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Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental

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Documentos

Calendário do ano letivo

Veja o Calendario do PPGEA para 2019.

Veja também o calendário de reuniões de colegiado.

Escolha do orientador

Quando o aluno ingressante no PPGEA já tem orientador escolhido (e que esteja disponível para a orientação), desde o início é este orientador que assina a ficha de matrícula. Quando o aluno ainda não escolheu o orientador, o coordenador do programa tutora o aluno no primeiro trimestre e assina sua primeira ficha de matrícula. A partir do 2o trimestre é obrigatório que todos os alunos tenham escolhidos seus orientadores.

Matrícula a cada período

O aluno deve realizar a matrícula exclusivamente via SIGA, nas disciplinas definidas com o Orientador e seguindo o Calendário do PPGEA. A matrícula estará efetivada após a ciência do Orientador no SIGA.

Para realizar a matrícula em disciplina externas ou para alunos de outros PPG da UFPR realizarem a matrícula no PPGEA devem preencher esta ficha.

Documentos auxiliares:

ficha de matrícula para alunos da Graduação UFPR , com autorização do Coordenador do Curso de Graduação.

ficha de matrícula para alunos externos, de outras Instituições , apresentando Declaração de Matrícula.

ficha de matrícula para alunos externos, sem vínculo com instituições , apresentando CPF, Identidade e Diploma.

Equivalência e/ou Aproveitamento de Créditos externos

Para solicitar Equivalência e/ou Aproveitamento de créditos de disciplinas cursadas em outros Programas, o discente deverá preencher o formulário de aproveitamento , entregar na Secretaria do PPGEA juntamente com a(s) declaração(ões) da(s) disciplina(s) cursada(s) e aguardar a apreciação pelo Colegiado.

 

Cancelamento de disciplina

De acordo com o Regimento da UFPR, o cancelamento de disciplinas pode ser solicitado até a metade de cada período letivo, diretamente via SIGA (para alunos do PPGEA).

O processo de cancelamento de disciplinas para alunos externos; ocorre da seguinte forma:

  1. O Aluno preenche a  solicitação cancelamento de disciplina
  2. O Aluno obtém a assinatura do orientador (caso seja de outro Programa de Pós-graduação)
  3. O Aluno entrega a ficha de cancelamento de disciplina na secretaria do PPGEA

Bancas de Qualificação e Defesa

1. Para solicitar a Homologação de Banca de Qualificação ou Defesa de Mestrado ou Doutorado o professor orientador deve preencher  o formulario e encaminhar à Secretaria do PPGEA para que seja apreciado na Reunião do Colegiado.

Lembrando que conforme o regimento do PPGEA: “A composição da banca deve ser informada pelo orientador em reunião do Colegiado anteriormente à realização do exame de qualificação (ou defesa).”

A conclusão dos 18 créditos nas disciplinas do Mestrado e 36 créditos de Doutorado, é pré-requisito para o Exame de Qualificação e Defesa.

Obter IRA>1,5  é pré-requisito para o Exame de Qualificação e Defesa.

2. Quando houver membros externos, suas informações devem ser cadastradas nos sistemas SIGA e SUCUPIRA. Para isso, o professor orientador deve preencher o  formulario e encaminhar à Secretaria do PPGEA com as informações sobre o(s) membro(s) externo(s) que farão parte da banca, para que sejam cadastrados.

São considerados Membros Externos aqueles que não possuem vínculo com o PPGEA.

3. Após a Homologação da Banca, na Reunião do Colegiado, e cadastradas as informações dos membros externos o professor orientador deverá realizar a “Solicitação de Banca”, diretamente através de seu Portal no SIGA, seguindo as informações constantes no guia. A solicitação será recebida pela Secretaria do PPGEA que realizará a verificação das informações, aprovando ou encaminhando para correções.

 

Solicitação de Apoio à Participação de Eventos

Todos os anos o PPGEA recebe um recurso do PROAP para custear atividades do programa. Dentre elas destacam-se

(i) pagamento de bancas;

(ii) participação de alunos em congresso com apresentação de artigo no tema da pesquisa e com o orientador;

(iii) apoio para realização de atividade de campo associados ao projeto;

(iv) compras de material de consumo essenciais e do pregão;

Para fazer a solicitação solicita-se o preenchimento do formulário e encaminhamento para a secretaria.

 

Declaração de Renda

A CAPES oferece um site próprio para emitir este tipo de declaração. Basta acessar o site abaixo e fornecer seu CPF e o ano base.

http://informerendimentos.capes.gov.br/informerendimentos/informerendimentoForm.jsp

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