Programa de Pós Graduação em Design

Menu

Proposta Curricular

Estrutura Curricular

O ensino de Design no Paraná iniciou-se em 1975 em Curitiba com a abertura de cursos de graduação na UFPR e na PUC-PR. Ao longo dos 43 anos de existência o curso de graduação em Design da UFPR, estruturado em duas áreas, Design Gráfico e Design de Produto, consolidou a formação em projeto, formou centenas de profissionais que atuam em empresas, estúdios e instituições governamentais e não governamentais no Brasil e exterior. Entre esses profissionais, foram formadas algumas dezenas de professores que fazem parte de departamentos e cursos nas diferentes interfaces do Design (a engenharia, a arquitetura, a gestão, entre outros). 

Desde a consolidação do Departamento de Design, nos anos 1980, os professores foram estimulados a continuarem suas formações em nível de mestrado e doutorado, com o propósito de constituição do Programa de Pós-Graduação acadêmico em Design que teria por tema as questões de informação, mais próximo da área de Design Gráfico e suas interfaces com as disciplinas de comunicação e informática, acessibilidade e interfaces. Por outro de produção e uso, associada à área de Design de Produto e seus desdobramentos nos temas da gestão, dos materiais e processos, tecnologias e políticas, entendida de forma ampla.

Esse retrospecto permite entender a proposta curricular do curso de Pós-Graduação em Design da UFPR, seu objetivo e perfil, além de reforçar sua proposição e diálogo com a graduação em Design. Ao considerar as duas áreas tradicionais de prática do Design no Brasil, tendo em vista sua atualização e interface com outras disciplinas nos últimos dez anos; entendendo que a formação de pesquisadores na área é cada dia mais flexível e permeável, o PPGDesign-UFPR foi implementado em 2005 com o nível de mestrado e em 2012, após avaliação da proposta do programa pela CAPES, o doutorado foi iniciado.

A proposta do PPGDesign-UFPR pretende garantir a formação de pesquisadores e/ou profissionais que possuam habilidades teórico-metodológicas, de análise e comunicação de questões contemporâneas para a disciplina e prática profissional, cientes da configuração permeável e articulada da disciplina de Design com outras disciplinas. Essa articulação entendida como interna entre graduação e pós-graduação, e externa entre a pós-graduação e outras instancias formais e informais de produção de conhecimento. Somado a isso, há uma dimensão territorial local e global.

Para isso, a formação é composta em eixos básicos/obrigatórios e avançados/eletivos. Esses eixos são operacionalizados em disciplinas e nas práticas de pesquisa e extensão universitária que são desenvolvidas nos laboratórios e por meio de projetos e programas de extensão. Esse caráter articulado em núcleos permite associar atividade de pesquisa e ensino com a extensão de forma a preparar o egresso para o envolvimento com a prática acadêmica e/ou profissional, em diferentes instâncias institucionais públicas, privadas e terceiro setor, atuando como mediador, articulador, gestor, professor, pesquisador, outro.

Além disso, a estrutura curricular prevê a interface com outros conteúdos e experiências de pesquisa que estão a ser desenvolvidas em outras pós-graduações da UFPR de forma a permitir a originalidade e complexidade do conhecimento produzido e aprimorado pelas investigações realizadas pelos pesquisadores formados no PPGDesign. E com experiências que estão a ser desenvolvidas em âmbito da pesquisa e desenvolvimento em outras universidades e institutos de pesquisa nacionais e internacionais. Essas em especial a participação de estudantes de estágio de doutorado e pós-doutoramento de/nas instituições parceiras. Além de disciplinas que são oferecidas por/com a participação de professores pesquisadores brasileiros e estrangeiros que desenvolvem pesquisa e extensão junto com pesquisadores credenciados no PPGDesign-UFPR.

Essa perspectiva garante aos pesquisadores do PPGDesign-UFPR e seus egressos a formação flexível e permeável ao dialogo interdisciplinar. Essa prática de pesquisa interdisciplinar, apóia a formação do egresso no sentido de promover a originalidade e impacto das pesquisas desenvolvidas no PPGDesign-UFPR em outras áreas de interface. Somado a isso, a possibilidade de nucleação de temas de borda e perspectivas metodológicas e teóricas originais.

Ademais, a formação no PPGdesign-UFPR articula com as políticas de formação da pesquisa na UFPR, participando do debate e incentivando seus alunos a atenderem às práticas e disciplinas transversais de metodologia e escrita acadêmica em língua estrangeira ofertada a diferentes programas de pós-graduações em modalidades presenciais e à distância. Isso em uma estratégia para garantir um ambiente plural de produção de conhecimento e articulado aos projetos e políticas da universidade pública brasileira.

Estrutura Curricular dos Cursos

MESTRADO

O prazo mínimo para a conclusão do curso de Mestrado é de 12 meses e o prazo regular máximo é de 24 meses. Os requisitos indispensáveis para a conclusão do curso de Mestrado são:
1º A integralização dos créditos como Aluno Regular do Mestrado previstos para disciplinas obrigatórias, disciplinas eletivas e Atividades Formativas I; 
2º A aprovação no exame de qualificação de Mestrado; 
3º A publicação de pelo menos 1 trabalho completo em congresso na área do Design, referente à pesquisa realizada a partir do ingresso no Curso de Mestrado e em co-autoria com seu o orientador de Mestrado; 
4º A submissão de pelo menos 1 artigo científico a periódico indexado no QUALIS B ou superior na área do Design, referente à pesquisa realizada a partir do ingresso no Curso de Mestrado e em co-autoria com seu o orientador de Mestrado; 
5º Ao aluno bolsista é requisito adicional a integralização da carga horária total de Prática de Docência ou Estágio Docência.

Para o Curso de Mestrado, a integralização dos créditos corresponderá a um total mínimo de 37 créditos, respeitando-se a seguinte distribuição: 
I. Disciplinas obrigatórias: 12 créditos ? 4 disciplinas; 
II. Disciplinas eletivas: 09 créditos ? 3 disciplinas; 
III. Atividades Formativas I: 09 créditos; 
IV. Dissertação de Mestrado: 10 créditos.

DOUTORADO

O prazo mínimo para a conclusão do curso de Doutorado é de 24 meses e o prazo regular máximo é de 48 meses. Os requisitos indispensáveis para a conclusão do curso de Doutorado são: 
1º A integralização dos créditos como Aluno Regular previstos para disciplinas obrigatórias, disciplinas eletivas e Atividades Formativas II; 
2º A aprovação no exame de qualificação de Doutorado; 
3º A efetiva publicação de pelo menos 2 trabalhos completos em congressos na área do Design, referentes à pesquisa realizada a partir do ingresso no Curso de Doutorado e em coautoria com seu o orientador de Doutorado; 
4º A submissão de pelo menos 2 artigos científicos a periódicos indexados no QUALIS B ou superior na área do Design, referentes à pesquisa realizada a partir do ingresso no Curso de Doutorado e em co-autoria com seu o orientador de Doutorado; 
5º A entrega de comprovante de suficiência em segunda língua estrangeira; 
6º Ao aluno bolsista é requisito adicional a integralização da carga horária total de Prática de Docência ou Estágio Docência;
7º A aprovação na defesa final de tese de Doutorado; 

Para o Curso de Doutorado, a integralização dos créditos corresponde a um total mínimo de 60 créditos, respeitando-se a seguinte distribuição: 
I. Disciplinas obrigatórias: 12 créditos ? 4 disciplinas;
II. Disciplinas eletivas internas ao PPGDESIGN/UFPR: 21 créditos ? 9 disciplinas;
III. Disciplinas eletivas externas ao PPGDESIGN/UFPR: 3 créditos ? 1 disciplina;
IV. Atividades Formativas II: 12 créditos; 
V. Tese de Doutorado: 12 créditos.

O aproveitamento nas avaliações, disciplinas e demais atividades dos Cursos de Mestrado e Doutorado é descrito por meio dos conceitos A, B, C e D. As avaliações ocorrem por meio de provas, trabalhos de pesquisa individual ou por processo a critério do docente responsável pela disciplina. Para a aferição do aproveitamento do aluno, são consideradas as seguintes correlações: 

CONCEITO NOTA        APROVEITAMENTO                      SITUAÇÃO 
A        9,0 a 10,0  Excelente, com direito a crédito    Aprovado 
B        8,0 a  8,9  Muito bom, com direito a crédito    Aprovado 
C        7,0 a  7,9  Bom, com direito a crédito          Aprovado 
D        0,0 a  6,9  Insuficiente, sem direito a crédito Reprovado

Os componentes curriculares dos dois cursos, descritos abaixo, são distribuídos conforme o currículo de 2017. Note-se que na lista abaixo, a sigla ?CMS? significa ?Curso Mestrado?, a sigla? CDT? significa ?Curso Doutorado? e a sigla ?cr? significa ?crédito?.

Disciplinas obrigatórias:
SD 700    Métodos de Pesquisa (obrigatória CMS 45h 3cr)
SD 702    Métodos de Pesquisa Avançada (obrigatória CDT 45h 3cr)
SD 703    Fundamentos de Sistemas de Informação (obrigatória CMS e CDT 45h 3cr)
SD 704    Fundamentos de Sistemas de Produção (obrigatória CMS e CDT 45h 3cr)
SD 705    Seminário de Pesquisa (obrigatória CDT 45h 3cr)    
SD 706    Seminário de Qualificação (obrigatória CMS 45h 3cr)
SD 707    Produção de Texto Científico I (obrigatória CMS 45h 3cr)
SD 708    Produção de Texto Científico II (obrigatória CDT 45h 3cr)

Disciplinas eletivas (comuns a mestrado e doutorado 45h 3cr):
SD 709    Tópicos Avançados em Design de Sistemas de Produção e Utilização I
SD 710    Tópicos Avançados em Design de Sistemas de Produção e Utilização II
SD 711    Tópicos Avançados em Design de Sistemas de Produção e Utilização III 
SD 712    Tópicos Avançados em Design de Sistemas de Produção e Utilização IV
SD 714    Tópicos Avançados em Design de Sistemas de Informação I
SD 715    Tópicos Avançados em Design de Sistemas de Informação II
SD 716    Tópicos Avançados em Design de Sistemas de Informação III
SD 717    Tópicos Avançados em Design de Sistemas de Informação IV
SD 719    Design e Cultura 
SD 720    Design e Novas Tecnologias
SD 721    Design Sustentável
SD 722    Design e Usabilidade
SD 723    Design de Entretenimento Digital
SD 724    Design Instrucional
SD 725    Design de Interfaces Humano-Computador
SD 726    Conforto Ambiental no Design de Interiores
SD 727    Design de Serviços Sustentáveis
SD 728    Design de Jogos Educacionais
SD 729    Educação Através do Design 
SD 730    Educação e Gestão do Design
SD 731    Animações Instrucionais
SD 732    Design: Produção e Utilização de Produtos Moldados em Madeira
SD 733    Materiais para Produtos Sustentáveis
SD 734    Biônica, Design e Inovação
SD 735    Fundamentos do Ergodesign
SD 736    Política e Ética da Informação
SD 737    Fundamentos de Ciência da Informação
SD 738    Design Centrado no Usuário
SD 739    Interação Humano Tecnologia
SD 740    Design Estratégico no Setor Cerâmico
SD 741    Inovação e Design Estratégico
SD 742    Metodologia do Ensino Superior    

Disciplinas eletivas (comuns a mestrado e doutorado 15h 1cr):
SD 713    Tópicos Avançados em Design de Sistemas de Produção e Utilização V (15h 1cr) 
SD 718    Tópicos Avançados em Design de Sistemas de Informação V (15h 1cr) 

Outras atividades:
SD 743    Prática de Docência (obrigatória para bolsistas: 45h CMS | 90h CDT)
SD 744    Atividades Formativas I (obrigatória CMS 135h)
SD 745    Atividades Formativas II (obrigatória CDT 180h) 
SD 746    Dissertação de Mestrado (obrigatória CMS 150h)
SD 747    Tese de Doutorado (obrigatória CDT 180h)
SD 748    Convênio no Exterior (eletiva CDT 45h)

Experiências Inovadoras de Formação

Desde 2013, o PPGDESIGN/UFPR está:

1) paulatinamente realizando aulas na modalidade EaD, em um percentual máximo de 10% da carga horária de cada disciplina;

2) ofertando algumas disciplinas optativas internas simultaneamente em dois programas de pós graduação. As aulas contam com a presença (e a intensa interação) de alunos regulares de ambos os programas.

3) ofertando disciplinas concentradas de 1 crédito – 15 horas, na semana de interstício entre trimestres letivos, com professores colaboradores do próprio PPGDESIGN/UFPR ou com convidados externos em parceria com um professor permanente do PPGDESIGN/UFPR. Os alunos continuam em contato com o professor, durante o trimestre letivo seguinte, recebendo orientação à distância e o professor retorna à instituição para finalizar a disciplina com os alunos. Esse formato proporciona maior flexibilidade para a formação dos discentes diante de temas emergentes que podem ser abordados em uma carga horária mais enxuta, além de permitir a colaboração mais frequente de professores externos ao programa.

Ensino à Distância

No âmbito da UFPR o Ensino a Distância é promovido pela Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância – CIPEAD/UFPR, a qual tem como objetivo prioritário o processo de formação de massa crítica para atuar em Educação a Distância (EAD). 

Através do CIPEAD professores do PPGDESIGN/UFPR estão sendo capacitados para trabalhar no ensino a distância. O PPGDESIGN/UFPR tem realizado experimentos piloto na utilização da plataforma Moodle, a qual constitui um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem. 
Além das iniciativas de EaD suportadas pelo CIPEAD destacam-se:

1. participação do Núcleo de Design e Sustentabilidade junto ao Consórcio LeNS South America. O consórcio LeNS tem como meta produzir de forma conjunta um pacote de Open E-Learning (um pacote modular e adaptável para o desenvolvimento de conteúdos curriculares com materiais didáticos e ferramentas para professores de design, além de guias para cursos de design e para sua implementação em diversos contextos);

2. participação virtual online de examinadores externos nas bancas de qualificação via Videoconferência, assim como a participação de pesquisadores de instituições em outras regiões do Brasil e/ou do exterior em discussões neste formato. 

3. entrevistas virtuais online (Skype) no processo de seleção para o Mestrado/Doutorado com candidatos em regiões afastadas de Curitiba e justificada a impossibilidade de entrevista presencial. Tal protocolo consta inclusive do edital do processo de seleção;

4. disponibilização pelos professores de material de apoio (às aulas presenciais) em ambiente web, bem como áreas compartilhadas;

5. investigação de plataformas e ferramentas aplicáveis a EaD como temas de dissertações de mestrado e geração de publicações a respeito;

6. utilização da plataforma Mendeley pelos mestrandos para compartilhar seu material bibliográfico entre si e com pós-graduandos das instituições parceiras. O Mendeley é um gerenciador de referências bibliográficas gratuito capaz de extrair os metadados de PDFs automaticamente, sincronizar as referências do desktop com uma interface web (acessível de qualquer lugar) e tem características de comunidade social.
 

Disponibilizado via SIGA UFPR

Universidade Federal do Paraná
Programa de Pós Graduação em Design
RUA GENERAL CARNEIRO, 460
CENTRO - CURITIBA
Telefone:(41) 3360-5238
E-mail: ppgdesign@ufpr.br

Universidade Federal do Paraná
Programa de Pós Graduação em Design
RUA GENERAL CARNEIRO, 460
CENTRO - CURITIBA
Telefone:(41) 3360-5238
E-mail: ppgdesign@ufpr.br

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná - Programa de Pós Graduação em Design

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação