Laboratório de Geoquímica do Petróleo e Ambiental

Descrição: possui infraestrutura para tratamento, preparação e análise de amostras sólidas e líquidas, e para desenvolvimento de novas nanotecnologias. Dentre suas atividades destaca-se o estudo da variação de biomarcadores em testemunhos (marinhos e lacustres) como indicadores climáticos, hidrológicos e do ecossistema. O laboratório é equipado para análises de cromatografia gasosa e espectrometria de massas. Outra linha de pesquisa é o diagnóstico e desenvolvimento de tecnologias para remediação de solo e água contaminado com petróleo e seus derivados com enfoque no tratamento com nano partículas. Para ambos os temas, existe a colaboração com outros laboratórios e grupos de pesquisa de outras universidades brasileiras como o Grupo de Geocronologia do Instituto de Oceanografia da USP e do Laboratório de Remediação de Águas Subterrâneas da Universidade Federal de Santa Catarina.

Professores:

Prof. Sandro José Froehner

Centro Politecnico da UFPR
Jardim das Américas - Curitiba
Telefone:(41) 3361-3012
E-mail: ppgea@ufpr.br

Centro Politecnico da UFPR
Jardim das Américas - Curitiba
Telefone:(41) 3361-3012
E-mail: ppgea@ufpr.br

©2018 - Universidade Federal do Paraná - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental