PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
COMUNICAÇÃO

Menu

Integração com a Graduação

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPR é resultado do projeto de expansão universitária do Governo Federal, REUNI. Assim, os(as) estudantes interessados(as) em ter bolsas de estudo obtiveram financiamento federal. Em contrapartida, os(as) mestrandos(as) desenvolveram atividades ligadas à graduação, somando 104 horas anuais para cada bolsista. O programa foi encerrado em 2012, mas o modelo de participação discente continua em atuação.

Dando continuidade a esse processo de integração, os(as) discentes e, principalmente os(as) bolsistas realizam junto à graduação:

  • Minicursos complementares à formação da graduação, como Comunicação e novas tecnologias, Produção de textos científicos, Jornalismo e opinião pública, Comunicação e Cultura, Educomunicação, Comunicação Comunitária;
  • Apoio à realização de disciplinas optativas com carga horária máxima de 30h, sob supervisão de Docente integrante do PPGCOM;
  • Participação em atividades pedagógicas realizadas por programas de extensão;
  • Eventos e projetos de extensão;
  • Apoio ao desenvolvimento de pesquisas dos Trabalhos de Conclusão do Curso de Graduação em Comunicação Social;
  • Promoção de grupos de estudos;
  • Participação nos grupos de pesquisa, acompanhando as atividades de iniciação científica;
  • Participação no evento anual Oficinas de Seleção PPGCOM, para auxiliar graduandos(as) e graduados(as).

 

Iniciação Científica

O PPGCOM tem incentivado a participação dos(as) docentes no programa de Iniciação Científica ofertado pela UFPR. O objetivo é proporcionar aos(as) graduandos(as) a possibilidade de vivenciar a pesquisa científica incentivando o ingresso futuramente desse aluno(a) na carreira docente e nos programas de stricto sensu. Todos os anos, mais da metade dos(as) docentes permanentes concorrem às bolsas de Iniciação Científica e outros editais de desenvolvimento de pesquisa como aqueles próprios da PRPG que permitem seleção de bolsistas e da SIPAD.

 

Grupos de pesquisa

Vale ressaltar ainda a participação dos alunos(as) de graduação bolsistas e voluntários(as) nos grupos de pesquisa já institucionalizados e registrados no CNPQ, que atualmente integram o PPGCOM. Todos os grupos contam com alunos(as) de graduação entre seus membros. Nos grupos de pesquisa é imprescindível a presença e atuação tanto dos(as) alunos(as) e professores(as) de graduação, como de mestrandos(as) e professores(as) do mestrado, desenvolvendo e executando projetos de pesquisa que resultem na elaboração de artigos os quais devem ser publicados em periódicos científicos indexados conforme exigências do CNPQ, assim como sejam apresentados em eventos de reconhecida relevância como congressos, simpósios, encontros, palestras, etc. Muitas vezes, estas publicações também contam com a parceria entre discentes do PPGCOM e da graduação.

 

Organização de eventos

Anualmente docentes e discentes do PPGCOM organizam o ENPECOM – Encontro de Pesquisa em Comunicação. O evento promovido pelo programa tem aberto espaço na sua programação para que os(as) alunos(as) de graduação que participam de iniciação científica ou que terminaram seus trabalhos de conclusão de curso possam apresentar os resultados das suas pesquisas, incentivando a prática da pesquisa e da divulgação da produção do conhecimento. Além disso, os eventos do PPGCOM contam sempre com a colaboração da Prattica – Agência Experimental de Relações Públicas.

 

Outras ações integradas

Outras ações que integram o PPGCOM à graduação são as pesquisas realizadas na disciplina de Pesquisa de Opinião Pública do curso de Relações Públicas, sob a coordenação da professora Dra. Claudia Quadros. A pesquisa, de egressos, feita ao longo dos últimos anos, por exemplo, teve como objetivo reconhecer o perfil do egresso do PPGCOM e propiciou um intercâmbio de conhecimentos entre alunos(as) de graduação e o programa de mestrado.  Vários alunos(as) relataram que foi muito produtivo trabalhar com um universo de pesquisa real e principalmente reconhecer de que forma os(as) alunos(as) da UFPR, mas especificamente do PPGCOM direcionam sua vida acadêmica após terminado o curso.

Durante a última pesquisa realizada em 2018, alunos(as) da graduação realizaram duas pesquisas com os mestrandos(as) das turmas 2017 e 2018. Em grupos focais, os(as) mestrandos(as) foram ouvidos(as) sobre suas expectativas, ensino na pós-graduação e a aproximação com os cursos da graduação (Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas) do Departamento de Comunicação da UFPR.

Como resultado mais evidente, percebe-se ainda o crescimento do interesse de alunos(as) de graduação pela pesquisa e pela carreira acadêmica, o que tem refletido positivamente nos trabalhos de conclusão de curso, com aumento no número de monografias (o curso tradicionalmente tem tido mais projetos de aplicação prática).

 

Estágio docente

É importante destacar que os estágios docentes em disciplinas dos cursos do Departamento de Comunicação, além do oferecimento de optativas, têm sido uma das formas de interação com repercussão positiva entre os alunos da graduação e da pós-graduação. No PPGCOM os alunos de mestrado que são bolsistas têm o estágio de docência como atividade obrigatória. Para as turmas de doutorado, esta atividade é obrigatória por dois semestres.

O depoimento de alguns mestrandos e doutorandos – por meio da pesquisa realizada com egressos – mostra que a experiência é fundamental para o conhecimento do trabalho do docente. Em alguns casos, o conteúdo da disciplina inspirou acréscimos ou direcionamentos nas discussões realizadas na pesquisa. Ficou evidente na avaliação dos docentes e dos estagiários que a experiência propiciou um melhor reconhecimento do espaço da sala de aula e dos mecanismos de organização e estruturação dos conteúdos. Para os alunos da graduação, a experiência é interessante, pois possibilita uma outra visão do conteúdo, o que contribui para a sua formação crítica.

O estágio é realizado, frequentemente, nas disciplinas ministradas pelos orientadores, sejam elas obrigatórias ou optativas (na graduação). Com a possibilidade do Estágio de Docência II, no caso do doutorado, ampliou-se também a possibilidade de maior intercâmbio com outros professores da graduação que não são vinculados ao PPGCOM.

 

Agência Escola

Em 2018 também foi inaugurada a Agência Escola de Comunicação Pública de Divulgação Científica e Cultural da UFPR, que envolve professores(as) e alunos(as) da graduação e da pós-graduação. O objetivo geral deste projeto é integrar na Agência Escola os espaços de formação, experimentação e inovação tecnológica em comunicação para promover o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural da UFPR e a sua inserção na sociedade. Ao mesmo tempo, tem-se uma ampla integração entre alunos(as) do PPGCOM e de graduação dos cursos do SACOD, o que fortalece este processo de intercâmbio de conhecimento.

Universidade Federal do Paraná
COMUNICAÇÃO

-
Telefone:
E-mail:

Universidade Federal do Paraná
COMUNICAÇÃO

-
Telefone:
E-mail:

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná - COMUNICAÇÃO

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação