PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

09/07 – Defesa de Tese – Sandra Nodari

Tese faz uma análise comparativa sobre a visibilização das vozes das fontes femininas nos telejornais Jornal das 8 (J8/Portugal) e Jornal Nacional (JN/Brasil). #PPGCOMUFPR

No dia 09 de julho, sexta-feira, às 11h (horário de Brasília), a discente Sandra Nodari Romano defende sua tese intitulada A voz feminina nas reportagens televisivas: um estudo comparativo entre os jornais televisivos de Portugal e do Brasil a partir do Lugar de Fala. O trabalho, em regime de cotutela, tem orientação do professor Jorge Pedro Almeida Silva e Sousa, da Universidade Fernando Pessoa e coorientação do professor Emerson Urizzi Cervi, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-UFPR). Esta é a primeira tese defendida no âmbito do PPGCOM.

A tese trata-se de uma análise comparativa sobre a visibilização das vozes das fontes femininas em dois telejornais: o Jornal das 8 (J8/Portugal) e o Jornal Nacional (JN/Brasil), ambos de maior audiência em cada país. O objetivo da pesquisa é analisar de que forma as mulheres, quando fontes, são tratadas no jornalismo situando este trabalho na interface entre jornalismo e gênero. A pergunta da investigação dá conta de responder de quais lugares sociais falam as fontes femininas visibilizadas pelas reportagens, por meio da coleta de dados quantitativos (da distinção entre frequência de tempo e conteúdo destas vozes), analisadas a partir das teorias de gênero e da epistemologia feminista.

De acordo com a discente, a hipótese que fundamenta a tese confirma que mesmo em datas celebrativas, como o 8 de Março, as mulheres são tratadas pelos programas televisivos jornalísticos como fontes subalternas entrevistadas para reportagens relacionadas à feminilidade e à violência contra as mulheres, além de ser apresentadas de maneira estereotipada, quando simbolizam personagens que conseguem ocupar posições e cargos eminentemente masculinos do mercado de trabalho, tornando-se mulheres-exceção à regra. Ainda conforme a doutoranda, como resultado da análise comparativa (Wirth & Kolb, 2009), foi possível perceber um padrão nos dois programas: mulheres falam menos que homens quando fontes.

Em relação à principal reflexão acerca da tese, Sandra destaca a possibilidade de contribuições para outras pesquisas direcionadas aos telejornais. “Eu penso que talvez a principal contribuição do meu trabalho tenha sido aplicar a metodologia comparativa usando a técnica de coleta de dados quantitativa a partir de um livro de códigos que foi muito estudado para criar variáveis e categorias. A amostra construída funciona assim: eu escolho a primeira segunda-feira do mês, a segunda terça-feira do mês, a terceira quarta-feira do outro mês e assim vai, e trabalho com três semanas. Então, no período de um ano e meio, eu tenho três semanas de telejornais para analisar e isso faz com que eu tenha uma amostra bem diversa. E, a partir dessa semana construída, eu assisto as edições e aplico o meu livro de códigos. Essa forma análise de conteúdo, de coleta a partir de números, de dados quantitativos é muito interessante pra televisão”, explica Sandra que espera que as pessoas se espelhem nesta metodologia da mesma forma que ela olhou para a metodologia do CPOP (Comunicação Política e Opinião Pública), grupo de pesquisa dirigido por seu coorientador, e se inspirou para criar a análise de sua tese.

A defesa será realizada às 15h, horário da cidade do Porto, no Salão Nobre da Universidade Fernando Pessoa e terá transmissão pelo YouTube. As bancas contam com a participação de docentes do PPGCOM-UFPR que farão a arguição por meio remoto. A banca pode ser acompanhada no link abaixo.

Banca de defesa de tese: Sandra Nodari Romano

Título: A voz feminina nas reportagens televisivas: um estudo comparativo entre os jornais televisivos de Portugal e do Brasil a partir do Lugar de Fala.

Banca avaliadora:

Jorge Pedro Almeida Silva e Sousa (orientador – Universidade Fernando Pessoa)
Emerson Urizzi Cervi (coorientador – PPGCOM/UFPR)
Ana Andreia Galhardo Rodrigues (membro interno – Universidade Fernando Pessoa)
Michele Goulart Massuchin (membro interno – PPGCOM/UFPR)
Valquíria Michela John (membro interno – PPGCOM/UFPR)
Carla Alexandra Oliveira Rodrigues Cardoso (membro externo – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia)

Dia: 09/07/2021 (sexta-feira)
Horário: 11h (horário de Brasília)

Link da reunião: https://www.youtube.com/watch?v=E966NDlaLFk

Tags: , , , , ,