[google-translator]

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental

Menu

Processos Seletivos

Acompanhe os processos seletivos de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado no PPGEA.

PROCESSOS SELETIVOS DE MESTRADO

Acesse aqui o Processo Seletivo de Mestrado Regular

Acesse aqui o Processo Seletivo de Mestrado Especial

Acesse aqui o Processo Seletivo de Mestrado Projeto

PROCESSOS SELETIVOS DE DOUTORADO

Acesse aqui o Processo Seletivo de Doutorado Regular

Acesse aqui o Processo Seletivo de Doutorado Especial

PROCESSOS SELETIVOS DE PÓS-DOUTORADO

Acesse aqui o Processo Seletivo de Pós-Doutorado

PROVAS ANTERIORES E RECOMENDAÇÕES

Uma boa maneira de se preparar para os processos seletivos que envolvem provas (regulares) é consultar as provas anteriores aplicadas nos processos de seleção para nortear estudos e preparação. Destaca-se que o conteúdo programático de cada exame é condicionado pelo respectivo edital.

Para os editais que envolvem projetos, é recomendável estabelecer contato prévio com potenciais orientadores e até desenvolver a proposta em parceria e de forma tutorada.

CANDIDATOS ESTRANGEIROS

Candidatos estrangeiros podem consultar orientações nesta página.

 

SOBRE OS PROCESSOS SELETIVOS DE MESTRADO

O processo seletivo de Mestrado do PPGEA é comumente realizado por meio de 3 editais distintos que em geral são orientados também para públicos distintos. As modalidades de editais são:

Modalidade M1 – REGULAR

É o processo seletivo tradicional/regular que é realizado em uma única etapa na qual o candidato realiza uma prova escrita. Uma vez aprovado, dentro do número de vagas e da nota mínima conforme o edital, o candidato deve buscar um orientador no programa até o final do 1o trimestre letivo. O candidato aprovado nesse processo poderá solicitar bolsa de estudo, respeitada a disponibilidade e critério de classificação conforme as normas internas do programa. Geralmente os editais são abertos anualmente em setembro com realização da prova em novembro e as aulas tem início no ano seguinte em fevereiro ou março conforme o calendário acadêmico de cada ano. Adicionalmente, de acordo com disponibilidade de vagas ou oportunidades de bolsas são abertos editais adicionais ao longo do ano para ingresso no 2o ou 3o trimestres letivos. Verifique mais detalhes nos editais nesta página.

Modalidade M2 – ESPECIAL

É um processo seletivo diferenciado e continuado. Este processo seletivo é indicado, mas não restrito, a profissionais que estão trabalhando e que desejam desenvolver a pesquisa acadêmica em um cenário mais compatível com a dupla jornada e com tema de pesquisa que pode ser direcionado aos problemas mais profissionais. A primeira etapa consiste na submissão de um projeto de pesquisa com indicação de um professor orientador do programa que tenha ofertado vaga no edital. Esse projeto será avaliado pelo professor indicado e caso seja aprovado o candidato pode prosseguir para a segunda etapa. A segunda etapa consiste em obter aprovação em 3 disciplinas do PPGEA durante o ano, sendo uma delas a disciplina obrigatória (Fundamentos de Engenharia Ambiental). Caso obtenha aprovação nestas 3 disciplinas o candidato é considerado aprovado e poderá requerer a matrícula no programa com aproveitamento destes créditos. Este processo costuma ser aberto apenas uma vez ao ano com inscrições entre setembro e fevereiro. Verifique mais detalhes nesta página.

Modalidade M3 – PROJETO

É um processo seletivo orientado para selecionar candidatos que participarão em projetos de pesquisa & desenvolvimento financiados e bom bolsa para estudantes. Estes projetos podem ser da UFPR ou de empresas, agências e institutos de pesquisa. Verifique mais detalhes nesta página.

 

SOBRE OS PROCESSOS SELETIVOS DE DOUTORADO

O processo seletivo de Doutorado do PPGEA é realizado em tipicamente em 2 editais distintos que em geral são orientados para públicos distintos. Em resumo:

Modalidade D1 – REGULAR

É o processo seletivo tradicional/regular que é realizado em 4 etapas na qual o candidato realiza uma prova escrita (1), é submetido à avaliação do projeto de pesquisa (2), seu currículo é avaliado (3) e passa por entrevista (4) . Geralmente os editais são abertos anualmente em setembro com realização da prova em novembro e as aulas tem início no ano seguinte em fevereiro ou março conforme o calendário acadêmico de cada ano. Adicionalmente, de acordo com disponibilidade de vagas ou oportunidades de bolsas são abertos editais adicionais ao longo do ano para ingresso no 2o ou 3o trimestres letivos. O candidato aprovado nesse processo poderá solicitar bolsa de estudo, respeitada a disponibilidade e critério de classificação conforme as normas internas do programa. Verifique mais detalhes no edital e na descrição abaixo. Recomenda-se fortemente que os candidatos estabeleçam contato com o orientador indicado a fim de construir um projeto em conjunto nas linhas de pesquisa do orientador, com viabilidade e mérito científico. Verifique mais detalhes nos editais nesta página.

Modalidade D2 – ESPECIAL

Outra modalidade é um processo seletivo diferenciado e continuado. Este processo seletivo é indicado, mas não restrito, a profissionais que estão trabalhando e que desejam desenvolver a pesquisa acadêmica em um cenário mais compatível com a dupla jornada e com tema de pesquisa que pode ser direcionado aos problemas mais profissionais. A primeira etapa consiste na submissão de um projeto de pesquisa com indicação de um professor orientador do programa que ofertou vaga no edital. Esse projeto será avaliado pelo professor indicado e caso seja aprovado o candidato pode prosseguir para a segunda etapa. A segunda etapa consiste em obter aprovação em 3 disciplinas do PPGEA durante o ano, sendo uma delas a disciplina obrigatória (Fundamentos de Engenharia Ambiental). Caso obtenha aprovação nestas 3 disciplinas o candidato é considerado aprovado e poderá requerer a matrícula no programa com aproveitamento destes créditos. Recomenda-se fortemente que os candidatos estabeleçam contato com o orientador indicado a fim de construir um projeto em conjunto nas linhas de pesquisa do orientador, com viabilidade e mérito científico. Este processo costuma ser aberto apenas uma vez ao ano com inscrições entre setembro e fevereiro. Verifique mais detalhes nos editais nesta página.

 

SOBRE OS PROCESSOS SELETIVOS DE PÓS-DOUTORADO

O processo seletivo de Pós-Doutorado do PPGEA é organizado para atração de candidatos com destaque científico e perfil acadêmico. Os editais abrem de forma irregular em função, principalmente, de oportunidades como vacância ou oferta de novas bolsas, projetos de pesquisa aprovados ou com novas oportunidades de bolsas, ou proposição de professores orientadores com oportunidades de receber pós-doutores sob sua supervisão sob diferentes modalidas. As seguintes modalidades/perfis são contempladas com editais no Programa:

Modalidade PD1

Doutores que concorrem à bolsas geridas pelo Programa, notadamente do PNPD-CAPES.

Modalidade PD2 

Perfil 1 – Doutores contemplados com bolsas se outras agências de fomento que desejam estabelecer vínculos de atividades no Programa.

Perfil 2 – Doutores professores de ensino superior com agastamento comprovado de suas atividades que desejam estabelecer vínculos de atividades no Programa.

Perfil 3 – Doutores que participem de projetos de pesquisa e desenvolvimento ou prestação de serviços, com bolsa e/ou outros tipos de remuneração e financiamento, e que apresentem forte aproximação com métodos de pesquisa acadêmica, contemplados em editais públicos, e cujos objetivos apresentem potencial de publicações científicas ou geração de produtos tecnológicos compatíveis com a área de Engenharias I da Capes, que desejam estabelecer os vínculos de atividades no Programa.

 

**Acesse aqui o Formulário para recursos mestrado/doutorado

Universidade Federal do Paraná
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental
Rua Dr. Faivre, 405 - Ed. Dom Pedro II, 1º andar
Centro - CEP: 80060-140
Curitiba (PR), Brasil

Universidade Federal do Paraná
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental
Rua Dr. Faivre, 405 - Ed. Dom Pedro II, 1º andar
Centro - CEP: 80060-140
Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental