EDTP7001 – CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
Mestrado Profissional |
DISCIPLINA: EDTP7001 – CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
NÍVEL: Mestrado Profissional
CRÉDITOS: 3
EMENTA: Estudo de contribuições de Bruno Latour para se pensar a construção do conhecimento científico e a formação de professores
BIBLIOGRAFIA: BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANASTASIOU, L.; ALVES, L. (Orgs.) Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 6 ed. Joinville, SC: Univille, 2006.
CASPER, G. WOLFGANG, I. Futuro da universidade. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2002.
EYNG, A.; GISI, M. (Orgs) Políticas e gestão da Educação Superior: desafios e perspectivas. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007.
COMPLEMENTAR
MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus, 1997.
RAMALHO, B.; NUÑEZ, I.; GAUTHIER, C. Formar o professor profissionalizar o ensino: pespectivas e desafios. 2 ed. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2004.
PIMENTA, S. ; ANASTASIOU, L. Docência no Ensino Superior. 3a.. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2008.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
TARDIF, M; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2005.
ZABALZA, M. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.
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EDTP7002 – DOCÊNCIA E PESQUISA |
Mestrado Profissional |
DISCIPLINA: EDTP7002 – DOCÊNCIA E PESQUISA
NÍVEL: Mestrado Profissional
CRÉDITOS: 3
EMENTA: Processos de formação de professores pela e para a pesquisa. Análise de práticas pedagógicas. O professor-pesquisador e o professor como intelectual. Autonomia dos professores. Profissionalização dos professores.
BIBLIOGRAFIA: BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000
CHERVEL, Andrès. A história das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, n. 2, Porto Alegre, 1990.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 3 ed., São Paulo: Paz e Terra, 1996.
COMPLEMENTAR
Artigos de periódicos, dissertações e teses
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EDTP7003 – EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS |
Mestrado Profissional |
DISCIPLINA: EDTP7003 – EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS
NÍVEL: Mestrado Profissional
CRÉDITOS: 3
EMENTA: Estudo sobre os fundamentos, usos e impactos das novas tecnologias na formação e na prática
de professores das diferentes áreas de ensino, tendo como base a criação de objetos de
aprendizagem e o uso de ambientes de aprendizagem voltados à construção de um
conhecimento autônomo e criativo.
BIBLIOGRAFIA: ALMEIDA, M. E. B. de; MORAN, J. M. (Orgs.) Integração das Tecnologias na Educação. Brasília:
MEC, Seed, 2005.
Dwyer, D.; Ringstaff, C.;Sandholtz, J. H. Changes in teachers? beliefs and practices in
technology-rich classrooms, Educational Leadership, 1991,48 (8) 45-52.
DRON, Jon; ANDERSON, Terry. Collectives, Networks and Groups in Social Software for e-
Learning. In G. Richards (Ed.), Proceedings of World Conference on eLearning in Corporate,
Government, Healthcare, and Higher Education 2007, 2460-2467. Chesapeake, VA: AACE,
2007.
Complementar
HORTON Junior, Forest Woody . Introduction à la maîtrise de l?information. Edité par la
Division de la Société de l?information, Secteur de la communication et l?information. Paris :
UNESCO, 2008.
SILVA, Marco; SANTOS, Edmea. Avaliação da Aprendiagem em Educação online. RJ: Ed. Loyola,
2006.
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EDTP7004 – EDUCAÇÃO E PROCESSOS DE CRIAÇÃO |
Mestrado Profissional |
DISCIPLINA: EDTP7004 – EDUCAÇÃO E PROCESSOS DE CRIAÇÃO
NÍVEL: Mestrado Profissional
CRÉDITOS: 3
EMENTA: Educação e cenas da criação. Possibilidades para a educação a partir de conexões com as artes (especialmente artes cênicas, audiovisual, artes visuais, literatura), as ciências e a filosofia. Aspectos éticos, estéticos, políticos. Pesquisa, ensino e formação de professores conjugando os verbos criar, singularizar, diferir, experimentar, inventar. A emergência do novo nos processos educativos. Didáticas da invenção. Criação, ecosofia e invenção de lógicas educacionais que escapem aos modelos prêt-à-porter e prêt-à-penser.
BIBLIOGRAFIA: DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mille Plateaux. Paris: Minuit, 1980.
