PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
COMUNICAÇÃO

Menu

08/07 – Defesa de Dissertação – Artur Lira


Situada no contexto da cultura digital, dissertação faz uma análise de autorrepresentações de influencers da causa animal no Instagram. #PPGCOMUFPR

O discente Artur Oliari Lira defende no dia 08 de julho (quinta-feira), às 10h, sua dissertação intitulada Uma análise de autorrepresentações de influencers da causa animal em affordances no Instagram. O trabalho tem orientação da professora Myrian Regina Del Vecchio De Lima, da Linha 1 do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-UFPR). A dissertação de mestrado tem como tema a causa animal que compreende diversas formas de ativismo e que ganhou amplitude midiática, nos últimos anos, por meio da ocupação de vários espaços na Internet e nas redes sociais, no contexto de uma cultura digital que tem nos processos de comunicação um de seus pilares. 

De acordo com o mestrando, o trabalho busca compreender como se evidenciam as autorrepresentações dos advocates da causa animal no Instagram, em específico um novo tipo de advocate – os influenciadores digitais –, considerando, ainda, as affordances da plataforma e com recorte em seis perfis de influencers e seus posts nesta rede. “Ao se levar em conta as duas principais vertentes dos discursos produzidos por estes advocates da causa animal – moderados ou abolicionistas –, recorremos à análise qualitativa do Modelo do Favo de Mel, para entender a relação das affordances do Instagram com a autorrepresentações dos influenciadores no interior destas vertentes”, explica Arthur. 

A seleção dos perfis foi feita pelo uso de ferramentas de busca digitais, consulta a sites especializados e coleta manual a partir de critérios de filtragem, palavras-chave e número de curtidas. Na sequência, as próprias affordances consideradas foram entendidas como categorias para operacionalizar vários aspectos interpretativos dos conteúdos examinados nos perfis dos influenciadores selecionados. “Ao final, confirmamos a premissa de que, mesmo entre influenciadores da causa animal que pertencem à mesma vertente, há uma pluralidade de autorrepresentações e as affordances fazem parte da construção desse processo”, afirma o mestrando.

 

A banca de defesa de dissertação do discente Artur Oliari Lira acontece de maneira remota em atenção à Portaria 36/2020 CAPES e conforme orientação da UFPR/PRPPG de 20/03/2020. A banca pode ser acompanhada no link abaixo.

 

Banca de defesa de dissertação: Artur Oliari Lira

Título: Uma análise de autorrepresentações de influencers da causa animal em affordances no Instagram

Banca avaliadora:

Myrian Regina Del Vecchio De Lima (orientadora)
Rodrigo Eduardo Botelho Francisco (membro interno – PPGCOM/UFPR)
Alexandra Ximena Carolina Navarro (membro externo – Universidad Nacional de La Plata)
Mônica Panis Kaseker (membro externo – UEL)

Dia: 08/07/2021 (quinta-feira)
Horário: 10h.


Link da reunião: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/myrian-regina-del-vecchio-de-lima

 

Compartilhe essa notícia!

Tags: , , , , , , , , ,
Universidade Federal do Paraná
COMUNICAÇÃO

-
Telefone:
E-mail:

Universidade Federal do Paraná
COMUNICAÇÃO

-
Telefone:
E-mail:

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná - COMUNICAÇÃO

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação