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Informações importantes

CURRÍCULO LATTES

Todo(a) discente do PPGCOM deve, obrigatoriamente, manter sempre o seu Currículo Lattes atualizado, especialmente para os períodos de avaliação CAPES.

 

Datas importantes para defesa e qualificação

Turma 2021 – mestrado

Matrícula: março de 2021

Exame de qualificação: até o 18º mês (31 de agosto de 2022)

Defesa: até o 24º mês (28 de fevereiro 2023)

Observação: É necessário marcar e entregar os exemplares da dissertação um mês antes da defesa.

 

Turma 2020 – mestrado

Matrícula: março de 2020

Exame de qualificação: até o 18º mês (31 de agosto de 2021)

Defesa: até o 24º mês (31 de março de 2022)

Observação 1:Em reunião de Colegiado de 11/06, foi aprovada a prorrogação da qualificação por dois meses, ficando estabelecido o prazo de 31 de outubro de 2021. A prorrogação da qualificação não implica na prorrogação da defesa e das bolsas. 

Observação 2: É necessário marcar e entregar os exemplares da dissertação um mês antes da defesa.

 

Turma 2019 – mestrado

Matrícula: abril de 2019

Exame de qualificação: até o 20º mês (novembro de 2020)

Defesa: até o 26º mês (30 de junho de 2021)

Observação: É necessário marcar e entregar os exemplares da dissertação um mês antes da defesa. É válido ainda ressaltar que a turma 2019 obteve dois meses adicionais devido à pandemia de COVID-19. A prorrogação desses dois meses não implica na prorrogação das bolsas CAPES-DS.

 

Turma 2021 – doutorado

Matrícula: março de 2021

Exame de qualificação: até o 36º mês (até 29 fevereiro de 2024)

Defesa: até o 48º mês (28 de fevereiro de 2025)

Observação: É necessário marcar e entregar os exemplares para a banca um mês antes da defesa.

 

Turma 2020 – doutorado

Matrícula: março de 2020

Exame de qualificação: até o 36º mês (até 31 fevereiro de 2023)

Defesa: até o 48º mês (29 de fevereiro de 2024)

Observação: É necessário marcar e entregar os exemplares para a banca um mês antes da defesa.

 

Turma 2019 – doutorado

Matrícula: abril de 2019

Exame de qualificação: até o 36º mês (até 31 março de 2022)

Defesa: até o 48º mês (31 de março de 2023)

Observação: É necessário marcar e entregar os exemplares para a banca um mês antes da defesa.

 

Matrículas

As matrículas do PPGCOM são semestrais e devem ser feitas pelo(a) aluno(a) a cada início de semestre no sistema SIGA, conforme calendário divulgado pela coordenação. É necessário conversar com o(a) orientador(a) para ver as melhores opções para a sua pesquisa dentre as disciplinas optativas. Os(as) orientadores(as) não são responsáveis pelas matrículas, eles(as) apenas dão ciência na matrícula após a realização do(a) aluno(a).

Os(as) novos(as) mestrandos(as) e doutorandos(as) recebem orientação por e-mail para fazer o cadastro no sistema SIGA.

Destacamos que é no SIGA que o(a) discente também tem acesso a documentos como histórico escolar, trancamento de matrícula e acompanhamento da periodização do curso.

 

Aprovação nas disciplinas

Conforme informações da Resolução CEPE 65/09 e do Regimento Interno do PPGCOM:

Aproveitamento:

A= Excelente = 9,0 a 10,0

B= Bom = 8,0 a 8,9

C= Regular = 7,0 a 7,9

D= Insuficiente = zero a 6,9 (reprovação)

O(a) estudante poderá ter um conceito D em seu histórico escolar, desde que em disciplinas não obrigatórias. Se o limite indicado for ultrapassado, sua matrícula no curso estará automaticamente cancelada e o aluno(a) será desligado do PPG.

A frequência mínima exigida nas disciplinas é de 75%, sendo que o(a) aluno(a) não poderá ser reprovado(a) por faltas em mais de duas disciplinas, sob pena de jubilamento. O(a) aluno(a) que ficar doente ou precisar de afastamento médico durante o curso (licença-gestante, por exemplo) deve solicitar licença imediatamente para evitar que o tempo continue correndo.

O(a) aluno(a) bolsista que for reprovado em uma disciplina ou que obtiver dois conceitos C num mesmo semestre perderá a sua bolsa de estudos.

Os prazos mínimos de duração dos cursos não podem ser inferiores a: 1 (um) ano no Mestrado e 2 (dois) anos no Doutorado.

 

Cancelamento de Disciplinas

O cancelamento de disciplinas nas quais houve matrícula no semestre é de responsabilidade do aluno/a. Esse procedimento é feito no SIGA, no Portal do Aluno. É preciso atentar-se ao prazo estipulado no sistema para que este procedimento seja feito. A data limite para cancelamento deverá respeitar o determinado pelo artigo 27 da Resolução 32/17-CEPE:

“Art. 27.  O cancelamento em uma ou mais disciplinas poderá ocorrer durante a primeira metade de sua programação, mediante justificativa e anuência do orientador.

Parágrafo único. O pedido de cancelamento de matrícula em disciplina é de responsabilidade do discente e será efetuado na plataforma de gestão acadêmica da pós-graduação da UFPR da PRPPG”.

* Verifique diretamente no SIGA para saber a data limite para cancelamento com exatidão.

Passo a passo do procedimento de cancelamento:

1) Acesse o SIGA.

2) No menu do lado esquerdo da tela clique em “Disciplinas”, “Solicitação/Atuais”.

3) Localize a disciplina desejada e clique em “Solicitar cancelamento”.

4) Para que sua solicitação seja concluída é necessário que seu orientador aceite o cancelamento.

 

Representação discente

No colegiado menor, a participação é de 1 representante discente, compondo 1/5 dos membros. No colegiado pleno, a participação é de até três representantes discentes, compondo 1/5 dos membros.

Conforme o Art. 6º do Regimento Interno, os(as) representantes discentes terão mandato de 1 (um) ano, podendo ser reconduzidos uma vez.

 

Marcação de qualificação

A banca de qualificação é marcada pelo(a) orientador(a), no SIGA. Na sequência, a coordenação faz a aprovação da banca via sistema.

Os membros da banca devem fazer parte de programas de pós-graduação e o(a) orientador(a) deve disponibilizar via SIGA os dados completos dos membros (nome completo; CPF ou passaporte quando estrangeiro; Instituição). Quando esses critérios não são cumpridos, o processo é colocado em diligência, solicitando mudança da banca ao/à orientador(a) ou acréscimo de informações.

Para a marcação da qualificação é preciso que o(a) discente apresente um produto bibliográfico que pode ser: trabalho publicado em anais (com ISBN/ISSN), capítulo de livro ou artigo encaminhado/aprovado/publicado em revista científica da área. Essas informações devem estar disponíveis na solicitação feita pelo(a) docente no campo disponibilizado pelo SIGA para tal dados. Quando esse critério não é cumprido, o processo é colocado em diligência, solicitando mudança da banca ao/à orientador(a) ou acréscimo de informações.

A ata de aprovação é digital, encaminhada na sequência para os membros assinem. Todos recebem e-mail com aviso para assinatura. Antes da banca a secretaria do PPGCOM encaminha para o(a) orientador(a) as declarações de participação e uma ata rascunho. É de responsabilidade do(a) orientador(a) o encaminhamento das declarações aos respectivos membros.

A ata finalizada – após todas as assinaturas – é encaminhada ao/à discente, com cópia ao/à orientador(a) por e-mail.

 

Marcação de defesa

A banca de defesa é marcada pelo(a) orientador(a) pelo SIGA. Na sequência, a coordenação faz a aprovação da banca via sistema.

Os membros da banca devem fazer parte de programas de pós-graduação e o(a) orientador(a) deve disponibilizar via SIGA os dados completos dos membros (nome completo; CPF ou passaporte quando estrangeiro; Instituição). Quando esses critérios não são cumpridos, o processo é colocado em diligência, solicitando mudança da banca ao orientador(a) ou acréscimo de informações.

Para a marcação da banca, o(a) discente deve ter:

  1. cumprido todos os créditos de disciplinas obrigatórias e optativas;
  2. apresentado os devidos certificados de suficiência (nos primeiros 12 meses);
  3. encaminhado nos prazos adequados às atividades extracurriculares.

Além disso, para a marcação da defesa é preciso que o(a) discente apresente novamente um produto bibliográfico que pode ser: trabalho publicado em anais (com ISBN/ISSN), capítulo de livro ou artigo encaminhado/aprovado/publicado em revista científica da área. Essas informações devem estar disponíveis na solicitação feita pelo(a) docente no campo disponibilizado pelo SIGA para tal dados. Quando esse critério não é cumprido, o processo é colocado em diligência, solicitando mudança da banca ao/à orientador(a) ou acréscimo de informações.

A ata de aprovação é digital e encaminhada na sequência para os membros assinem. Todos recebem e-mail com aviso para assinatura. Antes da banca a secretaria do PPGCOM encaminha para o(a) orientador(a) as declarações de participação e uma ata rascunho. É de responsabilidade do(a) orientador(a) o encaminhamento das declarações aos membros.

A ata finalizada – após todas as assinaturas – é encaminhada ao/à discente, com cópia ao/à orientador(a) por e-mail.

 

Exame de Suficiência

Para o mestrado:

Conforme o Art. 42 do Regimento Interno do PPGCOM, o(a) mestrando(a) terá o prazo de 12 (doze) meses contados a partir da data de sua admissão e matrícula no programa para apresentar comprovação de aprovação em um teste de suficiência.

A responsabilidade em fazer o teste – seja na UFPR ou em qualquer outra instituição que elabore o teste – é do(a) discente. A entrega no programa deve ser feita por e-mail (ppgcom@ufpr.br). A secretaria e a coordenação farão a submissão no SIGA.

O(a) discente pode escolher a língua para a qual deseja fazer o teste.

 

Para o doutorado:

Conforme o Art. 42 do Regimento Interno do PPGCOM, o(a) doutorando(a) terá o prazo de 12 (doze) meses contados a partir da data de sua admissão e matrícula no programa para apresentar comprovação de aprovação em um segundo teste de suficiência.

A primeira comprovação – no caso do doutorado – deve ser feita no ato da inscrição e é da língua inglesa.

 

ATENÇÃO:

  • As turmas de 2020 impactadas pela pandemia da COVID-19 farão a entrega até agosto de 2021 (a turma obteve 6 meses adicionais);
  • A turma de mestrado de 2019 também foi impactada pela COVID-19 e a entrega ficou para a marcação da defesa da dissertação.
  • A Turma de 2021 não teve obrigatoriedade de entrega de comprovante de inglês na inscrição e, portanto, tem os 12 meses contados da data da matrícula para a entrega das duas certificações.

 

Atividades extracurriculares

As atividades extracurriculares são obrigatórias para mestrandos(as) e doutorandos(as), conforme a norma interna do PPGCOM e designam 2 e 4 créditos, respectivamente.

Conforme a referida norma, todos os semestres há um prazo para encaminhamento da documentação a ser avaliada e homologada pelo colegiado. Não são aceitos documentos fora do prazo.

É responsabilidade do(a) aluno(a) fazer a solicitação e obter a homologação antes da marcação da defesa de tese ou dissertação.

 

Validação e equivalência de disciplinas

Discentes de mestrado e de doutorado podem solicitar a convalidação e/ou equivalência de disciplinas, conforme artigo 15 do regimento do PPGCOM.

Poderão ser aceitos créditos obtidos em outros Programas de Pós-Graduação stricto sensu integrantes do sistema nacional de Pós-Graduação, desta ou de outra instituição, desde que sejam compatíveis com o plano de estudo do(a) aluno(a). Qualquer disciplina cursada fora do PPGCOM deve passar pela solicitação.

As solicitações de convalidação ou equivalência das disciplinas deverão ser encaminhadas à Secretaria do PPGCOM, por e-mail, em período a ser definido pela coordenação todo início de semestre. Não serão aceitos documentos fora do período estipulado semestralmente.

 

Estágio Docência

As regras sobre estágio de docência estão detalhadas no regimento interno e na norma interna. Esta atividade é obrigatória para mestrandos(as) que são bolsistas CAPES e obrigatória para todos os(as) doutorandos(as).

Para alunos(as) do doutorado, o Estágio Docente I e o Estágio Docente II equivalem a dois créditos cada um deles. No caso de alunos(as) que trabalham/trabalharam na docência é possível solicitar equivalência, conforme consta na norma interna supracitada.

 

Entrega da versão final da dissertação ou da tese

Conforme o art. 65 do Regimento Interno do PPGCOM, “a contar da data de aprovação da dissertação ou da tese pela banca examinadora, o aluno terá um prazo máximo de 60 (sessenta) dias para entregar, à secretaria do Programa, a cópia digital definitiva do trabalho”. O artigo ressalta que “o aluno, com a supervisão do orientador ou do comitê de orientação, deverá incorporar na versão final as modificações exigidas e no prazo determinado pela banca examinadora”.

Sem a entrega do texto final não é possível gerar o diploma via SIGA. Além disso, é necessário atentar-se para os procedimentos para emissão de diploma.

 

Protocolo para emissão do diploma

Para que o diploma seja emitido o(a) discente precisa seguir o passo a passo que apresentamos neste link. É fundamental seguir os prazos e acompanhar pelo e-mail e pelo Siga o andamento do processo.

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