LARROSA, Jorge. Linguagem e Educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
GUATTARI, Félix. As três ecologias. 11ª ed., Campinas: Papirus, 2001.
KIRST, Patríca; FONSECA, Tânia G. (orgs.) Cartografias e devires: a construção do presente. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003.
FONSECA, Tânia G.; COSTA, Luciano Bedin. (orgs.) Vidas do fora: habitantes do silêncio. Porto Alegre: Editora da
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EDTP7005 – EDUCAÇÃO, PEDAGOGIA E COMPLEXIDADE |
Mestrado Profissional |
DISCIPLINA: EDTP7005 – EDUCAÇÃO, PEDAGOGIA E COMPLEXIDADE
NÍVEL: Mestrado Profissional
CRÉDITOS: 3
EMENTA: A cientificidade da Pedagogia e suas implicações para o conhecimento pedagógico. Os pressupostos teóricos e metodológicos do Pensamento Complexo e suas contribuições para a prática pedagógica. Diálogo epistêmico entre a Teoria Pedagógica e os Princípios Cognitivos do
Pensamento Complexo e os desdobramentos para uma concepção teórica e metodológica da docência. As implicações epistemológicas, políticas e ideológicas para a prática pedagógica.
BIBLIOGRAFIA: MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho, São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.
____________. Ciência com consciência. Tradução Maria D. Alexandre & Maria Alice Sampaio Dória. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
____________. O método 5: a humanidade da humanidade – identidade humana. Tradução de Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2002.
_____________; CIURANA, E. R.; MOTTA, R. D. Educar na era planetária. Tradução Sandra T. Valenzuela. Revisão técnica Edgard de Assis carvalho, São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2003.
SA, Ricardo Antunes de (Org.). Complexidade e Educação. Educar em Revista, Curitiba, n.32, Editora da UFPR, 2008.
__________. Pedagogia e Complexidade: diálogos preliminares. In: SA, R. A. (Org.) Complexidade e Educação. Educar em Revista, Curitiba, n.32, Editora da UFPR, 2008, p.57-74.
__________; LUZ, Araci Asinelli; CARNEIRO, Sonia Maria Marchioratto. A escola e os sete saberes: reflexões para avanços inovadores no processo educativo. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 39, jan./jun. 2013.
___________. Contribuições teórico-metodológicas do pensamento complexo para a construção de uma pedagogia complexa. In: SÁ, R. A. de; BEHRENS, M. A. Teoria da Complexidade ? contribuições epistemológicas e metodológicas parra uma pedagogia complexa. Curitiba: Appris, 2019.
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EDTP7006 – ESCOLA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS: PERSPECTIVA DIALÓGICA |
Mestrado Profissional |
DISCIPLINA: EDTP7006 – ESCOLA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS: PERSPECTIVA DIALÓGICA
NÍVEL: Mestrado Profissional
CRÉDITOS: 3
EMENTA: Estudo dos sentidos de escola a partir de diferentes esferas de enunciação. Análise dialógica de materialidades enunciativas sobre a escola e que nela circulam, considerando implicações sociais, autoria e planos de expressão. A produção de sentidos sobre a escola no cinema, na música, no teatro, na literatura e em outras manifestações artístico-culturais.
BIBLIOGRAFIA: BAKHTIN, M. (VOLOSHINOV, V.N.) Estética da criação verbal. 4 ed. São Paulo: Ed Martins Fontes, 2006.
BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética. 6ª edição. São Paulo: Hucitec Editora, 2010.
BRAIT, B.(Org) Bakhtin, Dialogismo e construção do sentido. Campinas: Editora da UNICAMP, 2005.
GONÇALVES, J.C. A escola em discurso: análise enunciativa de um exercício de improvisação teatral. Dissertação de mestrado: FURB, 2008.
MACHADO, A.R. (Org) O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: EDUEL, 2004.
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EDTP7007 – FILOSOFIA DA DIFERENÇA E EDUCAÇÃO |
Mestrado Profissional |
DISCIPLINA: EDTP7007 – FILOSOFIA DA DIFERENÇA E EDUCAÇÃO
NÍVEL: Mestrado Profissional
CRÉDITOS: 3
EMENTA: Lógica do ser, lógica do dever ser e lógica do sentido. Deslocamento do platonismo e dos discursos da identidade na formação de professores. Spinoza, Nietzsche, Foucault e Deleuze como educadores. A diferença tematizada em si mesma e não em relação ao outro. Desconstrução da escola disciplinar e normalizadora. A escola como espaço de subjetividades e de qualificação da diferença de si em meio aos outros ? a construção da autonomia.
BIBLIOGRAFIA: GIROUX, Henry. Os professores como intelectuais. Porto Alegre, Artes Médica, 1997.
HAGEMEYER, Regina Cely C. Formação docente e contemporaneidade: fundamentando os processos das práticas catalisadoras (Tese de doutorado), Universidade de São Paulo, 2006.
NÓVOA, Antonio. Teachers at the turn of the millenium: from excess in discourses to poverty practices. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, FEUSP, v. 25, n.1, p. 12-20, 1999.
MONTEIRO, Ana Maria F.C. Professores: Entre saberes e práticas. Revista Educação & Sociedade, Campinas, CEDES, ano 22, nª 74, p.121-142, abr. 2001.
SHULMAN, L.S. Those who understand: knowledge growth. In: Teaching Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.
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EDTP7008 – FORMAÇÃO DOCENTE E A PESQUISA SOBRE PROCESSOS MEDIADORES NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA |
Mestrado Profissional |
DISCIPLINA: EDTP7008 – FORMAÇÃO DOCENTE E A PESQUISA SOBRE PROCESSOS MEDIADORES NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA
NÍVEL: Mestrado Profissional
CRÉDITOS: 3
EMENTA: Conformação histórico social e contextualização da função docente na atualidade. Categorias de pesquisa sobre a formação e função docente: profissionalidade, conhecimento científico, didático pedagógico e humano social (HAGEMEYER, 2006; SHULMAN,1986). Os processos de mobilização de conhecimentos e saberes docentes para o ensino e formação dos sujeitos da escola atual. O professor como intelectual e agente cultural do processo de escolarização na contemporaneidade (GIROUX,1999) .
BIBLIOGRAFIA: DELEUZE, G. O que é filosofia? São Paulo: Editora 34, 1997.
LARROSA, J. Nietzche. Nietzche e a educação. São Paulo: Editora Autêntica,
2002
FOUCALT, M. Vigiar e Punir. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2007.
NIETZCHE, F. Escritos sobre educação. Rio de Janeiro: Editora Loyola, 2003.
DIAS, R. Nietzche, F. Vida como obra de arte. Editora Civilização: São Paulo,
2011.
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EDTP7009 – FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DE PREVENÇÃO NA ESCOLA |
Mestrado Profissional |
DISCIPLINA: EDTP7009 – FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DE PREVENÇÃO NA ESCOLA
NÍVEL: Mestrado Profissional
CRÉDITOS: 3
EMENTA: Teoria bioecológica do desenvolvimento humano. Educação e Direitos Humanos. Relação família, escola e sociedade. Criança e adolescente como prioridade absoluta. Prevenção na escola: drogas, sexualidade, violências, homo/lesbo e transfobia.
BIBLIOGRAFIA: FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo, Paz e Terra, 1997.
FRANCO, M.A. S. Pedagogia como ciência da educação. Campinas (SP): Papirus, 2003.
MORIN, E. et al. O Problema Epistemológico da Complexidade. 3. ed. Portugal: Publicações Europa-América ltda, 2002.
________. Introdução ao pensamento complexo. Tradução Eliane Lisboa, Porto Alegre: Sulina, 2005.
SÁ, R. A. de (Org.). Pedagogia e Complexidade: diálogos preliminares. Educar em Revista, v. 1, p. 57-73, 2008.
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EDTP7010 – LETRAMENTO LITERÁRIO |
Mestrado Profissional |
DISCIPLINA: EDTP7010 – LETRAMENTO LITERÁRIO
NÍVEL: Mestrado Profissional
CRÉDITOS: 3
EMENTA: As teorias da leitura e da escrita do texto literário e seus impactos nos anos iniciais do ensino fundamental. A escola como a principal promotora do letramento literário. A escolarização da literatura infantil e as metodologias adequadas para a formação do leitor e do aluno-autor.
BIBLIOGRAFIA: BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.
COSSON, Rildo. Letramento Literário. Teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
LIMA, Luiz Costa. A literatura e o leitor. Textos de estética da recepção. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
COMPLEMENTAR
DALLA-BONA, Elisa Maria. Letramento literário: ler e escrever literatura nas séries iniciais do ensino fundamental. 2012. 312 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná.
FERREIRO, E.; SIRO, A. Narrar por escrito do ponto de vista de um personagem. Uma experiência de criação literária com crianças. São Paulo: Ática, 2010.
ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. São Paulo: Editora 34, 2 v., 1996.
PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. Campina Grande: Bagagem, 2007.
ZILBERMAN, Regina. Estética da recepção e história da literatura. São Paulo: Ática, 2004.
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EDTP7011 – LINGUAGEM E PRÁTICA DOCENTE |
Mestrado Profissional |
DISCIPLINA: EDTP7011 – LINGUAGEM E PRÁTICA DOCENTE
NÍVEL: Mestrado Profissional
CRÉDITOS: 3
EMENTA: Problematização das relações entre educação, sujeito e linguagem em diferentes
perspectivas teóricas. Os processos de construção da significação, subjetividade e alteridade na prática docente. Linguagem como elemento constitutivo do processo de ensino-aprendizagem.
BIBLIOGRAFIA: BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BRANSFORD, J., BROWN, A.,e COCKING, R. Como as pessoas aprendem: cérebro, mente, experiência e escola. São Paulo: Senac São Paulo, 2007.
MEIRIEU, Philippe. O cotidiano da escola e da sala de aula. Tradução Fátima Murad. Porto Alegre, Artmed, 2005, 221p.
SACRISTÁN, Gimeno; GÓMEZ, A. I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. 4.ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998
COMPLEMENTAR
Artigos de periódicos, dissertações e teses
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EDTP7012 – METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO |
Mestrado Profissional |
DISCIPLINA: EDTP7012 – METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
NÍVEL: Mestrado Profissional
CRÉDITOS: 3
EMENTA: Questões em torno da origem do método. O olhar sobre a experiência educativa. O projeto de pesquisa, diagnóstico da realidade, coleta dos dados e referenciais teóricos. Passos e especificidades para construção do problema. Métodos quantitativo e qualitativo. O
deslocamento entre sujeito e objeto na pesquisa social e humana. Escrita e produção de conhecimento sobre práticas pedagógicas, objetividades e subjetividades.
BIBLIOGRAFIA: BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BOTELHO, L. R.; CUNHA, C. C. de A.; MACEDO, M. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e sociedade · Belo Horizonte · volume 5 número 11. p. 121-136 · maio/agosto 2011. ISSN 1980-5756 · Disponivel em: www.ges.face.ufmg.br
CARVALHO, M. C. M. (org.). A construção do saber Científico: Algumas posições. In: CARVALHO, M. C. M. (org.). Construindo o Saber – Metodologia Científica: Fundamentos e Técnicas. 2ª ed. Campinas, SP: Papirus, 1999. (p. 63-86).
CORAZZA, S. M. Labirintos da Pesquisa, diante dos ferrolhos. In: COSTA, M. V. Caminhos Investigativos I: novos olharesna pesquisa em educação. 3. Ed. Rio de Janeiro: Lamparina editora, 2007. Introdução. Capítulo I (p. 23-38) Capítulo 5 (103-128).
COSTA, M. V. Introdução ? Novos Olhares em Educação. In: COSTA, M. V. (Org.). Caminhos investigativos I: Novos Olhares na Pesquisa em Educação. 3. Ed. Rio de Janeiro: Lamparina editora, 2007. Introdução (p. 13-22).
GAMBOA, S. S. Pesquisa em Educação: método e epistemologia. 2. ed. Chapecó: Argos, 2012. Disponível em:
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/ 3338660/mod_resource/content/1/pesquisa%20gamboa.pdf. Acesso em: 20/08/2019.
INGLES, M. A. et al.. Revisão sistemática acerca das Políticas de educação inclusiva para a Formação de Professores. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 20, n. 3, p. 461-478, Jul.-Set., 2014 Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sciarttext&pid=S1413-65382014000300011&lng =pt&tlng=pt. Acesso em: 20/02/2019.
LAFFIN, M.H. L. F.; CABRAL, P.. Contribuições das Pesquisas para Pensar Elementos de Docência na/da EJA em Espaços de Privação de Liberdade. Contemporâneos: Revista de Artes e Humanidades. nº17 nov-maio 2018. Disponível em: https://www.revistacontemporaneos.com.br/wp-content /uploads/2018/01/Laffin_Cabral-Contribui%C3%A7%C3% B5es-das-Pesquisas-para-Pensar-1-1.pdf. Acesso em: 20/01/2019.
LAVILLE, C.; DIONNE, J. O percurso: problema-pergunta-hipótese. In: LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: Manual de Metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. Cap. 5 (p. 103-127).
LIMA, J. Á. de. Ética na Investigação. In: LIMA, Jorge Á. de; PACHECO, J. A. (Orgs.). Fazer Investigação: Contributos para elaboração de dissertações e teses. Coleção Panorama. Portugal: Porto Editora, 2006. Cap. 6 p. 127-159.
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T.. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p. 37-50, set./dez. 2006. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/1891/189116275004.pdf. Acesso 01/05/2020
SEVERINO, A. J. Pós-Graduação e Pesquisa: no processo de Produção e de Sistematização do Conhecimento no Campo Educacional. In: BIANCHETTI, L. MACHADO, A. M. N. (Orgs.). A Bussola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 3. ed. ? São Paulo: Cortez, 2012.
VEIGA-NETO, A. Olhares… In: COSTA, M. V. (Org.). Caminhos investigativos I: Novos Olhares na Pesquisa em Educação. 3 Ed. Rio de Janeiro: Lamparina editora, 2007. Cap. 1 (p. 23-38).
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EDTP7013 – PRÁTICA DE DOCÊNCIA |
Mestrado Profissional |
DISCIPLINA: EDTP7013 – PRÁTICA DE DOCÊNCIA
NÍVEL: Mestrado Profissional
CRÉDITOS: 3
EMENTA: A disciplina discute a universidade como cenário específico e especializado de formação; as estruturas organizacionais das instituições universitárias; a formação e a práxis dos docentes universitários; os saberes docentes; os fundamentos do processo de ensino e aprendizagem; a relação entre ciência e organização curricular; as estratégias de ensino e o processo de avaliação da aprendizagem na universidade.
BIBLIOGRAFIA: BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANASTASIOU, L.; ALVES, L. (Orgs.) Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 6 ed. Joinville, SC: Univille, 2006.
CASPER, G. WOLFGANG, I. Futuro da universidade. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2002.
EYNG, A.; GISI, M. (Orgs) Políticas e gestão da Educação Superior: desafios e perspectivas. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007.
COMPLEMENTAR
MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus, 1997.
RAMALHO, B.; NUÑEZ, I.; GAUTHIER, C. Formar o professor profissionalizar o ensino: pespectivas e desafios. 2 ed. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2004.
PIMENTA, S. ; ANASTASIOU, L. Docência no Ensino Superior. 3a.. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2008.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
TARDIF, M; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2005.
ZABALZA, M. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.
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EDTP7014 – PRÁTICA DE ENSINO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL |
Mestrado Profissional |
DISCIPLINA: EDTP7014 – PRÁTICA DE ENSINO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL
NÍVEL: Mestrado Profissional
CRÉDITOS: 3
EMENTA: Histórico da Educação Integral e o seu conceito contemporâneo. As políticas indutoras do Estado para a Educação Integral. As interrelações disciplinares no contexto das práticas escolares. Outros tempos, espaços e territórios educativos para garantir o direito de aprender. As artes, os esportes e a cultura como campos integradores na Educação Integral.
BIBLIOGRAFIA: COELHO, Ligia Martha Coimbra da Costa (org.) Educação Integral em Tempo Integral: estudos, experiências em processo. Petrópolis:DP et Alii; Rio de Janeiro:FAPERJ, 2009.
GADOTTI, Moacir. Educação Integral no Brasil: inovações em processo. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.
MOLL, Jaqueline e col. Caminhos da Educação Integral no Brasil: direito a outros tempo e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012.
PADILHA, P.R.; CECCON, S.; RAMALHO ,P. (org.) Município que Educa: múltiplos olhares. São Paulo: Ed. E Livraria Instituto Paulo Freire, 2010.
EM ABERTO/ Instituto Educacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Nº 80 – MAURICIO, Lucia Velloso (org) Educação Integral e Tempo Integral. Brasília, v.22; abril 2009.
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EDTP7015 – PRODUÇÃO DAS DISCIPLINAS ESCOLARES: ABORDAGENS HISTÓRICAS E SOCIOLÓGICAS |
Mestrado Profissional |
DISCIPLINA: EDTP7015 – PRODUÇÃO DAS DISCIPLINAS ESCOLARES: ABORDAGENS HISTÓRICAS E SOCIOLÓGICAS
NÍVEL: Mestrado Profissional
CRÉDITOS: 3
EMENTA: Análise da produção histórica e social das disciplinas escolares na perspectiva da relação entre cultura e escola.
BIBLIOGRAFIA: BIBLIOGAFIA BÁSICA
LADEWIG, I.; CIDADE, R.E. & LADEWIG, M.J. (2001). Dicas de aprendizagem visando aprimorar a atenção seletiva em crianças. In: Teixeira, L., Avanços do comportamento motor. Editora Melhoramentos, Rio Claro.
LADEWIG, I., CAMPOS, W. & GALLAGHER, J.D. (1996). Das Teorias de Atenção às Estratégias de Atenção Seletiva: Uma revisão bibliográfica. Revista Synopsis, Vol. 7, 81-94.
SCHIMIDT, A. & WRISBERG, C.A. (2010). Aprendizagem e Performance Motora. Uma aprendizagem Baseada na Situação. Artmed Editora.
BIBLIOGAFIA COMPLEMENTAR
BERTOLDI, A.L.S.; ISRAEL, V.L. & LADEWIG, I (2011) O papel da atenção na fisioterapia neurofuncional. Revista Pesquisa em Fisioterapia, V18, p 195-200.
BERTOLDI, A.L.S.; LADEWIG, I.; & ISRAEL, V.L. (2007). Influência da Seletividade de Atenção no Desenvolvimento da Percepção Corporal de Crianças com Deficiência Motora. Revista Brasileira de Fisioterapia, Vol. 11.4,
MEDINA, J.; MARQUES, I.; LADEWIG, I. (2011) Dicas de aprendizagem na aquisição de habilidades motoras: uma revisão. Revista de Educação Física da UEM, V, p…
MEDINA, J.; MARQUES, I.; LADEWIG, I. (2009) O uso de estratégias de aprendizagem na educação especial. Revista Pensar a Prática, V14, 1-14.
YAMAGUSCHI, A.Y. (2007) A utilização de dicas de aprendizagem no ensimo do tênis de campo para crianças com déficit de atenção. Tese de Mestrado, Departamento de Educação Física, UFPR.
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EDTP7016 – SEMINÁRIO DE PESQUISA EM TEORIA E PRÁTICA DE ENSINO |
Mestrado Profissional |
DISCIPLINA: EDTP7016 – SEMINÁRIO DE PESQUISA EM TEORIA E PRÁTICA DE ENSINO
NÍVEL: Mestrado Profissional
CRÉDITOS: 3
EMENTA: Socialização dos resultados parciais das pesquisas elaboradas pelos estudantes do curso
BIBLIOGRAFIA: GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Tradução Daniel Bueno – Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
TORRES SANTOMÉ, Jurjo. Globalização e Interdisciplinaridade. O Currículo Porto Alegre: Artmed, 1998.
COMPLEMENTAR
Artigos de periódicos, dissertações e teses
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EDTP7021 – TÓPICOS ESPECIAIS I |
Mestrado Profissional |
DISCIPLINA: EDTP7021 – TÓPICOS ESPECIAIS I
NÍVEL: Mestrado Profissional
CRÉDITOS: 1
EMENTA: A ementa da disciplina é variável conforme os conteúdos ministrados.
BIBLIOGRAFIA: A bibliografia da disciplina é variável conforme os conteúdos ministrados.
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EDTP7023 – TÓPICOS ESPECIAIS II |
Mestrado Profissional |
DISCIPLINA: EDTP7023 – TÓPICOS ESPECIAIS II
NÍVEL: Mestrado Profissional
CRÉDITOS: 2
EMENTA: A ementa da disciplina é variável conforme os conteúdos ministrados.
BIBLIOGRAFIA: A bibliografia da disciplina é variável conforme os conteúdos ministrados.
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EDTP7024 – TÓPICOS ESPECIAIS III |
Mestrado Profissional |
DISCIPLINA: EDTP7024 – TÓPICOS ESPECIAIS III
NÍVEL: Mestrado Profissional
CRÉDITOS: 3
EMENTA: A ementa da disciplina é variável conforme os conteúdos ministrados.
BIBLIOGRAFIA: A bibliografia da disciplina é variável conforme os conteúdos ministrados.
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