PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO

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Editais Doutorado

O PROCESSO SELETIVO no PPGADM propicia o ingresso de candidatos brasileiros, estrangeiros residentes no País e estrangeiros não residentes no País. Todo ingresso ocorre a partir de Edital público.

A) INGRESSO DE ALUNO BRASILEIRO OU ESTRANGEIRO RESIDENTE NO PAÍS
O Processo Seletivo para ingresso no PPGADM é anual. Os requisitos de entrada, o número de vagas e as etapas do processo seletivo são divulgados através de Edital público apresentado nesse Site.
O processo seletivo para o Mestrado abrange as fases: Análise do Teste ANPAD; Análise do Documento de Inscrição; Entrevista e Desenvolvimento de Texto. O processo seletivo para o Doutorado abrange as fases: Análise do teste ANPAD; Análise do Documento de Inscrição, Proposta de Tese e Pontuação Geral no exame TOEFL ou Cambridge; Entrevista e Defesa de Proposta de Tese.

B) INGRESSO DE ALUNO ESTRANGEIRO NÃO RESIDENTE NO PAÍS
Edital anual, lançado pelo PPGADM para candidatos estrangeiros não residentes no Brasil. O processo seletivo é descrito em Edital publicado nesse Site. Esse Processo Seletivo compreende: Análise do Documento de Inscrição; Análise do Projeto de Pesquisa; Proficiência em Língua Portuguesa (CELE-BRAS); Proficiência em Língua Inglesa.

C) INGRESSO DE ALUNO ESTRANGEIRO NÃO RESIDENTE NO PAÍS através de participação da UFPR no PROGRAMA DE ALIANÇAS PARA A EDUCAÇÃO E CAPACITAÇÃO (PAEC) DA ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS (OEA) E DO GRUPO COIMBRA DE UNIVERSIDADES BRASILEIRAS (GCUB) – PAEC OEA-GCUB
Edital lançado pelo PAEC OEA-GCUB, administrado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da UFPR. Edital anual. Os candidatos são de países da América do Sul. O PPGADM, através de comissão designada, faz análise de currículos dos candidatos, enviando o resultado para a PRPPG-UFPR. O PAEC OEA-GCUB faz a escolha final de candidatos.

A PROSPECÇÃO DE ALUNOS para o PPGADM é realizada com divulgação dos Editais de Seleção no site do Programa (www.ppgadm.ufpr.br), com links no site do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, no site do Departamento de Administração Geral e Aplicada (DAGA); no site da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFPR; divulgação em redes sociais; envio dos Editais para Universidades com curso de graduação em Administração para vários estados do País, em especial para o interior do Paraná; faz-se divulgação nas disciplinas do curso de Administração da UFPR; os professores do PPGADM também colaboram para a divulgação do programa e do seu processo seletivo com seus alunos de monitoria (Programa de Iniciação à Docência) e de iniciação científica (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), com os alunos de cursos de lato sensu da UFPR, nos diversos congressos e palestras que ministram em outras Instituições. O site da ANPAD também é um prospector de candidatos, uma vez que os alunos buscam nele informações tanto para o Teste como sobre os Programas que o adotam.

DINTER

 

Doutorado Interinstitucional (DINTER) do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPR em Cooperação Técnico-Científico com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)

Edital 01/2020 – Ingresso no Doutorado (DINTER)

Edital 02/2020 – Errata ao Edital 01/2020

 

  1. PREÂMBULO
    • Com base no Termo de Cooperação Técnico-Científica celebrado entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), firmado entre as duas instituições conforme processo administrativo UFPR nr. 23075.076838/2019-14, a Vice Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGADM) da UFPR, no uso das suas atribuições legais e regimentais, considerando:

– a Resolução 32/17-CEPE, a qual estabelece normas gerais únicas para os cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) da Universidade Federal do Paraná;

– a Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, a qual estabelece as diretrizes e bases da educação nacional;

– a Lei nº 9.784 de 29 de janeiro de 1999, a qual regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal;

– o Regimento Geral da Universidade Federal do Paraná;

– as normas internas do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná;

– a Recomendação n° 09/2016 da Procuradoria da República no Estado do Paraná.

RESOLVE:

Estabelecer datas, critérios e procedimentos para a seleção e admissão ao Curso de Doutorado Interinstitucional (DINTER) do Programa de Pós-graduação em Administração, na forma deste Edital.

  • As inscrições para o processo seletivo do curso de Doutorado Interinstitucional do Programa de Pós-Graduação em ADMINISTRAÇÃO, para o ano letivo de 2020, estarão abertas no período de 06 de janeiro de 2020 à 03 de fevereiro de 2020 segundo as normas deste Edital.
  • As regras do presente edital aplicam-se ao processo seletivo de ingresso para uma única turma do curso de Doutorado Interinstitucional, conforme Termo de Cooperação Técnico-Científica celebrado entre a UFPR e o IFRO, para ingresso previsto para março de 2020.
  • São destinadas neste edital até 15 vagas a candidatos que atendam aos dispositivos e regras do presente edital.
  • Poderão participar candidatos, desde que enquadrados no item 1.4 deste edital, que já concluíram o curso de mestrado em qualquer área de conhecimento, reconhecido pela CAPES. Para curso de mestrado realizado no exterior deverá ser apresentado o documento de revalidação em território nacional.
  • Os candidatos selecionados que possuírem título de mestre em Administração de outro Programa (que não do PPGADM-UFPR) deverão solicitar análise de equivalência de créditos do mestrado, e poderá ser exigida a realização de disciplinas adicionais para sua formação, além dos requisitos do doutorado. Os créditos obtidos nessas disciplinas complementares não contarão como créditos para obtenção do título de doutor.
  • Poderão inscrever-se candidatos em fase de conclusão de curso de mestrado, desde que apresentem no ato da matrícula declaração comprobatória de conclusão do curso de mestrado.
  • Informações sobre o PPGADM-UFPR podem ser obtidas na página eletrônica www.ppgadm.ufpr.br, por e-mail: ppgadm@ufpr.br ou na secretaria do Programa, no Campus III, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Jardim Botânico, localizado à Av. Prefeito Lothário Meissner, nº 632, 2º andar, CEP 80.210-170, Curitiba, PR.
  1. DA INSCRIÇÃO E DOCUMENTOS PARA O PROCESSO SELETIVO

2.1. As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas pelo candidato exclusivamente no endereço eletrônico indicado no 2.2 deste Edital.

2.2 O período de inscrição inicia-se em 06/01/2020 e termina no dia 03/02/2020 às 23:59h, horário de Brasília. As inscrições deverão ser realizadas pelo candidato exclusivamente por meio do formulário disponível em:

https://www.prppg.ufpr.br/siga/visitante/processoseletivo/index.jsp?sequencial=1860

2.3 Todos os documentos comprobatórios deverão ser anexados ao Formulário Eletrônico de Inscrição no ato da inscrição e em formato PDF. Não serão aceitas inscrições presenciais ou por meio postal.

2.4 Os candidatos que não apresentarem a documentação completa, serão eliminados do processo seletivo, sendo de responsabilidade do candidato a conferência, validade e disponibilidade dos arquivos e documentos postados.

2.5. O candidato deverá optar por uma dentre as três linhas de pesquisa indicadas no item 4 deste edital. A opção por uma das linhas de pesquisa deverá ser informada pelo candidato no Formulário Eletrônico de Inscrição.

2.6. No ato do preenchimento do Formulário Eletrônico de Inscrição, disponível no link informado no item 2.2 deste Edital, devem ser anexados eletronicamente os seguintes documentos, que não podem ultrapassar o tamanho total de 50 MB:

a) Cópias dos documentos de identidade e do CPF e, para candidatos estrangeiros, cópia do passaporte com visto de residência no País e do RNE (ou da cédula de identidade emitida pela Polícia Federal Brasileira);
b) Proposta de pesquisa de doutorado com, no máximo, 15 páginas que contemple, no mínimo, os seguintes itens: introdução contendo tema, objetivos, justificativa; fundamentação teórica; metodologia; referências.
c) Certificado ou comprovante de resultado do teste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) realizado no período de setembro de 2017 a outubro de 2019. O Certificado ou comprovante de resultado deverá ser anexado no campo “Outros documentos conforme edital” no formulário eletrônico de inscrição;
d) Comprovante de proficiência em língua inglesa, com a apresentação do resultado nos exames TOEFL ou Cambridge. Serão aceitos comprovantes de proficiência em língua inglesa realizados no período entre dezembro de 2017 a dezembro de 2019. No caso de o candidato apresentar comprovante no exame TOEFL IBT®, deverá apresentar o certificado de proficiência ou, ao menos, o documento original intitulado “TOEFL IBT® Test Taker Score Report”, que contenha a foto do candidato, pontuação na escala, desempenho do candidato e seus dados pessoais. No caso de o candidato apresentar comprovante no exame TOEFL ITP®, deverá apresentar o certificado de proficiência ou, ao menos, o documento original intitulado “TOEFL ITP® Official Score Report”, que contenha sua pontuação na escala, desempenho do candidato e seus dados pessoais. A proficiência não será exigida para nativos de países de língua inglesa;
e) Cópias dos seguintes documentos:
a. Histórico escolar da graduação;
b. Diploma da graduação – frente e verso
c. Histórico escolar do mestrado – frente e verso -;
d. Diploma de mestrado – frente e verso
i. Este item pode ser substituído declaração de provável conclusão do curso de mestrado emitida pela IES onde o candidato realizou o curso, informando a data de término do curso, data esta que deve ser anterior à matrícula no PPGADM;
f) Curriculum vitae no modelo Lattes/CNPq (disponível em http://lattes.cnpq.br/) com documentação comprobatória. O Curriculum Vitae no modelo Lattes/CNPq deverá ser anexado no campo do formulário eletrônico de inscrição intitulado “Currículo modelo Lattes”. A documentação comprobatória dos itens constantes no Curriculum Vitae, referentes à experiência profissional, acadêmica e de pesquisa, deverá ser anexada, em único arquivo ZIP, no campo do formulário eletrônico de inscrição intitulado “Comprovante de Documentação”;
g) 1 (uma) fotografia atual em tamanho quadrado (3×3; 4×4; nxn);
h) Para candidatos estrangeiros, comprovante de proficiência em língua portuguesa – Celpe-Bras.
i) O candidato servidor público deverá anexar comprovante de atuação como servidor público (por exemplo, cópia do Termo de Posse ou cópia dos dados funcionais constantes no SIGEPE/SIGAC).
j) O candidato com vínculo empregatício, público ou privado, deverá apresentar uma Declaração de Anuência da organização empregadora com indicação da quantidade de horas liberadas para cursar o doutorado (total de 40 horas semanais; parcial de 30 horas semanais; parcial de 20 horas semanais ou parcial de 10 horas semanais). Esta declaração é um documento formal e deve conter a indicação da liberação de carga horária para o curso de pós-graduação em uma lauda, com identificação institucional, assinatura e carimbo de quem assinou a declaração.

  1. DAS VAGAS

Serão selecionados no máximo 15 (quinze) candidatos, sendo no máximo 09 (nove) vagas para a linha de pesquisa Estratégia e Análise Organizacional, no máximo 05 (cinco) vagas para a linha de pesquisa Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor e até 01(uma) vaga para a linha de pesquisa Inovação e Tecnologia.

  1. DAS LINHAS DE PESQUISA DO PROGRAMA E POSSÍVEIS ORIENTADORES

A designação de orientadores, para os candidatos selecionados, será realizada posteriormente pelo PPGADM de acordo com a disponibilidade de carga de orientação, temas e interesse de pesquisa dos professores orientadores. Para efetivação da inscrição é indispensável que o candidato opte, em seu Formulário Eletrônico de Inscrição, por uma dentre as Linhas de Pesquisa do Programa, listadas a seguir:

 

a) Inovação e Tecnologia

O objetivo desta linha de pesquisa é estudar e pesquisar inovação e tecnologia nas organizações, tratando de temas como gestão da inovação e da tecnologia; sustentabilidade; alianças cooperativas e redes para inovação e tecnologia; responsabilidade social corporativa; inovação e tecnologia na educação; aspectos financeiros da inovação; dinâmica de modelos de negócio em inovação e tecnologia; transferência de tecnologia; gestão e tecnologia da informação; e empreendedorismo.

Professores orientadores: Andréa Paula Segatto.

 

b) Estratégia e Análise Organizacional

O objetivo desta linha de pesquisa é desenvolver estudos e pesquisas em organizações e suas estratégias, compreendendo a análise das formas e tipos de gestão, dos diversos processos de administração, da estrutura organizacional e das relações de poder e de trabalho, a partir de técnicas quantitativas e qualitativas, em uma perspectiva multi e interdisciplinar.

Professores orientadores: Gustavo Abib, Jane Mendes Ferreira Fernandes, Mariane Lemos Lourenço, Natália Rese e Queila Regina Souza Matitz.

 

c) Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor

Os objetivos desta linha de pesquisa estão relacionados à análise do comportamento do consumidor (final e organizacional) e seu impacto na formulação da estratégia global e de marketing das organizações; e a construção e o desenvolvimento da estratégia de marketing, bem como a gestão do marketing nas organizações em suas diversas perspectivas (produto, preço, comunicação, distribuição, marketing de relacionamento, marketing interno e força de vendas, marketing eletrônico, marketing de varejo e de serviços).

Professores orientadores: Ana Maria Machado Toaldo, Danielle Mantovani Lucena da Silva, José Carlos Korelo, Paulo Henrique Muller Prado, Simone Regina Didonet.

 

  1. DATA E DIVULGAÇÃO DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

As inscrições homologadas serão publicadas em edital próprio no dia 05/02/2020 no website do Programa de Pós-graduação em Administração da UFPR (www.ppgadm.ufpr.br).

5.1 Somente serão homologadas as inscrições que estiverem com a documentação completa.

5.2 Poderá ser interposto recurso em até 48 horas após a divulgação do resultado.

5.3 A forma de interposição de recurso está descrita no item 10.4 deste Edital.

 

  1. DAS ETAPAS DO PROCESSO DE SELEÇÃO

6.1. A seleção dos candidatos será realizada em três etapas eliminatórias. A primeira etapa consiste na análise do resultado do Teste Anpad; a segunda etapa consiste na: i) análise do Documento de Inscrição; ii) Analise da Proposta de Tese; e iii) Pontuação Geral nos exames TOEFL ou Cambridge. A terceira etapa consiste na análise da entrevista e da defesa de proposta de tese. Tais etapas estão especificadas nos itens a seguir:

6.1.1. Primeira fase: Análise do resultado do Teste ANPAD

A inscrição no Teste ANPAD deverá ser realizada pelo próprio candidato no site da própria ANPAD (http://www.anpad.org.br/teste). A inscrição no teste ANPAD não implica na inscrição no processo seletivo do PPGADM.

6.1.1.1. Análise do teste ANPAD realizado pelo candidato no período de setembro de 2017 a outubro de 2019. Esta fase classificará os candidatos em função da pontuação obtida no Resultado Geral do teste, de acordo com a classificação em ordem decrescente e por linha de pesquisa. Serão selecionados no máximo 60 (sessenta) candidatos no total, sendo no máximo 36 (trinta e seis) colocados na linha de EAO; no máximo 20 (vinte) candidatos classificados na linha de EMCC; e, no máximo, 4 (quatro) candidatos classificados na linha de IT.

6.1.1.2 No edital referente ao resultado da 1a fase constará a pontuação de corte estabelecida pela linha de pesquisa na qual o candidato se inscreveu.

6.1.1.3 A pontuação de corte será definida pela Comissão de Seleção de cada linha de pesquisa.

6.1.1.4. Em caso de empate na pontuação obtida no Resultado Geral do teste ANPAD na última colocação em cada linha de pesquisa, serão chamados os candidatos classificados com a mesma pontuação.

6.1.1.5 A lista de selecionados para a 2ª fase será divulgada em ordem alfabética no website do Programa de Pós-graduação em Administração da UFPR (www.ppgadm.ufpr.br).

6.1.2. Segunda fase: Análise do Documento de Inscrição, Proposta de Tese e Pontuação Geral nos exames TOEFL ou Cambridge:

6.1.2.1. Serão avaliadas apenas as informações devidamente comprovadas por meio dos documentos anexados eletronicamente no ato da inscrição.

6.1.2.2.  Os fatores que serão considerados no momento da análise são:

  1. Cursos de graduação – pontuação total para este item de até 5 pontos;
  2. Cursos de pós-graduação stricto sensu – pontuação total para este item de até 5 pontos;
  3. Experiência em atividades acadêmicas e de pesquisa, como aluno e/ou professor – pontuação total para este item de até 5 pontos;
  4. Publicação em revistas científicas, nos últimos cinco anos, considerando a relevância a partir de sua classificação no Qualis/Capes vigente da Área de Administração (disponível na Plataforma Sucupira – Qualis Periódicos: Classificações de Periódicos Quadriênio 2013-2016) – pontuação total para este item de até 15 pontos;
  5. Publicação de livros e capítulos de livros – pontuação total para este item de até 3 pontos;
  6. Publicação de trabalhos em anais de congressos científicos nos últimos cinco anos – pontuação total para este item de até 7 pontos;
  7. Percentual, constante no certificado do Teste ANPAD e referente ao número de participantes que obtiveram pontuação inferior ao candidato, no Resultado Geral, com base na fórmula a seguir – pontuação total para este item de até 10 pontos;

Fórmula = (percentual do Resultado Geral do Teste ANPAD / 10)

  1. Proposta de Tese – pontuação total para este item de até 50 pontos;
  2. Pontuação Geral no exame TOEFL ou Cambridge, com base na fórmula a seguir – pontuação total para este item de até 50 pontos;

Fórmula = (pontuação obtida no teste realizado x 50) / pontuação máxima do teste realizado

6.1.2.3. Totalizada a pontuação dos candidatos, a partir da soma de todos os fatores do item 6.1.2.2, serão selecionados para a fase de entrevista no máximo 45 (quarenta e cinco) candidatos melhores classificados, sendo no máximo 27 (vinte e sete) colocados na linha de EAO, no máximo 15 (quinze) candidatos classificados na linha de EMCC e 3 (três) candidatos classificados na linha de IT.

6.1.2.4 A lista de selecionados para a 3ª fase será divulgada em ordem alfabética, no website do Programa de Pós-graduação em Administração da UFPR (www.ppgadm.ufpr.br), podendo ser estabelecida uma pontuação de corte definida pela Comissão de Seleção de cada linha de pesquisa.

6.1.2.5. Em caso de empate na pontuação geral, serão chamados os candidatos com a mesma pontuação.

6.1.3. Terceira fase: Entrevista e Defesa de Proposta de Tese

6.1.3.1. Os candidatos serão convocados para se apresentarem via videoconferência em data e horário publicados em Edital no site do Programa para realização de entrevista e defesa de proposta de tese. Em caso de não comparecimento, o candidato será eliminado do processo seletivo.

6.1.3.2. O candidato será entrevistado por no mínimo 2 (dois) professores da Linha de Pesquisa na qual está inscrito. A entrevista e a defesa de proposta de tese serão avaliadas conjuntamente em até 100 pontos, com base nos seguintes aspectos:

  1. Motivação e razões do candidato para o curso e para atuação no ensino e/ou pesquisa (pontuação total para este item de até 24 pontos).
  2. Aceitação do candidato em realizar sua tese em tema de pesquisa em que haja disponibilidade de professor orientador (pontuação total para este item de até 17 pontos).
  3. Coerência entre objetivos pessoais, profissionais e do curso (pontuação total para este item de até 17 pontos).
  4. Capacidade de expor e justificar a proposta de tese (pontuação total para este item de até 42 pontos).

6.1.3.3.  A Nota Final dos candidatos será definida a partir da nota obtida na entrevista e defesa de proposta de tese, composta pela somatória dos aspectos listados no item 6.1.3.2.

6.1.3.4.  Serão selecionados neste processo no máximo 09 candidatos para a linha de pesquisa Estratégia e Análise Organizacional; no máximo 05 candidatos para a linha de pesquisa Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor; e no máximo 01 candidato para a linha de pesquisa Inovação e Tecnologia, de acordo com a classificação em ordem decrescente da Nota Final.

6.1.3.5 A pontuação dos candidatos com inscrição homologada no processo seletivo será divulgada em Edital no encerramento do processo seletivo, discriminadas por CPF, no website do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPR (www.ppgadm.ufpr.br).

6.1.3.6. Caso ocorram desistências de candidatos selecionados, outros candidatos poderão ser chamados a ocupar as vagas remanescentes, a critério do PPGADM, sendo respeitada a ordem de classificação de Nota Final.

6.1.3.7. Em caso de empate na Nota Final, será utilizada a maior idade como critério de desempate.

  1. DA COMISSÃO DE SELEÇÃO

A seleção de cada linha de pesquisa será coordenada por uma Comissão de Seleção composta por professores membros do PPPGADM e designada pelo Colegiado do Programa.

  1. DO CURSO

8.1. A duração do curso de Doutorado não poderá ser inferior a 24 (vinte e quatro) meses nem exceder a 48 (quarenta e oito) meses, a partir da data da matrícula, incluindo a defesa de tese. Faz parte da formação do aluno, seu envolvimento com atividades de pesquisa na Linha à qual está vinculado e a publicação de trabalhos em coautoria com seu orientador, de acordo com as regras do Programa.

8.2. Todos os alunos do curso de Doutorado deverão prestar teste de suficiência em 2ª língua (Espanhol, Alemão, Italiano ou Francês) até o 3º semestre do curso, de acordo com as regras do Programa.

8.3. Disciplinas, palestras e seminários, ofertados durante o curso, poderão ser ministrados na língua inglesa.

  1. DO CRONOGRAMA

O candidato deverá obedecer às datas das etapas do processo seletivo, conforme o seguinte cronograma:

DATA ETAPA
06 de janeiro de 2020 a

03 de fevereiro de 2020

Inscrições por meio do endereço eletrônico https://www.prppg.ufpr.br/siga/visitante/processoseletivo/index.jsp?sequencial=1566
05 de fevereiro de 2020 Divulgação da homologação das inscrições
10 de fevereiro de 2020 Divulgação dos candidatos aprovados na 1º fase.
17 de fevereiro de 2020 Divulgação dos candidatos aprovados na 2º fase.
02 a 05 de março de 2020 Realização de entrevista e defesa de proposta de tese.
09 de março de 2019 Divulgação do resultado final
16 a 20 de março de 2020

 

Confirmação de vaga pelo candidato selecionado pelo e-mail ppgadm@ufpr.br (a não confirmação de vaga implicará na exclusão do candidato).
23 a 30 de março de 2020 Matrícula no SIGA UFPR.
  1. CONSIDERAÇÕES GERAIS

10.1. Aos candidatos portadores de documentos expedidos por instituições estrangeiras será exigida, a critério da Comissão de Seleção, a tradução desses documentos para a língua portuguesa feita por tradutor juramentado.

10.2. Será desclassificado e automaticamente excluído do processo seletivo o candidato que:

I – não apresentar a documentação completa prevista neste Edital;

II – prestar declarações ou apresentar documentos falsos em quaisquer das etapas da seleção;

III – não confirmar sua vaga (pelo e-mail ppgadm@ufpr.br) no período definido neste Edital;

IV – não efetivar sua matrícula no período e nos termos determinados pelo PPGADM/UFPR.

10.3. Ao inscrever-se, o candidato aceita, de forma irrestrita, as condições contidas neste Edital e nos regulamentos e regimento do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPR, não podendo alegar desconhecimento.

10.4. Candidatos não aprovados ou não classificados em etapa do processo de seleção poderão interpor recurso administrativo. O prazo para interposição de recurso contra os resultados preliminares será de 48 horas e começará a contar a partir da divulgação do resultado. O protocolo de interposição de recurso deverá ser realizado na Secretaria do Programa, pessoalmente, ou por meio de carta enviada por e-mail ao Programa (ppgadm@ufpr.br), contendo a solicitação acompanhada da justificativa. O documento deve ser assinado pelo  requerente e com firma reconhecida em cartório.

10.5. O resultado do processo seletivo será homologado pelo Colegiado do PPGADM-UFPR.

10.6. Os casos omissos neste Edital serão tratados pela Comissão de Seleção.

10.7. Este Edital entrará em vigor na data de sua publicação.

 

Curitiba, 06 de janeiro de 2020.

 Prof.ª Dr.ª Jane Mendes Ferreira Fernandes

Vice Coordenadora do PPGADM

Processo Seletivo Regular 2020

Doutorado 2020 – Processo Seletivo

Edital 33/2019 – Resultado Final
Edital 31/2019 – Pontuação dos Candidatos
Edital 29/2019 – Resultado Final Preliminar (publicado às 11h00min, do dia 11/12/2019)
Edital 27/2019 – Resultado da Segunda Fase
Edital 25/2019 – Resultado da Primeira Fase Após Recursos
Edital 23/2019 – Resultado Preliminar da Primeira Fase
Edital 21/2019 – Homologação das Inscrições Após Recursos
Edital 19/2019 – Homologação das Inscrições
Edital 16/2019 – Errata ao Edital 10/2019
Edital 14/2019 – Errata ao Edital 10/2019
Edital 10/2019 – Ingresso no Doutorado

PROCESSO SELETIVO – DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO TURMA 2020

1. PREÂMBULO

1.1. A Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná, no uso das suas atribuições legais e regimentais, considerando:

– a Resolução 32/17-CEPE, a qual estabelece normas gerais únicas para os cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) da Universidade Federal do Paraná;

– a Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, a qual estabelece as diretrizes e bases da educação nacional;

– a Lei nº 9.784 de 29 de janeiro de 1999, a qual regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal;

– o Regimento Geral da Universidade Federal do Paraná;

– as normas internas do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná; e

– a Recomendação n° 09/2016 da Procuradoria da República no Estado do Paraná;

RESOLVE:

Estabelecer datas, critérios e procedimentos para a seleção e admissão ao Curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Administração, na forma deste Edital.

1.2. As inscrições para o processo seletivo do curso de DOUTORADO do Programa de Pós-Graduação em ADMINISTRAÇÃO, para o ano letivo de 2020, estarão abertas no período de 01 de agosto de 2019 a 16 18 de novembro de 2019, segundo as normas deste Edital.

1.3. As vagas deste Edital destinam-se a candidatos brasileiros ou estrangeiros residentes no País.

1.4. Poderão participar candidatos que já concluíram o curso de mestrado em qualquer área de conhecimento, reconhecido pela CAPES. Para curso de mestrado realizado no exterior deverá ser apresentado o documento de revalidação em território nacional. Os candidatos selecionados que possuírem título de mestre em Administração de outro Programa (que não do PPGADM-UFPR) deverão solicitar análise de equivalência de créditos do mestrado, e poderá ser exigida a realização de disciplinas adicionais para sua formação, além dos requisitos do doutorado. Os créditos obtidos nessas disciplinas complementares não contarão como créditos para obtenção do título de doutor.

1.5. Poderão inscrever-se candidatos em fase de conclusão de curso de mestrado, desde que apresentem no ato da matrícula declaração comprobatória de conclusão do curso de mestrado.

1.6. Informações sobre o PPGADM-UFPR podem ser obtidas na página eletrônica www.ppgadm.ufpr.br, por e-mail: ppgadm@ufpr.brou na secretaria do Programa, no Campus III, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Jardim Botânico, localizado à Av. Prefeito Lothário Meissner, nº 632, 2º andar, CEP 80.210-170, Curitiba, PR.

2. DA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

2.1. As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas pelo candidato exclusivamente no endereço eletrônico indicado no caput do item 2.3. O período de inscrição inicia-se em 01/08/2019 e termina no dia 16/11/2019 18/11/2019 às 23:59h, horário de Brasília. Todos os documentos comprobatórios deverão ser anexados ao Formulário Eletrônico de Inscrição no ato da inscrição e em formato PDF. Não serão aceitas inscrições presenciais ou por meio postal.

2.2. O candidato deverá optar por uma dentre as três linhas de pesquisa indicadas no item 4 deste edital. Essa opção deverá ser informada no Formulário Eletrônico de Inscrição.

2.3. No ato do preenchimento do Formulário Eletrônico de Inscrição, disponível em: https://www.prppg.ufpr.br/siga/visitante/processoseletivo/index.jsp?sequencial=1566, deverão ser anexados eletronicamente os seguintes documentos, que não podem ultrapassar o tamanho total de 50 MB:

a) Cópias dos documentos de identidade e do CPF e, para candidatos estrangeiros, cópia do passaporte com visto de residência no País e do RNE (ou da cédula de identidade emitida pela Polícia Federal Brasileira);

b) Proposta de Pesquisa de doutorado com o máximo de 15 páginas que contemple, no mínimo, os seguintes itens: introdução contendo tema, objetivos, justificativa; fundamentação teórica; metodologia; referências bibliográficas;

c) Certificado ou comprovante de resultado do teste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) realizado no período de setembro de 2017 a outubro de 2019. O Certificado ou comprovante de resultado deverá ser anexado no campo “Outros documentos conforme edital” no formulário eletrônico de inscrição;

d) Comprovante de proficiência em língua inglesa, com a apresentação do resultado nos exames TOEFL ou Cambridge. Serão aceitos comprovantes de proficiência em língua inglesa realizados no período entre setembro de 2017 a outubro de 2019. A proficiência não será exigida para nativos de países de língua inglesa;

e) Cópia do histórico escolar da graduação e do mestrado; cópia do diploma do curso de graduação e do curso de mestrado ou da declaração de provável conclusão do curso de mestrado emitida pela IES onde realizou o curso, informando a data de término do curso, a qual deve ser anterior à data de matrícula no PPGADM;

f) Curriculum vitae no modelo Lattes/CNPq (disponível em http://lattes.cnpq.br/) com documentação comprobatória. O Curriculum vitae no modelo Lattes/CNPq deverá ser anexado no campo do formulário eletrônico de inscrição intitulado “Currículo modelo Lattes”; a documentação comprobatória deverá ser anexada, em único arquivo ZIP, no campo do formulário eletrônico de inscrição intitulado “Comprovante de Documentação”;

g) 1 (uma) fotografia atual em tamanho quadrado (3×3; 4×4; nxn);

h) Para candidatos estrangeiros, comprovante de proficiência em língua portuguesa – Celpe-Bras.

i) No caso de candidato servidor público, anexar Comprovante de Atuação como Servidor Público (por exemplo, cópia da Portaria de Nomeação, cópia do Diário Oficial etc.).

j) No caso de candidato com vínculo empregatício, público ou privado, apresentar Declaração de Anuência da instituição empregadora e liberação de carga horária para cursar o mestrado (documento em que conste a declaração da instituição empregadora acerca da liberação de carga horária para o curso de pós-graduação em uma lauda, com identificação institucional e carimbo). Caso o candidato não possua vínculo empregatício, apresentar declaração pessoal de que não possui vínculo empregatício. No caso de candidato com vínculo empregatício, público ou privado, apresentar Declaração de Anuência da instituição empregadora e liberação de carga horária para cursar o doutorado (documento em que conste a declaração da instituição empregadora acerca da liberação de carga horária para o curso de pós-graduação em uma lauda, com identificação institucional e carimbo). Caso o candidato não possua vínculo empregatício, apresentar declaração pessoal de que não possui vínculo empregatício.

k) Declaração de disponibilidade emitida pelo candidato (documento elaborado pelo próprio candidato manifestando sua disponibilidade de carga horária para realização do curso. Por exemplo: dedicação exclusiva, dedicação parcial de 20h etc.)

3. DAS VAGAS

Serão selecionados no máximo 24 (vinte e quatro) candidatos, sendo no máximo 08 (oito) em cada linha de pesquisa. Já estão computadas neste número as vagas destinadas a servidores da UFPR, segundo Resolução Nº 32/17–CEPE, Art. 23, §3

4. DAS LINHAS DE PESQUISA DO PROGRAMA E POSSÍVEIS ORIENTADORES

A designação de orientadores, para os candidatos selecionados, será realizada posteriormente, de acordo com a disponibilidade de carga de orientação, temas e interesse de pesquisa dos professores orientadores. Para efetivação da inscrição é indispensável que o candidato opte, em seu Formulário Eletrônico de Inscrição, por uma dentre as Linhas de Pesquisa do Programa, listadas a seguir:

a) Inovação e Tecnologia

O objetivo desta linha de pesquisa é estudar e pesquisar inovação e tecnologia nas organizações, tratando de temas como gestão da inovação e da tecnologia; sustentabilidade; alianças cooperativas e redes para inovação e tecnologia; responsabilidade social corporativa; inovação e tecnologia na educação; aspectos financeiros da inovação; dinâmica de modelos de negócio em inovação e tecnologia; transferência de tecnologia; gestão e tecnologia da informação; e empreendedorismo.

Professores orientadores: Ana Paula Mussi Szabo Cherobim, Andréa Paula Segatto.

b) Estratégia e Análise Organizacional

O objetivo desta linha de pesquisa é desenvolver estudos e pesquisas em organizações e suas estratégias, compreendendo a análise das formas e tipos de gestão, dos diversos processos de administração, da estrutura organizacional e das relações de poder e de trabalho, a partir de técnicas quantitativas e qualitativas, em uma perspectiva multi e interdisciplinar.

Professores orientadores: Adriana Roseli Wünsch Takahashi, Gustavo Abib, Jane Mendes Ferreira, José Henrique de Faria, Karina De Déa Roglio, Mariane Lemos Lourenço, Natália Rese, Queila Regina Souza Matitz e Yára Lucia Mazziotti Bulgacov.

 c) Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor

Os objetivos desta linha de pesquisa estão relacionados à análise do comportamento do consumidor (final e organizacional) e seu impacto na formulação da estratégia global e de marketing das organizações; e a construção e o desenvolvimento da estratégia de marketing, bem como a gestão do marketing nas organizações em suas diversas perspectivas (produto, preço, comunicação, distribuição, marketing de relacionamento, marketing interno e força de vendas, marketing eletrônico, marketing de varejo e de serviços).

Professores orientadores: Ana Maria Machado Toaldo, Danielle Mantovani Lucena da Silva, José Carlos Korelo, Paulo Henrique Muller Prado, Simone Regina Didonet.

5. DATA E DIVULGAÇÃO DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

Dia 20/11/2019, no quadro de aviso da Secretaria do Programa de Pós-graduação em Administração da UFPR e no seu site (www.ppgadm.ufpr.br). Somente será homologada a inscrição que estiver com a documentação completa. Poderá ser interposto recurso em até 48 horas após a divulgação do resultado. A forma de interposição de recurso está descrita no item 11.4 deste Edital.

6. DAS ETAPAS DO PROCESSO DE SELEÇÃO

6.1. A seleção dos candidatos será realizada em três etapas:

6.1.1. 1ª fase: Análise do resultado do Teste ANPAD

6.1.1.1. Análise do teste ANPAD realizado no período de setembro de 2017 a outubro de 2019. Esta fase classificará os alunos em função da Pontuação obtida no Resultado Geral do teste, de acordo com a classificação em ordem decrescente e por linha de pesquisa. Serão selecionados no máximo 72 (setenta e dois) candidatos, sendo no máximo 24 (vinte e quatro) colocados em cada linha de pesquisa. A lista de selecionados para a 2ª fase será divulgada em ordem alfabética. No edital referente ao resultado da 1ª fase constará a pontuação de corte da linha de pesquisa na qual o candidato se inscreveu. A pontuação de corte de cada linha de pesquisa corresponderá à pontuação geral obtida no Teste ANPAD, alcançada pelo último candidato aprovado na primeira fase, considerando-se o limite máximo de 24 (vinte e quatro) candidatos em cada Linha.

A inscrição no Teste ANPAD deverá ser realizada pelo próprio candidato no site da própria ANPAD (http://www.anpad.org.br/teste). A inscrição no teste ANPAD não implica a inscrição no processo seletivo do PPGADM.

6.1.1.2. Em caso de empate na pontuação obtida no Resultado Geral do teste ANPAD na última colocação em cada linha de pesquisa, serão chamados todos os candidatos classificados com a mesma pontuação.

6.1.2. 2ª fase: Análise do Documento de Inscrição, Proposta de Tese e Pontuação Geral nos exames TOEFL ou Cambridge:

6.1.2.1. Serão avaliadas apenas as informações devidamente comprovadas por meio dos documentos anexados eletronicamente no ato da inscrição.

6.1.2.2.  Os fatores que serão considerados no momento da análise são:

I. Cursos de graduação – pontuação total para este item de até 5 pontos;

II. Cursos de pós-graduação stricto sensu – pontuação total para este item de até 5 pontos;

III. Experiência em atividades acadêmicas e de pesquisa, como aluno e/ou professor – pontuação total para este item de até 5 pontos;

IV. Publicação em revistas científicas, nos últimos cinco anos, considerando a relevância a partir de sua classificação no Qualis/Capes vigente da Área de Administração (disponível na Plataforma Sucupira – Qualis Periódicos: Classificações de Periódicos Quadriênio 2013-2016) – pontuação total para este item de até 10 pontos;

V. Publicação de livros e capítulos de livros – pontuação total para este item de até 3 pontos;

VI. Publicação de trabalhos em anais de congressos científicos nos últimos cinco anos – pontuação total para este item de até 7 pontos;

VII. Dedicação ao curso – pontuação total para este item de até 5 pontos;

VIII. Percentual, constante no certificado do Teste ANPAD e referente ao número de participantes que obtiveram pontuação inferior ao candidato, no Resultado Geral, com base na fórmula a seguir – pontuação total para este item de até 10 pontos;

Fórmula = (percentual do Resultado Geral do Teste ANPAD / 10)

IX. Proposta de Tese – pontuação total para este item de até 50 pontos;

X. Pontuação Geral no exame TOEFL ou Cambridge, com base na fórmula a seguir – pontuação total para este item de até 50 pontos;

Fórmula = (pontuação obtida no teste realizado x 50) / pontuação máxima do teste realizado

6.1.2.3. Totalizada a pontuação dos candidatos, serão selecionados para a fase de entrevista no máximo 45 (quarenta e cinco) candidatos melhores classificados, sendo no máximo 15 (quinze) em cada uma das três linhas de pesquisa.  A lista de selecionados para a 3ª fase será divulgada em ordem alfabética.

6.1.2.4. Em caso de empate na pontuação geral, serão chamados todos os candidatos com a mesma pontuação.

6.1.3. 3ª fase: Entrevista e Defesa de Proposta de Tese

6.1.3.1. Os candidatos serão convocados para se apresentarem no PPGADM-UFPR em data, local e horário publicados em Edital no site do Programa para realização de entrevista e defesa de proposta de tese. Em caso de não comparecimento, o candidato será eliminado do processo seletivo.

6.1.3.2. O candidato será entrevistado por no mínimo 2 (dois) professores da Linha de Pesquisa na qual está inscrito. A entrevista e a defesa de proposta de tese serão avaliadas conjuntamente em até 100 pontos, com base nos seguintes aspectos:

I. Motivação e razões do candidato para o curso e para atuação no ensino e/ou pesquisa (pontuação total para este item de até 17 pontos).

II. Aceitação do candidato em realizar sua tese em tema de pesquisa em que haja disponibilidade de professor orientador (pontuação total para este item de até 17 pontos).

III. Coerência entre objetivos pessoais, profissionais e do curso (pontuação total para este item de até 17 pontos).

IV. Comprometimento, disponibilidade e determinação do candidato em concluir o curso nos prazos estabelecidos (pontuação total para este item de até 17 pontos).

V. Capacidade de expor e justificar a proposta de tese (pontuação total para este item de até 32 pontos).

6.1.3.3.  A Nota Final dos candidatos será definida a partir da nota obtida na entrevista e defesa de proposta de tese:

6.1.3.4.  Serão selecionados neste processo até no máximo 8 (oito) candidatos por linha de pesquisa, de acordo com a classificação em ordem decrescente de Nota Final.

6.1.3.5 A pontuação final obtida pelos candidatos selecionados para a terceira fase no processo seletivo será divulgada em Edital no encerramento do processo seletivo, discriminadas por CPF.

6.1.3.6. Caso ocorram desistências de candidatos selecionados, outros candidatos poderão ser chamados a ocupar as vagas remanescentes, sendo respeitada a ordem de classificação de Nota Final.

6.1.3.7. Em caso de empate na Nota Final, será utilizada a maior idade como critério de desempate.

7. DA COMISSÃO DE SELEÇÃO

A seleção será coordenada por uma Comissão de Seleção composta por professores membros do Programa e designada pelo Colegiado do Programa.

8. DAS BOLSAS DE ESTUDO

8.1. A distribuição de bolsas será realizada posteriormente à matrícula dos candidatos aprovados, por comissão constituída para esse fim, dependendo da disponibilidade e oferta pelas instituições de apoio a Programas de Pós-Graduação, por meio de Edital específico.

8.2. A necessidade de bolsa deverá ser informada pelo candidato no Formulário Eletrônico de Inscrição no Processo Seletivo do Programa.

8.3. A indicação da necessidade de bolsa, descrita no item 8.2, não implica na obrigação da efetiva concessão desta por parte da UFPR/PPGADM, em caso de aprovação do candidato.

8.4. Serão analisadas apenas as solicitações de bolsas para o primeiro ano do Curso manifestadas por ocasião da inscrição no Processo Seletivo do Programa.

9. DO CURSO

9.1. A duração do curso de Doutorado não poderá ser inferior a 24 (vinte e quatro) meses nem exceder a 48 (quarenta e oito) meses, a partir da data da matrícula, incluindo a defesa de tese. Faz parte da formação do aluno, seu envolvimento com atividades de pesquisa na Linha à qual está vinculado e a publicação de trabalhos em co-autoria com seu orientador.

9.2. Todos os alunos do curso de Doutorado deverão prestar teste de suficiência em 2ª língua (Espanhol, Alemão, Italiano ou Francês) até o 3º semestre do curso.

9.3. Disciplinas, palestras e seminários, ofertados durante o curso, poderão ser ministrados na língua inglesa.

10. DO CRONOGRAMA

O candidato deverá obedecer às datas das etapas do processo seletivo, conforme o seguinte cronograma:

DATA ETAPA
01 de agosto de 2019 a 16 18 de novembro de 2019 Inscrições por meio do endereço eletrônico https://www.prppg.ufpr.br/siga/visitante/processoseletivo/index.jsp?sequencial=1566
20 de novembro de 2019 Divulgação da homologação das inscrições
25 de novembro de 2019 Divulgação dos candidatos aprovados na 1º fase.
02 de dezembro de 2019 Divulgação dos candidatos aprovados na 2º fase.
05 de dezembro de 2019 a 10 de dezembro de 2019 Realização de entrevista e defesa de proposta de tese.
16 11 de dezembro de 2019 Divulgação do resultado final
06 de janeiro de 2020 a 24 de janeiro de 2020 Confirmação de vaga pelo candidato selecionado pelo e-mail ppgadm@ufpr.br (a não confirmação de vaga implicará na exclusão do candidato).

 11. CONSIDERAÇÕES GERAIS

11.1. Aos candidatos portadores de documentos expedidos por instituições estrangeiras será exigida, a critério da Comissão de Seleção, a tradução desses documentos para a língua portuguesa, feita por tradutor juramentado.

11.2. Será desclassificado e automaticamente excluído do processo seletivo o candidato que:

I – não apresentar a documentação prevista nas letras a, b, c, d, e, f, g, h, i, j, k do item 2.3 deste Edital;

II – prestar declarações ou apresentar documentos falsos em quaisquer das etapas da seleção;

III – não confirmar sua vaga (pelo e-mail ppgadm@ufpr.br) no período definido no item 10 deste Edital;

IV – não efetivar sua matrícula no período e nos termos determinados pelo PPGADM/UFPR.

11.3. Ao inscrever-se, o candidato aceita, de forma irrestrita, as condições contidas neste Edital, não podendo delas alegar desconhecimento.

11.4. Candidatos não aprovados ou não classificados em etapa do processo de seleção poderão interpor recurso administrativo. O prazo para interposição de recurso contra os resultados preliminares será de 48 horas e começará a contar a partir da divulgação do resultado. O protocolo de interposição de recurso deverá ser realizado na Secretaria do Programa, pessoalmente ou através de procuração específica com assinatura reconhecida em cartório.

11.5. O resultado do processo seletivo será homologado pelo Colegiado do PPGADM-UFPR.

11.6 Os casos omissos neste Edital serão tratados pela Comissão de Seleção.

11.7. Este Edital entrará em vigor na data de sua publicação.

 

Curitiba, 31 de julho de 2019.

Prof.ª Dr.ª Natália Rese
Coordenadora do PPGADM


Doutorado 2019 – Processo Seletivo

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Visualizar PDF do Edital 015/2018 – Errata
Edital 021/2018 – Homologação das Inscrições
Edital 023/2018 – Homologação das Inscrições após recurso
Edital 025/2018 – Resultado Preliminar da Primeira Fase
Edital 028/2018 – Resultado da Primeira Fase (Após Recursos)
Edital 036/2018 – Resultado Final Preliminar
Edital 038/2018 – Resultado Final
Edital 040/2018 – Pontuação dos candidatos


Doutorado 2018 – Processo Seletivo
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Edital 020/2017 – Resultado da Segunda Fase
Edital 018/2017 – Resultado da Primeira Fase
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Doutorado 2017 – Processo Seletivo
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