PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

30/06 – Defesa de Dissertação – Vitor Liebel

Pesquisa investiga a interface entre as teorias retórica e deliberativa por meio da análise do debate sobre a criminalização da LGBTfobia e sua repercussão em comentários no YouTube. #PPGCOMUFPR

No dia 30 de junho (quarta-feira), às 14h, o discente Vitor Adriano Liebel, da Linha 2 do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-UFPR), defende sua dissertação intitulada Retórica e deliberação: análise de comentários sobre a criminalização da LGBTfobia no Brasil. O trabalho, que conta com orientação da professora Carla Candida Rizzotto, explora o elo entre a retórica e a deliberação e como essa junção teórica pode ser operacionalizada como ferramenta de análise de conversações online, mais especificamente com um estudo empírico voltado à análise de comentários em vídeos do YouTube sobre a criminalização da LGBTfobia no Brasil.

O discente relata que para cumprir os objetivos de sua pesquisa foi desenvolvido um livro de códigos fundamentado em preceitos retóricos e na forma como eles foram explorados por teóricos da deliberação. De acordo com Vitor, esse livro de códigos foi utilizado para guiar uma análise de conteúdo centrada em uma amostra de 3.046 comentários extraída de 10 vídeos sobre LGBTfobia. Os objetivos secundários incluíram: a) identificar a formação de vínculos e a conciliação entre debatedores online; b) identificar e compreender tipos de elementos retóricos vinculados à emoção utilizados em conversações online; e c) explorar a centralidade da figura do orador em conversações online.

“No lado contrário à criminalização da LGBTfobia, constatamos uma retórica altamente dependente da antagonização do STF e da religiosidade como elementos de geração de vínculo entre comentaristas; do lado favorável, foram mais notórios a retórica pautada na defesa da liberdade de existência e o compartilhamento de casos de LGBTfobia, operacionalizado pelo uso de narrativas pessoais”, explica o discente. Além disso, Vitor também destaca que a centralidade do orador foi relacionada ao formato de vlog, apontando para um possível esvaziamento do debate nos comentários em favor do protagonismo do youtuber.

O mestrando também destaca possíveis caminhos de estudos futuros acerca do tema. “Os achados da pesquisas indicam que o YouTube é uma ferramenta capaz de gerar reverberações retóricas, em especial por parte de canais e vídeos voltados ao formato de vlog, de modo que são necessários mais estudos que possam identificar uma pluralidade ainda maior de elementos discursivos, a correlação entre os usos desses elementos por parte de youtubers e comentaristas e, também, as potenciais consequências políticas desse potencial multiplicador da plataforma”, finaliza Vitor.

A banca de defesa de dissertação do discente Vitor Adriano Liebel  acontece de maneira remota em atenção à Portaria 36/2020 CAPES e conforme orientação da UFPR/PRPPG de 20/03/2020. A banca pode ser acompanhada no link abaixo.

Banca de defesa de dissertação: Vitor Adriano Liebel

Título: Retórica e deliberação: análise de comentários sobre a criminalização da LGBTfobia no Brasil

Banca avaliadora:

Carla Candida Rizzotto (orientadora)
Kelly Cristina De Souza Prudencio (membro interno – PPGCOM/UFPR)
Samuel Anderson Rocha Barros (membro externo – UFRB)

Dia: 30/06/2021 (quarta-feira)
Horário: 14h.

Link da reunião: em breve

Tags: , , , , , , ,

Telefone: