PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
Desenvolvimento Econômico

Menu

Todas as Disciplinas

Disciplinas Ementas
Nivelamento em Métodos Quantitativos MATEMÁTICA: Introdução a matemática Abstrata: Ler e Escrever Provas e Teoremas. Técnicas de Otimização com restrição é um rigoroso tratamento das técnicas matemáticas para resolver problemas de otimização com restrição, que é o instrumento básico de vários modelos econômicos. Tópicos incluídos: Definição de conjunto viável e solução, condição suficiente para a existência da solução, função máximo, preço sombra, Lagrangeano e condições de Kuhn Tucker, Estática Comparativa. Análise Dinâmica: Equações Diferenciais e em Diferença.

ESTATÍSTICA: Álgebra matricial. Noções básicas sobre probabilidade, distribuições e seus diferentes tipos, estimação de parâmetros, intervalo de confiança e teste de hipótese. Introdução ao uso da linguagem R.

Desenvolvimento Econômico I Teorias de crescimento e desenvolvimento econômico. Análise do desenvolvimento: distribuição de renda, comércio internacional, sistema financeiro, crédito e pobreza. Elementos microeconômicos do desenvolvimento: educação, informalidade do mercado de trabalho, instituições, sistemas políticos, capital social, violência e corrupção. Testes empíricos e propostas de políticas públicas.
Desenvolvimento Econômico II Teorias do desenvolvimento regional e urbano. Espaço, Território e Região. Teorias da localização. Teorias do Lugar Central. Monocentricidade e policentralidade urbana. Crescimento urbano e sprawl. Concentração e desconcentração da atividade econômica no espaço. Nova Geografia Econômica.
Microeconomia I Tomada de Decisão Individual. Dualidade. Teoria do Equilíbrio Geral. Equilíbrio de Mercado e Falhas de Mercado.
Microeconomia II Introdução a Organização Industrial. Poder de Mercado. Fontes de Poder de Mercado. Teoria da Política Concorrencial. Aspectos Empíricos.
Microeconomia III A empresa como instituição econômica na sociedade capitalista. A firma como instituição alternativa ao mercado na regulação da economia. Os neoclássicos e a firma como instituição e organização. Coase e Williamson: a firma e os custos de transação. A firma evolucionária e o uso das aprendizagens, rotinas e competências. A informação, os estímulos e os contratos na teoria japonesa das empresas. A Teoria da Regulação em confronto com a Teoria Geral da Firma. A firma e o processo de sucessão nas empresas familiares. A firma multinacional. A internacionalização das empresas brasileiras no final do século XX e início do século XXI e sua influência no desenvolvimento econômico brasileiro: vantagens e críticas ao processo.
Macroeconomia I A Teoria Clássica e Keynesiana. Modelos equilíbrios agregativos. O pensamento Novo-Clássico e Novo-Keynesiano contemporâneo. Elementos dinâmicos na análise macroeconômica.
Macroeconomia II Economia monetária de produção. Probabilidade e incerteza em Keynes. Liquidez e composição de carteira de ativos. Princípio da demanda efetiva. Relação entre investimento e poupança. Funding.
Macroeconomia III Teorias do Crescimento Econômico. Acumulação de Capital: Harrod-Domar, Solow, Horizonte infinito e gerações sobrepostas. Progresso tecnológico exógeno e endógeno. Contabilidade do Crescimento. Teoria evolucionária do crescimento. Limites do crescimento e demografia.
Macroeconomia Aberta Modelos de determinação da taxa de câmbio: abordagem monetária; abordagem de portfólio. Câmbio futuro, Arbitragem e Paridade de Juros. Paridade do poder de Compra. Taxa de câmbio de longo prazo. Crises monetárias e efeitos sobre os fluxos de capitais e a conta corrente. Regimes Cambiais. Política monetária comometas de inflação e câmbio flexível.
Microeconometria I A disciplina apresenta os principais modelos não lineares de estimação, como a máxima verossimilhança e momentos generalizados. São ressaltadas aplicações para estes estimadores e suas propriedades assintóticas.
Microeconometria II A disciplina apresenta os principais modelos que utilizam painel de dados como amostra, como a máxima verossimilhança e momentos generalizados. Os modelos apresentados tratam também de avaliação de tratamento, amostras estratificadas, erros de medida e imputação de dados. São ressaltadas aplicações para estes estimadores e suas propriedades assintóticas.
Macroeconometria I Processos estacionários e não-estacionários. Testes de raiz unitária. Testes de cointegração. Sazonalidade em séries temporais. Modelos não-lineares.
Macroeconometria II Sistema de equações simultâneas. Modelos dinâmicos univariados. Modelos dinâmicos multivariados. Previsão. Estimação de modelos baseados no pressuposto de expectativas racionais. Ciclos reais dos negócios, equilíbrio geral e métodos de calibração.
Econometria Conceitos; modelos econométricos; especificação de modelos econométricos; análise de regressão simples e múltipla; violação das pressuposições básicas do modelo de regressão linear (testes e estimação); equações simultâneas (identificação e métodos de estimação); introdução à análise de séries temporais e séries cointegradas.
Economia Brasileira Aspectos da história econômica recente do Brasil. Debates contemporâneos: crescimento, inflação, gasto público, setor externo e desenvolvimento.
Análise Econômica do Direito Teoria econômica da propriedade. Teoria econômica do contrato. Teoria econômica do direito e da responsabilidade civil. Teoria econômica do processo judicial. Teoria econômica dos crimes e das penas.
Economia Financeira Introduzir o estudante aos principais modelos teóricos usado em economia financeira. Teoria da escolha sob incerteza, teoria do portfólio, modelos de equilíbrio (CAPM), modelos de preço com arbitragem.
História Econômica História Econômica. Teoria da história. Metodologia histórica. Fontes e bibliografia. Análise de documentos e textos. Correntes historiográficas: Escola Tradicional, Positivista, Escola dos Annales, Nova História. Tendências e desafios atuais para a história. Discussão sobre a produção de um texto histórico. História Econômica e contexto onde se dá o desenvolvimento econômico. História econômica como suporte para o desenvolvimento de teorias econômicas voltadas para o desenvolvimento. A história econômica e o economista no mundo contemporâneo.
Otimização Dinâmica Cálculo de variação. Teoria do controle: técnicas básicas. Teoria do controle: várias variáveis. Otimização discreta dinâmica.
Economia da Informação Análise de modelos considerando informações assimétricas: risco moral, seleção adversa. Introdução a teoria dos incentivos. Aplicação em organização industrial, mercado de seguros, mercado financeiro.
Economia e Complexidade Questões ontológicas e epistemológicas. Emergência. Teoria dos sistemas compostos. Sistemas dinâmicos. Economia evolucionária. Modelos econômicos baseados em agentes heterogêneos. Sociedades artificiais. Celular automata. Jogos evolucionários. Redes. Métodos de simulação computacional.
Estado e Economia Considerações Teóricas Sobre a Concepção do Estado. Evolução Histórica do Papel do Estado na Economia Brasileira em Anos Recentes. Teoria Pública, Economia do Bem-Estar e o Neoliberalismo. Limites do Neoliberalismo.
Equilíbrio Geral Computável Introdução à modelagem de equilíbrio geral computável (CGE). Uso do software computacional GAMS e GEMPACK. Estrutura de um modelo de equilíbrio geral computável simples 2x2x2. Um modelo CGE para uma economia fechada. Um modelo CGE para uma economia aberta e com um setor. Um modelo CGE para uma economia aberta e com múltiplos setores. Preparo de dados e parametrização do modelo. Fechamentos macroeconômicos. Prática de modelagem e aplicações
Macroeconomia Dinâmica Modelo de Solow Básico. Modelo OLG com poupança. Modelos com agentes infinitos. Modelos Determinísticos Recursivos. Modelos Estocásticos Recursivos. Modelo RBC de Hansen. Programação Dinâmica Linear Quadrática. Extensão do modelo RBC Básico: Moeda e Mercado Financeiro.
Comércio Internacional Teorias de comércio. Políticas comerciais. Comércio e bem-estar em uma economia aberta. Recentes desenvolvimentos teóricos.
Economia Monetária Principais aspectos de política monetária. Inflação. Moeda e juros. A estrutura temporal da taxa de juros. Políticas de controle a inflação. O problema da inconsistência temporal. Regras de Política Monetária, expectativas racionais e troca de regimes monetários.
Desenvolvimento e Pobreza Visões teóricas do desenvolvimento. Heterogeneidade social, desigualdade e pobreza no desenvolvimento brasileiro. Crise e Estado no Brasil  na transição à Nova República. A alternativa “neoliberal”: reestruturação patrimonial do Estado, o Plano Real e a desregulamentação comercial e financeira da economia brasileira. Economia e sociedade nos anos noventa. Políticas sociais, mercado de trabalho e o espaço da ação pública na agenda do desenvolvimento no governo Lula (2003-2010).
Economia da Tecnologia Tecnologia e mudança estrutural. O processo de mudança tecnológica. Tecnologia e estratégia empresarial.Impactos do progresso técnico: emprego e competitividade. Sistema de inovação e política de ciência e tecnologia.
Métodos Computacionais em Macroeconomia Métodos Quase Lineares: aproximação linear quadrática, modelos estocásticos dinâmicos não lineares, resolvendo modelos expectativa racional não linear pela decomposição dos autovalores e autovetores. Métodos não lineares: método do estado-espaço discreto para estudar economia dinâmica.
Economia do Trabalho Demanda: Modelo Estático de demanda de trabalho, Modelo Dinâmico de demanda de trabalho, Job matching.Salários: desigualdade salarial, a composição da compensação, incentivos. Emprego e Estabilidade no trabalho. Poder: discriminação no mercado de trabalho, autoridade e estrutura, participação e produtividade, divisão do excedente, a economia dos sindicatos. Economia do trabalho e macroeconomia.
Economia Matemática Otimização Estática. Equações em diferença. Equações diferenciais. Sistemas de equações diferenciais e em diferença. Otimização dinâmica
Métodos e Modelos de Análise Regional Medidas de localização e especialização. Técnicas de análise estatística espacial. Modelos de insumo-produto regionais e inter-regionais. Introdução a modelos de equilíbrio geral computável.
Metodologia da Economia I Filosofia da ciência: do círculo de Viena à sociologia do conhecimento científico. Primeiras abordagens da metodologia da economia: methodenstreit, Robbins, Machlup e Hutchison. O positivismo de Friedman e o operacionalismo de Samuelson. Abordagens contemporâneas: retórica, realismo em Mäki, realismo crítico, millianismo de Hausman, pluralismo de Caldwell, pluralismo heterodoxo. Avanços recentes na metodologia da economia.
Metodologia da Economia II Materialismo e idealismo. A economia e a dialética: o caráter histórico dos modos de produção. Trabalho e teoria do conhecimento. O método fundamental da economia: a abstração. O método científico como passagem do abstrato ao concreto. A estrutura da realidade e a estrutura do método. As polêmicas metodológicas da economia marxista.
História do Pensamento Econômico Revolução marginalista e o papel do operacionalismo de Samuelson. O debate da macroeconomia do pós-guerra: keynesianos, monetaristas, novo-clássicos. A história dos modelos de crescimento. A discussão acerca da racionalidade do agente econômico. Desenvolvimentos na teoria do equilíbrio geral. Teoria dos Jogos. Econometria. Abordagens heterodoxas: pós-keynesianos, marxistas, institucionalistas e evolucionismo.
Filosofia da Economia Ética e ciência econômica. A separação entre a economia positiva e normativa: debates. Ideologia e ciência econômica: neutralidade versus axiologia. Filosofia da ciência e economia. Ética e a prática científica nas ciências sociais e humanas. O debate recente sobre a ética na profissão de economista.
Tópicos Avançados em Microeconomia I e II – Economia Institucional Discutir os principais elementos teóricos e metodológicos que constituem a Velha Economia Institucional – ou, em melhores termos, Economia Institucional Original. O foco na Economia Institucional Original se justifica por esta escola do pensamento econômico ter sido a primeira a deliberadamente buscar uma abordagem evolucionária. Contudo, a disciplina não se limita ao conteúdo institucionalista original. Também há discussão sobre a corrente de pensamento econômico denominada Nova Economia Institucional e outras abordagens evolucionárias. No entanto, o foco da discussão dessas outras abordagens é pautado por suas associações com a Economia Institucional Original.
Tópicos Avançados em Economia Comportamental Abordagem tradicional do comportamento dos agentes econômicos. Anomalias e críticas à abordagem tradicional com ênfase na racionalidade limitada de Herbert Simon. Economia Comportamental: fundamentos e debates em torno do tema. Desenvolvimentos atuais da Economia Comportamental com ênfase em psicologia de incentivos e finanças.

 

Universidade Federal do Paraná
Desenvolvimento Econômico
AV. PREFEITO LOTHARIO MEISSNER, 632
JARDIM BOTANICO - CURITIBA
Telefone:(41) 3360-4400
E-mail: ppgde@ufpr.br

Universidade Federal do Paraná
Desenvolvimento Econômico
AV. PREFEITO LOTHARIO MEISSNER, 632
JARDIM BOTANICO - CURITIBA
Telefone:(41) 3360-4400
E-mail: ppgde@ufpr.br

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná - Desenvolvimento Econômico

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação