[google-translator]

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO

Menu

Acompanhamento de Egressos

Nosso Programa de Egressos conta hoje com 91 estudantes oriundos dos cursos de mestrado e doutorado do PPGADM que entraram no PPGADM antes de 2013 (no caso do mestrado) e antes de 2011 no caso do doutorado. A atuação é acompanhada por meio de pesquisas, contatos individuais e acompanhamento dos Currículos Lattes. Nossos ex-alunos atuam majoritariamente no ensino superior, tanto como professores quanto em cargos de direção, evidenciando que o PPGADM contribui não somente com a formação de docentes, mas com melhoria dos recursos humanos de organizações públicas e privadas. A pesquisa de acompanhamento de egressos feita em 2015 revelou que a maior parte dos mestres formados no PPGADM (90%) atua em atividades ligadas à linha de pesquisa em que foi formado. No caso do doutorado 100% deles informou atuar na linha de pesquisa em que se doutorou.

Dos egressos acompanhados (91), cerca de 80% atuam na educação superior. Entre os egressos do doutorado que estão atualmente sendo monitorados (38), cerca de 40% atuam como docente do stricto sensu em universidades de todo o país, 40% atuam em instituições de ensino superior públicas, 1% está em estágio pós-doutoral e o restante atua (19%) no ensino superior e em cargos de direção em instituições privadas de ensino em especial na região Sul. Tais percentuais indicam a alta empregabilidade dos nossos egressos e a relevância do PPGADM no contexto em que atua.

Dentre os egressos de mestrado, a maior parte foi admitida em programas de pós-graduação de excelência no país e fora dele. Dos 53 que estão sendo monitorados atualmente, 7 estão atuando em cargos públicos; 11 estão cursando doutoramento em diversas instituições do país (FGV, Coppead, USP, UFSC, UP, UFPR, Richard Ivey School of Business); os demais cursaram doutorado em diversas instituições de ensino do país e fora dele e hoje ocupam cargos de direção (vice-reitor, pró-reitores, diretores e coordenadores), além de serem professores de graduação e stricto sensu em instituições de ensino como PUCPR, UniOeste, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Universidade Estadual de Maringá, UFSC, UFSE, UTFPR, Anhembi-Morumbi.

 

Depoimentos de egressos do PPGADM:

 

“A formação no PPGADM me credenciou como pesquisador em nível de doutorado, na experiência docente que comecei quando realizei práticas docentes no curso de Mestrado e Doutorado. Além disso, possibilitou iniciar a construção de um networking profissional que me é importante até os dias atuais, para parcerias de trabalho, de projetos de pesquisa, bancas, entre outros.” (Samir Adamoglu de Oliveira, professor da UF, mestre e doutor pelo PPGADM – Turmas 2007 e 2009 -).

“Quando eu entrei no PPGADM atuava como diretor de uma instituição de ensino superior e o programa foi excelente para ampliar a minha visão estratégica como gestor, possibilitando a minha evolução pessoal e profissional. O doutorado também me ajudou na minha visão empreendedora e hoje, além de atuar como Reitor de um Centro Universitário, também sou diretor proprietário de duas empresas.” (Murilo Andrade, reitor, Doutor pelo PPGADM – Turma 2010).

“A formação no PPGADM ajudou a desenvolver o meu pensamento crítico, ampliou o conhecimento sobre diversos temas da área de Administração. Por meio do mestrado e doutorado, desenvolvi a disciplina para atuar em projetos de longo prazo, além das competências necessárias para avaliação e desenvolvimento de um trabalho científico. Tive oportunidades de experimentar a docência, com a exposição de conteúdos em sala e na prática de docência. Utilizo as competências adquiridas no processo de orientação de meus alunos.” (Josue Sander, mestre e doutor pelo PPADM, professor do ISAE, doutor pelo PPGADM turma 2012).

“As atividades desempenhadas no mestrado me deixaram com maior conhecimento econômico/financeiro e com uma visão mais abrangente das atividades empresariais, principalmente relacionadas à área de estratégia.” (Vinicius Atz, empreendedor, mestre pelo PPAGDM, turma 2012)

“Eu diria que tanto para o exercício da docência como para cursar o doutorado, o mestrado foi um momento “divisor de águas” em virtude da maturidade que adquiri após esse período. A disciplina necessária para cursar o mestrado de forma proveitosa é um legado que ficou do mestrado no PPGADM.” (Sergio Vogt, doutorando UP, mestre pelo PPGADM – Turma 2013).

“Sem esta formação eu simplesmente não seria professora. Ajudou-me tanto na aquisição de conteúdos, quanto na formação didática.” (Shirlei Camargo, professora, doutora pelo PPGADM – Turma 2013)

“A minha formação no PPGADM me preparou totalmente para a vida acadêmica. Entrei no doutorado completamente familiarizada com a leitura e escrita científica. Depois de tantas leituras, entrei com uma base muito sólida e útil para o meu processo de doutoramento. No empreendedorismo, posso dizer que emocionalmente me preparou para as dificuldades de empreender.” (Janaína Passos, empreendedora, doutoranda pela UP, mestre pelo PPGADM- Turma 2013).

“A formação no PPGADM possibilitou a mim o desenvolvimento de um olhar crítico em relação a tudo, desde para comigo mesmo (sobre minhas práticas, atitudes, enfim sobre meu modo de ser, de pensar e de agir), aliado a, por exemplo, tentar descobrir melhores maneiras de desenvolver atividades profissionais, em relação a postura, atitudes, etc. diante da formação de pessoas. Acredito que o decorrer do curso, as disciplinas, o estágio, as relações com professores e colegas possibilitaram experiências ricas e transformadoras.” (Eduardo De Carli, mestre e doutor pelo PPGADM – Turma 2013).

“De forma geral a “visão de mundo” sem amplia com a formação do doutorado no PPGADM. Especificamente eu passei a enxergar os programas, os projetos e os processos de governo de forma mais crítica e mais estruturada, ou melhor, enxergar a ausência disso na maioria dos projetos. Passei a ter um senso crítico mais embasado tecnicamente e mais paciência para longas leituras e análises.” (Beatriz Lanza, servidora da Celepar, doutora pelo PPGADM, turma 2013).

“Primeiramente, a formação no PPGADM me ajudou a ter segurança para discutir os assuntos em sala de aula. Umas das disciplinas que ministrei foi “Pesquisa em Administração”, então a base metodológica (quali e quanti) que temos acesso no programa ajuda a construir um referencial sólido para as aulas na graduação.” (Lucas Lira Finoti, mestre e doutor pelo PPGADM Turma 2013).

“A formação da UFPR permitiu construir competências que foram essenciais para o aprofundamento tanto de processos metodológicos, quanto das competências específicas. O nível de exigência é alto, colocando-o como um dos melhores da área.” (Clóvis Teixeira Filho, professor, doutorando em Comunicação pela USP, mestre em Administração pelo PPGADM – Turma 2013).

“Duas disciplinas que cursei no PPGADM foram transformadoras para mim: Metodologia e Teoria das Organizações. Elas contribuíram para o meu desempenho atual por meio da tomada de decisão reflexiva, sistêmica e racional.” (Luiz Pinheiro Júnior, professor, doutorando pela FGV, mestre pelo PPGADM – Turma 2014).

“A formação no PPGADM me deu base sólida para orientar trabalhos de conclusão de curso; avaliar artigos; escrever livros; credibilidade para sugerir projetos de extensão e de iniciação científica; legitimidade perante a academia e possibilidades para participar de programas de mestrado e doutorado.” (Karine Francisconi Chaerki, professora, doutora pelo PPGADM – Turma 2014).

“A formação recebida no PPGADM foi fundamental para que eu conseguisse trabalhar como docente e ainda continua fazendo a diferença com a bagagem teórica sólida construída no mestrado.” (Juliano Khun, professor, doutorando pela UP, mestre pelo PPGADM turma 2014)

“O PPGADM me foi uma grande escola e um período de aprendizado muito grande. As disciplinas durante o mestrado me possibilitaram e me deram a segurança de hoje poder atuar especificamente na área da pesquisa e editoração bem como na elaboração de material didático e no ensino e aprendizagem.” (Fabrício Stocker, editor, doutorando pela USP, mestre pelo PPGADM, turma 2015).

“Ter estudado no PPGADM, em especial o tema de empreendedorismo na minha dissertação, motivou-me a envolver em atividades de apoio a empreendedores em El Salvador. Participei como palestrante e mentora em um concurso de empreendedorismo social promovido por uma universidade em El Salvador, também tive a oportunidade de apoiar uma ONG na organização de uma feira de empreendedores e tenho participado como consultora adjunta em treinamentos para empreendedores.” (Pamela Fernandez, professora e palestrante, mestre pelo PPGADM – Turma 2015)

“Eu já atuava como docente antes da entrada no mestrado, mas após o curso no PPGADM me senti uma professora mais preparada em vários sentidos: mais segura diante dos alunos, melhor planejamento e preparação das aulas, maior capacidade de análise das situações vivenciadas em sala de aula e conteúdos discutidos. Entendo que os debates nas aulas, a preparação para as aulas, o contato com os professores e os conteúdos absorvidos foram essenciais para isso.” (Carolina Walger, professora, mestre (2011) e doutora pelo PPGADM – turma 2015)

“Percebo que a base que tivemos no PPGADM da UFPR, em especial no que diz respeito a leituras, como escrever pesquisas científicas e até como preparar slides, está sendo fundamental para o desempenho de minhas atividades atuais no doutorado.” (Nágila Vilela, doutoranda pela USP, mestre pelo PPGADM -Turma 2016).

“O mestrado no PPGADM me ajudou a olhar as situações de diversas formas e por diferentes pontos de vista. Me ajudou a questionar mais, me aprofundar mais em alguns conhecimentos. Mudou a forma como me coloco à janela da vida.” (Gleycianne Rodrigues Araújo, doutoranda pela PUCPR, mestre pelo PPGADM – Turma 2016).

“A formação no PPGADM foi fundamental para eu ter maior segurança como professora em função dos conhecimentos adquiridos.” (Jessica Ceni, professora, mestre e doutoranda pelo PPGADM, Turma 2016)

“Como docente, sentia a necessidade de uma especialização ainda maior na área em que atuo, o que acabou acontecendo ao realizar a formação no PPGADM. Além da atualização que eu buscava, novas experiências acadêmicas foram vivenciadas o que continua me auxiliando muito na rotina docente.” (Consuleo Pontarolo, mestre pelo PPGADM).

“A formação que recebi no PPGADM foi imprescindível para mim tanto pela exigência da titulação para contratação, quanto pela preparação de aporte teórico, pensamento analítico e preparação docente para atuar na área.” (Marina Rozin, professora, mestre pelo PPGADM – Turma 2016).

Universidade Federal do Paraná
ADMINISTRAÇÃO
Av. Lothario Meissner, 632 - 2º andar
80210-170 - Jardim Botânico - Curitiba - PR
Telefone:(41) 3360-4365
E-mail: ppgadm@ufpr.br

Universidade Federal do Paraná
ADMINISTRAÇÃO
Av. Lothario Meissner, 632 - 2º andar
80210-170 - Jardim Botânico - Curitiba - PR
Telefone:(41) 3360-4365
E-mail: ppgadm@ufpr.br

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná - ADMINISTRAÇÃO

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação