PROCESSO SELETIVO REMOTO (2020) – PPGETPEn

O Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (PPGETPEn), do Setor de Educação, encerrou seu processo seletivo remoto no dia 02 de setembro de 2020, com a publicação do edital n. 08/2020 PPGE:TPEN. Foram ofertadas 30 vagas, com 345 inscrições, um aumento de 34% em relação ao ano anterior, no qual tivemos 228 candidatos/as. Isto se deu, provavelmente, devido ao ineditismo do processo ocorrido totalmente por via remota. As inscrições foram feitas pelos candidatos/as no Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA). Todo o processo foi acompanhado passo a passo por Comissão de Processo Seletivo (2020) designada pelo Colegiado. Compuseram esta Comissão a professora Elisa Maria Dalla-Bona, os professores Jacques de Lima Ferreira, Anderson Roges Teixeira Goes e o secretário da coordenação do PPGETPen, Aluisio Francisco Cesar Junior. Após a homologação das inscrições pela Comissão, conforme edital, ficaram 305 candidatos/as habilitados/as para a etapa primeira. Esta consistiu na avaliação pelos docentes dos projetos de pesquisas inscritos pelos/as candidatos/a, conforme critérios estabelecidos no edital, apensados no SIGA no período da inscrição. Foi criado um endereço de e-mail exclusivo para o processo seletivo remoto, o que se tornou importante para a organização e o acompanhamento por parte da secretaria de toda a documentação e planilhas de notas endereçadas pelos docentes. Os/as 68 habilitados na primeira etapa, aprovados nos projetos de pesquisa, passaram para a segunda etapa que consistiu na realização de entrevistas, a qual exigiu um esforço logístico adicional por serem realizadas estritamente de forma remota. Os 17 professores que ofertaram vagas neste ano, constituíram bancas em datas e horários definidos em edital utilizando de plataforma digital na qual cada candidato/a tinha acesso à sua sala remota específica, conforme o seu protocolo de inscrição. O grande desafio do certame consistiu, além do ineditismo, no fato de que todos os procedimentos necessitaram ser realizados utilizando o SIGA, o correio eletrônico e uma plataforma digital de comunicação síncrona. Ademais houve uma detida e criteriosa elaboração de cada edital publicado, bem como, o acompanhamento permanente por parte da Comissão de Processo Seletivo (2020), da secretaria e da Coordenação do PPGETPEn, ao longo do período de processo seletivo (2020) que iniciou em 01.07.2020 até 02.09.2020.

Curitiba, 07 de setembro de 2020.

Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sá

Tags: , , , , , , , , ,
RUA ROCKFELLER , 57
REBOUÇAS - CURITIBA