Escola de Administração – PPGADM

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Editais Mestrado

O PROCESSO SELETIVO no PPGADM propicia o ingresso de candidatos brasileiros, estrangeiros residentes no País e estrangeiros não residentes no País. Todo ingresso ocorre a partir de Edital público.

A) INGRESSO DE ALUNO BRASILEIRO OU ESTRANGEIRO RESIDENTE NO PAÍS
O Processo Seletivo para ingresso no PPGADM é anual. Os requisitos de entrada, o número de vagas e as etapas do processo seletivo são divulgados através de Edital público apresentado nesse Site.
O processo seletivo para o Mestrado abrange as fases: Análise do Teste ANPAD; Análise do Documento de Inscrição; Entrevista e Desenvolvimento de Texto. O processo seletivo para o Doutorado abrange as fases: Análise do teste ANPAD; Análise do Documento de Inscrição, Proposta de Tese e Pontuação Geral no exame TOEFL ou Cambridge; Entrevista e Defesa de Proposta de Tese.

B) INGRESSO DE ALUNO ESTRANGEIRO NÃO RESIDENTE NO PAÍS
Edital anual, lançado pelo PPGADM para candidatos estrangeiros não residentes no Brasil. O processo seletivo é descrito em Edital publicado nesse Site. Esse Processo Seletivo compreende: Análise do Documento de Inscrição; Análise do Projeto de Pesquisa; Proficiência em Língua Portuguesa (CELE-BRAS); Proficiência em Língua Inglesa.

C) INGRESSO DE ALUNO ESTRANGEIRO NÃO RESIDENTE NO PAÍS através de participação da UFPR no PROGRAMA DE ALIANÇAS PARA A EDUCAÇÃO E CAPACITAÇÃO (PAEC) DA ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS (OEA) E DO GRUPO COIMBRA DE UNIVERSIDADES BRASILEIRAS (GCUB) – PAEC OEA-GCUB
Edital lançado pelo PAEC OEA-GCUB, administrado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da UFPR. Edital anual. Os candidatos são de países da América do Sul. O PPGADM, através de comissão designada, faz análise de currículos dos candidatos, enviando o resultado para a PRPPG-UFPR. O PAEC OEA-GCUB faz a escolha final de candidatos.

A PROSPECÇÃO DE ALUNOS para o PPGADM é realizada com divulgação dos Editais de Seleção no site do Programa (www.ppgadm.ufpr.br), com links no site do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, no site do Departamento de Administração Geral e Aplicada (DAGA); no site da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFPR; divulgação em redes sociais; envio dos Editais para Universidades com curso de graduação em Administração para vários estados do País, em especial para o interior do Paraná; faz-se divulgação nas disciplinas do curso de Administração da UFPR; os professores do PPGADM também colaboram para a divulgação do programa e do seu processo seletivo com seus alunos de monitoria (Programa de Iniciação à Docência) e de iniciação científica (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), com os alunos de cursos de lato sensu da UFPR, nos diversos congressos e palestras que ministram em outras Instituições. O site da ANPAD também é um prospector de candidatos, uma vez que os alunos buscam nele informações tanto para o Teste como sobre os Programas que o adotam.


Mestrado 2019 – Processo Seletivo

Visualizar PDF do Edital 012/2018 – Ingresso
Visualizar PDF do Edital 016/2018 – Errata
Edital 020/2018 – Homologação das Inscrições
Edital 022/2018 – Homologação das Inscrições após recurso
Edital 024/2018 – Resultado Preliminar da Primeira Fase
Edital 027/2018 – Resultado da Primeira Fase (Após Recursos)
Edital 030/2018 – Resultado da Segunda Fase – Linha EAO
Edital 031/2018 – Resultado da Segunda Fase – Linha IT
Edital 032/2018 – Resultado da Segunda Fase – Linha EMCC

PROCESSO SELETIVO – MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO 2019

1. PREÂMBULO
A Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná, no uso das suas atribuições legais e regimentais, considerando:
– a Resolução Nº 32/17–CEPE, a qual estabelece normas gerais únicas para os cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) da Universidade Federal do Paraná;
– a Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, a qual estabelece as diretrizes e bases da educação nacional;
– a Lei nº 9.784 de 29 de janeiro de 1999, a qual regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal;
– o Regimento Geral da Universidade Federal do Paraná;
– as normas internas do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná; e
– a Recomendação n° 09/2016 da Procuradoria da República no Estado do Paraná;
RESOLVE:
Estabelecer datas, critérios e procedimentos para a seleção e admissão ao Curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Administração, na forma deste Edital.

1.1. As inscrições para o processo seletivo do curso de MESTRADO do Programa de Pós-Graduação em ADMINISTRAÇÃO, para o ano letivo de 2019, estarão abertas no período de 01 de agosto de 2018 a 17 de outubro de 2018, segundo as normas deste Edital.
1.2. As vagas deste Edital destinam-se a candidatos brasileiros ou estrangeiros residentes no País.
1.3. Poderão participar candidatos que já concluíram o curso de graduação em qualquer área de conhecimento. Os candidatos selecionados, não graduados em Administração, deverão realizar provas de nivelamento nas áreas de Administração da Produção, Marketing, Finanças e Recursos Humanos, no primeiro ano do curso. Aqueles que possuam disciplinas cursadas na graduação ou que tenham realizado cursos de especialização nessas áreas da Administração poderão solicitar dispensa das provas de nivelamento. A análise da solicitação de dispensa será feita pelo PPGADM, mediante comprovação, avaliação e aprovação de conteúdo equivalente.
1.4. Poderão inscrever-se candidatos em fase de conclusão de curso de graduação desde que apresentem, no ato da matrícula, declaração comprobatória de conclusão do curso de graduação em 2018.
1.5. Informações sobre o PPGADM-UFPR podem ser obtidas na página eletrônica www.ppgadm.ufpr.br, por e-mail: ppgadm@ufpr.br ou na secretaria do Programa, no Campus III, Sociais Aplicadas, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Jardim Botânico, localizado à Av. Prefeito Lothário Meissner, nº 632, 2º andar, CEP 80.210-170, Curitiba, PR.

2. DA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO
2.1. As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas pelo candidato exclusivamente no endereço eletrônico indicado no caput do item 2.3. O período de inscrição inicia-se em 01/08/2018 e termina no dia 17/10/2018 às 23:59h, horário de Brasília. Todos os documentos comprobatórios deverão ser anexados ao Formulário Eletrônico de Inscrição no ato da inscrição e em formato PDF. Não serão aceitas inscrições presenciais ou por meio postal.
2.2. O candidato deverá optar por uma dentre as três linhas de pesquisa indicadas no item 4 deste edital. Essa opção deverá ser informada no Formulário Eletrônico de Inscrição.
2.3. No ato do preenchimento do Formulário Eletrônico de Inscrição, disponível em: http://www.prppg.ufpr.br/siga/visitante/processoseletivo/index.jsp?sequencial=1001, deverão ser anexados eletronicamente os seguintes documentos, que não podem ultrapassar o tamanho total de 50 MB:
a) Cópias dos documentos de identidade e do CPF para brasileiros e, para candidatos estrangeiros, cópia do passaporte com visto de residência no País, do RNE (ou da cédula de identidade emitida pela Polícia Federal Brasileira);
b) Certificado ou comprovante do teste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), realizado no período de setembro de 2016 a setembro de 2018. O Certificado ou comprovante deverá ser anexado no campo “Outros documentos conforme edital” no formulário eletrônico de inscrição;
c) Cópia do histórico escolar da graduação e do diploma do curso de graduação ou da declaração de provável formando no ano de 2018;
d) Curriculum vitae no modelo Lattes/CNPq (disponível em http://lattes.cnpq.br/) com documentação comprobatória;
e) 1(uma) fotografia atual em tamanho quadrado (3×3; 4×4; nxn);
f) Para candidatos estrangeiros, comprovante de proficiência em língua portuguesa – Celpe-Bras.

3. DAS VAGAS
Serão selecionados no máximo 36 (trinta e seis) candidatos, sendo no máximo 12 (doze) em cada uma das três linhas de pesquisa. Já estão computadas neste número as vagas destinadas a servidores da UFPR, segundo Resolução Nº 32/17–CEPE, Art. 23, §3.

4. DAS LINHAS DE PESQUISA DO PROGRAMA E POSSÍVEIS ORIENTADORES
A designação de orientadores, para os candidatos selecionados, será realizada posteriormente, de acordo com a disponibilidade de carga de orientação, temas e interesse de pesquisa dos professores orientadores. Para efetivação da inscrição é indispensável que o candidato opte, em seu Formulário Eletrônico de Inscrição, por uma dentre as Linhas de Pesquisa do Programa, listadas a seguir:

a) Inovação e Tecnologia
O objetivo desta linha de pesquisa é estudar e pesquisar inovação e tecnologia nas organizações, tratando de temas como gestão da inovação e da tecnologia; sustentabilidade; alianças cooperativas e redes para inovação e tecnologia; responsabilidade social corporativa; inovação e tecnologia na educação; aspectos financeiros da inovação; dinâmica de modelos de negócio em inovação e tecnologia; transferência de tecnologia; gestão e tecnologia da informação; e empreendedorismo.
Professores orientadores: Ana Paula Mussi Szabo Cherobim, Andréa Paula Segatto, Bárbara Galleli Dias, Fernanda Salvador Alves, José Roberto Frega, Márcia Ramos May e Rivanda Meira Teixeira.

b) Estratégia e Análise Organizacional
O objetivo desta linha de pesquisa é desenvolver estudos e pesquisas em organizações e suas estratégias, compreendendo a análise das formas e tipos de gestão, dos diversos processos de administração, da estrutura organizacional e das relações de poder e de trabalho, a partir de técnicas quantitativas e qualitativas, em uma perspectiva multi e interdisciplinar.
Professores orientadores: Adriana Roseli Wünsch Takahashi, Germano Glufke Reis, Gustavo Abib, Jane Mendes Ferreira, José Henrique de Faria, Karina De Déa Roglio, Mariane Lemos Lourenço, Natália Rese, Queila Regina Matitz de Souza e Yára Lucia Mazziotti Bulgacov.

c) Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor
Os objetivos desta linha de pesquisa estão relacionados à análise do comportamento do consumidor (final e organizacional) e seu impacto na formulação da estratégia global e de marketing das organizações; e a construção e o desenvolvimento da estratégia de marketing, bem como a gestão do marketing nas organizações em suas diversas perspectivas (produto, preço, comunicação, distribuição, marketing de relacionamento, marketing interno e força de vendas, marketing eletrônico, marketing de varejo e de serviços).
Professores orientadores: Ana Maria Machado Toaldo, Danielle Mantovani Lucena da Silva, Elder Semprebon, José Carlos Korelo, Paulo Henrique Muller Prado, Simone Regina Didonet e Tomás Sparano Martins.

5. DATA E DIVULGAÇÃO DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
Dia 23/10/2017 23/10/2018, no quadro de aviso da Secretaria do Programa de Pós-graduação em Administração da UFPR e no seu site (www.ppgadm.ufpr.br). Somente será homologada a inscrição que estiver com a documentação completa. Poderá ser interposto recurso em até 48 horas após a divulgação do resultado.

6. DAS ETAPAS DO PROCESSO DE SELEÇÃO
6.1. A seleção dos candidatos será realizada em três etapas:

6.1.1. 1ª fase: Análise do resultado do Teste ANPAD
6.1.1.1. Esta fase classificará os alunos em função da pontuação obtida no Resultado Geral do Teste, que deverá ter sido realizado entre setembro de 2016 e setembro de 2018. A classificação será feita em ordem decrescente e por linha de pesquisa. Serão selecionados no máximo 108 (cento e oito) candidatos, sendo no máximo 36 (trinta e seis) em cada linha de pesquisa. A lista de selecionados para a 2ª fase será divulgada em ordem alfabética. No edital referente ao resultado da 1a fase constará a pontuação de corte da linha de pesquisa na qual o candidato se inscreveu. A pontuação de corte de cada linha de pesquisa corresponderá à pontuação geral obtida no Teste ANPAD, alcançada pelo último candidato aprovado na primeira fase, considerando-se o limite máximo de 36 (trinta e seis) candidatos em cada Linha.
A inscrição no Teste ANPAD deverá ser realizada pelo próprio candidato no site da própria ANPAD (http://www.anpad.org.br/teste). A inscrição no teste ANPAD não implica a inscrição no processo seletivo do PPGADM.
6.1.1.2. Em caso de empate na pontuação obtida no Resultado Geral do teste ANPAD na última colocação em cada linha de pesquisa, serão chamados todos os candidatos classificados com a mesma pontuação.

6.1.2. 2ª fase: Análise do Documento de Inscrição:
6.1.2.1. Serão avaliadas apenas as informações devidamente comprovadas por meio dos documentos anexados eletronicamente no ato da inscrição.
6.1.2.2. Os fatores que serão considerados no momento da análise são:
I. Cursos de graduação – até 10 pontos;
II. Cursos de pós-graduação – até 5 pontos;
III. Experiência profissional (exceto atividades acadêmicas) – até 5 pontos;
IV. Experiência em atividades acadêmicas, como aluno e/ou professor – até 8 pontos;
V. Experiência em atividades de pesquisa (Iniciação Científica/participação em projetos de pesquisa) – até 6 pontos;
VI. Publicação em revistas científicas, nos últimos cinco anos, considerando a relevância a partir de sua classificação no Qualis/Capes da Área de Administração – até 9 pontos;
VII. Publicação de livros e capítulos de livros – até 3 pontos;
VIII. Publicação de trabalhos em anais de congressos científicos nos últimos cinco anos – até 10 pontos;
IX. Participação em congressos e eventos científicos nos últimos cinco anos – até 6 pontos;
X. Formação complementar (cursos de curta duração) – até 3 pontos;
XI. Percentual, constante no certificado do Teste ANPAD e referente ao número de participantes que obtiveram pontuação inferior ao candidato, na Prova de Inglês, com base na fórmula a seguir – até 15 pontos;
Fórmula = (Percentual da Prova de Inglês x 15)/100)
XII. Percentual, constante no certificado do Teste ANPAD e referente ao número de participantes que obtiveram pontuação inferior ao candidato, no Resultado Geral, com base na fórmula a seguir – até 10 pontos;
Fórmula = (Percentual do Resultado Geral do Teste ANPAD / 10)
XIII. Dedicação ao curso – até 10 pontos.
6.1.2.3. Totalizada a pontuação dos candidatos, serão selecionados para a fase de entrevista no máximo 72 (setenta e dois) candidatos melhores classificados, sendo no máximo 24 (vinte e quatro) em cada uma das três linhas de pesquisa. A lista de selecionados para a 3ª fase será divulgada em ordem alfabética.
6.1.2.4. Em caso de empate na pontuação geral, serão chamados todos os candidatos com a mesma pontuação.

6.1.3. 3ª fase: Entrevista
6.1.3.1. Os candidatos serão convocados para realização de entrevista no PPGADM-UFPR em data, local e horário publicados em Edital, no site do PPGADM-UFPR. Em caso de não comparecimento, o candidato será eliminado do processo seletivo.
6.1.3.2. O candidato será entrevistado por no mínimo 2 (dois) professores da Linha de Pesquisa na qual está inscrito. A entrevista será avaliada em até 100 pontos, baseada nos seguintes aspectos:
I. Motivação e razões do candidato para o curso e para atuação no ensino e/ou pesquisa (25 pontos).
II. Aceitação do candidato em realizar sua dissertação em tema de pesquisa em que haja disponibilidade de professor orientador (25 pontos).
III. Coerência entre objetivos pessoais, profissionais e do curso (25 pontos).
IV. Comprometimento, disponibilidade e determinação do candidato em concluir o curso nos prazos estabelecidos (25 pontos).
6.1.3.3. A Nota Final dos candidatos será definida a partir das notas obtidas na Análise do Documento de Inscrição e na Entrevista, de acordo com a seguinte fórmula:
Nota Final = (nota da análise do documento de inscrição x 0,40) + (nota da entrevista x 0,60)
6.1.3.4. Serão selecionados neste processo até no máximo 12 (doze) candidatos por linha de pesquisa, de acordo com a classificação em ordem decrescente de Nota Final.
6.1.3.5 A pontuação final obtida pelos candidatos selecionados para a terceira fase no processo seletivo será divulgada em Edital no encerramento do processo seletivo, discriminadas por CPF.
6.1.3.6. Caso ocorram desistências de candidatos selecionados, outros candidatos poderão ser chamados a ocupar as vagas remanescentes, sendo respeitada a ordem de classificação de Nota Final.
6.1.3.7. Em caso de mesma Nota Final, será utilizada a maior idade como critério de desempate.

7. DA COMISSÃO DE SELEÇÃO
A seleção será coordenada por uma Comissão de Seleção composta por professores membros do Programa e designada pelo Colegiado do Programa.

8. DAS BOLSAS DE ESTUDO
8.1. A distribuição de bolsas será realizada posteriormente à matrícula dos candidatos aprovados, por comissão constituída para esse fim, dependendo da disponibilidade e oferta pelas instituições de apoio a Programas de Pós-Graduação, por meio de Edital específico.
8.2. A necessidade de bolsa deverá ser informada pelo candidato no Formulário Eletrônico de Inscrição no Processo Seletivo do Programa.
8.3. A indicação da necessidade de bolsa, descrita no item 8.2, não implica na obrigação da efetiva concessão desta por parte da UFPR/PPGADM, em caso de aprovação do candidato.
8.4. Serão analisadas apenas as solicitações de bolsas para o primeiro ano do Curso manifestadas por ocasião da inscrição no Processo Seletivo do Programa.

9. DO CURSO
9.1. A duração do curso de Mestrado não poderá ser inferior a 12 (doze) meses e nem exceder a 24 (vinte e quatro) meses, a partir da data da matrícula, incluindo a defesa de dissertação.
9.2. Ao longo do primeiro ano do curso, todos os alunos do curso de Mestrado deverão prestar prova de suficiência em inglês.
9.3. Disciplinas, palestras e seminários, ofertados durante o curso, poderão ser ministrados na língua inglesa.

10. DO CRONOGRAMA
O candidato deverá obedecer às datas das etapas do processo seletivo, conforme o seguinte cronograma:

DATA ETAPA
01 de agosto de 2018 a
17 de outubro de 2018
Inscrições por meio do endereço eletrônico http://www.prppg.ufpr.br/siga/visitante/processoseletivo/index.jsp?sequencial=1001
23 de outubro de 2018 Divulgação da homologação das inscrições
29 de outubro de 2018 Divulgação dos candidatos aprovados na 1º fase.
05 de novembro de 2018 Divulgação dos candidatos aprovados na 2º fase.
12 de novembro de 2018 a
20 de novembro de 2018
Realização de entrevista.
23 de novembro de 2018 Divulgação do resultado final
28 de novembro de 2018 a
14 de dezembro de 2018
Confirmação de vaga pelo candidato selecionado (a não confirmação de vaga implicará na exclusão do candidato).

11. CONSIDERAÇÕES GERAIS
11.1. Aos candidatos portadores de documentos expedidos por instituições estrangeiras será exigida, a critério da Comissão de Seleção, a tradução desses documentos para a língua portuguesa, feita por tradutor juramentado.
11.2. Será desclassificado e automaticamente excluído do processo seletivo o candidato que:
I – não apresentar a documentação prevista nas letras a, b, c, d, e, f, do item 2.3 deste Edital;
II – prestar declarações ou apresentar documentos falsos em quaisquer das etapas da seleção;
III – não confirmar sua vaga no período definido no item 10 deste Edital;
IV – não efetivar sua matrícula no período e nos termos determinados pelo PPGADM/UFPR.
11.3. Ao inscrever-se, o candidato aceita, de forma irrestrita, as condições contidas neste Edital, não podendo delas alegar desconhecimento.
11.4. Candidatos não aprovados ou não classificados em etapa do processo de seleção poderão interpor recurso administrativo. O prazo para interposição de recurso contra os resultados preliminares será de 48 horas e começará a contar a partir da divulgação do resultado. O protocolo de interposição de recurso deverá ser realizado na Secretaria do Programa, pessoalmente ou através de procuração específica com assinatura reconhecida em cartório.
11.5. O resultado do processo seletivo será homologado pelo Colegiado do PPGADM-UFPR.
11.6. Os casos omissos neste Edital serão tratados pela Comissão de Seleção.
11.7. Este Edital entrará em vigor na data de sua publicação.

Curitiba, 31 de julho de 2018.

Prof.ª Dr.ª Andréa Paula Segatto
Coordenadora do PPGADM


Mestrado 2019 – Processo Seletivo
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Edital 020/2018 – Homologação das Inscrições
Edital 022/2018 – Homologação das Inscrições após recurso
Edital 024/2018 – Resultado Preliminar da Primeira Fase
Edital 027/2018 – Resultado da Primeira Fase (Após Recursos)
Edital 030/2018 – Resultado da Segunda Fase – Linha EAO
Edital 031/2018 – Resultado da Segunda Fase – Linha IT
Edital 032/2018 – Resultado da Segunda Fase – Linha EMCC


Mestrado 2018 – Processo Seletivo
Edital 025/2017 – Pontuação dos Candidatos
Edital 023/2017 – Resultado Final
Edital 021/2017 – Retificação do Edital 19/2017 referente ao Resultado da Segunda Fase
Edital 019/2017 – Resultado da Segunda Fase
Edital 017/2017 – Resultado da Primeira Fase
Edital 009/2017 – Ingresso
Link para Inscrição


Mestrado 2017 – Processo Seletivo
Edital 19/2016 – Resultado Final
Edital 17/2016 – Resultado da Segunda Fase
Edital 16/2016 – Retificação ao Edital 14/2016-PPGADM
Edital 14/2016 – Resultado da Primeira Fase
Edital 05/2016 – Ingresso
Documento de Inscrição

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