PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
COMUNICAÇÃO

Menu

Chamadas de revistas – 2021

Chamadas abertas para publicações em revistas 

Téssera

A Téssera – publicação do GT da ANPOLL “Imaginário, literatura e deslocamentos culturais – está com chamada aberta para o dossiê O imaginário mítico indígena e africano – cosmogonias e outras criações imaginárias – na literatura e nas artes. Esta é uma excelente oportunidade para publicar artigos nas áreas de Comunicação e Antropologia.

Os artigos devem ser entregues até 09/10.  

Saiba mais.

_______________

Diversitates 

Partindo do significado de Adalah, em árabe, justiça, a edição temática da Revista Diversitates Adalah: Palestina para além muros visa a contribuir com a produção de conhecimento que desafia os discursos hegemônicos que narram um suposto conflito polarizado, dando visibilidade às vozes e narrativas contra-hegemônicas que evidenciam as injustiças cometidas contra o povo palestino. 

A edição pretende reunir trabalhos que não apenas reconhecem, mas também questionam a desigualdade de poder entre os alegados “dois lados do conflito”. Nesse sentido, a questão palestina é entendida como um caso paradigmático no atual cenário global, que expõe como as práticas colonialistas têm se perpetuado em outras regiões do mundo, fazendo uso de diversas tecnologias de perpetuação da violência. 

Os artigos devem ser entregues até 10/10.  

Saiba mais.

_______________

Vista

As imagens desempenham um papel fundamental em momentos de convulsões sociais, políticas e culturais. Enquanto formas de ação, de expressão política e identitária, as artes visuais podem contribuir para libertar formas de ser e reformular visões do mundo. Podem ser usadas para transformar comunidades e sociedades. É justamente, por isso, que a revista se propõe a compreender as artes no seu sentido mais lato, olhando as manifestações artísticas que procuram criticar pressupostos, desafiar o status quo, reformular mentalidades e contribuir para a melhoria dos sistemas sociais.

Os artigos devem ser entregues até 30/10.

Saiba mais.

_______________

Estudos Universitários

A Revista de Estudos Universitários, da Uniso, está com chamadas abertas para trabalhos com o seguinte tema: “A Religião nas Mídias”. Segundo a revista, a religião, nos dias atuais, acolhe os seus seguidores – disseminando tal forma de conhecimento e desenvolvendo práticas, envolvendo as mais diversas mídias.

Os artigos devem ser entregues até 30/10.  

Saiba mais. 

_____________________

Contratempo

A Contratempo está com chamada aberta para dossie: Corpo, Violência e Trauma nas dobras do Sul Global. Aceitam-se trabalhos que sejam voltados a discutir:

1) Enfrentamentos territoriais: modos de ser e poder nos territórios do Sul (Global);
2) Raça, gênero, sexualidade: interseccionalidades, dispositivos e contradispositivos;
3) Perspectivas críticas decoloniais: pensar o sul a partir das mídias;
4) O corpo como território de poder: geografias e territorialidades do Sul (Global);
5) Práticas e representações midiáticas e artísticas do Sul (Global);
6) Imagem da violência e violência da imagem;
7) Negociações entre opacidade e transparência na arte e nas práticas midiáticas;
8) Trauma, memória e cultura visual: arquivos e repertórios;
9) Pensamento Abolicionista, Capitalismo racial e a persistência do valor;
10) Virada afetiva, virada pós-humanista: pistas para estancar o inconsciente colonial.

Os artigos devem ser entregues até 01/11.  

Saiba mais. 

_____________________

Estudos Nerds/Geek

Revista Multidisciplinar de Estudos Nerds/Geek, vinculada ao Liber Studium – Laboratório de Arqueologia do Capitalismo, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), está com chamada aberta para compor seu próximo número.

Poderão ser submetidos textos inéditos nas seguintes sessões: artigos teórico-metodológicos, relatos de experiências, resultados de pesquisas, resenhas de livros, quadrinhos e outras publicações voltadas ao escopo da revista, além de textos para a sessão jovens pesquisadores, voltada à estudantes do ensino médio em coautoria com professores.

Os textos devem versar sobre o universo nerd/geek em suas diversas abordagens disciplinares. As submissões deverão ser encaminhadas até o dia 14 de novembro de 2021 respeitando as informações aos autores disponíveis no site. Os trabalhos aprovados serão publicados no v.3 n.6, previsto para o primeiro semestre de 2022.

Os artigos devem ser entregues até 14/11.  

Saiba mais. 

_____________________

Sur le journalisme – About Journalism – Sobre Jornalismo 

A revista científica internacional “Sur le journalisme – About Journalism – Sobre Jornalismo” está com chamadas abertas para o dossiê: “Jornalistas e construção midiática dos problemas públicos”.

O dossiê será editado pelos pesquisadores: France Aubin (Université du Québec à Trois-Rivières), Erik Neveu (Université de Rennes 1) e Paula de Souza Paes (Universidade Federal da Paraíba).

Artigos podem ser submetidos até 01/12 via e-mail:(france.aubin@uqtr.ca), (erik.neveu@sciencespo-rennes.fr),(paulasouzapaes@gmail.com) e (editors.surlejournalisme@gmail.com).

Saiba mais.

_____________________

ECCOM

Revista ECCOM – Educação, Cultura e Comunicação, publicação semestral editada pela Coordenação do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas do Centro Universitário Teresa D’Ávila – UNIFATEA, localizado em Lorena, Estado de São Paulo, Brasil – publicará um dossie sobre a escrita e o pensamento do autor de Ensaio sobre a Cegueira.

Artigos podem ser submetidos até 31/01/2022.

Saiba mais.

_____________________

InMediaciones

A Revista InMediaciones de la Comunicación está com chamadas abertas para a edição para a edição julho/dezembro de 2022. O tema é “O poder da mídia na política: novas inquéritas no ecossistema de mídia digital”.
O prazo final de envio de trabalhos é 1º de fevereiro de 2022. Entre as perspectivas indicadas, estão: definição de assuntos públicos relevantes em diferentes contextos sociais e políticos; análise da cobertura da mídia de problemas públicos; estudos de discursos midiáticos em ambientes convergentes, investigações sobre campanhas eleitorais; diálogo nas redes sociais sobre acontecimentos políticos; fake news e notícias falsas em tempos pós-verdade.

Artigos podem ser submetidos até 01/02/2022.

Saiba mais.

_____________________

Esferas

A Esferas está com chamadas abertas, até agosto de 2022, para o Dossiê “Comunicação e estudos biográficos”.
Estão entre as abordagens sugeridas: a pesquisa (auto)biográfica em Comunicação; o papel do jornalista na construção de biografias; crítica biográfica e comunicação; o problema da ficção e da realidade em biografias; mídias digitais e autobiografias; cinebiografias, séries e documentários biográficos; perfis biográficos de jornalistas, publicitários, fotógrafos e cineastas; estudos de teóricos de biografias.

Artigos podem ser submetidos até 30/08/2022.

Saiba mais.

Universidade Federal do Paraná
COMUNICAÇÃO

-
Telefone:
E-mail:

Universidade Federal do Paraná
COMUNICAÇÃO

-
Telefone:
E-mail:

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná - COMUNICAÇÃO

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação