PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
COMUNICAÇÃO

Menu

History

O PPGCOM-UFPR teve sua APCN submetida em 2009, tendo início a primeira turma em 2010. Com o trabalho contínuo de docentes, técnicos e discentes, o PPG aperfeiçoou suas linhas e área de concentração, demonstrou sua atuação na pesquisa, ampliou o leque de pesquisadores(as) e conquistou a nota 4 (quatro) na avaliação da Capes referente ao quadriênio 2013-2016. Logo na sequência, em 2018, teve o doutorado aprovado para dar início a sua primeira turma. 

 

Em 2019 foi, então, iniciada a primeira turma do doutorado com 12 discentes sendo incorporados ao PPGCOM juntamente com outros 23 do mestrado. Neste mesmo ano, o PPGCOM completou 10 anos de existência. No final de 2020, o programa chegou à marca de 141 mestres formados até 31 de dezembro. Ao longo desses quase 11 anos de existência, o corpo docente foi ampliado ? hoje são 15 professores(as) permanentes e dois professores(as) colaboradores(as). 

 

Neste período muitas parcerias foram realizadas, seja a partir dos grupos de pesquisa (que atualmente são oito em pleno funcionamento) ou por meio de convênios com instituições brasileiras e estrangeiras. Também fazem parte da trajetória do PPGCOM o Encontro Paranaense de Pesquisa em Comunicação (ENPECOM) – que se consolidou como um evento de referência nacionalmente ? e a Revista Ação Midiática (B3 no qualis 2013-2016) que já publicou 20 edições desde 2011, sendo sempre editada por docentes e discentes.

 

O programa conta com uma área de concentração denominada como Comunicação e Sociedade e possui duas linhas de pesquisas (as quais foram reestruturadas em 2017, quando da solicitação de abertura do doutorado): Comunicação e Formações Socioculturais (Linha 1) e Comunicação e Política (Linha 2). 

 

Disponibilizado via SIGA UFPR

Universidade Federal do Paraná
COMUNICAÇÃO

-
Telefone:
E-mail:

Universidade Federal do Paraná
COMUNICAÇÃO

-
Telefone:
E-mail:

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná - COMUNICAÇÃO

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação