[google-translator]

Menu

Processo Seletivo

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA  A TURMA DE 2020 – ACESSAR

A coordenação do Mestrado Profissional em Economia torna público o Edital do Processo seletivo para a turma de 2020. O processo será conduzido por uma Comissão de Avaliação, regido pelas normas descritas no documento e o resultado final será homologado pelo Colegiado do Curso.

As inscrições para o processo seletivo do Mestrado Profissional em Economia vão de 01/12/2019 a 03/02/2020. Poderão se inscrever neste processo seletivo candidatos que tiverem concluído um curso de ensino superior reconhecido pelo MEC.

Documentação necessária para a inscrição

  • Formulário de inscrição devidamente preenchido (disponível na página do curso)
  • Cópia do Diploma de Graduação
  • Cópia do Histórico Escolar da Graduação
  • Quatro cópias do Curriculum Vitae em modelo próprio do candidato
  • Quatro cópias impressas de um Pré-Projeto de pesquisa (conforme modelo disponível abaixo)
  • Cópia do CPF, RG e foto atual digitalizada
  • Carta de apresentação pessoal do candidato, devidamente assinada (contendo no máximo 300 palavras)
  • Opcionalmente, quatro cópias impressas do Curriculum Vitae no modelo Lattes do CNPq. (http://lattes.cnpq.br)

Os documentos deverão ser anexados eletronicamente no formulário de inscrição informado no artigo anterior. Quatro cópias do Curriculum Vitae, quatro cópias da Carta de Apresentação Pessoal do Candidato e quatro cópias do pré-projeto deverão ser entregues pelos candidatos, devidamente assinadas, em envelope lacrado com o respectivo nome na parte externa, no dia da prova escrita. Os certificados de comprovações e os títulos originais não são necessários para a inscrição, mas as cópias são obrigatórias.

As inscrições deferidas serão divulgadas no site do Programa de Mestrado Profissional em Economia e no mural do Departamento de Economia até a data de 18 de fevereiro de 2020

Etapas do Processo Seletivo

O processo seletivo para ingresso no curso de Mestrado Profissional em Economia será realizado em duas Fases e critérios assim descritos:

  • A primeira fase será constituída por uma prova escrita e presencial, sem consulta.
  • A segunda fase consistirá da análise do Projeto de Pesquisa dos candidatos, do Curriculum Vitae e entrevista, para os candidatos aprovados na primeira fase e convocados para a segunda fase.
  • A prova escrita terá peso de 50%, a entrevista e a análise do curriculum terão peso conjunto de 30% e o projeto de pesquisa terá peso de 20%.

Bibliografia recomendada

A primeira fase será constituída por uma prova escrita e presencial, sem consulta e com duração de duas horas, contendo até 15 (quinze) questões com valores e pesos discriminados na prova, a ser realizada no dia 20 de fevereiro de 2020, das 19:30 às 21:30 horas nas dependências do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná, campus Jardim Botânico

As questões das provas serão elaboradas a partir do conteúdo da seguinte bibliografia:

  1. Brealey; Myers; Allen. Princípios de Finanças Corporativas. 10 ed. São Paulo: McGrawHill, 2013.
  2. Bresser Pereira, Luiz Carlos. Desenvolvimento e crise no Brasil. História, Economia e Política de Getúlio Vargas a Lula. São Paulo: Editora 34, 2003.
  3. Keynes, John Maynard. A teoria Geral do Emprego, do juro e da moeda. São Paulo: Editora Atlas, 1992. (capítulos XI, XII e XXII)
  4. Pinho, Diva Benevides / Vasconcellos, Marco Antonio Sandoval de Manual De Economia – Equipe de Professores da USP (2011).
  5. Varian, Hal R. Microeconomia. Uma abordagem moderna. Rio de Janeiro: Campus, 2015.
  6. Wooldridge, Jeffrey M. Introdução à Econometria: uma abordagem moderna. São Paulo: Cengage Learning, 2016.
  7. KUPFER, David; HASENCLEVER, Lia (org). Economia Industrial: fundamentos teóricos e práticas no Brasil. 2ª ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

A prova será elaborada de forma a contemplar as áreas de macroeconomia, microeconomia, economia brasileira, finanças corporativas, estatística e métodos quantitativos dentro dessa bibliografia sugerida.

Os temas prioritários da prova serão os seguintes: A crise de 1929 e sua influência na economia brasileira; O Plano de Metas de Juscelino Kubitschek e a industrialização brasileira; A crise econômica da década de 1980; O Plano Cruzado e o combate à inflação; Estatística descritiva; Testes de hipóteses; Decisões de Investimento e de Financiamento; Risco e Retorno; Governança e Teoria de Agência; Monopólio e Oligopólio; Externalidades; Bens Públicos e Regulação Estatal; PIB; Formação Bruta de Capital Fixo; Poupança Pública e Poupança Privada; Keynes e o Conceito de Demanda Efetiva; Keynes e o Conceito de Animal Spirits; Fases do Ciclo Econômico.

Será permitido o uso de calculadoras científicas e/ou financeiras, mas não serão permitidos o uso de celulares, tablets, computadores, laptops, notebooks e assemelhados. Também não serão permitidas consultas de qualquer natureza.

Modelo de Pré-Projeto de Pesquisa

Para inscrição e apresentação do pré-projeto de pesquisa, os candidatos devem utilizar o modelo disponível abaixo, preenchendo cada um dos campos conforme as regras descritas em edital:

Datas do Processo Seletivo

  • 20/02/2020 – Prova escrita de conhecimentos, realizada das 19h30min às 21h30min, nas dependências do Departamento de Economia da UFPR (andar térreo), Setor de Sociais Aplicadas, Campus Jardim Botânico.
  • De 03/03/2020 a 06/03/2020 – Segunda fase do processo seletivo, das 19h às 22h horas, em agenda a ser divulgada oportunamente pela comissão de avaliação, com pelo menos 24 horas de antecedência das arguições orais previstas nesta fase.
  • 12/03/2020 – Divulgação do resultado final.

As aulas começarão no mês de março de 2020, no período noturno (das 19h às 22h30).

Link para a inscrição

Os candidatos devem preencher o formulário disponível em:

O formulário ficará aberto para solicitações de inscrição de 01 de dezembro de 2019 a 03 de fevereiro de 2020.

Para acessar as informações relativas ao processo seletivo para a turma de 2019, clique neste link.

Universidade Federal do Paraná
Desenvolvimento Econômico – Mestrado Profissional

-
Telefone:
E-mail:

Universidade Federal do Paraná
Desenvolvimento Econômico – Mestrado Profissional

-
Telefone:
E-mail:

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná - Desenvolvimento Econômico – Mestrado Profissional

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação