PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Menu

Objetivos

Proposta

Objetivos

I. Mestrado e Doutorado Acadêmico.
O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico (PPGDE) preserva sua proposta original nos seus aspectos gerais. O foco está centrado nas diferentes trajetórias de industrialização, nas políticas de desenvolvimento e nos impactos das transformações tecnológicas nas atividades econômicas em geral.

A ideia de um economista profissional especializado em Desenvolvimento Econômico implica numa oferta de disciplinas e de atividades de pesquisa nas quais o estudo teórico, quantitativo e histórico se combinem em forma harmônica. O curso exige, ao nível de Mestrado, disciplinas obrigatórias de Teoria econômica (Microeconomia, Macroeconomia e Métodos Quantitativos), além da disciplina de Desenvolvimento Econômico I, que discute questões centrais para o programa. No Doutorado, reforça-se essa formação acrescentando mais duas disciplinas obrigatórias, Macroeconomia II ou III e Microeconomia II ou III. Fica assim garantida a formação do aluno no núcleo duro da economia, pois se entende que uma sólida formação na área de Teoria Econômica é condição sine-qua-non para a identidade do curso e para consolidar a capacidade de análise dos alunos. Um diversificado elenco de disciplinas optativas permite direcionar o aluno para diversas áreas que se inserem na problemática geral do desenvolvimento econômico dentro de uma perspectiva pluralista que promove o diálogo entre as diferentes visões teóricas defendidas pelos professores do curso. As linhas de pesquisa e seus respectivos projetos, da mesma forma que as dissertações defendidas, refletem essa proposta.

O objetivo do curso é formar profissionais da mais elevada qualificação para atuar na docência, na pesquisa, na gestão tecnológica e na formulação de políticas associadas ao desenvolvimento econômico brasileiro, tanto no setor público quanto no privado. Deve ser enfatizado que a especificidade do curso não consiste em diluir a formação básica do economista, mas sim na complementação dessa formação com disciplinas diretamente vinculadas aos grandes debates teóricos e de política sobre o desenvolvimento. Essa ênfase na formação em Economia tem sido a tradição de nosso curso, reforçada pela sua participação ativa na ANPEC.

Lista de Disciplinas Obrigatórias – Mestrado

Microeconomia I
Macroeconomia I
Métodos Quantitativos
Desenvolvimento Econômico I
Econometria

Lista de Disciplinas obrigatórias – Doutorado

Microeconomia I
Microeconomia II ou
Microeconomia III
Macroeconomia I
Macroeconomia II ou
Macroeconomia III
Métodos Quantitativos
Desenvolvimento Econômico I
Econometria

O curso procura também responder a demandas regionais cada vez mais intensas. A UFPR em geral, e o PPGDE em particular, são uma referência chave para os outros cursos do Estado do Paraná, como demonstra a procura pelo Doutorado já a partir do ano de sua implantação (1999), e mais ainda a partir do momento em que o curso passou a ser recomendado pela CAPES (junho de 2000). Mas, por outro lado, não se limita ao âmbito regional.

A CAPES aprovou recentemente o projeto de DINTER (Doutorado Interinstitucional) em Desenvolvimento Econômico, o qual estava previsto para ser iniciado a partir 2011, o que ainda não aconteceu por questões burocráticas com a Fundação Araucária, que estará financiando o curso, cujo objetivo é dar sequência ao papel do PPGDE de qualificação regional do corpo de professores das instituições de ensino superior do estado do Paraná.

 

Perfil do Egresso

Nos últimos 5 anos (entre 2016 e 2019), o PPGDE formou 57 mestres e 34 doutores. Desse total de 91 alunos, 64 (70,33% do total) responderam à pesquisa de egressos e/ou possuem dados atualizados no lattes. As informações obtidas permitiram constatar que 35,94% dos egressos estão em atividades de ensino (público ou privado), 32,81% deram continuidade aos estudos (doutorados e pós-doutorados), 29,69% trabalham predominantemente com pesquisa em empresas públicas ou privadas e apenas um aluno respondeu que não possui vínculo empregatício ou de pesquisa atualmente.

Entre os egressos que estão em atividades de ensino, a maior parte está vinculado a universidades de Curitiba e região (como UFPR, UTFPR, PUC-PR, Positivo, FESP-PR, UNESPAR e UEPG), com ex-alunos lecionando também em outros estados do sul (UFSC, UDESC, Unipampa e UFFS), e do restante do Brasil (UnB, UFV, UFPB e UNEB).

Entre os 57 alunos que fizeram mestrado no programa nesse período, atualmente 19 cursam doutorado, sendo que 5 permaneceram no PPGDE/UFPR, outros 5 cursaram ou possuem doutorado em andamento na USP, 4 na UFMG, e os outros 5 centros (UnB, Unicamp, UFSC, UFPE e Università degli studi di Torino ? Itália).

Entre os egressos trabalhando em outras atividades que não a de ensino, 84,21% trabalham em empresas do setor público, com destaque para ex-alunos que atuam no Banco Central do Brasil (Elidecir Rodrigues Jacques e Alessandra Von Borowski Dodl), CADE (Cidley de Oliveira Guioti), Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social ? IPARDES (Bruno de Lorenzi Cancelier Mazzucco) e Tribunal de Contas do Estado do Paraná (Denilson Aldino Beal).

Em 2019 o programa adotou uma estratégia de aproximação dos egressos, enviando questionários sobre a atuação profissional, além de intensificar a comunicação com o corpo docente, da importância na manutenção desses vínculos. O resultado desse esforço pôde ser observado na quantidade de produção de egressos contabilizadas esse ano, no qual foram registradas 29 publicações em periódicos com coautoria de egressos. Os quantitativos nos anos anteriores foram de 4 (em 2017) e 7 (em 2018).

Histórico e Justificativa

Disponibilizado via SIGA UFPR

Universidade Federal do Paraná
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
AV. PREFEITO LOTHARIO MEISSNER, 632
JARDIM BOTANICO - CURITIBA
Telefone:(41) 3360-4400
E-mail: ppgde@ufpr.br

Universidade Federal do Paraná
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
AV. PREFEITO LOTHARIO MEISSNER, 632
JARDIM BOTANICO - CURITIBA
Telefone:(41) 3360-4400
E-mail: ppgde@ufpr.br

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná - DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação