[google-translator]

Menu

Objetivos

Proposta

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico – Mestrado Profissional – PPGDE-MP tem como objetivo expandir o conhecimento e a reflexão profissionais de instituições públicas e privadas qualificando-os para melhor atuarem em temas relacionados ao Desenvolvimento Econômico e à Economia de maneira geral.

Na medida em que cresceram indiscriminadamente os cursos de pós-graduação latto-senso no Paraná, nas diversas instituições públicas e privadas, tem sido crescente a demanda por parte de profissionais de alto nível, que buscam um curso de pós-graduação que contemple o aprofundamento de explicações teóricas e a sua atualização nos debates acadêmicos afins a suas áreas profissionais para se capacitarem a agir de maneira inovadora nos desafios de seus trabalhos.

O Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico, diferenciado do padrão comum lato-sensu se propõe a formar pessoal de nível superior tanto do setor privado como do setor público que busca uma maior qualificação para ter um diferencial que lhes permita encontrar soluções adequadas para os novos problemas que o mercado atual apresenta.

A teoria econômica tem apresentado crescente interesse no conhecimento como elemento fundamental para o desenvolvimento, o que pode ser exemplificado pelo destaque dado ao capital humano. Assim, a preocupação com a qualificação da mão-de-obra é de interesse não apenas regional, mas nacional e o mestrado profissional, com sua característica de aproximar docentes e pesquisadores acadêmicos de profissionais atuantes, vai ao encontro dessa necessidade de qualificação, ao mesmo tempo em que proporciona à Academia um contato próximo com as práticas e problemas correntes no mercado.

Em função da demanda por esse Programa é possível afirmar que ele teve bastante sucesso desde o seu lançamento. São demandas originárias do setor público e privado. Na primeira turma formaram-se 16 mestres originários do serviço público estadual, na segunda formaram-se 12 mestres provenientes da Secretaria Estadual do Trabalho e na terceira houve 10 defesas de alunos provenientes do Banco do Brasil.

A quarta turma foi formada a partir de uma demanda da Federação das Indústrias do Paraná. Em março de 2011, 18 dissertações foram defendidas. Nos últimos dois anos (2010 e 2011) o programa se reorganizou de tal forma que, a partir do segundo semestre de 2012 o Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná possa oferecer turmas regulares todos os anos, atendendo a uma demanda formada tanto por profissionais das diversas áreas do setor produtivo como por profissionais da educação superior.

Por outro lado, entretanto, o Curso de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico não dispõe de nenhum recurso financeiro. Portanto, os alunos não recebem nem bolsas de estudo e nem recursos para participarem de congressos nacionais e/ou internacionais. O mesmo raciocínio vale para os professores, que não recebem recursos nem para desenvolver suas pesquisas, nem para dar aulas e participar de congressos.

Perfil do Egresso

Histórico e Justificativa

Disponibilizado via SIGA UFPR

Universidade Federal do Paraná
Desenvolvimento Econômico – Mestrado Profissional

-
Telefone:
E-mail:

Universidade Federal do Paraná
Desenvolvimento Econômico – Mestrado Profissional

-
Telefone:
E-mail:

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná - Desenvolvimento Econômico – Mestrado Profissional

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação