[google-translator]

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental

Menu

Histórico e Contextualização

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da UFPR (PPGEA) iniciou suas atividades em Maio de 2011. Ele foi concebido com a percepção da necessidade de uma Engenharia Ambiental de alto nível com ênfase em aspectos técnológicos e quantitativos, e com base na experiência adquirida pelos seus proponentes na estruturação e implantação do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental da UFPR, fundado em 2000, e em suas atividades de pesquisa. As primeiras defesas de dissertações de mestrado do programa ocorreram no final de 2013. Os alunos do programa, em co-autoria com seus orientadores, já possuem diversas publicações em periódicos QUALIS da área de Engenharias I, na qual o programa se encontra. O PPGEA integra-se harmonicamente com o curso de graduação em Engenharia Ambiental da UFPR, e apóia, por meio de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, o desenvolvimento da Engenharia Ambiental brasileira. O curso de doutorado iniciou em 09/2016 e já na primeira avaliação quadrienal (2013-2016) o programa subiu para conceito 4 com bons indicadores de produção docente e discente. Neste mesmo período o programa passou a receber pesquisadores de pós-doutorado. Em 2017 o programa passou a ofertar o doutorado, e espera titular os primeiros doutores em 2020. O programa vem crescendo paulatinamente e se encontra com cerca de 35 discentes de pós-graduação matriculados, 18 docentes cadastrados, e aproximadamente 50 dissertações de mestrado defendidas. Há também forte interação com a graduação, já que as disciplinas do PPGEA são ofertadas como optativas para alunos dos últimos semestres da graduação.

De fato, as necessidades bem conhecidas de crescimento da infra-estrutura brasileira para atender aos objetivos nacionais de melhoria de qualidade de vida da população colocam para a ciência e a engenharia nacionais desafios formidáveis. O atendimento dessa demanda de forma a minimizar os impactos ambientais requer um grande volume de estudos. Muitos dos critérios existentes para grandes projetos de infra-estrutura estão superados, tendo sido originados há muitas décadas, quando ainda não existia a consciência sobre a necessidade de levar em conta, racionalmente, as restrições impostas pela preservação ambiental.

Igualmente importantes são as implicações globais: o país precisa de diagnósticos e prognósticos quantitativos realizados com competência para negociar globalmente responsabilidades, custos e políticas de preservação do planeta.

Cabe à Engenharia Ambiental, em atuação harmônica com as demais Ciências e Engenharias, realizar os diagnósticos, os estudos, e a revisão de critérios de projeto necessários à consecução de uma política de crescimento compatível com a preservação ambiental e o enfrentamento das mudanças globais pelas quais passa o planeta. Para tanto, é necessário suprir uma grande demanda de profissionais altamente capacitados, que atuarão tanto no mercado profissional quanto na área acadêmica.

O PPGEA tem a missão de contribuir para a formação de profissionais altamente qualificados que atendam a essa demanda, em nível de mestrado e de doutorado, de acordo com o perfil de ensino e pesquisa descritos a seguir.

Disponibilizado via SIGA UFPR

Universidade Federal do Paraná
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental
Rua Dr. Faivre, 405 - Ed. Dom Pedro II, 1º andar
Centro - CEP: 80060-140
Curitiba (PR), Brasil

Universidade Federal do Paraná
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental
Rua Dr. Faivre, 405 - Ed. Dom Pedro II, 1º andar
Centro - CEP: 80060-140
Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental