PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Eventos

O XXI Encontro de Economia da Região Sul – ANPEC-SUL 2018 é organizado pelo PPGDE-UFPR em parceria com a ANPEC e será realizado no período de 04 a 06 de julho de 2018 no Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR, localizado na Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, térreo, Jardim Botânico, Curitiba/PR.

Nesta edição da ANPEC-SUL, também será realizada a Escola de Inverno do PPGDE. Trata-se de uma iniciativa motivada pela proximidade da comemoração dos 30 anos de criação do programa e que tem por objetivo propiciar a oferta de minicursos sobre temáticas ligadas às linhas de pesquisa do programa. O principal público-alvo da Escola de Inverno são os alunos de graduação e pós-graduação que possuem interesse em aperfeiçoar seus conhecimentos. Os cursos são gratuitos e as inscrições podem ser neste site.

Para informações sobre inscrições e programação do Encontro, clique aqui.

Para informações sobre hospedagem, clique aqui.

Escola de Inverno PPGDE (para se inscrever clique no título do curso):

• Objetivo: O curso tem por objetivo introduzir os principais fundamentos teóricos da chamada Nova Geografia Econômica (NGE) e apresentar técnicas de modelagem econométrica espacial com ênfase nos métodos aplicados a dados de corte transversal. O curso terá um módulo teórico (período da manhã) e outro módulo prático (período da tarde). O módulo teórico abordará os conceitos da NGE, as noções de matrizes de vizinhança e dependência espacial, e a especificação e estimação de modelos espaciais com o uso dos métodos de máxima verossimilhança, GMM e de regressões ponderadas geograficamente. O módulo prático desenvolverá aplicações com o uso de programas computacionais como GeoDa, GeoDaSpace e GWR.
  • Número mínimo de participantes para realização do curso: 10
  • Público-alvo: Graduandos e pós-graduandos da área de Economia e profissionais de áreas afins.
  • Requisitos: fundamentos de microeconomia, macroeconomia, estatística e econometria.
  • Ministrante(s): Alexandre Porsse (UFPR), Laura Gomes (UFPR), Mariana Atique (UFPR) e Alexandre Peña (UFPR).
  • Objetivo: A proposta deste curso é apresentar os principais conceitos da Economia Comportamental e as linhas gerais de seus desenvolvimentos atuais. A identificação dos seus fundamentos teóricos e sua crescente aplicação na análise econômica serão abordados no intuito de mostrar como o aprofundamento da compreensão do processo de decisão amplia o entendimento da economia e a aderência dos modelos aos fenômenos econômicos observados.
  • Requisitos: nenhum
  • Ministrante (s): Adriana Sbicca Fernandes (UFPR) e Auberth Henrik Venson (UFPR)
  • Objetivo: O curso tem por objetivo mostrar como a ciência da complexidade pode ser usada para compreender e modelar fenômenos econômicos importantes cuja dinâmica dependem da interação entre agentes. O curso é dividido em duas partes: a primeira faz uma rápida incursão na ciência da complexidade tratando de aspectos teóricos e metodológicos, mostra sua utilização recente dentro da ciência econômica, e quais as perspectivas de pesquisa. A segunda parte mostra como desenvolver e simular modelos baseados em agentes utilizando o software Laboratory for Simulation and Development-LSD, concebido especialmente para modelagem econômica. O curso será realizado em laboratório com computadores e acesso à internet, porém recomenda-se que os intressados tragam seus próprios computadores.
  • Requisitos: nenhum
  • Ministrante(s): João Basilio Pereima (UFPR), Francisco Gabardo (UFPR), Pedro Einloft (UFPR)
  • Objetivo: Abordar alguns dos avanços mais recentes das teorias do comércio internacional, com ênfase no comércio a nível de firmas heterogêneas, tentando discutir os principais determinantes das firmas exportadoras. Este minicurso será ofertado por pesquisadores do Núcleo de Economia Internacional e Desenvolvimento Econômico (NEIDE – UFPR/CNPq).
  • Número mínimo de participantes para realização do curso: 10
  • Requisitos: Ter cursado (ou estar cursando) a disciplina de Economia Internacional a nível de graduação.
  • Ministrante(s): Alex Sander do Carmo (UEPG), André Zago de Azevedo (Unisinos), Armando Sampaio (UFPR), Gilberto Fraga (UEM), Mauricio Bittencourt (UFPR) e Vinícius Vale (UFPR).
AV. PREFEITO LOTHARIO MEISSNER, 632
JARDIM BOTANICO - CURITIBA