[google-translator]

Menu

 

O Programa de Mestrado Profissionalizante tem como objetivo treinar profissionais das diversas instituições públicas e privadas nos temas relacionados ao Desenvolvimento Econômico e à Economia Paranaense. Na medida em que crescem indiscriminadamente os cursos de pós-graduação latto-senso no Estado do Paraná, nas diversas instituições privadas, tem sido crescente a demanda por um curso de pós-graduação que contemple questões aplicadas e fortes explicações teóricas, diferenciado do padrão comum latto-senso.

É nesse ambiente que surge a modalidade profissional no PPGDE. O curso se propõe a formar pessoal de nível superior, tanto do setor privado como do setor público, que busca uma maior qualificação. São demandas originárias do setor público e privado.

O Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico já formou mais de 100 mestres e conta com alunos regularmente matriculados oriundos não só do Estado do Paraná, mas de outros estados vizinhos.

Tabela de Suficiência em Idiomas – Ano 2019

Seguindo as normas estabelecidas pela Resolução nº 32/17 do CEPE, o Colegiado do PPGDE-MP aprovou no dia 14 de maio de 2019 a tabela de instituições cujos testes de suficiência em Inglês serão aceitos. Além das instituições federais de ensino, serão admitidos certificados emitidos pelas seguintes instituições:

  • BULATS com 60 pontos ou superior;
  • IELTS (nota 5,5 ou 71 superior);
  • ELSA (383 pontos ou superior);
  • TOEFL (iBT, com 72 pontos ou superior);
  • TOEIC (785 pontos ou superior);
  • MET (106 pontos ou superior)
  • PUC – Pontifícia Universidade Católica, desde que o aluno conste como expressamente aprovado no documento.

Não serão aceitos cursos de especialização ou mestrados realizados fora do país em outros idiomas. Para o cômputo da suficiência, é necessário teste com emissão de certificado dentre os listados acima. Cada um desses certificados será aceito somente caso sua emissão tenha ocorrido há menos de 3 anos.

Para outros idiomas que não o Inglês, somente serão aceitos os certificados emitidos pelo Núcleo de Concursos da UFPR e das demais Instituições Federais de Ensino.

Calendário – 1º Semestre de 2019

As aulas do primeiro semestre de 2019 têm início na terça-feira, dia 26 de março. O primeiro encontro será com o professor coordenador do Programa, João Armando Dalla Costa. Ele fará uma apresentação da estrutura da UFPR, do Mestrado Profissional e dos recursos aos quais vocês têm acesso enquanto alunos. Já na quinta-feira (28) o professor Adalto Acir Althaus Junior apresentará um segundo seminário, desta vez focado nas normativas e procedimentos administrativos do Mestrado. Vocês serão apresentados à interface do SIGA (Sistema de Gestão Acadêmica) e aprenderão a solicitar as respectivas matrículas.

No dia 02 de abril (terça) começam as aulas da disciplina de Estado e Economia, lecionada pelo Professor Vinicius Klein. Na quinta-feira (04) o professor José Guilherme será o responsável por Macroeconomia. Todas as disciplinas serão divididas em 6 encontros, conforme programação prevista no calendário anexado. Todos os encontros, salvo quando especificado, vão das 19h às 22h30 minutos e ocorrerão na sala 28 do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR, Campus Jardim Botânico.

Para fazer o download do calendário em formato PDF, clique neste link.

.

Resultado – Processo Seletivo 2019

O Processo Seletivo 2019 do PPGDE-MP teve seu resultado publicado no dia 01 de março de 2019. As inscrições ocorreram entre os dias 01 de dezembro de 2018 e 01 de fevereiro de 2019. Acesse a guia “Processo Seletivo” para ver todas as informações, regras e edital.

.

Para mais informações e dúvidas, entre em contato com a secretaria do programa.

 

 

Universidade Federal do Paraná
Desenvolvimento Econômico – Mestrado Profissional

-
Telefone:
E-mail:

Universidade Federal do Paraná
Desenvolvimento Econômico – Mestrado Profissional

-
Telefone:
E-mail:

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná - Desenvolvimento Econômico – Mestrado Profissional

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação