PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
COMUNICAÇÃO

Menu

Grupos de Pesquisa

CLICK – Comunicação e Cultura Ciber

Linha: Comunicação e Formações Socioculturais

Coordenação: Profa. Dra. Myrian del Vecchio e Prof. Dr. José Carlos Fernandes

Grupo no Diretório do CNPq

Neste grupo são desenvolvidas pesquisas sobre a cultura ciber, com ênfase nas formações socioculturais das redes sociais digitais. Entram nos interesse do grupo aspectos históricos, sociológicos, econômicos e tecnológicos do campo, práticas e processos de comunicação na/da cultura ciber; jornalismo, publicidade, propaganda e marketing digital, redes sociais e sociabilidade em rede; materialidades da cultura ciber, além de cibercidades e cultura urbana digital. Há interesse também no ciberativismo, onde há uma forte intersecção com as questões ambientais, também investigadas no âmbito digital.

COMXXI – Comunicação para o Século XXI

Linha: Comunicação e Formações Socioculturais

Coordenação: Profa. Dra. Claudia Quadros

Grupo no Diretório do CNPq

O Grupo busca compreender os distintos modos de interação social nas práticas comunicativas, trabalhando com distintos objetos e fenômenos contemporâneos. Também fazem parte deste grupo os professores Hertez Wendel, Regiane Ribeiro, Débora Lopes, Rodrigo Botelho e Valquíria John. O interesse do grupo de pesquisa COMXXI concentra-se no contexto desse ambiente cultural, permeado por questões sociotécnicas, sociohistóricas, institucionais e políticas. Dentro do grupo, as pesquisas desenvolvidas versam sobre interações sociais nas práticas comunicativas trabalhando com conceitos como convergência, mobilidade, formatos audiovisuais, consumo, comunicação organizacional, responsabilidade social, jornalismo e políticas da comunicação. O COMXXI é formado ainda por professores(as) de diversas instituições (UFPR, UEPG, UTP, UP, UNINTER, UEL e PUCPR).

ECOOS - Estudos em Comunicação, Consumo & Sociedade

ECCOS – Estudos sobre Comunicação, Consumo e Sociedade

Linha: Comunicação e Formações Socioculturais

Coordenação: Prof. Dr. Hertz Wendel Camargo

Grupo no Diretório do CNPq 

Neste grupo procura-se compreender o consumo e as necessidades simbólicas do indivíduo, operando como estruturador de valores, identidades, narrativas e mitos. O Grupo reúne pesquisadores(as) de diferentes áreas do conhecimento para contribuir com investigações relacionadas às interfaces entre Comunicação, Consumo e Antropologia. A Antropologia do Consumo é o ponto de partida para a prismatização de rituais, narrativas, mitos, sistemas de classificação, pensamentos mágicos, ontologias e mundividências existentes na urbanidade e ocupa espaço central nas pesquisas do grupo. O objetivo principal é interpretar as conexões entre os indivíduos e os objetos, os grupos, a cidade e a natureza. Faz parte também do grupo o Prof. Dr. Fábio Hansen.

InfoMedia – Information & Media Lab

Linha: Comunicação e Formações Socioculturais

Coordenação: Dr. Rodrigo Eduardo Botelho Francisco

Grupo no Diretório  do CNPq

O grupo atua, numa perspectiva interdisciplinar, na intersecção entre as áreas das ciências da Informação, da Comunicação e da Computação. Tem como princípios a ciência e os códigos abertos; a colaboratividade e construção coletiva do conhecimento; a experimentação; e a pesquisa aplicada. Dessa forma, o campo das tecnologias da informação interessa ao grupo, inclusive a partir do estudo e da manipulação de linguagens computacionais, bem como do desenvolvimento de softwares livres e da discussão que gira em seu entorno. Além disso, o InfoMedia é vinculado as três redes de pesquisa em âmbito brasileiro – Rede JorTec/SBPJor, Rede GIC e Rede Brasil. Exemplos de atividades de desenvolvimento do grupo podem ser vislumbradas no Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) e no Guia de Fontes @UFPR.

NEFICS – Núcleo de Estudos de Ficção Seriada e Audiovisualidades

Linha: Comunicação e Formações Socioculturais

Coordenação: Dra. Regiane Ribeiro e Dra. Valquiria Michela John

Grupo no Diretório  do CNPq

Abarca pesquisas sobre processos produtivos e narrativos, matrizes culturais e representações sociais a partir da teledramaturgia, telenovela, minissérie, cinema, HQs e seriados. Tem por objetivo aprofundar leituras, reflexões e estudos de caso acerca da ficção seriada brasileira, latino-americana e a advinda de outros países, sendo que as pesquisas são vinculadas às questões como adaptações, processos produtivos e narrativos, matrizes culturais e representações sociais, estética da imagem, formatos e estilística da teledramaturgia, regimes estéticos de interação, estudos de produção e recepção. O Prof. Dr. João Martins Ladeira também faz parte deste grupo.

CEL – Grupo de Comunicação Eleitoral

Linha: Comunicação e Política

Coordenação: Profa. Dra. Luciana Panke

Grupo no Diretório do CNPq

Site | Facebook | Twitter | YouTube

O Grupo tem por objetivo analisar os mecanismos de representação, práticas explicitadas em períodos de campanha eleitoral, assim como os papéis das diferentes instituições e organismos coletivos/sociais envolvidos nos processos eleitorais. Os principais objetos empíricos de análise são os conteúdos veiculados pelos meios de comunicação de massa a respeito dos processos eleitorais, tanto os produzidos pela elite política (propaganda eleitoral), quanto os que contemplam outros atores, como o jornalismo eleitoral. Também se pretende estabelecer como objeto analítico os processos de interação, produção e recepção de conteúdos dos meios tradicionais e novos meios de comunicação, em especial o uso das chamadas redes sociais digitais. Há uma preocupação do grupo também com a representação feminina na política.

COMPA – Comunicação e Participação Política

Linha: Comunicação e Política

Coordenação: Profa. Dra. Kelly Prudencio e Prof. Dr. Rafael Cardoso Sampaio

Grupo no Diretório  do CNPq 

O grupo discute a comunicação como fundamento nos processos de participação política de diversos atores coletivos. Nesse sentido, realiza pesquisas e estudos sobre a relação comunicação e movimentos sociais, ações midiatizadas de ativismo político, comunicação pública, ativismo de direita e outras formas pelas quais os atores coletivos participam da construção de espaços democráticos em busca de reconhecimento social. Situa-se nos marcos das teorias sobre a democracia deliberativa, da mobilização política e da relação entre comunicação e políticas das minorias. Também participam do grupo de pesquisa o Prof. Dra. Carla Cândida Rizzotto e o pós-doutorando Dr. Mauricio Liesen.

COMPADD – Comunicação Política e Democracia Digital

Linha: Comunicação e Política

Coordenação: Prof. Dr. Rafael Cardoso Sampaio

Grupo no Diretório do CNPq

Site | Facebook | Twitter | Instagram | YouTube

O Compadd apresenta duas linhas de pesquisa principal. A primeira linha é sobre democracia digital, aqui entendida na forma de projetos, iniciativas e práticas ofertadas por agentes do estado e também pela esfera civil para incrementar valores democráticos, como participação, transparência e a deliberação pública. A segunda é sobre Comunicação Política Digital Contemporânea, na qual o objetivo é entender como políticos profissionais e instituições públicas fazem uso dos meios digitais, notadamente as mídias sociais, para avançar suas agendas e também para interagirem com seus diferentes públicos.

CPOP – Comunicação Política e Opinião Pública

Linha: Comunicação e Política

Coordenação: Prof. Dr. Emerson Cervi e Profa. Dra. Michele Goulart Massuchin

Grupo no Diretório do CNPq 

Site | Facebook 

O Grupo tem por objetivo principal desenvolver pesquisas sobre comunicação política e opinião pública. Tem como missão a formação de novos(as) pesquisadores(as), além da produção de informações sobre campanhas eleitorais. O grupo faz análises sistematizadas do HGPE nas eleições nacionais e locais, acompanha a cobertura jornalística e a atuação dos atores políticos em campanhas nas redes sociais digitais. Há preocupação também com as conversações políticas digitais, com os processos de desinformação e com a campanha permanente.

PONTE – Comunicação, Política e Tecnologia

Linha: Comunicação e Política

Coordenação: Prof. Dr. Francisco Paulo Jamil Marques

Grupo no Diretório do CNPq

Site | Facebook  | Instagram

O Grupo reflete acerca dos conceitos e experiências fundamentais que caracterizam a interface mantida entre Comunicação e Democracia. Empiricamente, o Grupo dedica-se à análise de experiências e iniciativas que envolvem Jornalismo Político, Comunicação Digital, Comunicação Institucional e iniciativas de Transparência e E-democracia, a fim de inventariar e desenvolver ferramentas voltadas para aperfeiçoar práticas democráticas.

Universidade Federal do Paraná
COMUNICAÇÃO

-
Telefone:
E-mail:

Universidade Federal do Paraná
COMUNICAÇÃO

-
Telefone:
E-mail:

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná - COMUNICAÇÃO

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação