PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
COMUNICAÇÃO

Menu

23/08 – Defesa de Dissertação – Jamille da Silveira


Pesquisa busca compreender os significados atribuídos aos k-dramas e ao k-pop pelos fãs da cidade de Curitiba. #PPGCOMUFPR

A discente Jamille da Silveira defende, no dia 23 de agosto (segunda-feira), às 14h, sua dissertação intitulada Consumo cultural e midiático de k-pop e k-dramas: as histórias de vida dos fãs curitibanos. O trabalho conta com orientação da professora Valquíria Michela John, da Linha 1 do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-UFPR). A pesquisa tem por objetivo compreender como a cultura pop sul-coreana está entrelaçada à trajetória de vida dos fãs curitibanos. 

A mestranda explica que os k-dramas e o k-pop são os principais produtos midiáticos de disseminação da cultura sul-coreana para o mundo e compõem o chamado Hallyu. Com a globalização, a internet, os serviços de streaming, as mídias digitais e as redes sociais, as trocas de informações culturais entre países se intensificaram. “No entanto, as produções televisivas e musicais sul-coreanas também dependem muito da dedicação dos fãs para que se tornem popularizados fora de seu país de origem”, afirma Jamille. 

Para a discussão da relação entre a cultura de fãs e os produtos midiáticos sul-coreanos a discente utiliza o conceito de consumo cultural de Néstor García Canclini, que propõe uma visão multidisciplinar do consumo, e o de consumo midiático, que relaciona as experiências e percepções dos sujeitos com a mídia. Para atingir o objetivo da pesquisa foi aplicado um questionário online em grupos de Facebook destinados aos fãs de k-dramas e k-pop, e entrevistas em profundidade e semiestruturadas para compor as histórias de vida. 

Em relação aos resultados, a discente conta que o questionário online revela que a maioria dos fãs de Curitiba são do gênero feminino, com idades entre 19 a 24 anos e declarados brancos. “Por este motivo, para compor as histórias de vida foram selecionados fãs que atendessem uma representatividade quanto a gênero, idade e cor ou raça/etnia. Também foi possível observar que existem poucos eventos destinados apenas à cultura pop sul-coreana, a maioria desses eventos são compartilhados com fãs da cultura japonesa”, destaca Jamille. 

A mestranda ainda explica que pelas histórias de vidas dos fãs ficou evidenciado três aspectos de consumo da perspectiva de Canclini: consumo como objetificação de desejos (os fãs não só consomem os produtos culturais sul-coreanos, eles querem se aproximar e criar laços de pertencimento com a cultura), como um lugar de diferenciação social e distinção simbólica (ao consumirem os k-pops e k-dramas os fãs querem dizer algo sobre si e por existirem várias formas de consumo esse fator marca uma diferença de significados para cada um) e como um sistema de integração e comunicação (os encontros e eventos são lugares em que ocorrem trocas e compartilhamentos de gostos e experiências e para alguns fãs desta pesquisa, esses locais se mostram muito relevantes para suas trajetórias de vida). “Por fim, sob a ótica da cultura de fãs em tempos de convergência, a internet e as mídias sociais digitais são as principais aliadas para a criação e compartilhamento de conteúdo sobre k-pop e k-dramas pelos fãs”, finaliza a discente. 

A banca de defesa de dissertação do discente Jamille da Silveira acontece de maneira remota em atenção à Portaria 36/2020 CAPES e conforme orientação da UFPR/PRPPG de 20/03/2020. A banca pode ser acompanhada no link abaixo.

 

Banca de defesa de dissertação: Jamille da Silveira

Título: Consumo cultural e midiático de K-pop e K-dramas: as histórias de vida dos fãs curitibanos

Banca avaliadora:

Valquíria Michela John (orientadora)
Rodrigo Eduardo Botelho-Francisco (membro interno – PPGCOM/UFPR)
Adriana Amaral (membro externo – Unisinos)

Dia: 23/08/2021 (segunda-feira)
Horário: 14h.

Link da reunião: https://conferenciaweb.rnp.br/spaces/ppgcom-ufpr

Compartilhe essa notícia!

Tags: , , , , , , , ,
Universidade Federal do Paraná
COMUNICAÇÃO

-
Telefone:
E-mail:

Universidade Federal do Paraná
COMUNICAÇÃO

-
Telefone:
E-mail:

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná - COMUNICAÇÃO

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação