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27/08 – Defesa de Dissertação – Rômulo Zanotto


Dissertação tem por objetivo apresentar a produção de sentidos sobre as masculinidades pelo discurso publicitário automotivo brasileiro. #PPGCOMUFPR

O discente Rômulo Zanotto, da Linha 1 do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-UFPR) defende, no dia 27 de agosto (sexta-feira), às 14h, sua dissertação intitulada Representações de masculinidades no discurso publicitário: os meios de locomoção como extensões do homem. O trabalho conta com a orientação do professor  Fábio Hansen, e tem por objetivo apresentar a produção de sentidos sobre as masculinidades pelo discurso publicitário automotivo brasileiro da segunda metade do século XX às primeiras décadas do século XXI (2001-2020), identificando os dizeres e silenciamentos do discurso publicitário sobre as masculinidades durante o período.  Principalmente – mas não exclusivamente – por meio de anúncios automotivos. 

Segundo o discente, a partir dos estudos identitários e estereótipos propostos por Hall, Woodward e Leite; dos estudos de consumo de McCracken, Carrascoza, Rocha e Perez; dos estudos sobre masculinidades de Connel, Kimmel, Badinter, Bourdieu e Nolasco; e das pesquisas de gênero e publicidade de Januário, Hoff, Postinguel e Santos, a pesquisa visa apontar os efeitos de sentido das narrativas publicitárias produzidos nas complexas relações comunicacionais envolvidas entre identidade e diferença, gênero e consumo; representações e estereótipo, publicidade e cultura. 

Adotando a noção de Fluxo Publicitário, proposto por Piedras (noção eficaz por abarcar, em sua amplitude, a abrangência e o consequente impacto sociocultural do discurso publicitário), o corpus da pesquisa é formado por anúncios impressos e audiovisuais, circulando em distintos meios, veículos e épocas, cuja própria mudança evoca e historiciza (na dissertação) as alterações na forma de se produzir e consumir anúncios publicitários entre os dois períodos estudados. 

Acerca do resultados, o mestrando afirma que foi constatado que, silenciando (a)s diferença(s) ditas “marginais” e sublimando o hegemônico por oposição ao subalterno (as mulheres e as masculinidades cúmplices), houve, primeiro, uma institucionalização da “cultura do macho hegemônico” pelo discurso publicitário (até os anos 1990) e, depois (com mais ênfase a partir da segunda metade do século XXI), um aumento significativo da representatividade de outrxs masculinidades – ainda que essa diversidade maior não chegasse a configurar uma “dinâmica atualização das masculinidades”, conforme os pesquisadores do campo de Comunicação constatam ter acontecido em outros segmentos.

“Seja como for, se ao longo do século XX o discurso publicitário silenciou a(s) diferença(s)de outras masculinidades – que não a hegemônica –, a partir do século XXI promoveu uma “dinâmica atualização das masculinidades”, capaz de levar ele próprio – o discurso publicitário – a agenciar acontecimentos enunciativos. Por fim, interseccionando identidade masculina e consumo, encontramos, no discurso publicitário, os automóveis como extensores da identidade e da personalidade do homem (homem, aqui, tomado como representante específico de gênero, e não como representante genérico da raça humana)”, explica Rômulo.

A banca de defesa de dissertação do discente Rômulo Zanotto acontece de maneira remota em atenção à Portaria 36/2020 CAPES e conforme orientação da UFPR/PRPPG de 20/03/2020. A banca pode ser acompanhada no link abaixo.

Banca de defesa de dissertação: Rômulo Zanotto

Título: Representações de masculinidades no discurso publicitário: os meios de locomoção como extensões do homem

Banca avaliadora:

Fábio Hansen (orientador)
Hertz Wendell de Camargo (membro interno – PPGCOM/UFPR)
Soraya Barreto Januário (membro externo – UFPE)

Dia: 27/08/2021 (sexta-feira)
Horário: 14h.

Link da reunião: Teams.

 

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