PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Pesquisadores do COMPA lançam coletânea sobre uma década de pesquisa em comunicação e participação política

Livro de 330 páginas conta com 16 capítulos e está disponível para download gratuito. #PPGCOMUFPR

Por Fabia Ioscote

Neste mês de julho, o grupo de pesquisa Comunicação e Participação Política (COMPA) – vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-UFPR) – lançou o livro Atores coletivos em tensão: uma década de pesquisa em comunicação e participação política. A coletânea publicada em comemoração aos mais de dez anos de atuação do COMPA é organizada pelos professores do PPGCOM-UFPR, Kelly Prudencio, Carla Rizzotto e Rafael Cardoso Sampaio e traz alguns resultados de pesquisas realizadas na última década pelo COMPA.

Publicado pela Editora CRV, o livro de 330 páginas conta com 16 capítulos, divididos em quatro partes e prefácio assinado pelo professor Wilson Gomes (UFBA). Os trabalhos que compõem a primeira parte da obra são resultado da pesquisa Mapeamento e repertório do ativismo digital brasileiro, financiada pelo CNPq na chamada universal de 2013. Na segunda parte do livro estão algumas produções do grupo que procuraram aliar a análise de enquadramento com a teoria do reconhecimento e outras que aplicaram diferentes metodologias.

A terceira parte da obra traz resultados da pesquisa Enquadramento multimodal na cobertura do impeachment de Dilma Rousseff nos jornais Folha de S. Paulo, O Globo e O Estado de S. Paulo e representou um momento importante para o COMPA, quando o grupo adaptou a metodologia de análise de enquadramento desenvolvida pelos pesquisadores Wosniak, Lück e Wessler (2014). A última parte do livro é dedicada a dois projetos de pesquisa representativos dos estudos mais contemporâneos do grupo.

O livro está disponível para download gratuito no site da editora no link:

SINOPSE

“Os pesquisadores de Comunicação e de Ciência Política e os leitores simplesmente interessados na compreensão dos novos fenômenos da política e da comunicação política poderão tirar ótimo proveito deste livro. Os primeiros poderão se beneficiar de estudos teórica e empiricamente consistentes, com abordagens inovadoras, sobre novos problemas de comunicação e política. Há aqui certamente bons insights metodológicos e ótimas perguntas de pesquisa para novas perspectivas sobre os fenômenos políticos do século XXI. […] Os segundos terão à disposição uma boa resenha de alguns dos temas mais quentes e mais fecundos das novas formas de se fazer política na última década. Um mapa precioso desse nosso complicado século XXI, em que simultaneamente tudo é política, todo mundo odeia política, e todos fazem política, loucamente, o tempo todo, compulsivamente. Em que os valores das Luzes nunca foram tão consensuais, mas, não obstante isso, as Trevas reapareceram com força inaudita e inesperada na forma de governos de extrema-direita e de uma esfera pública que, mais que conservadora, é reacionária. […] Tempos em que a democracia nunca foi tão expandida e tão ameaçada ao mesmo tempo”.

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2953-2