PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

03/08 – Defesa de Dissertação – Caroline Kuviatkoski

Trabalho de pesquisa compreende o cinema enquanto tecnologia de gênero e tem como recorte empírico a personagem Arlequina no filme Aves de Rapina. #PPGCOMUFPR

No dia 3 de agosto (quarta-feira), às 14h, a discente Caroline Kuviatkoski de Barros, da Linha 1 do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-UFPR), defende sua dissertação Arlequina em aves de rapina: um novo quadro de referência em uma narrativa de super-heróis? O trabalho tem orientação da professora Regiane Regina Ribeiro e investiga como a personagem Arlequina no filme Aves de Rapina negocia as condições de visibilidade e um possível novo quadro de referência em uma narrativa de super-herói.

A pesquisa compreende o cinema enquanto tecnologia de gênero e tem como recorte empírico a personagem Arlequina no filme Aves de Rapina. O objetivo geral é identificar as negociações de sentido que se dão na construção de um possível novo quadro de referência. Os objetivos específicos são: discutir o conceito de cinema de mulheres (LAURETIS, 1984)  e problematizá-lo na experiência cinematográfica da representação feminina no filme em questão; identificar as negociações dos estereótipos de gênero na construção da personagem; e tensionar as negociações com a Jornada da Heroína enquanto protocolo metodológico.

Os resultados apontam que o filme negocia sentidos sobre a representação feminina, ao mesmo tempo que reforça e rompe com estereótipos e com a Jornada da Heroína. Aves de Rapina sinaliza possibilidades da construção de um cinema de mulheres no universo de super-heróis. A obra pauta as subjetividades femininas por meio de uma jornada de autodescoberta, trazendo a protagonista como sujeito da ação e afastando-a de estereótipos ligados à passividade, à fragilidade e à dependência da figura masculina.

No indicativo de estudos futuros, Caroline destaca que um dos possíveis desdobramentos da pesquisa é atrelar a análise do filme a um estudo de recepção. “Pois a identificação com o público feminino é um aspecto central para o conceito de cinema de mulheres, principalmente a partir de uma perspectiva interseccional”, disse a mestranda.

Banca de defesa de dissertação: Caroline Kuviatkoski de Barros

Título: Arlequina em aves de rapina: um novo quadro de referência em uma narrativa de super-heróis?

Banca avaliadora:

Regiane Regina Ribeiro (orientadora)
Valquiria Michela John(membro interno – PPGCOM/UFPR)
Lourdes Ana Pereira Silva (membro externo – UNISA)

Dia: 03/08/2022 (quarta-feira)
Horário: 14h.
Local: Sala de Reuniões do SACOD.

Tags: , , , , , , ,

Telefone: