DESI7006 – DESIGN CENTRADO NO USUÁRIO |
A |
Mestrado e Doutorado |
PERÍODO: 1° Trimestre
LOCAL: sala 827
HORÁRIO: Quarta – 14:00 às 14:00 – 11 encontros
NÚMERO DE VAGAS: 15
PERÍODO DE MATRÍCULA: De: 06/03/2023 a 20/03/2023
PERÍODO DE AULAS: De: 20/03/2023 a 09/06/2023
PROFESSOR: JULIANA BUENO
EMENTA: Conceituação de Design Centrado no Usuário (UCD); Princípios de design centrado no usuário; Processos de Design Centrado no Usuário; Formas de envolvimento de usuários no processo de design (informativo, consultivo, participativo); Métodos e técnicas de design participativo. Objetivos: Fornecer subsídios teóricos e metodológicos para análise, design e avaliação de sistemas de informação em suporte impresso ou digital, com base na abordagem centrada no usuário. Estratégia didático-pedagógica: A disciplina constará de: (a) aulas expositivas; (b) exercícios teóricos e práticos em grupo; (c) seminários para apresentação e discussão de artigos científicos.
BIBLIOGRAFIA: CYBIS, W.; BETIOL, A. H.; FAUST, R. Ergonomia e usabilidade: conhecimentos, métodos e aplicações. São Paulo: NovatecEditora, 2007.
GOODWIN, K. Designing for the digital age: how to create human-centered products and services. Indianapolis: Wiley Publishing, 2009.
HACKOS, J. T.; REDISH, J. C. User and task analysis for interface design. New York: John Wiley and Sons, 1998.
IIDA, I. Ergonomia: projeto e produção. São Paulo: Edgard Blucher, 2005.
KUNIAVSKY, M. Observing the user experience: a practitioner´s guide to user research. San Francisco: Morgan Kaufmann, 2003.
LANSDALE, M. W. & ORMEROD, T. C. Understanding interfaces: a handbook of human-computer dialogue. London: Academic Press, 1994.
MAGUIRE, M. Methods to support human-centred design. International Journal of Human-Computer Studies, vol 55, 2001. p. 587-634.
MONK, A.; WRIGHT, P.; & DAVENPORT, L. Improving your human-computer interface: a practical technique. London: Prentice Hall, 1993.
MONT?ALVÃO, C.; DAMAZIO, V. Design, ergonomia e emoção. Rio de Janeiro: MauadEditora | FAPERJ, 2008.
MORAES, A. & MONT?ALVÃO, C. Ergonomia: conceitos e aplicações. Rio de Janeiro: 2AB, 2000.
ROCHA, H.; BARANAUSKAS, M. Design e avaliação de interfaces humano-computador. São Paulo: NIED/ Unicamp, 2003.
RUBIN, J.; CHISNEL, D. Handbook of usability testing: how to plan, design and conduct effective tests. Indianapolis: Wiley Publishing, 2008.
SCHIFFERSTEIN, H. N. J.; HEKKERT, P. Product experience. Amsterdam: Elsevier, 2008.
SHEPHERD, A. Hierarchical task analysis. London: CRC Press, 2001.
STANTON, N.; SALMON, P. M.; WALKER, G. H.; BABER, C.; JENKINS, D. P. Human Factors Methods: a practical guide for engineering and design. Hampshire: Ashgate Publishing, 2005.
TULLIS, T.; ALBERT, W. Measuring the user experience: Collecting, Analyzing, and Presenting Usability Metrics (Interactive Technologies). Morgan Kaufmann, 2008.
|
DESI7060 – ESTUDOS EM DESIGN DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO |
2023 |
Mestrado e Doutorado |
PERÍODO: 1° Trimestre
LOCAL: Rua Bom Jesus, 650 – Juvevê – sala 01/SACOD
HORÁRIO: Segunda – 14:00 às 18:00 – 11 encontros
NÚMERO DE VAGAS: 10
PERÍODO DE MATRÍCULA: De: 06/03/2023 a 10/03/2023
PERÍODO DE AULAS: De: 20/03/2023 a 09/06/2023
PROFESSOR: CARLA GALVÃO SPINILLO
EMENTA: Conceitos, teorias e métodos investigativos do design de sistemas de informação. Aspectos sintáticos, semânticos e pragmáticos de suas interfaces gráficas. Os modos pictóricos, verbal e esquemático de representação da informação em diversos sistemas e suportes. Aspectos perceptivos, cognitivos e comunicacionais da mensagem. Objetivo: desenvolver uma visão crítica e reflexiva no aluno, fornecendo subsídios teóricos e metodológicos para avaliação de sistemas informacionais do ponto de vista do design, e para busca de soluções criativas nesta área. Estratégia Didático-Pedagógica: aulas expositivas e discussão de textos, e o desempenho do aluno será avaliado individualmente através da produção de trabalhos escritos.
BIBLIOGRAFIA: BARTHES, R. Império dos Signos. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007.
CLARKE, A. J. Design Anthropology. New York: Actar, 2010.
ENGELHARDT, Y. The language of graphics: a framework for the analysis of syntax and meaning in maps, charts and diagrams. ILLC- University of Amsterdam, 2002.
FERRY, J-M. Filosofia da Comunicação. São Paulo: Paulus, 2007.
GOBE, M.; FERNANDES, M. C. B. W. Brandjam: O Design Emocional na Humanização. Rocco: São Paulo, 2010.
JACOBSON, R. (Ed.). Information Design. Illinois: MIT Press, 2000.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London, New York: Routledge, 1999.
MORIN, E.; MOIGNE, J.-L. Inteligência da Complexidade. Instituto Piaget: Lisboa, 2009.
MORIN, E.; MOLES, A. Teoria Da Informação e Percepção Estética. Biblioteca do Tempo Universitário: Lisboa, 2005.
NEURATH, O. International Picture Language. English edition (1980). The Department of Typography & Graphic Communication, University of Reading, 1936.
NORMAN, Donald A. The design of everyday things. London: The MIT Press, 1999.
OGRADY, J. V.; OGRADY, K. V. The Information Design Handbook. Rotovision: London, 2008.
OLIVEIRA, A. C.; PRIMO, A.; NASCIMENTO, G. C. Comunicação e Interações. São Paulo: Sulina, 2008.
PAIVIO, A. Imagery and Verbal Processes. Taylor: New York, 2009.
WOGALTER, M. Handbook of Warnings. Mahwah: Erlbaum, 2006.
|
DESI7061 – ESTUDOS EM DESIGN DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO E UTILIZAÇÃO |
2023 |
Mestrado e Doutorado |
PERÍODO: 1° Trimestre
LOCAL: sala 827
HORÁRIO: Segunda – 14:00 às 18:00 – 11 encontros
NÚMERO DE VAGAS: 10
PERÍODO DE MATRÍCULA: De: 06/03/2023 a 10/03/2023
PERÍODO DE AULAS: De: 20/03/2023 a 09/06/2023
PROFESSOR: MARCIO FONTANA CATAPAN MARTA KARINA LEITE
EMENTA: Conceitos, teorias e métodos investigativos de sistemas de gestão, produção e utilização relacionados ao design, sob o ponto de vista dos seus fundamentos teóricos e dos desdobramentos em termos de pesquisa. Competências, habilidades e atitudes a serem atingidas: o(a) estudante deverá demonstrar saber aplicar a base teórica-crítica do âmbito do design de sistemas de gestão, produção e utilização, aplicando procedimentos metodológicos para avaliação. Deve ter a habilidade para buscar elementos teóricos e aplicados que fundamentem sua pesquisa e ter visão crítica e atitude reflexiva. Procedimentos: Aulas expositivas, realização de seminários, pesquisas e leituras extra-classe, redação de artigo.
BIBLIOGRAFIA: BERTALANFFY, L. von. General Systems Theory: Foundations, Development; Applications. New York: George Braziller, 1968.
BRAGA, M. C.; CORRÊA, R. O. (orgs.). Histórias do Design no Paraná. Curitiba: Insight, 2014.
FIALKOWSKY, V. P.; KISTMANN, V. Estudos de tendências em design para gerar inovação guiada pelo significado: situações e perspectivas. In: Anais do 13o Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, P&D 2018, Joinville, 2018.
MATTURANA, H.; VARELLA, Francisco G. A árvore do conhecimento: as bases biológicas do entendimento humano. Campinas: Psy, 1995. PADOVANI, S.; HEEMANN, A. Representações Gráficas de Síntese (RGS) como artefatos cognitivos para aprendizagem colaborativa. Estudos em Design (Online), v. 24, p. 45-70, 2016.
SANTOS, A.; SRINIVASA, A.; VEZZOLI, C. KOHTALA, C. Sistema Produto + Serviço Sustentável: Fundamentos. Curitiba: Insight, 2018.
|
DESI7062 – ESTUDOS EM TEORIA E HISTÓRIA DO DESIGN |
2023 |
Mestrado e Doutorado |
PERÍODO: 1° Trimestre
LOCAL: sala 829
HORÁRIO: Segunda – 14:00 às 18:00 – 11 encontros
NÚMERO DE VAGAS: 10
PERÍODO DE MATRÍCULA: De: 06/03/2023 a 10/03/2023
PERÍODO DE AULAS: De: 20/03/2023 a 09/06/2023
PROFESSOR: JUAREZ BERGMANN FILHO RONALDO DE OLIVEIRA CORRÊA
EMENTA: Estudos sobre as dimensões teóricas do design e das atividades projetuais. Investigação sobre os conceitos e categorias que fundamentam as pesquisas de perspectiva teóricas, históricas ou historiográficas sobre a disciplina do Design e suas interrelações com outras disciplinas e práticas profissionais. Abordagens de análise e interpretação crítica das dinâmicas históricas, sociais, econômicas, culturais e discursivas que dão inteligibilidade ao fenômeno social do Design na contemporaneidade.
BIBLIOGRAFIA: BERG, M. The Age of Manufactures 1700-1820: Industry, innovation and work in Britain. London / New York: Routledge, 1994.
BUCHANAN, R.; MARGOLIN, V. (eds.). The Idea of Design. Boston: The MIT Press, 1996
FORTY, A. Objetos de desejo: Design e sociedade desde 1750. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
FRY, T.; DILNOT, C.; STEWART, S. C. (eds.). Design and the question of History. London: Bloomsbury, 2015.
HARAWAY, D. Situated Knowledges: The Science Question in Feminism and the Privilege of Partial Perspective. Feminist Studies, v. 14, n. 3, p. 575-599, Autumn 1988.
MALPASS, M. Critical Design in Context: History, Theory, and Practices. London: Bloomsbury, 2017.
WILLIAMS, R. Cultura e sociedade: De Coleridge a Orwell. Petrópolis: Vozes, 2011.
|
DESI7054 – HISTÓRIA SOCIAL DO DESIGN INTERNACIONAL: OS MODERNISMOS E OS CONTEMPORÂNEOS |
A |
Mestrado e Doutorado |
PERÍODO: 1° Trimestre
LOCAL: sala 827
HORÁRIO: Sexta – 14:00 às 18:00 – 11 encontros
NÚMERO DE VAGAS: 15
PERÍODO DE MATRÍCULA: De: 06/03/2023 a 17/03/2023
PERÍODO DE AULAS: De: 20/03/2023 a 09/06/2023
PROFESSOR: CLAUDIA REGINA HASEGAWA ZACAR LINDSAY JEMIMA CRESTO
EMENTA: Formação e instalação das atividades projetuais nos séculos XX e XXI. História das ideias, instituições e práticas profissionais formais e informais e suas relações com os artefatos produzidos, suas circulações e usos em diferentes contextos nacionais e de implantação das sociedades contemporâneas, pós-industriais. Parâmetros para a pesquisa historiográfica do design em diferentes contextos. (pesquisa historiográfica, pesquisa em acervos, História Social, História Oral e Micro-História)
BIBLIOGRAFIA: ARMSTRONG, H. (org). Teoria do Design Gráfico. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
CAMPI, I. La Historia y las Teorías historiográficas del Diseño. México: Ed. Designio, 2013.
DORMER, P. Design since 1945. London: Thames and Hudson World of art, 2003.
MEGGS, P. B. História do Design Gráfico. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
SPARKE. P. Diseño y cultura: Una introducción desde 1900 hasta la actualidad. Madrid: Ed. Gustavo Gili, 2011.
SUDJIC, D. A linguagem das coisas. Rio de Janeiro: Intrínseca: 2010.
|
DESI7028 – METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR |
A |
Mestrado e Doutorado |
PERÍODO: 1° Trimestre
LOCAL: sala 829
HORÁRIO: Quarta – 14:00 às 18:00 – 11 encontros
NÚMERO DE VAGAS: 15
PERÍODO DE MATRÍCULA: De: 06/03/2023 a 31/03/2023
PERÍODO DE AULAS: De: 22/03/2023 a 09/06/2023
PROFESSOR: CAROLINA CALOMENO MACHADO
EMENTA: Estudo da educação e o ensino com foco no ensino e a aprendizagem; a metodologia do ensino e a didática; a pedagogia e a androgogia; a formação do professor universitário, requisitos legais, pessoais e técnicos; as correntes pedagógicas; os planejamentos educacionais, curriculares, de ensino, de curso, de unidade e de aula; a prática do ensino; e a avaliação do processo ensino/aprendizagem. Objetivo: desenvolvimento de competências acerca de metodologia do ensino superior no contexto do Design. Estratégia Didático-Pedagógica: aulas expositivas; exercícios teóricos e práticos em grupo; seminários para apresentação e discussão de artigos científicos. O sistema de avaliação inclui: assiduidade e participação em sala de aula; apresentação dos seminários; produção de artigo científico.
BIBLIOGRAFIA: ABREU, M.; MASETO, M. O professor universitário em aula. São Paulo: MG, 1990. 130 p.
BORDENAVE, J.; PEREIRA, A. Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 1986. 316p.
CARVALHO, I. O processo didático. Rio de Janeiro: FGV, 1987. 400 p.
GHIRALDELLI JR, P. Didática e teorias educacionais. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. 97 p.
GIL, A. Metodologia do ensino superior. São Paulo: Atlas, 1997. 121 p.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2000. 119 p.
LÜCK, H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis: Vozes, 1995. 92 p.
MARTINS, P. Didática teórica: didática prática, para além do confronto. São Paulo: Loyola, 2002. 181 p.
MORANDI, F. Modelos e métodos em pedagogia. Bauru: Edusc, 2002. 151 p.
MOREIRA, M. Aprendizagem significativa. Brasília: UnB, 1999. 129p.
______. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999. 195 p.
MORETO, V. Construtivismo: a produção do conhecimento em aula. Rio de Janeiro: DP&A, 1999. 124 p.
MORIN, E. Os sete saberes necessários á educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000. 118 p.
NERICI, I. Metodologia do ensino, uma introdução. São Paulo: Atlas, 1987. 367 p.
PIMENTA, S. (Coord.). Pedagogia, ciência da educação. São Paulo: Cortez, 1998. 131p.
PIMENTA, S.; ANASTASIOU, L. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002. 280p.
SANTANNA, F.; et al. Planejamento de ensino e avaliação. Porto Alegre: Sagra, 1988. 304p.
SANTANNA, I.; MENEGOLLA, M. Didática: aprender a ensinar. São Paulo: Loyola, 2000. 126p.
SOUZA, P. LDB e educação superior: estrutura e funcionamento. São Paulo: Pioneira/Thomson Learning, 2001. 250p.
TAPIA, J.; FITA, E. A motivação em sala de aula: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 1999. 148p.
|
DESI7064 – MÉTODOS DE PESQUISA EM DESIGN |
2023 |
Mestrado |
PERÍODO: 1° Trimestre
LOCAL: sala 827
HORÁRIO: Quinta – 14:00 às 18:00 – 11 encontros
NÚMERO DE VAGAS: 10
PERÍODO DE MATRÍCULA: De: 06/03/2023 a 10/03/2023
PERÍODO DE AULAS: De: 20/03/2023 a 09/06/2023
PROFESSOR: MARIA LUCIA LEITE RIBEIRO OKIMOTO
EMENTA: Estudo do conjunto de modelos operacionais, constituídos por procedimentos sistemáticos, compartilhados com a comunidade de pesquisadores e consolidados na pesquisa em Design. Debates sobre a formulação de programas de pesquisas a partir de hipóteses, premissas e argumentação. Objetivos: Desenvolver a competência no desenvolvimento e implementação de projeto de pesquisa em Design, tendo em vista a operacionalização de conceitos e teorias, a partir da delimitação de variáveis que constituem a complexidade de problemas na realidade social, produtiva, econômica e cultural. Estratégia Didático-Pedagógica: realização de seminários, dinâmicas de grupo, construção, apresentação e discussão coletiva de literatura pertinentes à pesquisa em Design.
BIBLIOGRAFIA: COELHO, L. A. L. (org). Design Método. Rio de Janeiro: Ed. PUC-RIO; Teresópolis: Novas Idéias, 2006.
COUTO, R.S.; OLIVEIRA, A.J. Formas do Design: por uma metodologia interdisciplinar. Rio de Janeiro: Ed.2AB, 1999.
COSTA, D. Design e Mal-Estar. Porto: Centro Português de Design, 1998.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2008.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M.A. Fundamentos de Metodologia Científica. 4ª. Ed. São Paulo: Edições Atlas S. A., 2001.
|