PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
COMUNICAÇÃO

Menu

Dossiê da Revista Esferas conta com a edição de professor do PPGCOM


O prazo para envio de trabalhos vai até 30 de abril de 2022. #PPGCOMUFPR

Por Camila Mancio

O professor Hertz Wendell, da Linha 1, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-UFPR), junto com as professoras Florence Dravet (PPGCOM/UCB) e Ana Taís Martins (PPGCOM/UFRGS), assina o dossiê Mito e Comunicação Digital, que será publicado pela Revista Esferas até 31 de agosto de 2022.

Segundo a editoria, os mitos, em suas inúmeras versões, transformações, fragmentações e degradações que o tempo e a transmissão entre culturas provocaram, têm origem em um universo simbólico e pertencem a uma atmosfera mental do mítico em que se manifesta uma propensão para a formação de narrativas e de conjuntos vastos e coerentes de histórias. 

Os meios de comunicação digitais são, hoje, os meios nos quais são produzidas, circulam e são recebidas as narrativas em seus novos formatos, caracterizados pelas performances audiovisuais em multiplataforma, de natureza muitas vezes transmidiática e de estruturas complexas, mas também pelas construções narrativas não ficcionais que se dão nas redes sociais. 

Na Comunicação em rede que caracteriza a cultura digital e no uso que dela fazem os diversos movimentos sociais, políticos e culturais, surgem mitificações do presente e do futuro expressas em tendências que, ao serem valorizadas ou reprimidas, sinalizam o futuro em germe no panorama social.          

Com isso, a chamada abrange várias formas de abordar as relações entre mito, mitologias, pensamento mítico e comunicação digital. São bem vindo artigos e ensaios visuais sobre os seguintes tópicos:

 

– Novos mitos, mitologias e mitificações midiáticas;

– Mito e narrativas midiáticas;

– Mito, Literatura e o digital;

– Pensamento mítico e cultura digital;

– Mitos e redes sociais;

– Mitos e movimentos sociais nas redes digitais;

– Mito e novos formatos na moda e na publicidade;

– Mito e consumo;

– Mito, educação e comunicação; 

– Mito e transdisciplinaridade;

– Mito e atividade jornalística;

– Mito e pós-verdade;

– Presença/ausência do mito na cultura digital.

 O prazo para envio de trabalhos vai até 30 de abril de 2022.

 

Para ver outras chamadas desta revista: clique aqui.

 

Compartilhe essa notícia!

Tags: , , , , ,
Universidade Federal do Paraná
COMUNICAÇÃO

-
Telefone:
E-mail:

Universidade Federal do Paraná
COMUNICAÇÃO

-
Telefone:
E-mail:

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná - COMUNICAÇÃO

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação