PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
COMUNICAÇÃO

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Chamadas de revistas – 2022

Chamadas abertas para publicações em revistas 

 

Cambiassu

A revista do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Mestrado Profissional) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA),  está com a chamada de trabalhos aberta para sua edição de dezembro de 2022.

Visando a divulgação de pesquisas e estudos na sua área de interesse – Comunicação Social – a revista foca em questões relacionadas ao campo da Comunicação e seus mecanismos de produção, circulação e consumo.

Prazo de submissão: até 19/09/2022. 

Saiba mais: Submissões | Cambiassu: Estudos em Comunicação (ufma.br)

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Mediação – Mídia e Democracia

A revista Mediação (Periódico eletrônico dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade FUMEC) abre chamada para dossiê sobre Mídia e Democracia. 

Discussões sobre o tema do aumento das práticas totalitárias, já que elas afetam a sociedade como um todo, colocando em risco a democracia, a livre liberdade de expressão, fato observado nas coberturas da imprensa durante o ano de 2020, são bem-vindas. 

Submissão: até 20/09/2022

Saiba mais em: Submissões | Revista Mediação (fumec.br)

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Brazilian Journalism Research 

A Brazilian Journalism Research (BJR) está com chamada de trabalhos até o dia 30/09 para edição 2023 (Vol. 19, n. 2): “Realidades Virtual, Aumentada e Mista no Jornalismo”. Nesta edição, que será publicada em 30 de agosto de 2023, busca-se atenção especial às relações fluidas entre jornalismo, mídia imersiva e mundos virtuais, particularmente ao hibridismo progressivo das relações entre os mundos físico e tangível e as formas emergentes de interação e imersão através das mídias digitais. Estamos testemunhando o surgimento da realidade aumentada e das realidades mistas como mídia narrativa para o jornalismo, tornando insustentável a oposição entre mediação analógica e digital dentro de uma cultura midiática híbrida.

Temáticas:

  • Produção de narrativas não ficcionais em realidade virtual, realidade aumentada e realidades mistas 
  • RV e vídeo jornalismo de 360 graus 
  • Experiência do usuário em histórias jornalísticas em vídeo em 360 graus 
  • Experiência do usuário em ambientes jornalísticos virtuais, aumentados e mistos 
  • Desafios no jornalismo imersivo 
  • Jornalismo imersivo e Ética 
  • Objetividade e precisão em histórias jornalísticas em vídeo de 360 graus e RV 
  • Jornalismo de realidade aumentada 
  • Realidade aumentada para celular 
  • Modelos de negócio emergentes para jornalismo imersivo 

 

Prazo para submissão: até 30/09/2022

Saiba mais em: https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/announcement/view/30

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Paulus

A revista aceita trabalhos originais e inéditos de pesquisadores doutores, de autoria individual ou coletiva, sob a forma de artigo. A próxima edição possui como tema central “Comunicação organizacional no contexto digital”

Prazo para submissão: até 30/09/2022.

Saiba mais em: https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/index

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Revista Tríade

A Revista Tríade recebe até o dia 30/09/2022 artigos para o Dossiê Fotojornalismo(s). Algumas questões de interesse são: 

Quais os usos e funções dados ao fotojornalismo na atualidade? De que maneiras sua práxis tem sido pensada? Para este dossiê, buscamos congregar reflexões que nos possibilitem compor uma espécie de panorama da pesquisa científica sobre o assunto no Brasil. Interessam-nos problematizações inéditas sobre a gestão do fotojornalismo em periódicos impressos ou eletrônicos; sobre suas múltiplas formas de organização e de circulação sincrética. Seção do Jornalismo, gênero da Fotografia, constructo da Arte? Por quais elementos, contornos, nuances se operacionalizam construções de sentido? Por quais percursos e instrumentos as e os agentes das notícias imprimem seus olhares na veiculação técnica do mundo? Mais do que isso, de que forma agenciam sentidos na tradução de referentes via critérios de noticiabilidade?

Prazo para submissão: até 30/09/2022.

Saiba mais: https://periodicos.uniso.br/triade/announcement/view/58

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Sur le journalisme – About journalism – Sobre jornalismo

Dossiê “A diversidade das notícias internacionais em perspectiva: da internacionalização dos fluxos de informação à plataformização do jornalismo busca questionar a plataformização do jornalismo e seus efeitos na circulação das notícias internacionais. 

Prazo para submissão: até 30/09/2022.

Saiba mais: https://surlejournalisme.com/new-call-global-news-diversity-in-perspective-september-30-2022/

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Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos / Unesp

Dossiê: Jornalismo em defesa da democracia e dos direitos humanos

Publicação acadêmica semestral do Observatório de Educação em Direitos Humanos / Unesp – campus de Bauru, abre a submissão de artigos para um dossiê temático sobre “Jornalismo em defesa da democracia e dos direitos humanos” e de artigos diversos com interconexão com os direitos humanos.

A Revista recebe artigos acadêmicos oriundos de pesquisa e estudos sobre possíveis subtemas como: 

  • Conceito iluminista de liberdade de expressão e as redes sociais
  • jornalismo no combate a  fake news, 
  • jornalismo e o direito à memória e à verdade
  • jornalismo alternativo na ditadura
  • educação em direitos humanos na formação do jornalista
  • direito à informação e cidadania
  • jornalismo decolonial
  • jornalismo e a questão socioambiental
  • jornalismo nas comunidades periféricas
  • jornalismo como educomunicação
  • jornal infantil e a formação da cidadania participativa e outros temas afins.

Prazo de submissão: até 30/09/2022.

Saiba mais em:  https://www2.faac.unesp.br/ridh3.

 

Memory, Mind & Media

Communicating Memory Matters in Networked Environments

Special Issue of Memory, Mind & Media

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A edição especial de Memory, Mind & Media convida contribuições que investiguem as formas atuais de construção da memória comunicativa, abordando as maneiras pelas quais dados, serviços e plataformas permitem a memória comunicativa em toda a escala, desde operações mentais de nível micro até processos sociais de nível macro. Com seu foco no lado ativo da memória, a edição especial visa um princípio dos estudos da memória, mas promete alcançar também as disciplinas que compartilham esse interesse, como ciência cognitiva e psicologia, estudos de ciência e tecnologia, comunicação, ciência política, antropologia e sociologia.

Os artigos podem abordar, mas não estão limitados aos seguintes temas:

  • conceptualization of memory work in times of networked media environments;
  • processes of inclusion and exclusion in acts of communicative remembering;
  • the formation of new memory collectives;
  • the impact of digital communication on remembering and forgetting in-between the individual and the collective level;
  • continuities and changes in communicative remembering and forgetting within complex networked communication;
  • the activities and positions of (new) memory agents in networked environments;
  • collaborative memory and communication among families, couples, small and large groups

Resumos de 500 a 700 palavras devem ser enviados para comunicandomemorymatters@plus.ac.at 

Prazo de submissões: 03/10/2022

Saiba mais em: https://memoryandmedia.net/special-issue/

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Letra Magna

Dossiê Arte, Política e Design Ativista 

A revista Letra Magna (Qualis B1) convida autores e autoras a enviarem trabalhos sobre arte, política e design digital nos seus mais diversos campos: estudos de gênero; corpos racializados; artivismo; design ativista em redes sociais; arte, mídia e política; crítica institucional da arte, sociologia da arte, políticas públicas culturais, políticas da arte, etc.

Prazo de submissão: até 31/10/2022

Saiba mais em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/announcement 

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Critical Sociology of Media and Communication: Theoretical contributions to a disconnected field

Esta edição especial da Critical Sociology busca artigos explorando a sociologia crítica da mídia e da comunicação. Contribuições examinando dimensões epistemológica, ontológica e axiológica/praxiológica são particularmente bem-vindas. Convidam sociólogos e estudiosos da comunicação, teóricos críticos, interdisciplinares e outros acadêmicos para abordar uma ou mais das seguintes questões ou questões relacionadas:

  • Which theoretical approaches are needed to study the sociology of media and communication critically?
  • How should sociology study media and communication critically?
  • Why is the critical sociology of media and communication needed?
  • What should be the focus of analysis for the critical sociology of media and communication?
  • How are society and communication best defined, explained and critiqued by the critical sociology of media and communication?
  • What can critical theory offer to the sociological study of media and communication?
  • How do approaches and thinkers inspired by Marx enrich the field of sociology of media and communication?
  • What is the historical role of the critical study of media and communication within the discipline of sociology? How has it changed over time?
  • Does the critical sociology of media and communication differ from other critical approaches such as critical theory and political economy?
  • How are they related to each other?
  • Are there any specific regional approaches to the critical sociology of media and communication?
  • Which political processes need to be supported by the critical sociology of media and communication to achieve a commons-based society?
  • How can the critical sociology of media and communication contribute to the development of public data infrastructures and communication services?
  • Given that production and reproduction of critical media and communication sociology depends on the material and human resources, how can such an approach best be sustained?
  • How can different critical approaches to media and communication overcome divisions and separation and work together in the age of digital capitalism, fake news, big data positivism, new nationalism and authoritarianism?

Prazo de submissão: 31/10/2022

Saiba mais em: Critical Sociology: SAGE Journals (sagepub.com)

 

 

Revista  Tríade – Comunicação, Cultura e Mídia

A Revista Tríade recebe artigos livres para a chamada de n. 3 até o dia 01/11/2022 acerca das as seguintes temáticas: 

  • produção de sentidos, modos de organização e estruturação de textos em processos e práticas de linguagem nas mídias (impressas, visuais, audiovisuais e hipermidiáticas); 
  • narrativas envolvidas na configuração de gêneros e formatos;
  • regimes de interação, visibilidade, subjetividade, identidade e sociabilidade constituintes de processos midiáticos; 
  • formas de sociabilidade advindas das práticas comunicativas no espaço urbano e em instituições, considerando os processos midiáticos envolvidos, bem como mudanças históricas e estruturais dos meios de comunicação e suas implicações nas práticas socioculturais.

Prazos de submissões:

Publicação n. 3 a partir de 01/07/2022 até 01/11/2022

Confira mais informações em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/triade

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Animus – Dossiê Comunicação e Ciência

A revista Animus (classificação A3 na avaliação Qualis/CAPES e periodicidade quadrimestral) abre call for papers com o objetivo de suscitar o debate e a reflexão sobre o papel da Comunicação de Ciência num novo ecossistema mediático em que a manipulação e a desinformação estão inscritas por design. Para tal debate, solicitam contribuições de pesquisadores e pesquisadoras de Ciências Sociais e Humanas, tais como Comunicação, Jornalismo, Estudos Midiáticos, História, Sociologia, Estudos Culturais, dentre outras.

São temas de interesse para este dossiê trabalhos que abordem questões como: 

  • Papel da Comunicação de Ciência no combate à desinformação
  • Autoridade e credibilidade do jornalismo científico
  • Autoridade e credibilidade dos cientistas
  • Teorias da conspiração e comunicação: origem, difusão, objetivos, formato etc.
  • A Comunicação de Ciência nos media: análises qualitativas e quantitativas
  • Comunicação de Ciência e confiança nas instituições
  • Estratégias, estudos de caso, projectos-piloto para uma melhor Comunicação de Ciência
  • Alfabetização, letramento ou literacia mediática e científica
    • Vulnerabilidade dos públicos de Comunicação de Ciência: propaganda e persuasão
  • Consumo de notícias e “news avoidance” no jornalismo científico
  • Papel dos fact-checkers de Comunicação da Ciência no novo ecossistema mediático
  • Star-system, influencers e desinformação
  • Redes sociais e Comunicação de Ciência: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube, Tik Tok

Serão aceitos textos escritos em português, espanhol ou inglês e que, em sua totalidade, tenham entre 30 e 45 mil caracteres com espaços. 

Prazo de submissões: 12/11/2022

Saiba mais em: Call for papers – Dossier Revista Animus – Comunicação e Ciência | Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática (ufsm.br)

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Pós-Limiar 

Dossiê: Infâncias e adolescências na era da produção e da recepção digital 

A revista Pós-Limiar  está com chamada aberta para trabalhos a serem publicados no dossiê Infâncias e adolescências na era da produção e da recepção digital. 

Este dossiê abrange investigações sobre as construções socioculturais das infâncias e das adolescências contemporâneas, por meio de produções midiáticas e práticas comunicacionais digitais. Assim, serão bem-vindas pesquisas teóricas e empíricas e ensaios literários e visuais que se proponham a dialogar com os processos comunicacionais e midiáticos que se desenvolvem nos ambientes on-line e tocam as experiências infantojuvenis, privilegiando assim a visão das crianças e dos adolescentes como sujeitos de direitos, de acordo com os fundamentos do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990) e da Convenção sobre os Direitos da Criança (1989).

Em resumo, buscam-se trabalhos que apresentem no seu cerne a relevância de pesquisar sobre as infâncias e adolescências e suas relações com a mídia e as novas tecnologias. Interessam-nos reflexões sobre o protagonismo e a participação de crianças e adolescentes na elaboração e recepção de narrativas midiáticas no ambiente on-line, nos usos e apropriações das tecnologias digitais e na elaboração de políticas públicas na área da comunicação no contexto da convergência, bem como sobre as suas representações em diversos gêneros. De forma geral, entre os temas a serem abordados, estão: 

  • Reconfigurações de práticas sociocomunicativas dos mais jovens no contexto digital;
  • A produção midiática produzida por e para crianças e adolescentes e as potencialidades da internet;
  • Representações e discursos sobre infâncias e adolescências nas mídias on-line;
  • Mídia e processos de recepção/circulação pelas crianças e adolescentes em cenários convergentes;
  • Grupos invisibilizados: exclusão digital, representatividade e resistências;
  • A identidade dos comunicadores que se dedicam às crianças e adolescentes e suas rotinas produtivas diante das novas tecnologias;
  • Direitos digitais das crianças e adolescentes e os interesses do mercado;
  • Abordagens metodológicas de pesquisa com crianças e adolescentes no ambiente on-line. 

Prazo de submissão: 15/11/2022. 

Saiba mais em: Submissões | Pós-Limiar (puc-campinas.edu.br)

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JCOM América Latina 

Desinformação e divulgação da ciência e da saúde na América Latina: campos emergentes, agendas e disputas

A JCOM América Latina convida a todos e todas a submeterem artigos para o especial “Desinformação e divulgação da ciência e da saúde na América Latina”. Alguns tópicos (não excludentes) de interesse nesta edição especial são:

  • Entendimento sobre o campo emergente dos estudos de desinformação, em especial a desinformação relacionada à ciência em contextos não-ocidentais, especialmente América Latina;
  • Avanços sobre definições conceituais sobre o que é desinformação científica e outros fenômenos relacionados
  • A falta de confiança nos sistemas de peritos, na expertise científica e nos divulgadores de ciência;
  • A circulação da desinformação científica nas redes sociais digitais e o papel da governança de plataformas neste cenário;
  • A fragmentação do ecossistema midiático e o papel da mídia na circulação de desinformação científica, de midiatização de controvérsias científicas;
  • O crescimento de movimentos negacionistas e conspiratórios em um contexto de crise epistêmica, bem como o surgimento de uma diversidade de atores para discutir temas relacionados à ciência nas mídias digitais;
  • O papel das instituições científicas e da divulgação científica no enfrentamento à desinformação em diferentes contextos globais;
  • O impacto da desinformação científica na divulgação da saúde.
  • Agendas de enfrentamento à desinformação científica e suas implicações e formas de legitimação de novas autoridades epistêmicas, entre outros tópicos não listados.

Prazo de submissão: 20/11/2022

Saiba mais em: https://jcomal.sissa.it/es 

 

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Revista Mediapolis – Comunicação e Jornalismo em contextos eleitorais  

Diante dos desafios contemporâneos acerca da relação entre a comunicação e as eleições, os editores deste número da revista Mediapolis convidam à submissão de artigos científicos para o dossiê Comunicação e Jornalismo em Contextos Eleitorais. Interessam ao número estudos que discutam e analisem questões como:

  • A comunicação política de atores, partidos e movimentos em processos eleitorais, especialmente estudos de natureza comparada;
  • Cobertura jornalística e processos de agendamento e enquadramento mediáticos em períodos eleitorais;
  • Estudos de casos em comunicação estratégica e marketing político em eleições;
  • Pós-verdade, desinformação e polarização em contextos eleitorais;
  • Jornalismo de dados, digitalização e fact-checking em campanhas políticas;
  • Campanha negativa, polarização e despolitização;
  • Comunicação populista nos media tradicionais e digitais;
  • O lugar das sondagens/pesquisas de opinião na conformação de atitudes políticas e os desafios surgidos diante do crescimento de processos de desconfiança;
  • Internet, memes e política do entretenimento em processos eleitorais;
  • Polarização e violência política contra profissionais da comunicação nas eleições;
  • A comunicação institucional dos órgãos de Estado em períodos eleitorais;
  • Participação dos públicos no debate eleitoral e novos agentes de mediação em campanhas políticas;
  • Género, media e representatividade em contextos eleitorais contemporâneos;
  • Literacia mediática, eleições, esfera pública e qualidade da democracia.

Prazo de submissão: até 30/11/2022

Saiba mais em: https://impactum-journals.uc.pt/mediapolis/about/submissions

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Esferas

A revista recebe, até 30 de novembro, contribuições para o dossiê “Autoria no documentário”.

As propostas enviadas poderão relacionar-se com os seguintes tópicos, entre outros: autoria no documentário; documentário na primeira pessoa; documentário como forma de arte; a auto-inscrição e auto-reflexividade no cinema; o filme-ensaio; performatividade e poética no documentário; autobiografias, diários fílmicos; narração e voz autoral; ponto de vista; representação e poder.

Prazo de submissões: 30/11/2022

Saiba mais: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/announcement/view/84

 

Global Media and China

China and the Global South: Interrogating Imperialist Ambitions

Esta edição especial proposta se voltará para os processos de mídia e comunicação no Sul Global, na tentativa de ir além das reivindicações abrangentes sobre o impacto da globalização chinesa. Nesse sentido, acolhemos investigações empíricas de como o Estado chinês e as corporações de mídia e tecnologia chinesas estão se expandindo na África Subsaariana, América Latina e outras partes do Sudeste Asiático. Os colaboradores podem abordar tópicos relacionados a iniciativas chinesas de desenvolvimento em infraestrutura de mídia ou telecomunicações, diplomacia cultural e soft power, expansão de plataformas de propriedade chinesa e outros tópicos relacionados ao papel cada vez mais poderoso da China em telecomunicações, TIC, notícias e outras indústrias de mídia. Da mesma forma, as contribuições que lidam com as respostas da mídia ao desenvolvimento liderado pela China também são bem-vindas, incluindo aquelas que questionam as respostas locais, como o aumento da sinofobia.

Prazo de submissão:10/12/2022

Saiba mais: Global Media and China: SAGE Journals (sagepub.com)

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Esferas

Dossiê: Comunicação, gêneros e sexualidades

A revista Esferas (Revista Interprogramas de Pós-Graduação em Comunicação do Centro Oeste, que reúne os Programas de Pós-graduação em Comunicação da UCB, da UnB, da UFG, da UFMS e da UFMT) e o GT Comunicação, Gêneros e Sexualidades da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, apresenta o dossiê que aborda pesquisas sobre:

  •  A apreensão dos estudos sobre os gêneros e as sexualidades em interlocução com o pensamento comunicacional, evidenciando os trânsitos, as tensões e as contribuições; 
  • Os aspectos epistemológicos, teóricos-conceituais e metodológicos;  
  • As reflexões sobre gêneros e sexualidades nos produtos e nos processos comunicacionais em suas dimensões históricas, políticas, éticas, estéticas, culturais, subjetivas, identitárias, trans-identitárias, pós-identitárias, interseccionais, de mobilização social, de violências, dentre outros; 
  • Narrativas literárias, audiovisuais e performances midiáticas que rompem ou tencionam questões de gênero e sexualidade; 
  • As investigações sobre processos de visibilização e de invisibilização de corpos, de identidades e de sexualidades, em interface com marcadores étnico-raciais, geracionais e de classe, bem como os modos de resistência aos mesmos; 
  • As vulnerabilidades e precariedades, a partir dos marcadores sociais da diferença e da hierarquização entre as pessoas, tendo em vista as questões de gênero e de sexualidade; 
  • As disputas em torno das representações, e dos modos possíveis e interditados de representação, da comunidade LGBTQIA+, das feminilidades, das transfeminilidades, das masculinidades e das transmasculinidades. 

Prazo de submissões: de 21/06/2022 até 21/12/2022

Mais informações: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/announcement/view/95

 

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