PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO

Menu

Proposta Curricular

Estrutura Curricular

A estrutura curricular do PPGECO está baseada em um currículo composto por um núcleo de disciplinas obrigatórias e disciplinas optativas, as quais abordam, respectivamente, assuntos gerais e específicos dentro de cada linha de pesquisa (ver a Portaria nº 1/2015-PRPPG, conforme descrito abaixo). Esta estrutura fornece um forte embasamento teórico básico para todos os discentes através de suas disciplinas obrigatórias, além de capacitar os discentes na leitura crítica de artigos científicos de diversas áreas, em construção de hipóteses científicas, desenvolvimento de metodologias apropriadas a diferentes áreas da Ecologia, e uso de ferramentas analíticas. Também são desenvolvidas algumas ?soft skills? como a capacidade de comunicação (apresentação de seminários e argumentação em discussão de artigos), capacidade de síntese, escrita científica, trabalho em grupo e liderança. O núcleo de disciplinas obrigatórias também expõe os discentes a temas relevantes e atuais diversos em Ecologia e Conservação por meio da disciplina de Seminários(15 h obrigatórias aos mestrandos e 30 h obrigatórias aos doutorandos). Os Seminários tratam de um conjunto de palestras com pesquisadores convidados de diferentes instituições nacionais e internacionais, bem como profissionais atuando em gestão ambiental e instituições do 3° setor (https://sites.google.com/site/seminarioseco/home/seminarios-2021). Após o Seminário, os convidados dispõem de um horário de atendimento aos nossos alunos, para discutir assuntos relacionados aos projetos de dissertação e tese.

As disciplinas optativas visam atender as expectativas da área de Biodiversidade, no sentido de aprofundar conhecimentos em tópicos específicos em cada uma das linhas de pesquisa, desenvolver capacidades analíticas por meio de técnicas específicas (Metanálise, GLM, análise multivariada), e desenvolver habilidades específicas nas disciplinas instrumentais (Redação científica ? escrita científica, Storytelling ? comunicação científica, Talking about Science ? comunicação em inglês). Além disso, o Programa está sempre atento à atração de professores externos, tanto de universidades brasileiras quanto do exterior, através de convites para realização de disciplinas condensadas em domínios conexos com os do PPGECO, que nem sempre são atendidos pelo corpo docente do Programa. Estas disciplinas eventuais são alocadas dentro de uma das disciplinas de Tópicos Especiais em Ecologia, de acordo com a carga horária.

Adicionalmente, os pós-graduandos podem cursar disciplinas em outros Programas de Pós-Graduação tanto da UFPR como de outras Universidades. O total de 10 e 20 créditos podem ser aproveitados por discentes de mestrado e doutorado (respectivamente) em disciplinas de outros PPGs.

No PPGECO, o mínimo de créditos necessários para o nível de mestrado é 25 (19 nas disciplinas obrigatórias e 6 em disciplinas optativas) e para o nível de doutorado é 41 (20 nas disciplinas obrigatórias e 21 em disciplinas optativas). Os discentes de Doutorado podem aproveitar todos os créditos do mestrado, desde que o Colegiado avalie que os mesmos sejam pertinentes à ampla formação do Ecólogo.

Experiências Inovadoras de Formação

Uma proposta institucional inovadora na formação foi a oferta de disciplinas transversais pela UFPR para todos os PPGs da universidade (veja informações em http://www.prppg.ufpr.br/site/transversais/). Em um momento em que as atividades de ensino à distância crescem mundialmente e são incentivadas no ensino superior e especialmente na pós-graduação, a UFPR inovou o processo de ensino-aprendizagem ao lançar disciplinas que podem ser cursadas tanto de forma presencial quanto remota, oferecendo aulas de que podem ser assistidas ao vivo e de outros locais (fisicamente distantes) mantendo a interação entre professores e alunos. As aulas são gravadas em parceria com a UFPR TV. 

Sempre interessado em promover experiências inovadoras para melhor formação dos discentes, o Colegiado aprovou mudanças importantes no Regimento Interno do programa. A primeira que merece destaque foi a possibilidade de defesa por parecer e de apresentação da dissertação ou tese em inglês, proporcionando que pesquisadores estrangeiros participem cada vez mais das bancas de avaliação de relatórios e do trabalho final de curso. 

A segunda experiência inovadora está relacionada com duas novas exigências para obtenção de título: 1) a apresentação de um artigo escrito de divulgação científica; 2) a apresentação do trabalho final de forma oral para o público diretamente interessado na pesquisa, além da já tradicional apresentação para o público acadêmico. Essa última experiência proporciona ao aluno a capacidade de se comunicar diretamente com a sociedade interessada, desde gestores de unidades de conservação, passando por alunos de ensino básico, representantes de empresas governamentais, ONGS, etc. Nesse caso o aluno e o orientador indicam o público-alvo enquanto o PPGECO proporciona a apresentação do trabalho. Em relação ao artigo de divulgação, está sendo estimulado que as dissertações/teses contenham um prefácio que possa ser facilmente compreendido por qualquer pessoa interessada nas pesquisas do Programa, desde alunos e professores da rede de ensino básica, como alunos de graduação e membros dos diversos setores da sociedade. Esse prefácio seria posteriormente transformado em artigo de comunicação científica a ser publicado em Revista e Divulgação do Setor de Ciências Biológicas da UFPR. A primeira turma a ter esse requisito cumprido foi a dos Mestrandos titulados em 2020, porém a revista do Setor não foi inaugurada como se pretendia em 2020 devido à pandemia. Desta forma, muitos mestrandos submeteram seus artigos a esta revista, mas os mesmos ainda não foram publicados; outros foram autorizados pelo Colegiado a publicar outras formas de divulgação como ebook, material didático, ou texto para blog de divulgação na página internet do programa.

A terceira novidade foi a criação de uma disciplina optativa de graduação intitulada Teorias Ecológicas e Comunicação com a Sociedade direcionada à discussão de temas atuais em Ecologia na qual os discentes do PPGECO podem atuar como monitores realizando os créditos relativos à Prática de Docência.  A primeira edição desta disciplina ocorreu em 2019 com a participação de 3 mestrandos e 3 doutorandos do PPGECO, sendo que, em 2020, participaram 5 doutorandos e 4 mestrandos. Além de treinar os discentes na atividade de docência, com a incumbência de apresentar temas atualizados aos graduandos, a avaliação da disciplina é baseada na produção de um material didático de comunicação científica a respeito do tema. Desta forma, o discente do PPGECO também tem oportunidade de orientar os graduandos na confecção deste material, o que o torna um produto que passa a ser um produto também do programa. O PPGECO que está incentivando que estes materiais sejam cadastrados na plataforma EduCAPES (https://educapes.capes.gov.br/). Divulgação sobre algum destes materiais produzidos em 2020 pode ser encontrada em http://www.bio.ufpr.br/portal/blog/noticias/estudantes-produzem-materiais-de-divulgacao-cientifica-sobre-teorias-ecologicas/

Em quarto lugar, vale ressaltar como estamos lidando com a internacionalização do programa associada com a formação dos estudantes. Desde 2019 o PPGECO participa de vários subprojetos do PRINT-UFPR-CAPES e neste contexto houve a oportunidade de oferta de disciplinas em idioma estrangeiro com a participação de professores estrangeiros convidados. Para proporcionar uma experiência de conversação em inglês direcionada especialmente a doutorandos e com intenção de participar de estágio sanduíche no exterior, em 2019 foi criada a disciplina Talking about Science, com turmas compostas por 4-5 estudantes para discussão de temas científicos durante 1h por semana.

Cresce a percepção da necessidade de proporcionar aos estudantes oportunidades de treinamento de outras habilidades, além daquelas estritamente relacionadas ao desenvolvimento de projetos científicos. Desta forma, desde o início do quadriênio 2017-2020  os estudantes assumiram integralmente a organização do Simpósio anual de Ecologia e Conservação, da qual já faziam parte, mas como auxiliares de um ou dois docentes. A coordenação supervisiona os trabalhos, mas fica a cargo dos estudantes a escolha dos temas a serem debatidos, escolha dos convidados, organização do quadro de apresentações, coordenação dos trabalhos durante o evento, emissão de certificados, busca de patrocinadores, organização de concursos e atividades paralelas. Geralmente 10-12 estudantes mestrandos e doutorados participam desta atividade e a partir de 2020 o Colegiado decidiu atribuir 2 créditos aos estudantes da Comissão Organizadora como forma de incentivar a participação. Da mesma forma, os estudantes são integralmente responsáveis pela organização e oferecimento do curso de extensão, que foi supervisionado pela Dra Karla Campião em 2019, e pelo Dr Fernando Passos em 2020.

Na avaliação interna realizada em janeiro-2021 surgiram ainda outras demandas que foram incorporadas ao planejamento, como por exemplo, ampliar a formação visando empregabilidade, consciência social e internacionalização dos estudantes. Para atingir estes objetivos, ampliaremos convites a profissionais estabelecidos, pesquisadores de outras instituições nacionais e estrangeiras, além de incentivar workshops internos oferecidos pelos próprios estudantes que tenham habilidades e conhecimentos específicos.

Ensino à Distância

O PPGECO não particiopa institucionalmente de cursos à distância.

O corpo docente oferece informações online que podem ser usadas como parte de ensino à distância não-formal, como 1) disciplinas que apresentam conteúdo online; 2) páginas de laboratório que disponibilizam informações formativas; 3) páginas na Internet que disponibilizam informações formativas; 4) vídeos formativos no YouTube.

Observa-se o início do envolvimento do corpo discente, já que muitos possuem vínculos empregatícios em Instituições de Ensino localizadas em diferentes regiões do Brasil e nas quais o ensino a distância já se encontra implementado.

 

Disponibilizado via SIGA UFPR

Universidade Federal do Paraná
ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO
Rua Dr. Faivre, 405 - Ed. Dom Pedro II, 1º andar
Centro - CEP: 80060-140
Curitiba (PR), Brasil

Universidade Federal do Paraná
ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO
Rua Dr. Faivre, 405 - Ed. Dom Pedro II, 1º andar
Centro - CEP: 80060-140
Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2023 - Universidade Federal do Paraná - ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO