[google-translator]

Menu

O Programa de Mestrado Profissionalizante tem como objetivo treinar profissionais das diversas instituições públicas e privadas nos temas relacionados ao Desenvolvimento Econômico e à Economia Paranaense. Na medida em que crescem indiscriminadamente os cursos de pós-graduação latto-senso no Estado do Paraná, nas diversas instituições privadas, tem sido crescente a demanda por um curso de pós-graduação que contemple questões aplicadas e fortes explicações teóricas, diferenciado do padrão comum latto-senso.

É nesse ambiente que surge a modalidade profissional no PPGDE. O curso se propõe a formar pessoal de nível superior, tanto do setor privado como do setor público, que busca uma maior qualificação. São demandas originárias do setor público e privado.

O Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico já formou mais de 100 mestres e conta com alunos regularmente matriculados oriundos não só do Estado do Paraná, mas de outros estados vizinhos.

Calendário – 2º Semestre de 2019

As atividades do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico serão retomadas no dia 30 de julho, terça-feira, com a disciplina de Finanças Corporativas. A partir do dia 05 de agosto (segunda-feira), terão início as aulas na disciplina obrigatória de Desenvolvimento Econômico. Outras duas disciplinas confirmadas para o segundo semestre são Neuroeconomia e Descoberta de conhecimento em Banco de dados. As matrículas para alunos regulares poderão ser solicitadas até um dia antes do início de cada uma das disciplinas mencionadas.

No mês de setembro, o coordenador Armando Dalla Costa ministrará o curso “História de Empresas: Teoria e estudos de caso”, em parceria com professores da FEA/USP. Realizado de 09 a 13 de setembro, o evento contará com apresentações todos os dias.

Aqueles interessados em cursar as turmas como alunos externos devem preencher o formulário, cujas respostas poderão ser enviadas somente entre os dias 10 e 21 de julho. Para mais informações, acesse este link: http://www.prppg.ufpr.br/site/ppgdemp/alunos-externos/

Para fazer o download do calendário em formato PDF, clique neste link.

Tabela de Suficiência em Idiomas – Ano 2019

Seguindo as normas estabelecidas pela Resolução nº 32/17 do CEPE, o Colegiado do PPGDE-MP aprovou no dia 14 de maio de 2019 a tabela de instituições cujos testes de suficiência em Inglês serão aceitos. Além das instituições federais de ensino, serão admitidos certificados emitidos pelas seguintes instituições:

  • BULATS com 60 pontos ou superior;
  • IELTS (nota 5,5 ou 71 superior);
  • ELSA (383 pontos ou superior);
  • TOEFL (iBT, com 72 pontos ou superior);
  • TOEIC (785 pontos ou superior);
  • MET (106 pontos ou superior)
  • PUC – Pontifícia Universidade Católica, desde que o aluno conste como expressamente aprovado no documento.

Não serão aceitos cursos de especialização ou mestrados realizados fora do país em outros idiomas. Para o cômputo da suficiência, é necessário teste com emissão de certificado dentre os listados acima. Cada um desses certificados será aceito somente caso sua emissão tenha ocorrido há menos de 3 anos.

Para outros idiomas que não o Inglês, somente serão aceitos os certificados emitidos pelo Núcleo de Concursos da UFPR e das demais Instituições Federais de Ensino.

Resultado – Processo Seletivo 2019

O Processo Seletivo 2019 do PPGDE-MP teve seu resultado publicado no dia 01 de março de 2019. As inscrições ocorreram entre os dias 01 de dezembro de 2018 e 01 de fevereiro de 2019. Acesse a guia “Processo Seletivo” para ver todas as informações, regras e edital.

.

Para mais informações e dúvidas, entre em contato com a secretaria do programa.

 

 

Universidade Federal do Paraná
Desenvolvimento Econômico – Mestrado Profissional

-
Telefone:
E-mail:

Universidade Federal do Paraná
Desenvolvimento Econômico – Mestrado Profissional

-
Telefone:
E-mail:

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná - Desenvolvimento Econômico – Mestrado Profissional

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação