[google-translator]

Menu

Objetivos

Proposta

O Programa Profissional de Pós-Graduação em Economia da UFPR – PPGEcon, tem como objetivo expandir o conhecimento e a reflexão profissionais de instituições públicas e privadas qualificando-os para melhor atuarem em temas relacionados a Economia das Organizações e Investimentos além da  Economia de maneira geral.

Na medida em que cresceram indiscriminadamente os cursos de pós-graduação latto-sensu no Paraná, nas diversas instituições públicas e privadas, tem sido crescente a demanda por parte de profissionais de alto nível, que buscam um curso de pós-graduação que contemple o aprofundamento de explicações teóricas e a sua atualização nos debates acadêmicos afins a suas áreas profissionais para se capacitarem a agir de maneira inovadora nos desafios de seus trabalhos.

O Mestrado Profissional em Economia, diferenciado do padrão comum lato-sensu, se propõe formar pessoal de nível superior, tanto do setor privado como do setor público, que busquem aprofundar seus conhecimentos no campo da economia além de um diferencial que lhes permita encontrar soluções adequadas para os novos problemas que o mundo atual apresenta.

A teoria econômica tem apresentado crescente interesse no conhecimento como elemento fundamental para o desenvolvimento, o que pode ser exemplificado pelo destaque dado ao capital humano. Assim, a preocupação com a qualificação da mão-de-obra é de interesse não apenas regional, mas nacional e o mestrado profissional, com sua característica de aproximar docentes e pesquisadores de profissionais atuantes, vai ao encontro dessa necessidade de qualificação, ao mesmo tempo em que proporciona à Universidade um contato próximo com as práticas e problemas correntes do mundo do trabalho.

Fundado em 2002, o Programa Profissional de Pós-Graduação em Economia (PPGEcon) vem se modernizando constantemente para estar sempre próximo das demandas da sociedade. Em 2019 o curso se reorganizou mais uma vez, alterando o antigo nome (Mestrado Profissional em Desenvolvimento Economico, PPGDE-MP) e suas linhas de pesquisa, para a nomenclatura atual, Programa Profissional de Pós-Graduação em Economia – PPGEcon, na ára de concentração de Economia das Organizações e Investimentos, que comunica com maior clareza para a sociedade o perfil do curso implementado a partir de 2020. A linhas de pesquisa também se modificaram para melhor se adequar as características dos estudos e pesquisas desenvolvidas no PPGEcon que agora conta com duas linhas:

– Economia das Organizações

– Investimentos

Assim, O Programa Profissional de Pós-Graduação em Economia – PPGEcon tem como objetivo geral a formação de profissionais altamente qualificados capazes de atuar tanto no setor público como na iniciativa privada, aplicando o saber científico na resolução de problemas das organizações, das finanças e investimentos e da sociedade em geral. O PPGEcon também tem os seguientes objetivos:

– Proporcionar uma sólida formação teórica nas áreas de Macroeconomia Aplicada, Microeconomia Aplicada, Econometria, Organizações e Finanças Corporativas levando-se em conta seus aspectos institucionais e demais áreas da economia, com disciplinas obrigatórias e optativas.

– Preparar gestores da iniciativa privada e do setor público para desenvolver e gerenciar projetos aplicados à realidade prática da economia paranaense e brasileira, assim como em finanças e investimentos, que aumentem o desenvolvimento e a produtividade dos agentes econômicos do Estado e do país.

– Contribuir para que o Departamento de Economia da UFPR tenha um vínculo mais próximo com a realidade econômica e social paranaense e brasileira

 

Perfil do Egresso

O PPGEcon atende alunos com diferentes perfis de formação, sendo o público alvo composto de Economistas, Administradores, Contadores, Engenheiros, Advogados, entre outros profissionais que desejam se aprofundar em temas da Economia das Organizações e Investimentos.

O perfil dos egressos do PPGEcon está focado em profissionais que tenham como objetivo a solução de problemas aplicados da realidade. Os formandos terão, por um lado, uma formação sólida em Macroeconomia Aplicada, Microeconomia Aplicada, Econometria; Economia das Organizações e Investimentos que lhes permitirá elaborar soluções aplicadas para os problemas concretos da realidade paranaense e brasileira. Este conjunto de disciplinas contará com o apoio de outras, distribuídas em duas linhas de pesquisa, a saber: Economia das Organizações e; Investimentos.

Histórico e Justificativa

O Programa Profissional de Pós-Graduação Economia – PPGEcon, nasceu com outro nome, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico – Mestrado Profissional (PPGDE-MP), lançando sua primeira turma no ano de 2002 e surgiu vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico – PPGDE, Mestrado e Doutorado Acadêmico .

As primeiras turmas foram organizadas para atender demandas do setor público e privado de instituições da sociedade civil, assim como de órgãos ligados ao poder estatal. Na primeira formaram-se 16 mestres originários do serviço público, profissionais que atuavam no IPARDES – Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social. Na segunda formaram-se 11 mestres provenientes da Secretaria Estadual do Trabalho. A terceira formou 10 mestres vinculados ao Banco do Brasil e a quarta capacitou 17 mestres numa parceria entre a FIEP – Federação da Indústria do Estado do Paraná e o IBQP – Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade.

A partir de 2012 as turmas passaram a ser formadas abertamente, por meio de processo seletívo com: a) prova escrita; b) projeto de pesquisa; c) entrevista; d) análise de currículo.

Assim, qualquer candidato com titulação em curso superior regular pode se candidatar e se aprovado na seleção integrar o corpo discente do mestrado profissional.

O Mestrado Profissional em Economia, desde sua implantação, já formou cerca de 150 mestres. Atualmente conta com alunos regularmente matriculados oriundos não só de Curitiba, mas de várias cidades do Estado do Paraná e também de outros Estados. Na sua maioria os mestrandos pertencem à iniciativa privada, mas há também alguns do setor público. 

O Programa Profissional de Pós-Graduação em Economia (PPGEcon) vem se modernizando constantemente para estar sempre próximo das demandas da sociedade. Em 2019 o curso se reorganizou mais uma vez, alterando o antigo nome (Mestrado Profissional em Desenvolvimento Economico, PPGDE-MP) e suas linhas de pesquisa, para a nomenclatura atual, Programa Profissional de Pós-Graduação em Economia – PPGEcon, na ára de concentração de Economia das Organizações e Investimentos, que comunica com maior clareza para a sociedade o perfil do curso implementado a partir de 2020. A linhas de pesquisa também se modificaram para melhor se adequar as características dos estudos e pesquisas desenvolvidas no PPGEcon que agora conta com duas linhas:

– Economia das Organizações

– Investimentos

Disponibilizado via SIGA UFPR

Universidade Federal do Paraná
Desenvolvimento Econômico – Mestrado Profissional

-
Telefone:
E-mail:

Universidade Federal do Paraná
Desenvolvimento Econômico – Mestrado Profissional

-
Telefone:
E-mail:

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná - Desenvolvimento Econômico – Mestrado Profissional

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação