PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
COMUNICAÇÃO

Menu

Perguntas Frequentes

Quantas vagas de mestrado e doutorado são abertas em cada processo seletivo?

O número de vagas ofertadas varia de acordo com a disponibilidade de cada professor(a) do Programa, tanto para mestrado quanto para doutorado. Na nossa área, há um limite de orientações por docente e, por conta disso, nossa oferta de vagas é variável. Isso também explica o fato de que em alguns anos alguns professores não ofertam vagas.

 

De quanto em quanto tempo o PPGCOM abre edital para a seleção de novos discentes no mestrado e no doutorado? 

O processo seletivo para mestrado e doutorado do PPGCOM é aberto uma vez ao ano. O edital é lançado ao final do primeiro semestre e o processo ocorre ao longo do segundo semestre. Divulgamos o edital sempre em nosso site – Processo Seletivo/Seletivo PPGCOM.

 

Quantas linhas de pesquisa o PPGCOM possui? 

O PPGCOM possui duas linhas de pesquisa: Comunicação e Formações Socioculturais e Comunicação e Política.

 

Todos os(as) discentes do PPGCOM recebem bolsa de estudos? 

Não, a quantidade de bolsas varia de acordo com a disponibilidade das Instituições de Fomento.

 

Como é feito o processo de seleção de bolsistas?

O processo de seleção é aberto após a matrícula nos cursos, sendo que a quantidade de bolsas varia com a disponibilidade de cada instituição de fomento. O edital também é sempre publicado no nosso site, na aba Processos Seletivos/Editais de Bolsa.

 

Quando o(a) discente perde sua bolsa?

Conforme o regimento do PPGCOM, (a) bolsista que for reprovado(a) em uma disciplina ou que obtiver dois conceitos C num mesmo semestre perderá a sua bolsa de estudos.

 

O que é necessário para obtenção dos títulos de mestre(a) e doutor(a)?

Para receber o título de Mestre(a) é necessário:

  • 12 créditos em disciplinas obrigatórias;
  • 08 créditos em disciplinas optativas;
  • 06 créditos correspondentes à defesa da dissertação, que deverá ocorrer em sessão pública perante banca examinadora conforme regimento;
  • 02 créditos correspondentes às atividades extracurriculares que devem ser comprovadas conforme norma interna;
  • Total: 28 créditos.

Para receber o título de Doutor(a) é necessário:

  • 16 créditos em disciplinas obrigatórias;
  • 12 créditos em disciplinas optativas;
  • 08 créditos correspondentes à defesa da tese;
  • 04 créditos correspondentes às atividades extracurriculares que devem ser comprovadas conforme norma interna;
  • 04 créditos distribuídos a partir de duas disciplinas de estágio de docência;
  • Total: 44 créditos.

*OBS.: As turmas 2019 e 2020 possuem 12 créditos de disciplinas obrigatórias e 16 créditos de disciplinas optativas para serem cumpridos. Isso se deve ao fato de que a disciplina Seminário de Tese I era optativa e agora passa a ser obrigatória.

O estágio de docência é obrigatório para todos(as) os(a) discentes? 

Não, no mestrado, este estágio é obrigatório apenas para discentes que possuam bolsa financiada pela CAPES. No doutorado, o estágio de docência I e II são obrigatórios para todos os alunos e equivalem a 04 créditos. São dois créditos para cada semestre de estágio de docência realizado. O PPGCOM tem uma norma interna própria de estágio de docência.

 

Os discentes podem fazer disciplinas de outros programas? 

Sim. Este processo deve ser alinhado com seu/sua o(a) orientador(a), mas o PPGCOM permite que até 8 créditos sejam cursados em outros PPGs, seja da UFPR ou de outras instituições. Depois de cursar a disciplina, no entanto, é preciso solicitar validação dos créditos conforme consta no regimento do PPGCOM. 

 

É possível convalidar disciplinas cursadas em outros cursos de pós-graduação?

Sim. Discentes de mestrado e de doutorado devem solicitar a convalidação e/ou equivalência de disciplinas diretamente à Secretaria do PPGCOM via e-mail. O período para envio é definido pela coordenação todo início de semestre. Não serão aceitos documentos fora do período estipulado semestralmente. Modelo de solicitação está disponível aqui.

 

Quantas publicações um(a) discente precisa publicar ao longo do curso?

Para a qualificação e defesa é preciso que o discentes tenha: um artigo publicado/encaminhado para revista OU um trabalho publicado em anais de evento OU um capítulo de livro publicado. No entanto, é preciso atentar-se para os créditos das atividades extracurriculares que podem ser preenchidos com outras atividades (organização de eventos, participação em grupos de pesquisa, etc). A quantidade de créditos também é variável para mestrado e doutorado e há uma norma interna apenas sobre isso. Modelo de formulário para comprovação de atividades extracurriculares está disponível aqui. 

 

Quando um(a) mestrando(a) deve defender sua dissertação?

Todo o processo para o recebimento do título de mestre(a) não deve ultrapassar a 24 meses, a serem contados desde o mês em que foi realizada a matrícula.

 

Quando um(a) doutorando(a) deve defender sua tese?

Todo o processo para o recebimento do título de doutor não deve ultrapassar a 48 meses, a serem contados desde o mês em que foi realizada a matrícula.

 

Quando é o prazo para a qualificação no mestrado e no doutorado?

Os prazos são distintos.

A qualificação da dissertação do(a) mestrando(a) deve ocorrer até o 18º mês contados a partir do mês da matrícula. Ou seja, se a matrícula ocorrer em março de 2021, o discente terá até 31 de agosto do ano seguinte para fazer a sua qualificação.

No caso do doutorado, a qualificação da tese deve ocorrer até o 36º mês contados a partir do mês da matrícula. Ou seja, se a matrícula ocorrer em março de 2021, o(a) discente tem até final de fevereiro de 2024 para fazer a qualificação, tendo ainda 12 meses finais até o prazo da defesa final.

 

Quais documentos e procedimentos são necessários para que o(a) discente possa se qualificar?

É preciso que o aluno tenha cumprido todos os créditos em disciplinas. E cabe ao(à) discente apresentar um produto bibliográfico que pode ser: trabalho publicado em anais (com ISBN/ISSN), capítulo de livro ou artigo encaminhado/aprovado/publicado em revista científica da área. As atividades curriculares podem ser entregues – seguindo os prazos semestrais – até a marcação da defesa.

 

Após a defesa, quanto tempo o(a) discente tem para entregar seu trabalho final?

O prazo para entrega da versão final do texto de dissertação ou tese é de até 60 dias após a defesa.

 

O que acontece quando o discente não se qualifica no prazo indicado?

É possível solicitar, mediante justificativa, pedido de prorrogação de qualificação. Para tanto é preciso que o professor e o aluno encaminhem o formulário de solicitação de prorrogação com as devidas justificativas, as quais são avaliadas pelo colegiado.

 

Com quantas reprovações o(a) discente perde sua vaga? 

Segundo regimento do PPGCOM, “o aluno poderá ter até 1 (um) conceito D em seu histórico escolar, desde que em disciplinas não obrigatórias. Se o limite indicado for ultrapassado, sua matrícula no curso estará automaticamente cancelada”. O conceito D equivale a insuficiente (0 a 6). Dessa forma, embora seja permitida uma reprovação em disciplinas optativas, não é aceita nenhuma reprovação em disciplinas obrigatórias.

 

Como é feita a escolha das disciplinas pelos discentes?

Nós apresentamos no site uma proposta de periodização. Ela deve ser considerada principalmente no que diz respeito às disciplinas obrigatórias. Já a escolha das disciplinas optativas a serem cursadas pelos(as) discentes deve ser feita em parceria com o(a) respectivo(a) orientador(a) antes da matrícula. Depois de alinhar com o orientador, a matrícula deve ser realizada pelo aluno no prazo estipulado e depois o orientador ainda dá “ciência” pelo sistema.

 

Quanto tempo o(a) discente deve entregar o exame de suficiência de língua estrangeira?

O mestrado terá o prazo de 12 meses contados a partir da data de sua admissão e matrícula no programa para apresentar comprovação de aprovação do seu teste de suficiência, sendo que a língua escolhida ficará a critério do(a) discente.

No(a) doutorando(a) é um pouco diferente. Como já no ato da inscrição o(a) candidato(a) apresenta seu exame de suficiência da língua inglesa, ele(a) terá o prazo de 12 meses contados a partir da data de sua admissão e matrícula no programa para apresentar comprovação de aprovação em mais um segundo teste de suficiência. Neste caso, a segunda língua escolhida ficará a critério do(a) discente.

 

Quantas atividades extracurriculares são necessárias para o Mestrado e Doutorado?

As atividades extracurriculares são obrigatórias para mestrandos(as) e doutorandos(as), conforme a norma interna do PPGCOM e designam 2 e 4 créditos, respectivamente para cada curso.

 

Universidade Federal do Paraná
COMUNICAÇÃO

-
Telefone:
E-mail:

Universidade Federal do Paraná
COMUNICAÇÃO

-
Telefone:
E-mail:

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná - COMUNICAÇÃO

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação