Programa de Pós Graduação em Design

Menu

Objetivos

Proposta

O objetivo geral do PPGDesign/UFPR (Programa de Pós-Graduação em Design da UFPR) é garantir a excelência na produção do conhecimento e na formação de recursos humanos de alto nível na área de Design e suas interfaces, contribuindo, dessa forma com o desenvolvimento sustentável (nas dimensões social, cultural, ambiental e econômica) do Brasil. Para isso, o PPGDesign/UFPR está estruturado em duas linhas de pesquisa (Sistemas de Produção e Utilização e Sistemas de Informação-SI), com os seguintes objetivos específicos:

– Produzir conhecimento técnico-científico sobre a disciplina e a prática profissional de Design que garanta a excelência, originalidade e relevância, além de sua aplicação, difusão e aprimoramento no âmbito acadêmico, institucional das políticas públicas para o desenvolvimento econômico, social e ambiental, além da sociedade civil organizada.
– Formar recursos humanos, no nível de mestrado e doutorado, com habilidades de proposição de processos/atividades/experiências e reflexão; envolvidos com a promoção de inovações na disciplina e na prática profissional; comprometidos de forma ativa e propositiva nas diferentes instâncias de produção, difusão e aprimoramento dos conhecimentos produzidos.

Perfil do Egresso

O perfil almejado dos egressos do PPGDESIGN/UFPR caracteriza-se por:
– um pesquisador/profissional preparado para a identificação, proposição e execução rigorosa de pesquisa, desenvolvimento e políticas na área de Design e suas interfaces; com habilidades metodológicas, articulação teórica e de comunicação do conhecimento produzido, de forma original e inovadora; envolvido com a prática acadêmica e/ou profissional, assim como, com as diferentes instâncias institucionais públicas, privadas e terceiro setor envolvidas no desenvolvimento de contribuições significativas para o desenvolvimento sustentável (nas dimensões social, cultural, ambiental e econômica) do Brasil.
 

Histórico e Justificativa

Em 2001, realizou-se a primeira iniciativa de estruturação e implementação de um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Design na UFPR. Na época o Programa não pode ser implementado devido à insuficiência de doutores e produção na área. 
Entre 2002 e 2004, o Departamento de Design da UFPR realizou um esforço e incentivo à realização de projetos de pesquisa por seus professores, e a maior intensidade nas publicações nacionais e internacionais, assim como a busca pela contratação de mais doutores para a área. 
Os avanços e melhorias realizados na área de design da UFPR, quanto ao perfil dos docentes e sua produção/atuação, instalação de laboratórios e infraestrutura levaram ao amadurecimento do grupo de docentes doutores e a indicadores positivos para a abertura do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Design da UFPR, o qual foi aprovado pela CAPES em setembro de 2005. 
O PPGDESIGN/UFPR é o primeiro da área no sul do Brasil e o quinto programa de pós-graduação stricto sensu em design do Brasil. A Região Sul é um relevante pólo acadêmico e industrial do Brasil, que vem demandando não só profissionais mais qualificados, mas também recursos humanos para efetivar atividades de P&D e Inovação com foco no Design.

Na avaliação trienal de 2010 realizada pela CAPES o programa subiu da nota de ingresso 3 para a nota 4. Esta ascensão permitiu o pleito em 2011 para a implementação de um curso de doutorado em Design. Em março de 2012, o programa recebeu da CAPES a aprovação para implementação de seu curso de doutorado, com a entrada da primeira turma de doutorandos em março de 2013. Na avaliação trienal 2014-2016, o PPGDESIGN/UFPR manteve a nota 4, o que implicou em série de iniciativas para se corrigir os problemas apontados, como citado abaixo.

Em 2015, o PPGDESIGN/UFPR completou 10 anos de existência, período no qual já tinha formado 106 mestres. Ao final de 2017, o PPGDESIGN contabiliza a formação de 134 mestres e 9 doutores.
Os egressos do PPGDESIGN/UFPR contribuem para um impacto regional relevante, com o aumento do quadro de pesquisadores qualificados na área de Design para atuar também nos Programas de Pós-graduação em Design e de área afins e nas equipes de P&D e Inovação das empresas da Região Sul. Aqueles formados pelo PPGDESIGN/UFPR, portanto, impactam positivamente no crescimento da produção de conhecimento em pesquisa na Região, atendendo demandas no âmbito dos três estados Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Sobretudo no âmbito do Doutorado em Design, seus egressos representam um importante incremento no apoio ao ensino e na iniciação científica, como também no aumento da produção bibliográfica. Assim, estima-se que os doutores formados pelo PPGDESIGN/UFPR terão um impacto positivo na pesquisa, representado por um aumento no número de publicações e da participação científica do Paraná e da UFPR nos índices nacionais. Para isto, o PPGDESIGN/UFPR mantém políticas afirmativas à produção bibliográfica dos mestrados e doutorandos e à integração da pós-graduação com a graduação.
Esta variedade de possibilidades de atuação dos egressos evidencia um dos pontos fortes do Programa que é o tratamento interdisciplinar e sistêmico dos problemas de pesquisa em design, resultando em uma amplitude de possibilidades para a produção intelectual e a atuação junto à comunidade científica.

Até o final de 2017, o quadro docente do PPGDESIGN/UFPR era composto de 9 professores permanentes, 3 professores colaboradores, 1 professora sênior e 1 professora visitante. Um professor permanente pediu aposentadoria e um professor colaborador se tornou permanente, pois estava contratado em regime TP20 e migrou para o regime DE. A partir de 2018, os colaboradores atuais foram dispensados e um novo edital de credenciamento / recredenciamento foi publicado. A intenção é atrair novos professores, em especial, da UFPR, que tenham perfil e predisposição para se tornarem professores permanentes do programa. Além disso, foi feito um pedido de renovação da contratação da professora sênior. A professora visitante teve a sua bolsa de professor visitante encerrada, no entanto, um esforço está sendo realizado no sentido de mantê-la no corpo docente do PPGDESIGN/UFPR.

A principal crítica ao programa relatada na última Avaliação CAPES (triênio 2014-2016) se refere ao item ?1 ? Proposta do Programa?. Neste sentido, o PPGDESIGN/UFPR está realizando uma série de ações para tanto aperfeiçoar a estrutura do programa, bem como documentar melhor seus dados, como, por exemplo, elaborar uma lista das dissertações e teses publicadas e avaliar o desempenho de seus egressos. Outra crítica se refere a instabilidade do corpo docente, neste sentido, está sendo realizado um planejamento cuidadoso para a incorporação de novos professores ao programa. O novo edital de credenciamento / recredenciamento é uma prova desta iniciativa.

Disponibilizado via SIGA UFPR

Universidade Federal do Paraná
Programa de Pós Graduação em Design
RUA GENERAL CARNEIRO, 460
CENTRO - CURITIBA
Telefone:(41) 3360-5238
E-mail: ppgdesign@ufpr.br

Universidade Federal do Paraná
Programa de Pós Graduação em Design
RUA GENERAL CARNEIRO, 460
CENTRO - CURITIBA
Telefone:(41) 3360-5238
E-mail: ppgdesign@ufpr.br

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná - Programa de Pós Graduação em Design

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação