[google-translator]

Menu

Histórico e Contextualização

O Programa Profissional de Pós-Graduação Economia – PPGEcon, nasceu com outro nome, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico – Mestrado Profissional (PPGDE-MP), lançando sua primeira turma no ano de 2002 e surgiu vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico – PPGDE, Mestrado e Doutorado Acadêmico .

As primeiras turmas foram organizadas para atender demandas do setor público e privado de instituições da sociedade civil, assim como de órgãos ligados ao poder estatal. Na primeira formaram-se 16 mestres originários do serviço público, profissionais que atuavam no IPARDES – Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social. Na segunda formaram-se 11 mestres provenientes da Secretaria Estadual do Trabalho. A terceira formou 10 mestres vinculados ao Banco do Brasil e a quarta capacitou 17 mestres numa parceria entre a FIEP – Federação da Indústria do Estado do Paraná e o IBQP – Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade.

A partir de 2012 as turmas passaram a ser formadas abertamente, por meio de processo seletívo com: a) prova escrita; b) projeto de pesquisa; c) entrevista; d) análise de currículo.

Assim, qualquer candidato com titulação em curso superior regular pode se candidatar e se aprovado na seleção integrar o corpo discente do mestrado profissional.

O Mestrado Profissional em Economia, desde sua implantação, já formou cerca de 150 mestres. Atualmente conta com alunos regularmente matriculados oriundos não só de Curitiba, mas de várias cidades do Estado do Paraná e também de outros Estados. Na sua maioria os mestrandos pertencem à iniciativa privada, mas há também alguns do setor público. 

O Programa Profissional de Pós-Graduação em Economia (PPGEcon) vem se modernizando constantemente para estar sempre próximo das demandas da sociedade. Em 2019 o curso se reorganizou mais uma vez, alterando o antigo nome (Mestrado Profissional em Desenvolvimento Economico, PPGDE-MP) e suas linhas de pesquisa, para a nomenclatura atual, Programa Profissional de Pós-Graduação em Economia – PPGEcon, na ára de concentração de Economia das Organizações e Investimentos, que comunica com maior clareza para a sociedade o perfil do curso implementado a partir de 2020. A linhas de pesquisa também se modificaram para melhor se adequar as características dos estudos e pesquisas desenvolvidas no PPGEcon que agora conta com duas linhas:

– Economia das Organizações

– Investimentos

Disponibilizado via SIGA UFPR

Universidade Federal do Paraná
Desenvolvimento Econômico – Mestrado Profissional

-
Telefone:
E-mail:

Universidade Federal do Paraná
Desenvolvimento Econômico – Mestrado Profissional

-
Telefone:
E-mail:

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná - Desenvolvimento Econômico – Mestrado Profissional

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação