doutorado |
PERÍODO: 1° Semestre
LOCAL: PPGADM – Sala 208
HORÁRIO: Quinta – 14:00 às 17:00 – 8 encontros
NÚMERO DE VAGAS: 30
PERÍODO DE MATRÍCULA: De: 10/01/2018 a 02/03/2018
PERÍODO DE AULAS: De: 05/03/2018 a 01/07/2018
PROFESSOR: ADRIANA ROSELI WUNSCH TAKAHASHI
EMENTA: Bases ontológicas e epistemológicas em Estudo de Caso – perspectivas de uso. Natureza, fundamentação e pertinência do Estudo de Caso. Rigor, relevância e qualidade de pesquisa com Estudo de Caso. Finalidade, tipos e critérios de uso de Estudo de Caso. Procedimentos e possibilidades de coleta e análise de dados. O uso da triangulação dos dados em Estudo de Caso. Interpretação e evidenciação de dados. Redação da pesquisa com Estudo de Caso.
BIBLIOGRAFIA: 1. ALVES-MAZZOTTI, A. J. Usos e Abusos dos Estudos de Caso. Cadernos de Pesquisa, v.36, n.129, p. 637-651, set./dez. 2006.
2. BERNHARD, S. The Construction of Identities in Narrative Interviews?A Methodological Suggestion from Relational Network Theory. Forum Qualitative Sozialforschung / Forum: Qualitative Social Research, [S.l.], v. 15, n. 3, Jul. 2014.
3. DENZIN, N.K.; LINCON, Y.S. The handbook of qualitative research. 4. ed. Thousand Oaks, CA: Sage Publications Inc., 2011.
4. DEPPERMANN, A. Interviews as Text vs. Interviews as Social Interaction. Forum Qualitative Sozialforschung / Forum: Qualitative Social Research, [S.l.], v. 14, n. 3, Sep. 2013.
5. EISENHARDT, K., Building theory from case study research. Academy of Management Review, v.14, n. 4, p. 532-550, 1989.
6. ELLIKER, F.; COETZEE, J. K.; KOTZE, P. C. On the Interpretive Work of Reconstructing Discourses and Their Local Contexts. Forum Qualitative Sozialforschung / Forum: Qualitative Social Research, [S.l.], v. 14, n. 3, Jul. 2013.
7. FLYVBJERG, B. Five misunderstandings about case-study research. Qualitative Inquiry, v. 12, n. 2, p. 219-245, 2006.
8. GIBBERT, M.; RUIGROK, W. The ?What? and ?How? of Case Study Rigor: Three Strategies Based on Published Work. Organizational Research Methods, v. 13, p.710-737, 2010.
9. GODOI, C. K.; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; SILVA, A. B. Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
10. FISCHER, E.; CASTILHOS, R.; FONSECA, M. J. Entrevista qualitativa na pesquisa de marketing e do consumidor: abordagens paradigmáticas e orientações. Revista Brasileira de Marketing, v. 13, n. 4, p. 67-79, 2014.
11. HOON, C. Meta Synthesis of Qualitative Case Studies: an approach to theory building. Organizational Research Methods, v.16, n.4, p. 522-556, 2013.
12. KOHLBACHER, F. The Use of Qualitative Content Analysis in Case Study Research. Forum Qualitative Sozialforschung / Forum: Qualitative Social Research, [S.l.], v.7, n.1, Jan.2006.
13. MARIOTTO, F.L.; ZANNI, P.P.; MORAES, G.H.S.M. What is the use of a single-case study in management research? Revista de Administração de Empresas, v. 54, n.4, p. 358-369, 2014.
14. MILES, M.B.; HUBERMAN, A.M.; SALDANA, J. Qualitative Data Analysis: a methods sourcebook. London: SAGE Publications, 2013.
15. BRUNING, C.; GODRI, L.; AMORIM, A.L.M.; TAKAHASHI, A.R.W. Inadequação da Utilização de Triangulação em Estudos de Caso na Área de Administração no Brasil. XXXVIII Encontro da ANPAD ? ENANPAD 2014. Rio de Janeiro. Anais… ENANPAD 2014.
16. OLLAIK, L.G.; ZILLER, H. Distintas Concepções de Validade em Pesquisas Qualitativas. Educação e Pesquisa, v. 38, n.1, p. 229-241, 2012.
17. SIGGELKOW, N. Persuasion with Case Studies. Academy of Management Journal, v. 50, n. 1, p. 20-24, 2007.
18. SMIOSKI, A. Archiving Strategies for Qualitative Data. Forum Qualitative Sozialforschung / Forum: Qualitative Social Research, [S.l.], v. 14, n. 3, Jul. 2013.
19. SPINK, M.J. Práticas Discursivas e Produção de Sentido no Cotidiano. São Paulo: Cortez, 2000.
20. STAKE, R. E. Multiple case study analysis. New York: Guilford Press, 2005.
21. YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5a. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
22. ZACCARELLI, L.M.; GODOY, A.S. ?Deixa eu te contar uma coisa??: possibilidades do uso de narrativas e sua análise nas pesquisas em organizações. RGO Revista Gestão Organizacional, v.6, Ed. Especial, p. 25-36, 2013.
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ADMI7035 – TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA |
CONCENTRAÇÃO |
Doutorado |
PERÍODO: 1° Semestre
LOCAL: PPGADM – Sala 208
HORÁRIO: Quarta – 09:00 às 12:00 – 15 encontros
NÚMERO DE VAGAS: 30
PERÍODO DE MATRÍCULA: De: 10/01/2018 a 02/03/2018
PERÍODO DE AULAS: De: 05/03/2018 a 01/07/2018
PROFESSOR: ANDRÉA PAULA SEGATTO
EMENTA: Conceitos e tipos de processos de transferência de tecnologia. Fatores de influência. Barreiras e conflitos na transferência de tecnologia. Características organizacionais facilitadoras do processo de transferência. Processos de aprendizagem tecnológica e desempenho competitivo. Desenvolvimento de alianças e redes de cooperação tecnológica para a transferência de tecnologia. Tecnologia, aprendizado e inovação.
BIBLIOGRAFIA: 1? CONNELL, J.; KRIZ, A.; THORPE, M. Industry clusters: an antidote for knowledge sharing and collaborative innovation? Journal of Knowledge Management, v. 18, n. 1, p. 137-15, 2014, DOI 10.1108/JKM-08-2013-0312. 2? KIM, L; NELSON, R. R. Tecnologia, Aprendizado e Inovação ? As experiências das economias de industrialização recente. Campinas: Ed. da Unicamp, 2005. 3? MOWERY, D. C.; ROSENBERG, N. Paths of Innovation: Technological Change in 20th-Century America, Cambridge: Cambridge University Press. 1998. 4? PENROSE, E. The theory of the growth of the firm. NY: Wiley. 1959. 5? ROSENBERG, N. Inside the black box: technology and economics. New York: Cambridge University.1982. 6? SAAD, M. Development through technology transfer. Bristol, GRB: Intellect Books, 2000. 7? STOKES, D. Pasteur’s quadrant. Washington DC: Brookings Institution Press. 1997. 8. ARIFFIN, N. The internationalization of innovative capabilities: the Malaysian electronics industry, Brighton, Science and Technology Policy research (SPRU), University of Sussex, 2000. 9. BOEHS, C.G.E.; SEGATTO-MENDES, A. P. Identificação de Mecanismos de Controle em Alianças Estratégicas para Desenvolvimento Tecnológico: um Estudo Múltiplo de Casos no Setor Metal-mecânico ao longo das Fases do Relacionamento. Revista de Administração Contemporânea (RAC), v. 11, p. 199-221, 2007. 10. CROSS, R.; BAIRD, L. Technology is not enough: improving performance by building organizational memory. Sloan Management Review, v. 41, n. 3, p. 69-78, Spring 2000. 11. GILSENG, V; BEKKERS, R.; FREITAS, I. M. B.; VAN DER STEEN, M. Differences in technology transfer between science-based and development-based industries: Transfer mechanisms and barriers Technovation, v. 31, n. 12, p.638-647, December 2011. 12. NARULA, R. R&D collaboration by SMEs: new opportunities and limitations in the face of globalisation. Technovation, v. 24, p. 153-161, 2002. 13. SEGATTO-MENDES, A. P.; MENDES, N. University_industry technological cooperation for energy efficiency: a case study. BAR – Brazilian Administration Review (BAR), v. 3, n. 1, p. 31-45, 2006. 14. SOUZA, A. S. de; SEGATTO-MENDES, A. P. The Competence Accumulation Process in the Technology Transference Strategy. Brazilian Administration Review (BAR), v. 5, p. 125-138, 2008. 15. TERRA, B. A Transferência de Tecnologia em Universidades Empreendedoras ? Um caminho para a Inovação Tecnológica. Rio de Janeiro: Ed. Qualitymark, p. 2-41, 2001. 16. VILKAMO, T.; KEIL, T. Strategic technology partnering in high-velocity environments lessons from a case study. Technovation, v. 23, p. 193?204, 2003. 17. VIEIRA JUNIOR, M.; LUCATO, W. C.; VANALLE, R. M.; JAGODA, K. Effective management of international technology transfer projects Insights from the Brazilian textile industry. Journal of Manufacturing Technology, v. 25, n. 1, p. 69-99, 2014. DOI 10.1108/JMTM-08-2011-0079
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