PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
COMUNICAÇÃO

Menu

Ações do Programa

O PPGCOM desenvolve ações de pesquisa, extensão e inovação, além de eventos e outras atividades extracurriculares. Aqui apresentamos algumas delas, começando pelos grupos de pesquisa.

 

Grupos de Pesquisa

CLICK – Comunicação e Cultura Ciber

Linha: Comunicação e Formações Socioculturais

Coordenação: Profa. Dra. Myrian del Vecchio e Prof. Dr. José Carlos Fernandes

Grupo no Diretório do CNPq

Neste grupo são desenvolvidas pesquisas sobre a cultura ciber, com ênfase nas formações socioculturais das redes sociais digitais. Entram nos interesse do grupo aspectos históricos, sociológicos, econômicos e tecnológicos do campo, práticas e processos de comunicação na/da cultura ciber; jornalismo, publicidade, propaganda e marketing digital, redes sociais e sociabilidade em rede; materialidades da cultura ciber, além de cibercidades e cultura urbana digital. Há interesse também no ciberativismo, onde há uma forte intersecção com as questões ambientais, também investigadas no âmbito digital.

 

COMXXI – Comunicação para o Século XXI

Linha: Comunicação e Formações Socioculturais

Coordenação: Profa. Dra. Claudia Quadros

Grupo no Diretório do CNPq

O Grupo busca compreender os distintos modos de interação social nas práticas comunicativas, trabalhando com distintos objetos e fenômenos contemporâneos. Também fazem parte deste grupo os professores Hertez Wendel, Regiane Ribeiro, Débora Lopes, Rodrigo Botelho e Valquíria John. O interesse do grupo de pesquisa COMXXI concentra-se no contexto desse ambiente cultural, permeado por questões sociotécnicas, sociohistóricas, institucionais e políticas. Dentro do grupo, as pesquisas desenvolvidas versam sobre interações sociais nas práticas comunicativas trabalhando com conceitos como convergência, mobilidade, formatos audiovisuais, consumo, comunicação organizacional, responsabilidade social, jornalismo e políticas da comunicação. O COMXXI é formado ainda por professores(as) de diversas instituições (UFPR, UEPG, UTP, UP, UNINTER, UEL e PUCPR).

 

NEFICS – Núcleo de Estudos de Ficção Seriada e Audiovisualidades

Linha: Comunicação e Formações Socioculturais

Coordenação: Dra. Regiane Ribeiro e Dra. Valquiria Michela John

Grupo no Diretório  do CNPq

Abarca pesquisas sobre processos produtivos e narrativos, matrizes culturais e representações sociais a partir da teledramaturgia, telenovela, minissérie, cinema, HQs e seriados. Tem por objetivo aprofundar leituras, reflexões e estudos de caso acerca da ficção seriada brasileira, latino-americana e a advinda de outros países, sendo que as pesquisas são vinculadas às questões como adaptações, processos produtivos e narrativos, matrizes culturais e representações sociais, estética da imagem, formatos e estilística da teledramaturgia, regimes estéticos de interação, estudos de produção e recepção. O Prof. Dr. João Martins Ladeira também faz parte deste grupo.

 

ECCOS – Estudos sobre Comunicação, Consumo e Sociedade

Linha: Comunicação e Formações Socioculturais

Coordenação: Prof. Dr. Hertz Wendel Camargo,

Grupo no Diretório do CNPq 

Neste grupo procura-se compreender o consumo e as necessidades simbólicas do indivíduo, operando como estruturador de valores, identidades, narrativas e mitos. O Grupo reúne pesquisadores(as) de diferentes áreas do conhecimento para contribuir com investigações relacionadas às interfaces entre Comunicação, Consumo e Antropologia. A Antropologia do Consumo é o ponto de partida para a prismatização de rituais, narrativas, mitos, sistemas de classificação, pensamentos mágicos, ontologias e mundividências existentes na urbanidade e ocupa espaço central nas pesquisas do grupo. O objetivo principal é interpretar as conexões entre os indivíduos e os objetos, os grupos, a cidade e a natureza. Faz parte também do grupo o Prof. Dr. Fábio Hansen.

 

COMPA – Comunicação e Participação Política

Linha: Comunicação e Política

Coordenação: Profa. Dra. Kelly Prudencio e Prof. Dr. Rafael Cardoso Sampaio

Grupo no Diretório  do CNPq 

O grupo discute a comunicação como fundamento nos processos de participação política de diversos atores coletivos. Nesse sentido, realiza pesquisas e estudos sobre a relação comunicação e movimentos sociais, ações midiatizadas de ativismo político, comunicação pública, ativismo de direita e outras formas pelas quais os atores coletivos participam da construção de espaços democráticos em busca de reconhecimento social. Situa-se nos marcos das teorias sobre a democracia deliberativa, da mobilização política e da relação entre comunicação e políticas das minorias. Também participam do grupo de pesquisa o Prof. Dra. Carla Cândida Rizzotto e o pós-doutorando Dr. Mauricio Liesen.

 

CEL – Grupo de Comunicação Eleitoral

Linha: Comunicação e Política

Coordenação: Profa. Dra. Luciana Panke

Grupo no Diretório do CNPq

Site | Facebook 

O Grupo tem por objetivo analisar os mecanismos de representação, práticas explicitadas em períodos de campanha eleitoral, assim como os papéis das diferentes instituições e organismos coletivos/sociais envolvidos nos processos eleitorais. Os principais objetos empíricos de análise são os conteúdos veiculados pelos meios de comunicação de massa a respeito dos processos eleitorais, tanto os produzidos pela elite política (propaganda eleitoral), quanto os que contemplam outros atores, como o jornalismo eleitoral. Também se pretende estabelecer como objeto analítico os processos de interação, produção e recepção de conteúdos dos meios tradicionais e novos meios de comunicação, em especial o uso das chamadas redes sociais digitais. Há uma preocupação do grupo também com a representação feminina na política.

 

CPOP – Comunicação Política e Opinião Pública

Linha: Comunicação e Política

Coordenação: Prof. Dr. Emerson Cervi e Profa. Dra. Michele Goulart Massuchin

Grupo no Diretório do CNPq 

Site | Facebook 

O Grupo tem por objetivo principal desenvolver pesquisas sobre comunicação política e opinião pública. Tem como missão a formação de novos(as) pesquisadores(as), além da produção de informações sobre campanhas eleitorais. O grupo faz análises sistematizadas do HGPE nas eleições nacionais e locais, acompanha a cobertura jornalística e a atuação dos atores políticos em campanhas nas redes sociais digitais. Há preocupação também com as conversações políticas digitais, com os processos de desinformação e com a campanha permanente.

 

PONTE – Comunicação, Política e Tecnologia

Linha: Comunicação e Política

Coordenação: Prof. Dr. Francisco Paulo Jamil Marques

Grupo no Diretório do CNPq

Site | Facebook 

O Grupo reflete acerca dos conceitos e experiências fundamentais que caracterizam a interface mantida entre Comunicação e Democracia. Empiricamente, o Grupo dedica-se à análise de experiências e iniciativas que envolvem Jornalismo Político, Comunicação Digital, Comunicação Institucional e iniciativas de Transparência e E-democracia, a fim de inventariar e desenvolver ferramentas voltadas para aperfeiçoar práticas democráticas.

 

Inovação

Além dos grupos de pesquisa, o PPGCOM tem atuado diretamente na inovação. Isso se dá diretamente por meio das atividades da Agência Escola de Comunicação Pública e do Projeto Curta Ciência. Contamos aqui um pouco desses projetos também:

 

Agência Escola de Comunicação Pública

Coordenação: Profa. Dra. Regiane Regina Ribeiro

Site | Facebook

No segundo semestre de 2018 foi dado início às atividades do projeto Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural. Este projeto foi inicialmente coordenado pela Profa. Dra. Kelly Prudêncio e, em 2019, passou a ser coordenado pela professora Dra. Regiane Regina Ribeiro. Tem, ainda, a participação dos(as) professores(as) do PPGCOM: Claudia Quadros, Rodrigo Botelho e Valquíria John, além de professores(as) da graduação dos cursos de Comunicação, Artes e Design e o envolvimento de diversos(as) alunos(as) do PPGCOM que atuam como bolsistas do projeto.

A AE tem como objetivo geral integrar os espaços de formação, experimentação e inovação tecnológica em comunicação para promover o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural da UFPR e a sua inserção na sociedade. Com isso, busca: a) desenvolver um plano estratégico de comunicação e mobilização social que envolva a comunidade acadêmica (professores, técnicos e estudantes) a partir dos eixos de formação acadêmica, experimentação midiática e inovação tecnológica; b) direcionar o conhecimento científico dos cursos de graduação e pós-graduação do SACOD ao conhecimento prático no desenvolvimento de ações efetivas de divulgação científica no âmbito da Comunicação Pública; c) Ampliar a presença da UFPR no cenário midiático regional e nacional com a agência escola de comunicação pública e difusão científica e cultural da UFPR; d) Preparar professores(as), técnicos(as) e alunos(as) dos diferentes cursos da UFPR para a difusão de conhecimento em sua área de atuação a partir do uso dos distintos meios de comunicação disponíveis e também e) Oferecer cursos de comunicação a pessoas de instituições da sociedade civil, de mercado e de Estado a partir da própria experiência gestada.

Com a atuação da EA, os resultados esperados se destinam a atender três eixos do projeto: formação acadêmica, experimentação profissional e inovação tecnológica na área de Comunicação Pública e divulgação científica. Assim, espera-se o fortalecimento da imagem e identidade institucional da UFPR, contribuição na divulgação científica das pesquisas produzidas na UFPR, contribuição na divulgação tecnológica e cultural da UFPR, inclusão, integração e participação da comunidade acadêmica em todo o processo comunicacional, formatação de produtos de T.I. com ênfase na divulgação de conhecimento e democratização do acesso à informação e disponibilização virtual do conteúdo de periódicos impressos produzidos na UFPR.

 

Projeto Curta Ciência

Coordenação: Profa. Dra. Valquíria Michela John

Trata-se de um projeto de divulgação científica, criado em 2019, idealizado para dar visibilidade às pesquisas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O Curta Ciência exibe, em vídeos curtos, resultados de estudos de impacto desenvolvidos ao longo dos últimos anos, selecionados pelos seus Programas de Pós-graduação.

O projeto consiste na produção de audiovisuais com até três minutos que promovem a divulgação científica das teses e dissertações contempladas com o prêmio Curta Ciência UFPR, ou seja, eleitas como as melhores teses e dissertações dos Programas de Pós-Graduação da UFPR. O Curta Ciência é um projeto desenvolvido pelo PPGCOM em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR e com a UFPR TV.

Os vídeos já produzidos pelo Curta Ciência podem ser conferidos aqui: https://www.youtube.com/watch?v=O0BW2peP4uw&list=PLL0F8St54WmRmdFdXGKv8ntN4awFK7y7U

 

Extensão 

Além da Agência Escola e do Curta Ciência, no eixo extensão, o trabalho mais representativo é do Grupo NCEP, que também descrevemos abaixo.

 

NCEP – Núcleo de Comunicação e Educação Popular

Coordenação: Prof. Dr. José Carlos Fernandes

Site | Facebook | Instagram

O Núcleo de Comunicação e Educação Popular da Universidade Federal do Paraná (NCEP) foi criado como projeto de extensão em fevereiro de 2003. A iniciativa se deu por parte dos(as) alunos(as) de Comunicação Social, que buscavam uma maior inserção do(a) profissional de comunicação nos movimentos sociais e populares. O NCEP tem três linhas de atuação:

  1. a de educação para os meios, realizada em escolas públicas de ensino médio e fundamental;
  2. a de assessoria para elaboração de programas ou produtos que envolvam o conhecimento específico da área de comunicação, como a produção de programas de rádio e TV e elaboração de informativos impressos e online;
  3. uma terceira que é a de pesquisa e incentivo à discussão interna (para alunos(as) do curso) e externa (para a comunidade) do papel e do sentido social dos meios de comunicação na atualidade e sua relação com o exercício da cidadania. Cada uma dessas linhas de atuação faz do NCEP um núcleo com projetos integrados, garantindo a qualidade e clareza de suas atividades.

Os objetivos do núcleo são: promover a reflexão sobre o sentido dos meios de comunicação de massa; desenvolver programas de educação para os meios nas escolas públicas, para alunos(as) e professores(as); assessorar movimentos populares e sociais para a criação de programas de rádio ou de televisão, informativos impressos e online; desenvolver a capacitação para a produção de canais de comunicação; produzir referencial teórico para subsidiar tais ações; compartilhar o referencial teórico e as experiências via website do núcleo.

 

Outras ações importantes

Por último, mas não menos importante, apresentamos um breve histórico do ENPECOM, o evento organizado bianualmente pelo PPGCOM, a Revista Ação Midiática, também editada pelo PPGCOM e o Seminário de Dissertação que, anualmente, faz um evento aberto à comunidade e lança um caderno de resumos das pesquisas.

 

Revista Ação Midiática

Site | Facebook 

A Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura é uma revista online ligada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná. Com periodicidade semestral e publicada desde 2012, a proposta do periódico é abrir espaço para ampliar o debate sobre a pesquisa em comunicação e desenvolver a produção científica do campo, de acordo com várias óticas. Atualmente a revista é B3 no Qualis Capes.

 

ENPECOM – Encontro Paranaense de Pesquisa em Comunicação

Site | Facebook 

O ENPECOM foi realizado pela primeira vez em 2009. Idealizado pela Profa. Dra. Kelly Prudêncio, o evento foi criado não apenas para acolher as diferentes pesquisas produzidas em cursos de Comunicação da região, mas para promover o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-UFPR) que, naquele ano, estava em fase de implementação. Em 2010, com o ingresso da primeira turma de mestrandos no PPGCOM, o Encontro se estabeleceu como o principal evento organizado anualmente pelo Programa.

Desde sua quinta edição, em 2013, o ENPECOM passou a ser temático e foi ampliado, buscando chegar em pesquisadores(as) de outros estados e regiões. Dentre os temas já abordados, pode-se citar: “Comunicação e Sociedade: Diálogos e Tensões” (2013), “Comunicação e Democracia” (2014), “Comunicação e Gênero” (2015), “Crítica da Mídia” (2016) e “Mídia e Consumo” (2017). Em 2018, com mais de 120 apresentadores no Grupos de Trabalho, o ENPECOM celebrou seus dez anos. Na ocasião, trouxe o primeiro convidado internacional, o professor da Universidade de Artes de Zurique, Dieter Mersch, e teve como tema “Comunicação, Ética e Política”.

O número de atividades realizadas no ENPECOM cresceu ao longo do tempo, especialmente com a expansão dos GTs que passaram de quatro para oito, com o objetivo de contemplar as diversas subáreas da comunicação. Além disso, o evento publica em seu site, desde 2013, os anais com os trabalhos apresentados. Com o passar dos anos e tendo a cada edição um número maior de participantes (advindos de diversas universidades brasileiras e estrangeiras), o ENPECOM conseguiu se firmar no calendário nacional de eventos de pesquisa em Comunicação. Em 2018, decidiu-se que o evento seria bianual.

 

Seminários de Pesquisa

A disciplina seminário de dissertação compõe a grade curricular dos alunos de mestrado e é ofertada anualmente, sempre no primeiro semestre do ano. Ela é cursada pelos(as) alunos(as) que estão no terceiro semestre do curso e, automaticamente, no pleno desenvolvimento da pesquisa de dissertação. Já a disciplina seminário de tese I compõe a grade do curso de doutorado e é ministrada para alunos(as) que estão no quarto semestre do curso e durante o semestre letivo. Ao final, docentes e discentes organizam um evento aberto, denominado de Seminário de Pesquisa, à comunidade para apresentação dos resultados das suas pesquisas.

Este evento tornou-se uma ponte importante para que interessados no PPGCOM conheçam o programa e suas linhas de pesquisa. Normalmente o evento acontece no mês de agosto no caso de Seminário de Dissertação e dezembro para Seminário de Tese, após o término da disciplina e a partir também da publicação de um caderno de resumos, que contém uma breve apresentação das pesquisas.

Seguem abaixo os materiais produzidos nos últimos anos:

  • Seminário de Dissertação 2021 – Prof. Hertz W. Camargo | Caderno de Resumos
  • Seminário de Dissertação 2020 – Prof. Rodrigo Botelho | Caderno de Resumos
  • Seminário de Tese I 2020 – Prof. Rafael Sampaio, Profa. Claudia Quadros e Profa. Débora Lopez | Caderno de Resumos
  • Seminário de Dissertação 2019 – Profa. Valquíria Michela John | Caderno de Resumos
  • Seminário de Dissertação 2018 – Profa. Claudia Quadros e Profa. Kelly Prudencio | Caderno de Resumos
  • Seminário de Dissertação 2017 – Prof. Rodrigo Botelho e Profa. Regiane Ribeiro | Caderno de Resumos
  • Seminário de Dissertação 2016 – Profa. Claudia Quadros e Profa. Carla Rizzotto | Caderno de Resumos
Universidade Federal do Paraná
COMUNICAÇÃO

-
Telefone:
E-mail:

Universidade Federal do Paraná
COMUNICAÇÃO

-
Telefone:
E-mail:

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná - COMUNICAÇÃO

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação