PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Menu

Histórico e Contextualização

Os cursos de Doutorado e Mestrado do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Econômico (PPGDE) foram criados com o propósito de oferecer uma formação acadêmica rigorosa e pluralista na área de Economia.

O Mestrado em Desenvolvimento Econômico foi criado em 1989 e até 2019 titulou 306 mestres. O Doutorado em Desenvolvimento Econômico foi criado em 1999 e até 2019 titulou 90 doutores.

O Programa fornece aos estudantes o conhecimento técnico-científico necessário a um economista profissional que almeja trabalhar nas áreas de ensino e pesquisa como também em instituições governamentais, em organizações internacionais e no setor privado. O Mestrado e o Doutorado desenvolvem as competências acadêmicas dos alunos mediante treinamento nos fundamentos das Ciências Econômicas centradas inicialmente em Métodos Quantitativos (Matemática e Estatística) e Teoria Econômica (Macro e Microeconomia), seguidos de uma ampla gama de disciplinas que permitem atuações nas áreas de Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Regional e Políticas de Desenvolvimento.

O PPGDE tem apresentado um crescimento qualitativo contínuo e sistemático desde sua criação, sendo um dos mais conceituados centros de pós-graduação da área de Economia na região Sul e, particularmente, no Paraná. De um lado, uma parcela significativa dos egressos do programa atua em instituições de ensino e em órgãos governamentais localizados na região, mostrando a consolidação do PPGDE como referência regional em Economia. De outro lado, outra parcela dos egressos atua também em instituições de ensino e pesquisa e em órgãos governamentais localizados em outras regiões do País, denotando importante inserção nacional do programa.

A inserção nacional do programa também se evidencia por meio de relações de cooperação e mobilidade acadêmica já realizadas ou em andamento com as seguintes universidades: UFPA, UNICAMP, UFMG e UFS. Adicionalmente, os docentes do programa recorrentemente desenvolvem projetos de pesquisas junto a órgãos do governo federal (IPEA, Ministério da Economia) e organismos internacionais multilaterais como CEPAL, PNUD e Banco Mundial.

Disponibilizado via SIGA UFPR

Universidade Federal do Paraná
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
AV. PREFEITO LOTHARIO MEISSNER, 632
JARDIM BOTANICO - CURITIBA
Telefone:(41) 3360-4400
E-mail: ppgde@ufpr.br

Universidade Federal do Paraná
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
AV. PREFEITO LOTHARIO MEISSNER, 632
JARDIM BOTANICO - CURITIBA
Telefone:(41) 3360-4400
E-mail: ppgde@ufpr.br

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná - DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação