PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
CONTABILIDADE

Menu

Histórico e Contextualização

A história da Universidade Federal do Paraná (UFPR) é marcada por grandes feitos e está muito ligada à história de desenvolvimento do Estado do Paraná. A ousadia e a competência dos seus idealizadores, motivados pela sociedade paranaense, que fizeram da UFPR a mais antiga universidade do Brasil. Em 1913, a universidade começou a funcionar ofertando apenas 7 cursos de graduação.  Em 2017, a UFPR encerrou o ano com 113 cursos de graduação, 20 cursos de mestrado acadêmicos, 8 mestrados profissionais, 54 cursos de Doutorado, totalizando 85 cursos de Stricto Sensu. Destes, 32 obtiveram notas 6  e 5 na última avaliação quadrienal da CAPES (2013-2016). 

A história do Programa de Pós-graduação em Contabilidade da UFPR também é caracterizada pelo seu pioneirismo e a incessante busca de excelência no ensino e na pesquisa no Estado do Paraná. O Mestrado em Contabilidade da UFPR foi o primeiro curso Stricto Sensu em Contabilidade do Estado. A primeira turma de Mestrado ingressou no ano de 2005. Nove anos depois, em 2013, a CAPES recomendou a criação do curso de Doutorado. Em novembro de 2013, o Conselho Universitário da Universidade Federal do Paraná, por meio da Resolução 35/13 COUN-UFPR, aprovou a criação do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGCONT), nível Mestrado e Doutorado no Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná. O curso de Doutorado iniciou sua primeira turma em março de 2014. Desde 2005, o PPGCONT já formou mais de 160 Mestres e 11 Doutores em Contabilidade que atuam como professores em instituições de ensino públicas e privadas, além de ocuparem importantes cargos administrativos em todo o Brasil. Na avaliação trienal (2013-2016) o Programa de Pós-Graduação em Contabilidade ? PPGCONT recebeu Nota 5.

O relatório apresenta atividades e realizações do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade PPGCONT-UFPR nos anos de 2017 e 2018. Destacam-se como principais aspectos do Programa: (1) importância na nucleação da pesquisa em Contabilidade no Estado do Paraná; (2) participação ativa na comunidade acadêmica nacional; (3) interação com diversas instituições nacionais e internacionais; (4) forte integração com a graduação; (5) integração com o ensino médio no Estado do Paraná; (6) produção científica com distribuição equilibrada no Núcleo de Docentes Permanente (NDP); (7) Premiações expressivas do NDP e Estudantes; (8) participações em projetos com financiamentos externos; (9) participações em projetos de inserção social; (10) aspectos relacionados à renovação do corpo docente. Todos esses itens serão detalhados a seguir. 

(1)    O PPGCONT claramente tem desempenhado um papel importante na nucleação da pesquisa em Contabilidade nas diferentes regiões do Brasil. O papel na formação de pesquisadores pode ser identificado pelo número de Mestres e Doutores titulados pelo Programa no período em análise, que mantém sua orientação histórica de nucleação da pesquisa. 

Para o Curso de Mestrado a relação ingressante/vaga foi de 2,0 em 2013; 1,42 em 2014; 2,5 em 2015; 1,64 em 2016; 4,08 em 2017; 3,78 em 2018 e 2,33 para os ingressantes de 2019. Para o Curso de Doutorado a relação ingressante/vaga foi de 2,0 em 2014; 3,5 em 2015; 2,5 em 2016; 6,33 em 2017; 5,83 em 2018 e 3,20 para os ingressantes de 2019 (a concorrência baixou porque houve aumento de 4 vagas para o curso de Doutorado em 2019). A tendência de crescimento deve se manter ao longo dos anos para o Curso de Doutorado em função de demanda reprimida da área de Ciências Contábeis no Estado do Paraná.

Desde 2013 o PPGCONT também contou com um número expressivo e crescente de bolsas de estudos de Demanda Social. 
Em 2013, disponibilizamos 21 bolsas para o Mestrado; 
Em 2014, 21 bolsas para o mestrado e 4 bolsas para o Doutorado; 
Em 2015, 21 bolsas para o Mestrado e 8 bolsas para o Doutorado; 
Em 2016, 21 bolsas para o Mestrado e 8 bolsas para o Doutorado;
Em 2017, 18 bolsas para o Mestrado e 10 para o Doutorado;
Em 2018, 15 bolsas para o Mestrado e 12 para o Doutorado;
Para 2019 viabilizaremos 15 bolsas para o Mestrado e 12 para o Doutorado.

(2)    Em relação à inserção ativa na comunidade acadêmica nacional, uma proporção significativa dos Docentes Permanentes do PPGCONT participou de atividades que denotam preocupação do Programa em ações de inserção social: 
50% em Consultorias Ad Hoc da Capes; 
50% em Consultoria Ad Hoc do CNPQ e Fundação Araucária; 
25% na Coordenação de Áreas Temáticas de congressos nacionais – USP e ANPAD e ANPCONT; 
8% na de representação associações internacionais – AUGM; 
58% em órgãos de Direção da UFPR (FUNPAR, CEPE, Coordenação de Cursos, Chefia de Setor e de Departamentos);
17% como Membros do Conselho Federal e Regional de Contabilidade; 
50% como editores e editores adjuntos de relevantes periódicos nacionais (Revista Universo Contábil – A2, ASAA – B1, RC&C – B3, Abracion Saber). 
25% na direção de órgãos ligados à Contabilidade (Academia de Ciências Contábeis do Paraná, Direção do Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná, Coordenação da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares ? ITCP).

Todas estas participações indicam o alto reconhecimento na comunidade interna da UFPR e na comunidade externa que o grupo de professores do NDP do Programa PPGCONT possui no Brasil.

(3)    Em 2017 e 2018 o PPGCONT interagiu com diversas instituições nacionais e internacionais nas quais os professores convidados ministraram e participaram de disciplinas para incentivar a utilização de métodos quantitativos e qualitativos: Universidade de Poznan, Polônia; Universidade de Presov, Eslováquia; Universidade Nacional de Rosário, Argentina; Universidade Nacional Rio Cuarto, Argentina; Universidade Nacional de Buenos Aires, Argentina; Universidade Nacional do Uruguay, Uruguai; Universidade de Valência, Espanha; Universidade Católica do Chile, Chile; Instituto Universitário de Lisboa-Portugal, Universidade Pedagógica de Nampula, Moçambique; Associação das Universidades de Montevideo, Uruguai; Concordia College, Moorhead-EUA; Universidade Austral do Chile, Universidade Nacional Del Comahue; Universidade de Milão, Itália; Universidade de Turku, Finlândia;  JAMK University of Applied Sciences, Finlândia; Universidade da República do Uruguai, Uruguai; Kelley School of Business, Indiana University, Estados Unidos;  Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal do Ceará, Universidade Nacional de Brasília, Fundação Getúlio Vargas, PUC-Paraná, Universidade Mackenzie de São Paulo; Universidade Positivo do Paraná,  Universidade do Rio Grande, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

O resultado destas interações foi o forte reflexo na formação dos estudantes do PPGCONT por meio de disciplinas isoladas que empregaram métodos qualitativos e quantitativos em formato de Tópicos Especiais; participações em bancas de qualificação e defesas; coautoria em artigos apresentados em congressos nacionais e internacionais; coautoria artigos em periódicos. A interação constante entre os professores destes diferentes Programas e a participação de professores de instituições brasileiras e estrangeiras compôs-se em um ambiente dinâmico para o desenvolvimento de pesquisa em 2017 e 2018. 

(4)    Um aspecto importante no período de 2017-2018 refere-se a forte integração do NDP do PPGCONT com a Graduação, Especializações e MBAs. O sincronismo do NDP com o Departamento de Ciências Contábeis da UFPR e Coordenação do Curso de Graduação em Ciências Contábeis, Curso de Administração Geral e Aplicada, Curso de Economia, Curso de Engenharia de Produção e Curso de Ciência da Informação promoveu a integração em atividades de ensino e pesquisa e extensão. Todos os professores do PPGCONT atuaram efetivamente na graduação, ministrando, no mínimo 8 horas/aula semanais nos cursos mencionados. Além disso, todos os professores atuaram como orientadores de Estágios Supervisionados Obrigatórios ou em Projetos de Iniciação Científica; Programa de Estágio Docência, Programas Monitorias e diversos Workshops temáticos elaborados pelo NDP e estudantes de Mestrado ou Doutorado, além de atuarem nos 5 cursos de Especializações e MBAs mantidos pelo Departamento de Ciências Contábeis da UFPR.

(5)    Outro aspecto importante se refere à integração do NDP do PPGCONT com atividades no Ensino Médio de Escolas Públicas do Estado do Paraná. Durante o ano de 2017 e 2018 destacam-se os seguintes projetos: (1) Curso de Extensão em Excel para alunos e instituições do Terceiro Setor da região metropolitana de Curitiba; (2) Curso de Imposto de Renda Pessoa Física.

(6)    Em relação à produção científica o PPGCONT atuou para incentivar a participação dos discentes em eventos nacionais e internacionais. Consta como requisito obrigatório para estudantes de Mestrado e Doutorado a aprovação e apresentação de trabalhos em eventos científicos nacionais e internacionais. Assim, desde 2013, todos os estudantes matriculados no PPGCONT, participaram de, pelo menos, um evento científico por ano. Há uma boa distribuição da produção científica e das demais atividades de orientação e ensino entre o corpo docente. 

Um ponto importante que mostra no compromisso institucional do Departamento de Contabilidade da UFPR em contribuir sistematicamente com recursos financeiros para que os professores do PPGCONT participem em eventos nacionais e internacionais. 
Em 2013, 92% do NDP participou de eventos nacionais. 
Em 2014, 92% do NDP participou de eventos nacionais e 41% de eventos internacionais. 
Em 2015, 100% do NDP participou de eventos nacionais e 38% de eventos internacionais. 
Em 2016, 100% do NDP participou de eventos nacionais e 17% de eventos internacionais. 
Em 2017, 85% do NDP participou de eventos nacionais e 43% de eventos internacionais.
Em 2018, 85% do NDP participou de eventos nacionais e 29% de eventos internacionais.
Destaca-se que no período de 2017 e 2018, os professores em parceria com os estudantes do PPGCONT publicaram 48 artigos (sem dupla contagem) em periódicos nacionais e internacionais avaliados de acordo com o Qualis-Capes de 2017. 

Aliado às mudanças que ocorreram no ambiente acadêmico ao longo do tempo, o PPGCONT promoveu diversas mudanças regimentais com o objetivo de atingir os objetivos e os critérios da área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo da CAPES, buscando certamente aumentar a excelência do Programa e atender as demandas da comunidade científica. 

(7)    Como resultados positivos também se observam diversos prêmios de trabalhos de alunos e professores e o constante intercâmbio de professores e alunos com instituições de ensino e pesquisa do Brasil. 

Em 2017, estudantes e professores do PPGCONT receberam duas importantes premiações, incluindo: (1) Prêmio de melhor artigo no Colloque Inernacional Conference de Lyon-França; Prêmio Masayuki Nakagawa no XXIV Congresso Brasileiro de Custos ? Florianópolis-SC.

Entre 2017 e 2018 o PPGCONT interagiu com 37 projetos de pesquisas, sendo 10 (27%) projetos financiados por Órgãos de Fomentos à Pesquisa. Os professores que compõem o NDP e que coordenaram projetos de pesquisas com apoio financeiro, são: 
Ademir Clemente
Blênio Cezar Severo Peixe
Jorge Eduardo Scarpin
Luiz Panhoca
Lauro Brito de Almeida
Mayla Cristina Costa
Marcos Wagner da Fonse
Rodrigo Oliveira Soares
Romualdo Douglas Colauto
 
Destaca-se que os seguintes professores do NDP foram Bolsistas de Produtividade CNPQ e/ou Extensão durante os anos de 2017 e 2018.  
Romualdo Douglas Colauto – desde janeiro de 2012; 
Jorge Eduardo Scarpin – desde janeiro de 2017.

(8)     Quanto à participação em projetos de Inserção Social, desde 2013 o PPGCONT tem desenvolvido diversos projetos de integração do Mestrado e Doutorado com o Ensino Médio, além de Projetos de Extensão com Estudantes da UFPR e Projetos de Extensão voltados à Comunidade Externa. Destacam-se os seguintes projetos: 
Planejamento Estratégico em Entidades Públicas e Municipais; 
Projeto Educação Contábil e a Profissão Contábil ; 
Projeto Semanas de Estudos Avançados em Contabilidade do Departamento de Ciências Contábeis da UFPR ; 
Projeto Ensinando a Declarar Imposto de Renda; 
Projeto Incubadora Tecnológica  de Cooperativas Populares – ITCP; 

(9)     A renovação do Corpo Docente do PPGCONT busca manter o nível elevado da produção científica do Programa. Assim, o Quadro Docente Permanente foi ajustado com base nos critérios de credenciamento e descredenciamento do Programa, conforme detalhado no item Outras Informações. 

Como proposta de preparação de novos professores para recompor o quadro de NDP, o PPGCONT possui como política institucional que professor sem experiência acadêmica no Stricto Sensu, deve atuar, pelo menos, um semestre como Docente Assistente de um Professor Permanente. Além disso, deve apresentar condições de executar projetos de pesquisas alinhados à área de Concentração do Programa e possuir produção científica em estratos superiores de qualidade no Qualis-Capes Área 27, com uma pontuação que resulte em um conceito considerado ?Muito Bom? nos últimos quatro anos.  

Utilizando esses critérios, passaram a integrar o NDP da Linha de Pesquisa em Contabilidade e Controle Gerencial em 2017, os docentes Flaviano Costa e Nayane Thais Krespi Musial e da Linha de Pesquisa em Contabilidade Financeira e Finanças em 2018, Cláudio Marcelo Edwards Barros. 

Em síntese, pode-se afirmar que existem no PPGCONT políticas institucionais para manutenção e crescimento constante do quadro de NDP qualificados e alinhados aos critérios chaves de avaliação Capes. Assim, para quadriênio 2017-2020 pretende-se manter a proposta de renovação constante do quadro de NDP, em função do potencial do Programa em atrair novos professores para as duas linhas de pesquisa do PPGCONT e da necessidade de se adequar ao perfil de egressos que se pretende formar.

Outro ponto importante a destacar, é o fato de que, desde 2015, o Departamento de Ciências Contábeis da UFPR vem realizando concursos públicos para docentes em regime de Dedicação Exclusiva (40 horas). A meta do Departamento de Ciências Contábeis que oportunizar a estes professores atuar no Programa no quadriênio ao longo de 2017-2020, sem perder de vista a manutenção, de no mínimo 75%, dos professores do quadriênio anterior. 

IMPACTOS DA AVALIAÇÃO QUADRIENAL (2013-2016)

Ciente das mudanças no ambiente acadêmico, o Programa de Pós-graduação em Contabilidade da UFPR promoveu iniciou diversas alterações procedimentais, estruturais e organizacionais com o objetivo de atender os critérios definidos pela comissão de Área 27 – Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo da CAPES e os apontamentos da avaliação quadrienal 2013-2016. Todas as adequações são relatadas a seguir:
(1) Os grupos de pesquisas foram realinhados à Área de Concentração e às Linhas de Pesquisa do PPGCONT, sendo assim divididos: 

LABORATÓRIOS DE PESQUISA DA LINHA CONTABILIDADE FINANCEIRA E FINANÇAS: (1) Laboratório de Contabilidade Financeira; (2) Laboratório de Finanças Corporativas; e (3) Laboratório de Indicadores Econômicos Financeiros e Sociais; (4) Laboratório de Finanças.

LABORATÓRIOS DE PESQUISA DA LINHA DE CONTABILIDADE E CONTROLE GERENCIAL: (1) Laboratório de Controle Gerencial; (2) Laboratório de Contabilidade Gerencial e Controle; e (3) Laboratório Socioambiental – Contabilidade, Desenvolvimento Local e Economia Solidária; (4) Laboratório de Educação e Pesquisa em Contabilidade.

(2) Readequação do Núcleo de Docentes Permanentes para o quadriênio 2017-2020, tomando por base as linhas de pesquisas, o direcionamento da produção intelectual, atuação nos grupos de pesquisas, projetos de pesquisas e adequação ao Projeto de Doutorado. 

(3) O Programa reavaliou a estrutura curricular criando algumas disciplinas para melhor se adequar ao perfil do ingressante e ao perfil desejado para o egresso, assim como, aos objetivos do curso de Mestrado e do Doutorado. As disciplinas Contabilidade Aplicado ao Setor Público; Análise Qualitativa de Dados; Estudos Contemporâneos em Contabilidade Financeira e Finanças. Além disso, todos os Programas das Disciplinas do PPGCONT estão em constante readequação em termos de conteúdo, métodos de ensino, avaliação do aprendizado e bibliografias básicas e complementares. 

(5) Todos os Programas das disciplinas estão integralmente disponíveis para os alunos e comunidade externa no site do PPGCONT; além disso, apresentam equilíbrio de bibliografias nacionais e internacionais, incluindo publicações de periódicos com fator de impacto.  

(6) O Programa divulga seu site, o Planejamento Estratégico para o período de 2017-2020. O Planejamento Estratégico apresenta como Visão do Programa ?Ser um programa de excelência para formação de docentes e pesquisadores reconhecidos nacional e internacionalmente? e como Valores a ?Inserção Social. Integração. Produção Qualificada. Valorização Pessoal. Trabalho em Equipe. Credibilidade. Responsabilidade. Cooperação. Ética e Moral. Competência e Visibilidade?.  

(7) O Planejamento Estratégico tem como objetivo definir metas de produtividade dos docentes e discentes para serem atingidas no quadriênio 2017-2020. Foram privilegiadas as publicações em periódicos classificados nos estratos superiores do Qualis-Capes. Além disso, para incentivar e contribuir com as metas de produtividade dos discentes o Regimento Interno do Programa de Pós-graduação permite a validação de créditos provenientes de produção científica originada de Grupos de Pesquisa do PPGCONT publicadas em periódicos de estratos superiores no Qualis-Capes área 27. Este procedimento valoriza a produção intelectual conjunta com os orientadores. Além disso, diversas metas de internacionalização foram previstas para manter a excelência do programa. 

(8) O Programa apresenta como estratégias de Inserção Social e Nucleação, as seguintes ações: 
a) intensificar orientações de Iniciação Científica;
b) Executar projetos sociais voltados para estudantes do Ensino Médio; 
c) Executar projetos de extensão para estudantes de graduação da UFPR; 
d) Desenvolver projetos de extensão para entidades do terceiros setor; 
e) Incrementar a participação de Docentes Permanentes do PPGCONT em redes de pesquisas com outros Programas de pós-graduação nacionais e internacionais.  

(9) O site do Programa possibilita a visibilidade das ações desenvolvidas pelos docentes e discentes, bem como, divulga as linhas de pesquisas e temas de interesses dos pesquisadores; a produção científica; os projetos de extensão; os projetos de pesquisas financiados por agências de fomentos; os prêmios recebidos e oferecidos pelo PPGCONT; as estratégias de prospecção de alunos; o processo de seleção de ingressantes; as atividades para ampliação do impacto local e nacional; o acompanhamento dos egressos; o acesso livre e irrestrito a todas as dissertações e teses defendidas no Programa.  

(10) Desde 2015 o PPGCONT possui o Projeto Melhores Dissertações e Teses. As avaliações das dissertações e teses são realizadas por avaliadores Ad Hoc e o regulamento completo do Prêmio está disponível no site do PPGCONT.

(11) Em relação à Capacitação do Corpo Docente, o Departamento de Ciências Contábeis da UFPR possui um Plano de Capacitação dos Docentes Mestres e Doutores. Desde 2013, o Departamento concedeu afastamento das atividades para diversos professores fazer Estágio Pós-doutoral: Prof. Romualdo Douglas Colauto em 2013; Prof. Lauro Brito de Almeida em 2015; Profa. Simone Bernardes Voese em 2016; Prof. Jorge Eduardo Scarpin está realizando Estágio na Kelley School Of Business, Indiana University ? IUPUI, na cidade de Indianópolis-IN, EUA, desde 2017 e em 2018, a Profa. Mayla Cristina Costa, na Universidade Federal de Uberlândia. 
 

Disponibilizado via SIGA UFPR

Universidade Federal do Paraná
CONTABILIDADE
AVENIDA PREFEITO LOTHARIO MEISSNER, 632 - 1º ANDAR - SALA 120
JARDIM BOTANICO - CURITIBA
Telefone:(41) 3360-4193
E-mail: ppgcont@ufpr.br

Universidade Federal do Paraná
CONTABILIDADE
AVENIDA PREFEITO LOTHARIO MEISSNER, 632 - 1º ANDAR - SALA 120
JARDIM BOTANICO - CURITIBA
Telefone:(41) 3360-4193
E-mail: ppgcont@ufpr.br

Imagem logomarca da UFPR

©2023 - Universidade Federal do Paraná - CONTABILIDADE

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação